Autor Tópico: RAW nas Canon PowerShot A610 e A620  (Lida 10562 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2007, 09:20:33
Citar
Marcos Henrique, no site indicado na primeira mensagem existe uma versão para a S2 (também tenho uma). Porém já testei de todas as formas e não funcionou. Testei inclusive com as versões da S3 e A610. Nada feito.   :wallbash:
SenaJR, mas o erro que ocorre é igual ao meu? Se for, acho que o hack não deve estar legal, infelizmente :(


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2007, 15:21:59
Consegui. Depois de algumas peripécias, deu certo. Alguns pontos que me chamaram a atenção:

> A câmera grava dois arquivos: um JPEG normal, na faixa de 2 mb, e um JPEG que o computador nem a câmera conseguem ler, o chamado RAW JPG, que fica por volta de 7 mb.
> Estou convertendo o JPG RAW com um software chamado UFRAW, convertendo para TIFF. Em tiff 16 bitt, o arquivo fica enorme, mais ou menos 30 mb, em tiff 8 bitt já é menor, uns 12 mb.
> Não sei se é erro meu na hora de converter, mas algumas fotos, principalmente à luz do sol, ficam bem difíceis de acertar as cores.  :denken:
> Quando consigo umas cores legais, percebo que mesmo em ISO 50 as fotos saem com bastante ruído. Além disso, em muitos pontos da imagem parece que falta um pouco mais de sharp. Deve ser devido ao tratamento dado pela câmera...  :denken:
> Agora o mais impressionante. Ao fotografar com o hack ativado, em RAW, eu obtenho uma imagem de 2616x1960, sendo que a câmera fotografa originalmente em 2592x1944, ou seja ganho mais pixels na borda, conseguindo um ângulo de cobertura maior.  :denken:

É isso. Assim que der certo de eu me entender com o conversor, posto umas fotos comparando. Aos que possuem esses modelos de câmeras, A610, A620, S2 IS e S3 IS poderiam tentar. É totalmente inofensivo.

Assim que aprender a manipular corretamente esse novo formato, espero conseguir resultados melhores.

Postem suas opiniões e dicas, principalmente, de como converter corretamente o arquivo JPEG RAW!

Abraços!  :thmbup:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 15:22:16 por Marcos Henrique »


Malino

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2007, 17:52:55
Marcos, primeiro fico feliz de ter dado certo o hack na S2IS.

Pra converter o arquivo "RAW", na verdade um Jpeg não comprido, eu tenho usado um programa que é citado no site do haw, "A610_to_dng_r005". Ele converte pro formato .DNG, que aqui na minha cam, fica um arquivo de 10Mb, o .Jpeg raw fica em uns 6,2Mb.
Dae vc usa o PhotoShop, com o plugin "camera raw" instalado pra poder abrir esse arquivo .DNG. Lá tem todas as configurações automáticas sugeridas pelo PS se vc quiser pode alterar à sua maneira.

Espero que tenha ajudado.

Abraços
 
Nikon D50 | Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1628 | VCL-ECF1 | VCL-ECU1 | SIGMA 30 F/2.8 EX DN | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 1.4/50 egg | Super Takumar 4/50 Macro | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58


SenaJR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:14:35
Marcos Henrique, você poderia fazer um passo-a-passo do procedimento que usou para conseguir ativar o hack na S2?

Valeu!  :thmbup:  


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:50:33
Bom, prá falar a verdade, eu fiz exatamente como aquele site mandava.
> Baixei o suposto firmware para S2 IS
> Pelo fato de eu não ter leitor de cartão, baixei também o PS_UPLOAD para enviar o arquivo para a raiz do SD
> Pego o arquivo de firmware (rnws2is.FIR) e colo na mesma pasta do PS_UPLOAD
> Se eu tentar mandar o arquivo para o cartão executando diretamente o "UploadFirmware.exe" eu não consigo. Tenho que editar o "FirmInfo.txt". Para quem quiser, o meu está editado assim:
"----------------------------
[Firmware File Name]
rnws2is.FIR

[Camera Model Name(s)]
Canon PowerShot S2 IS

[Firmware Version]
1.0.0.1

[CF Capacity (KB)]
2048
----------------------------
"  

> Para finalmente enviar seu arquivo de firmware para o SD card da S2 IS, somente execute o programa "UploadFirmware.exe" e vai dando next até o final
> Acho que o programa é meio bugado, pois às vezes ele envia para o SD o arquivo em formato .bmp. Aí eu formatava o card de novo e refazia o processo.
> É necessário colocar em On aquela configuração na câmera de reiniciar fichário, no caso das que usam menu em português.
> Com a câmera no modo de visualização das fotos, pressione menu para abrir o menu (dã!!) e vá até a última opção, que deve ser "Firm Update...". Se não tiver, desligue e ligue de novo a câmera (é o que faço)
> Pressione set. Uma nova 'janela' vai se abrir, com as inscrições "Update firmware versio? 1.0.0.0 --> 1.0.1.0". Escolha OK.
> Importante frisar que comigo acontecia um erro nessa parte. Eu pressionava set sobre o menu de "Firm Update..." e aparecia uma mensagem de error. O hack não é perfeito, então eu refazia todo o processo do início (desde a formatação, cópia para SD, etc), até que uma hora deu certo, baita sorte (isso era umas 3 da madruga, rs)
> Bom, após escolher OK, a câmera vai desligar e ligar sozinha. Aí, você já pode usar o modo RAW! Vá no modo de fotografia, e fotografe à vontade. Ainda não peguei bem o jeito, mas se não me engano, a primeira fotografia será um JPEG normal, após isso, todas as outras vão ter uma cópia em JPEG normal e outra em JPEG RAW, que é bem maior.
> Se você for na visualização das fotos, verá somente as fotos em JPEG. As que tiverem em JPEG RAW vão aparecer como "Dados danificados", com um ponto de interrogação como thumbnail. Se por acaso não aparecerem as fotos com a inscrição de "Dados danificados", desligue a máquina,  ligue novamente, vá no menu "Firm Update....", faça o processo de atualização, e, assim que a máquina reiniciar, já vai aparecer os JPEG RAW´s com a inscrição "Dados Danificados"

Notas:
> Nas AXXX parece-me que o led azul daquele botão de impressão pisca ou fica aceso. Na minha S2 IS isso não ocorre.
> É possível saber que o hack está ativado quando perceber que a câmera ficou mais lenta na gravação das imagens.
> O hack automaticamente se desativa assim que você desliga a câmera. Se ligar novamente sem executar o hack (Firm update...), vai ser a velha S2 como sempre foi. Se quiser uma foto em RAW, basta ir no menu e escolher a opção "Firm update"

Quando abrir a cam no computador os arquivos JPEG que estiverem por volta de 7 mb são os RAW´s. Basta copiar, colar, e usar um software conversor.

Logo logo postarei as fotos comparando os dois formatos.

Qualquer tópico que não tenha ficado bem claro, sintam-se a vontade para perguntar :)


maickel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:57:27
Participo do digifórum e postei essa mensagem lá. Estou apenas repostando aqui.


Criei coragem e testei. Incrivelmente funciona Smile .

Algumas notas:

1. Foi necessário zerar o contador porque senão realmente não funcionou. Como não perder o contador: Aposto que ninguém usa aqule cartão de 16MB (ou quase ninguém). Coloque ele na câmera e tire umas fotos antes de colocar o firmware. As fotos dele vão ficar com o contador certo. Retire-o e faça todos os procedimentos para fotografar em RAW.
Para recuperar o contador, vá em Menu -> Configurações -> File No. Reset (Reiniciar contador) e coloque em OFF. Desligue a câmera, coloque o cartão de 16MB e tire uma foto. O contador acabou de voltar ao que era antes!!!!! Talvez exista uma forma melhor de fazer isso, pois as fotos que foram tiradas em RAW eu acho que são perdidas do contador, apenas é recuperado o que tinha antes.

2. Não é necessário formatar o cartão e colocar o path toda vez que desligar a câmera. . Caso vc ainda não tenha colocado a opção "File No. Reset" em OFF e recuperado o contador, será necessário apenas atualizar o firmware novamente (sem deletar o path as fotos já tiradas) e voltar a tirar fotos em RAW.


Para provar as notas acima, fiz o seguinte teste:
a. Executei todos os passos do tutorial e tirei algumas fotos em RAW.
b. Desliguei e liguei a camera. Tirei uma foto e, obviamente, não ficou em RAW.
c. Desliguei e liguei a câmera (em modo "play"). Entrei no menu e reapliquei o firmware. O RAW voltou a funcionar.
d. Coloquei a opção "File N° Reset" em OFF. DEsliguei a camera
e. Coloquei o cartão de 16MB (explicado acima) e tirei uma foto. Assim recuperei o contador antigo (sem contar as novas fotos em RAW).


para não apagar o firmware que está no cartão ao apagar as imagens, ente no menu e escolha a opção "Erase all" ao invés de "Format". Assim ele vai apagar somente as fotos do cartão, deixando os outros arquivos.


Abraços
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 22:58:42 por maickel »


maickel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:59:32
Esqueci de dizer: fiz isso usando o firmware da A610 (que é a minha câmera)


Malino

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:04:30
Legal Marcos Henrique..estranho que na S2IS não acenda a tal luz azul.

Baixou o programa que citei pra converter o Jpeg "RAW" em .DNG?

Maickel, vc já conseguiu mexer no arquivo RAW, converter pra .DNG e abrir no GIMP?

PS: Vc esqueceu que vc tem a A610, que já funcionava desde o começo.

A S2IS antes não tinha arquivo pro hack. Hoje olhei e vi que tinham criado. O pessoal tinha tentado com o arquivo pra S3 e não rolava...

PS02: Maickel, vc não apareceu mais no topico das A610/A620...Apareço e  fale da sua experiencia com o RAW ok?

Abraços
Nikon D50 | Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1628 | VCL-ECF1 | VCL-ECU1 | SIGMA 30 F/2.8 EX DN | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 1.4/50 egg | Super Takumar 4/50 Macro | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 01:44:17
Então rapaz, na verdade esse foi o primeiro programa que baixei para tentar converter, mas no arquivo RAR que baixei era somente um conjunto de pastas, mais nada. Aí instalei um tal de GTA+ para poder instalar o UFRAW. O UFRAW só converte para ppm :mf_w00t2: , tiff e jpg  :wallbash:

Abraços! :)


vbandeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • http://www.flickr.com/photos/vbandeira
Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:32:25
Citar
[CF Capacity (KB)]
2048
Marcos Henrique, na verdade a linha acima deve ser alterada para a capacidade (em KB) do cartão SD, certo ? Nesse exemplo o cartão usado era de 2 Gb, não é isso ?
Canon S2 IS + Adaptador by Ari. Jr + Hoya Pro1 Digital Filter UV + Hoya Pro1 Digital Filter Circular PL + SD Corsair 1 Gb 133x + SD Markvision 1GB 66x + Tripé Greika WT 3730



maickel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 10:41:01
Malino, consegui usar o GIMP sim.

Pra converter para .DNG usei o programa que foi disponibilizado no site.
Pra usar o GIMP, é só instalar o UFRAW. Instalando o ufraw o GIMP consegue abrir imagens .DNG sem problema.


Citar
PS: Vc esqueceu que vc tem a A610, que já funcionava desde o começo.
Eu só coloquei isso pq acredito que muita gente tava formatando o cartão, colocando o firmware, etc... todas as vezes que desligava a câmera, o que nem sempre é necessário. Acredito que esses passos que coloquei vão funcionar pra S2 e S3 também, caso o firmware esteja funcionando.

Vou acessar novamente o forum da a610. Não consigo mais acompanhar a velocidade daquele forum, então acabo participando muito pouco.

Abraços


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 21:15:55
Citar
Citar
[CF Capacity (KB)]
2048
Marcos Henrique, na verdade a linha acima deve ser alterada para a capacidade (em KB) do cartão SD, certo ? Nesse exemplo o cartão usado era de 2 Gb, não é isso ?
não, meu SD é de 1 GB!! acho que essa linha não influencia muito, até pq se formos ver, está marcado 2048 kb, o que daria uns 2 mb  :mf_w00t2:  


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 02:38:24
Coloquem uns exemplos de RAW x JOG pra gente ver :)

Vi os do digifórum e realmente tem MUITA diferença! pricnipalmente de latitude :o


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:48:28
PHOTOS (finalmente)

Caros colegas, com algum trabalho, consegui finalmente fazer o upload das fotos.


Foto JPEG original, que veio da câmera, sem qualquer edição, a não ser a redução e posterior salvamento na qualidade 12 (máxima) no PS.


Crop 100% da foto acima.



Esse é o RAW. Fiz o processo de conversão e salvei em TIFF 16 bitts. Na própria conversão já dei uma modificada na temperatura dos brancos, e aumentei um pouco a exposição. Aí, peguei o arquivo TIFF 16 bits, reduzi, passei para 8 bits e salvei em JPEG com qualidade máxima no PS.


Crop 100% da foto acima.



Essa foto é a JPEG original, que veio da câmera, editado ao máximo para tentar recuperar detalhes. NÃO USEI USM E NENHUMA OUTRA FERRAMENTA DE SHARP.


Crop 100 % da foto acima.



Arquivo TIFF (convertido do RAW) editado para recuperar o máximo possível de detalhes. Apliquei tb uma redução de ruído com o Noise Ninja. Do mesmo modo, não foi usado nenhuma espécie de SHARP.


Crop 100 %

EXIF: S2 IS @ 1/5s f/2.7 ISO 50   -   É uma pena que o TIFF convertido não preserva o exif :(

Conclusões:
> Fiz de propósito uma foto subexposta, para poder avaliar a recuperação de detalhes com o RAW. Embora sei que exagerei um pouco (não costumo errar tanto assim na exposição, rsrs), o resultado foi satisfatório.
> Mesmo que na foto convertida, sem edição, não se perceba direito, através principalmente do shadows/highlight é possível recuperar muitos detalhes nas altas e baixas luzes, possibilitando uma grande latitude.
> Creio, não sei se é isso mesmo, que pelo fato de fotografar em RAW, ele usa todo o tamanho do sensor (isso tem lógica?!), me dando uma imagem maior que a original, (5,04MP X 5,13MP - baita ganho...)


Estou só iniciando, se alguém tiver dicas  de como usar melhor o RAW, please...

Peço também que sugiram testes para fazer. Prá falar a verdade, estou bem perdido. Montem uma metodologia que tento seguir  :thmbup:


Abraços a todos!!
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2007, 00:50:33 por Marcos Henrique »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:57:52
Bem legal o teste!
Mas caho que você puxou demais a exposição.. não é possível que em ISO50 tenha tanto ruído o.O

Faz com uma exposição mais "correta"... deixa em .jpg estourar um pouco algumas áreas pra ver se no RAW vai estourar tb :)