Autor Tópico: Por quê a arte moderna é tão ruim? (por Robert Florczak)  (Lida 1474 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 08 de Junho de 2018, 16:27:46

achei um legendado mas não vi então não sei se foi feita uma boa tradução https://www.youtube.com/watch?v=Xrgh1uAVAwM

não tenho opinião formada ainda mas achei interessante até onde vi (ainda to terminando de assistir). Me chamou atenção zapeando pelo youtube
« Última modificação: 08 de Junho de 2018, 16:28:09 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2018, 18:15:46
Ele nao esta errado em algumas coisas que fala, mas em geral ele faz uma simplificacao e generalizacao que leva a conclusoes muito erradas e perigosas na minha opiniao.

Na verdade, muitas pessoas iguais a esse cara acha o neo-classico e romantismo igualmente belo quando na verdade foram movimentos que conflitaram entre si entre qual era de fato belo e qual era arte de baixa qualidade. Assim como pessoas igual a esse cara acham maneirismo e barroco igualmente belos e grandiosos. Mas durante essas respectivas epocas, pessoas iguais a esse cara faziam as mesmas criticas contra o barroco glorificando o maneirismo, ou as mesmas criticas contra o maneirismo glorificando renacentismo, ou as mesmas criticas contra o rococo gloricicando o barroco.

Entenda que boa parte dos movimentos que surgiram, surgiram exatamente igual surgio o modernismo e pos-modernismo. Ou seja, como forma de quebrar os padroes de beleza e regras restritivas de como fazer  apreciar arte.

Para entender arte moderna, pos moderna e contemporanea, eh preciso fazer exatamente o mesmo que eh feito para entender qualquer outro movimento ou arte de qualquer outra epoca, que seria entender o contexto (epoca, visao de mundo de tal epoca, influencias de tal epoca). Por exemplo, vc so entende de fato a arte renascentista quando vc aprende que o que influenciou tal mudanca para o renascimento artistico foi a influencia da proliferacao do comercio e conflitos politicos, descobertas de conhecimentos artisticos antigos, exploracao dos europeus e descobertas de outros povos. Mas em geral, a mercantilizacao da europa tornou o olhar dos europeus a apreciacao da tangebilidade material, consequentemente isso passou a ser expressado nas pinturas, esculturas e literatura. Por isso que a arte medieval nao eh inferior ou ruim, eh apenas a expressao de uma visao de mundo mais transcendental e imaginativo do que material e tangibilidade. Nao atoa que ate Pintores como Michelangelo mais tarde passou a ser critico contra a arte renacentista, pq em geral o que hoje vemos como arte para a epoca era mera propaganda politica ou corrupcao dos sentidos como descrito na epoca. Mesmo Platao considerava arte que imitava a natureza como inferior.

Em resumo, se um dia houve algum consenso do que eh belo e melhor artisticamente, esse consenso so existiu entre pessoas influentes dentro do de tal mercado que ditavam aquilo que elas julgavam o que deveria ser visto como belo. O retso da populacao foi apenas se acostumando com o que passou a ser familiar e consequentemente aprendeu a apreciar e ver como belo.

Se vc quer entender o contexto da arte abistrata como as pinturas de Pollack, vc precisa aprender sobre Wassily Kandinsky, sua epoca, suas influencias e seu manifesto.

Ou se quiser entender modernismo, eh peciso entender arte conceitual, sua origem, epoca e innfluencias de tal origem.

Quando o cara do video mostra um avental sujo, fingindo ser uma obra de arte e pede opiniao das pessoas, para criar conclusoes sobre arte moderna, eles esta descontextualizando a arte moderna e consequentemente a conlcusao sera obviamente tambem fora de contexto sobre a arte moderna.

1. Ninguem eh obrigado a ter uma opiniao formada sobre algo.
2. Mas se a pessoa decide formar uma opiniao e julgar algo ela tem a obrigacao de buscar um minimo de compreencao basica daquilo que deseja julgar/alegar.
3. E toda compreencao depende de conhecimento do contexto daquilo que deseja formar opiniao. Pq contexto eh o que da o significado de tudo (um contexto errado te dara um significado errado de algo tal como comparar uma pintura com um avental sujo).


Eu vou concluir dizendo duas coisas importantes que aprendi em duas areas:
- Durante aulas sobre arte teorica, nunca, jamais vi algum professor pedir para alunos tirarem conclusoes de obras e decidirem se gostam ou nao. Aulas de arte teorica sao sempre sobre estudo de contexto e compreencao da arte, e nao de julgamento com o objetivo de fazer alguem gostar ou nao de arte X ou Y.
- Durante meu curso de jornalismo eu aprendi que na comunicacao (jornalistica pelo menos) tem aquelas perguntas classicas (quem, quando, como ,quando e pq). Mas a pergunta mais importante de todas eh "a quem interessa" (quem eh o publico que vc quer transmitir a informacao).

Esse segundo ponto vc deve sempre levar em consideracao quando em contato com algum conteudo. Esse canal/universidade de qual vc trouxe esse video, tem o objetivo de atingir um certo publico, e para ter sucesso na transmicao da mensagem para esse publico, e na atrassao de tal publico, o conteudo vai aprensentar informacoes de maneira que agrade tal publico (dizendo o que tal publico quer ouvir, apoia, defende, etc).

Eis o que o Wikipedia diz sobre a tal fonte:
PragerU (short for Prager University) is a conservative digital media organization. Structured as a 501(c)3 non-profit, it creates videos on various topics from a conservative perspective. The videos are posted on YouTube, and usually feature a speaker who gives a mini-lecture for about five minutes.[1] Despite having University in its name, PragerU is not an academic institution and does not offer certifications or diplomas.

PragerU was founded in 2009 by conservative radio talk show host Dennis Prager and radio producer and screenwriter Allen Estrin, in order to present his conservative views and to offset what he regards as the undermining of college education by the left.

https://en.wikipedia.org/wiki/PragerU


Ou seja, de maneira bem resumida, o conteudo desse video eh para o publico que tende a ver o mundo de forma binaria e conflitosa entre Esquerda e Direita igual agua e oleo. Eu nao vou entrar em detalhes mas eles tendem a ter uma visao bem distorcida e extremamente simplista do mundo. Em geral querem resgatar a standartizacao do padrao de conhecimento e beleza classica e neo-classica contra o que chamam de relativismo ao qual associam a esquerdismo (socialismo/comunismo).




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2018, 07:33:56
Como qualquer area tem seus pontos fracos, tem pessoas com visoes e pessoas completamente distintas sobre o que e arte. E uma area muitas vezes que dialoga com pesquisas cientificas, muitas vezes a pesquisa e mais importante que o trabalho em si, so para visualizar melhor a dimensao do assunto.

Desde o renascimento, a arte teve uma grande influencia voltada para tornar -se uma area intelectual. 

O mercado de arte, acho que deve ser interessante estudar.

Politica no Brasil... mudar de assunto













« Última modificação: 16 de Junho de 2018, 07:38:23 por Leonardo Tonin »