Autor Tópico: Lentes Nikon em câmeras Fuji X  (Lida 3621 vezes)

Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Online: 07 de Junho de 2018, 13:23:47
Pessoal,

Eu fui lá na busca e só achei alguns tópicos antigos sobre o assunto. Então, quero revisitar o tema e ser mais específico:

Gostaria de saber se vale a pena adquirir um anel adaptador e uma lente Nikon zoom (até 300 ou 400mm, no padrão APS-C ou DX). Eu já tenho uma 55-200mm da Fuji, mas queria ir além. Só que a opção da Fuji é bem cara.

A Nikon tem mais opções e preços mais em conta no Brasil, especialmente pela facilidade de achar lentes usadas.

A lente será usada em modo manual (nada de adaptadores muito caros). Nesse caso, o VR funciona? Se não tiver VR tudo bem, uso apenas com tripé mesmo.

A dúvida é saber se existe alguma combinação de anel adaptador + lente que valha a pena. Alguém tem alguma dica?
« Última modificação: 07 de Junho de 2018, 13:27:06 por Eduardo PL Lima »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2018, 13:27:46
Existe um que está em desenvolvimento, também estou aguardando
Pessoal,

Eu fui lá na busca e só achei alguns tópicos antigos sobre o assunto. Então, quero revisitar o tema e ser mais específico:

Gostaria de saber se vale a pena adquirir um anel adaptador e uma lente Nikon zoom (até 300 ou 400mm, no padrão APS-C ou DX). Eu já tenho uma 55-200mm da Fuji, mas queria ir além. Só que a opção da Fuji é bem cara.

A Nikon tem mais opções e preços mais em conta no Brasil, especialmente pela facilidade de achar lentes usadas.

A lente será usada em modo manual (nada de adaptadores muito caros). Nesse caso, o VR funciona? Se não tiver VR tudo bem, uso apenas com tripé mesmo.

A dúvida é saber se existe alguma combinação de anel adaptador + lente que valha a pena. Alguém tem alguma dica?


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2018, 13:39:36
Existe um que está em desenvolvimento, também estou aguardando

Você fala de um adaptador eletrônico, certo?

Eu queria um sem contatos elétricos. Esses vendem até pelo Mercado Livre. Só tenho dúvidas sobre compatibilidade com as diversas linhas da Nikon. E nesse sentido é que eu gostaria de saber se alguém ja teve alguma experiência.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2018, 13:49:32
Eu uso esta combinação, mas somente com lentes manuais ou AF (sem AF-S). Comentários:
1. VR não funciona.
2. Lentes com VR também são G, ou seja, não possuem anel de abertura. Vc vai ter que contar com o adaptador pra isso. O "problema" é que o adaptador possui um curso bem curto pra ajuste de abertura. Vc vai mover o controle menos de 10mm pra lente ir de toda fechada a toda aberta.

Tirei essa aqui com uma Nikon 180mm f/2.8 AI, fabricada nos anos 70:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,112996.msg1283663.html#msg1283663


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2018, 18:54:01
Pessoal,

Eu fui lá na busca e só achei alguns tópicos antigos sobre o assunto. Então, quero revisitar o tema e ser mais específico:

Gostaria de saber se vale a pena adquirir um anel adaptador e uma lente Nikon zoom (até 300 ou 400mm, no padrão APS-C ou DX). Eu já tenho uma 55-200mm da Fuji, mas queria ir além. Só que a opção da Fuji é bem cara.

A Nikon tem mais opções e preços mais em conta no Brasil, especialmente pela facilidade de achar lentes usadas.

A lente será usada em modo manual (nada de adaptadores muito caros). Nesse caso, o VR funciona? Se não tiver VR tudo bem, uso apenas com tripé mesmo.

A dúvida é saber se existe alguma combinação de anel adaptador + lente que valha a pena. Alguém tem alguma dica?

Pra essa DF não é mais fácil um teleconverter 2x? Vc consegue os 400mm na lente que já tem, o que é muita coisa em uma crop

http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/x/fujinon_lens_xf2x_tc_wr/


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2018, 19:01:47
Se você precisa de teleobjetivas fixas nesta faixa (300mma 800mm) é melhor ir direto para Nikon (definição) ou Canon (velocidade de foco)

Focar manualmente com elas, é complexo e alto que exige treino. Você vai se ver obrigado a usar 5.6 ou 8.0 e perder velocidade do obturador e ganhando ruído de graça.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Boa observação, obrigado.

Na verdade não "preciso" porque sou fotógrafo amador.  :D
Mas gosto de fazer algumas fotos com a lente telefoto que tenho, e notei que existem algumas lentes Canon 75-200, 70-300, que não são caras. O ponto aqui é o custo-benefício. Eu já sei que não terei a mesma qualidade de um sistema
nativo, full frame. Resta saber se, usando a Fuji que eu já tenho, conseguiria fazer boas fotos, em condições de boa luminosidade, por um custo acessível.



Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2018, 19:06:03
Pra essa DF não é mais fácil um teleconverter 2x? Vc consegue os 400mm na lente que já tem, o que é muita coisa em uma crop

http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/x/fujinon_lens_xf2x_tc_wr/

Legal, você tem razão.  :ok:
Mas estou achando um pouco difícil encontrar aqui no Brasil...  :(


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2018, 19:09:44
Eu uso esta combinação, mas somente com lentes manuais ou AF (sem AF-S). Comentários:
1. VR não funciona.
2. Lentes com VR também são G, ou seja, não possuem anel de abertura. Vc vai ter que contar com o adaptador pra isso. O "problema" é que o adaptador possui um curso bem curto pra ajuste de abertura. Vc vai mover o controle menos de 10mm pra lente ir de toda fechada a toda aberta.

Tirei essa aqui com uma Nikon 180mm f/2.8 AI, fabricada nos anos 70:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,112996.msg1283663.html#msg1283663

Bom saber! Valeu!!
Agora, você já usou também o teleconverter que o Lucas sugeriu?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2018, 22:55:38

Sim , o sistema X da fuji funciona perfeitamente com um adaptador para lentes nikon .
Usei bastante , mas a medida que aumenta a distancia focal , aumentam as dificuldades para foco tambem. Mesmo com muita experiencia em fotografia , há de se treinar bastante para se conseguir foco . Nas lentes inferiores à 85mm , as coisas ficarão menos dificeis . Eu cheguei s filmar com uma fuji xm1 e uma nikkor 20mm f 2.8 , pre focada e com uma abertura bem generosa , deu certo ,  mas como tudo que é adaptado , jamais ficará 100%  ou sequer perto disso . Mas como te disse , foram experiencias . No meu caso , tenho 50 anos como fotografo , sou das antigas , mas gosto de tentar uma coisa ou outra , mais como distração do que propriamente por necessidade  .

No mundo das nikkors , ou terceirizadas dirigidas à nikon , existem muitas coisas , fica muito subjetivo sugerir alguma coisa . Uma boa opção seria uma 300mm f 4.0 , te traria resultados de uma 450mm , ou uma reflex na casa dos 500mm , mas como dito , o foco ficará bastante complicado , nada que um treinamento não resolva . Te dou um exemplo . Minha filha mais velha deu - me uma 600 reflex há cerca de 20 anos atras . Sai com ela sem tripe e perdi tudo que havia fotografado ... LOGICO ... ! ... Fiquei com raiva e me predispus a conseguir isso . Demorou mas consegui , e ainda hoje com 67 anos o faço sem problemas . Basta treinar .

Como voce perguntou , NÃO haverá nada de ajuda nestes adaptadores , como auto focus , VR ou algo parecido , será tudo como antigamente  ( na marra ) só que voce terá os resultados na hora . Experimente no inicio com distancias focais pequenas , 20 , 24 , 28 , 35 , até 50mm , antes de iniciar com distancias maiores , voce irá  ... apanhar ... menos no foco .

Te garanto no entanto , que será uma boa diversão e que uma vez dominado , voce jamais esquecerá.  Um abraço,  e espero ter de alguma forma ajudado . Boas fotos .

Björn 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2018, 23:02:05

o lado Nikon sempre será mais completa se você busca nitidez.

Observe e pense bem:
As vezes é melhor recomeçar (ou manter dois sistemas) do que remendar, investindo mais ainda, em uma marca não especializada em teleobjetivas....


Esse conselho ai do Ernesto foi muito bom , pense um pouco nele pois define muito bem essa sua situação.
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2018, 00:49:51


Esse conselho ai do Ernesto foi muito bom , pense um pouco nele pois define muito bem essa sua situação.

Obrigado a todos por compartilhar as experiências. Anotei cada detalhe.  :ok:

Sobre mudar de sistema, está fora de cogitação. Primeiro, por questões financeiras. Segundo, porque escolhi a minha câmera de forma bastante consciente. Para o meu uso, valorizo demais a portabilidade e não pretendo mudar de categoria. A minha câmera com uma lente 55-200 pesa menos do que 1kg.  :worship: E estou bastante satisfeito com o que tenho. Por outro lado, entendo que isso não é tão importante para outros. Tudo é uma questão de gosto e necessidade.

A ideia é apenas avaliar a possibilidade de expandir as opções, pensando especialmente no baixo custo.

Eu olhei algumas ofertas no Mercado Livre e fiquei curioso. E as lentes Canon são ainda mais baratas que Nikon, abaixo de R$600 até, mas perguntei sobre Nikon por se tratar aqui do espaço Fuji/Nikon. Fiquei curioso para saber se é uma opção viável, se as pessoas realmente costumam optar por essas adaptações.

No meu caso específico, não costumo fotografar esportes. Prefiro paisagens e natureza. Para fotografar pássaros, como seria legal realmente partir de 250mm.
Mas por enquanto é só um hobby, não faz sentido ser caro.

Entendi que é possível e até usual, mas sempre existe uma troca. O baixo custo em adaptar a lente me trará dificuldades no foco, especialmente por se tratar de telefoto. Mas o uso de tripé e bastante prática pode dar bons resultados. Nesse momento percebi que para mim, que busco a portabilidade, fotografar com tripé e lentes grandes não é tão comum. Então mais ainda só fará sentido se essa adaptação custar pouco.

Novamente obrigado pelas sugestões e desculpem a longa explicação.






cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2018, 01:04:04
Eu fotógrafo aves, o que eu fiz no caso foi comprar mesmo uma D7200 pra essa finalidade com uma sigma 150-600.

Agora o que você pode fazer é usar uma lente Canon com um adaptador com foco manual, me parece que estão muito bons.


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2018, 10:25:03
Resolvi comprar um anel adaptador por R$190 no Mercado Livre. Seria mais barato se fosse comprar direto la fora, mas considerei os impostos e o tempo de espera, então resolvi por aqui mesmo. Não é um adaptador tipo speedbooster, senão custaria pra lá de R$800 nos dias de hoje.

Quando chegar quero testar com as lentes 70-300 e 40mm macro 1:1 da Nikon. Depois posto os resultados.

Abraços