Autor Tópico: Câmera Canon com melhor comportamento em ISO alto  (Lida 8167 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 08 de Junho de 2018, 12:06:55
Qual seria no cenário de hoje (junho de 2018) a câmera canon melhor preparada para ISO alto?
Tenho uma 6D e fotografei um parto esses dias, tive que usar ISO 10000 pq a luz era de vela. E no ambiente em que o bebê estava sendo pesado, vestido, etc, havia somente uma lanterna apontada para o sentido oposto, batendo na parede. Foi um imenso desafio. Difícil até colocar uma exposição adequada (o que ajudaria com a questão do ruído - apareceria menos), pois qualquer diminuição na velocidade iria borrar a foto, já que havia movimento. Enfim, ficaram escuras as fotos. Será que tem alguma outra que mande melhor em ISO alto? Minha realidade agora será essa, fotografia de parto. E em muitos casos a luz é baixa. Outro dia fotografei um parto inteiro numa luz verde... pensa, rsrs.  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2018, 12:14:17
Eu tive uma 5D III e cheguei a usar ISO20.000 nela com resultados bem aceitáveis. Claro que com algum tratamento de ruído e nitidez. A 6D teoricamente tem ISO alto melhor que da 5D III, então acho que você pode aumentar o ISO um pouco mais aí... Acima disso, acho que só a 5D IV e a 1D X II que têm rendimentos melhores.

Que lentes você costuma usar? Às vezes pode recorrer a aberturas maiores, sei lá...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2018, 12:24:38
Eu tive uma 5D III e cheguei a usar ISO20.000 nela com resultados bem aceitáveis. Claro que com algum tratamento de ruído e nitidez. A 6D teoricamente tem ISO alto melhor que da 5D III, então acho que você pode aumentar o ISO um pouco mais aí... Acima disso, acho que só a 5D IV e a 1D X II que têm rendimentos melhores.

Que lentes você costuma usar? Às vezes pode recorrer a aberturas maiores, sei lá...

50 1.8, na maior abertura, sempre... Só fecho um pouco na hora da foto final com equipe, pra ninguém ficar fora de foco.
O sonho é uma 35mm f/1.4, mas se tivesse uma câmera que se comportasse melhor em ISO maior, seria mais barato, rsrs, e eu bem queria uma reflex para backup.
Eu certamente preciso aprender a tratar (vou fazer uma consultoria pra isso, já tenho a quem recorrer), mas nossa. Naquela luz, foi muito, MUITO difícil. O problema maior foi que algumas fotos ficaram bem escuras, impossibilitando aumentar a exposição (mas acabei aumentando um pouco) na edição sem aquela chuva de ruído e total falta de definição.
Mas da próxima vez, tentarei aumentar mais ainda o ISO então. Vou até fazer uns testes em casa pra ver qual é. Obrigada, Humberto!!
« Última modificação: 08 de Junho de 2018, 12:28:38 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2018, 12:27:20
Eu optaria em usar um flash fraco
ou
lente 24mm 1.4

Não creio que outra câmera resolva de fato



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Acontece que em foto de parto não se usa flash nem em sonho, hehe. A fotografia de parto é a coisa mais discreta do mundo... eu queria poder silenciar o obturador. Mas como não tem jeito, essa deve ser a única pista de que ali há uma fotógrafa. Tudo deve ser feito na mais absoluta discrição. Não se deve manipular o ambiente de nenhuma forma, nem mesmo acendendo uma luz pra facilitar o trabalho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2018, 12:37:08
Acontece que em foto de parto não se usa flash nem em sonho, hehe. A fotografia de parto é a coisa mais discreta do mundo... eu queria poder silenciar o obturador. Mas como não tem jeito, essa deve ser a única pista de que ali há uma fotógrafa. Tudo deve ser feito na mais absoluta discrição. Não se deve manipular o ambiente de nenhuma forma, nem mesmo acendendo uma luz pra facilitar o trabalho.

Iso alto e silencio? Você precisa de uma Sony...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2018, 12:44:56
Iso alto e silencio? Você precisa de uma Sony...

x2
Não vejo nenhuma câmera Canon ou Nikon que vai aliar ISO alto e que seja bem silencioso como as FF atuais da Sony, especialmente a A7III ou A7S II.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2018, 12:48:56
O brabo da Sony são as lentes, caaaaara pra cacete. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2018, 12:59:19
É só colocar a Canon no LiveView e ativar o modo quiet

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Resolve o problema do barulho, mas o ISO ainda continuará atrás de uma Sony.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2018, 13:16:44
Iso alto e silencio? Você precisa de uma Sony...

Eu não tenho qualquer dúvida disso... Mas moro em Brasília, que tem se não o pior transporte público do Brasil, tem um dos piores. Não dá pra vender o carro pra comprar a Sony + lentes adequadas, infelizmente.  :no:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2018, 13:18:01
É só colocar a Canon no LiveView e ativar o modo quiet


Vou ver se dá pra fazer isso na 6D.
Obrigada!  :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2018, 13:46:03
Ficaram ótimas... o ADL vai no limite.
Nikon APS-C (para evitar o problema das bordas da 24mm) + 24mm 1.4, aberta no máximo, ISO 1600 e eu "quase deitado na parede (para não tremer) porque tripé tirara a mobilidade.

Achei bem interessante este post, acho que é pq to na vibe dos 24mm.

Ernesto, essa de você fazer fotografia de casamento é novidade, legal!

Uma dúvida/curiosidade, usou ISO1600 pq ficou ok o equilíbrio ou para não deixar a imagem com ruído?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2018, 13:58:45
5D Mark IV com uma 35mm f/1.4L ou a 35mm Art da Sigma seria o combo Canon que você procura.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2018, 16:10:59
Eu acho o foco pelo liveview sofrível mas como parto não tem nenhuma movimentação rápida, pode ser que funcione sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2018, 16:17:54
O pior é que sua 6D deve ser a segunda melhor camera da Canon nessa questão de iso.
Upgrade só para a 5D mkIV, por isso falei da Sony, não sai mais caro que comprar uma 5D.

São quantas velas acessas?
Se forem poucas e você conseguir dobrar a quantidade, já ganha 1 stop de iso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2018, 16:29:58
A 6D infelizmente não tem foco dual pixel...