Autor Tópico: Quantidade de fotos para escolha?  (Lida 4570 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Online: 10 de Junho de 2018, 13:32:08
Srs.,

Gostaria de saber a opinião dos fotógrafos de eventos.
Hoje meu foco principal é aniversário infantil, normalmente entregava mais de 300 fotos para o cliente escolher 30 para edição e criação do álbum. Porém nos últimos aniversários, acredito que pelo ganho de experiência, tenho diminuído a quantidade de clicks e hoje entrego uma média de 100 a 150 fotos para escolha.

A minha pergunta é a seguinte, é realmente um diferencial entregar uma grande quantidade de imagens, mesmo que sejam boas?

Obrigado
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2018, 14:09:58
Independente de ser fotógrafo ou não, mas como cliente te digo: Cliente não quer 1.000 fotos pra escolher não, 100, 150 está ótimo.



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2018, 14:22:03
É a minha média tbm... 100 a 150
Às vezes qdo a decoração/local/criança/família não ajudam entrego umas 80, mas é difícil acontecer!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2018, 19:06:00
Só aquele publico do menor preço que vai criar problema.
Mas você filtra logo quando diz que entrega todas as fotos que ficarem boas e ele insiste em um numero, para comparar com o concorrente ter um preço por foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2018, 17:13:53
Imagino que ocorra isso mesmo, já tive alguns clientes que questionaram a quantidade de fotos que eu entregava, na época estava na média de 300 fotos, então não reclamaram.

Será que se fosse hoje, eles iriam embaçar ?  :ponder:

Só aquele publico do menor preço que vai criar problema.
Mas você filtra logo quando diz que entrega todas as fotos que ficarem boas e ele insiste em um numero, para comparar com o concorrente ter um preço por foto.

Legal usar isso como filtro... vou começar a me atentar mais.
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2018, 23:00:07

Eu nunca fiz aniversario , entretanto minha filha faz e a esposa de vez em quando , tambem . A media que entregam para escolha do cliente varia de 100 à 120 . Nunca houve reclamação a respeito , e fica previamente combinado . Eu NÃO participo nem para carregar o equipamento , nunca fiz e agora estou velho demais para faze - lo  ( leia - se , sem a necessária paciência ) ....  :no:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2018, 23:03:34

Os servicos que fazemos ( eu , a esposa e a filha ) são SEMPRE registrados num contrato , e o principal item são as fotos para a escolha do cliente . NÃO há o que reclamar DEPOIS , pois estava escrito e assinado pelo cliente .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2018, 08:58:37
Eu entrego em média 250 fotos, mas explico para o cliente que o numero depende muito da festa, quantidade crianças e brincadeiras etc, com meus clientes eu nunca tive problema.
Agora uma coisa que nunca faço é mostrar para o cliente quantas fotos eu tirei, ou deixar o cliente ver as fotos na câmera, nem em eventos e nem em ensaios, isso da "M".


Só aquele publico do menor preço que vai criar problema.

Isso aqui é verdade, a um tempo atras eu estava saindo com uma fotógrafa aqui da cidade, e ela cobrava barato e pegava bastante, em duas ocasiões fui fazer pra ela por N motivos, Foram dois aniversários e duas "tretas", uma delas foi feia mesmo, fez aquela "roda" de convidados em volta de mim e da mãe pra ver a baixaria.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2018, 09:05:30
De um tempo pra cá tenho diminuído tbm, em aniversários envio cerca de 200 fotos, ensaios mando menos de 100 pra escolha de 25/30 fotos, numa formatura/casório ai o número sobe pra umas 400, pois é um evento grande e faço tranquilo umas 1300 fotos brincando (se eu estiver calmo no dedo).

O que percebi principalmente em ensaios que entregar poucas fotos aumenta a quantidade de fotos realmente boas que o cliente escolhe...já na pré seleção foto meia boca que o cliente certamente escolheria eu já deleto, so ficam as realmente boas. Tenho gostado bastante desse método.
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 09:09:33 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2018, 09:33:34
Eu acho que não deva se prender à quantidade de fotos. Eu deixo claro ao cliente que a quantidade de fotos varia de acordo com o andamento da festa e número de convidados, mas digo que entrego uma média de 200 fotos. Já fiz infantil que entreguei umas 150, já fiz outros que entreguei quase 400. Até hoje nunca nenhum cliente meu reclamou da quantidade de fotos. Geralmente a reclamação vem se o trabalho no geral não estiver bem feito, se faltarem momentos importantes da festa e tal...

Tem festa que não rende muita foto mesmo, filtrando só as melhores, muitas vezes não chega a 200 mesmo. Mas tem festa que tem muita gente, muita coisa diferente acontecendo, muitos momentos, passa fácil de 300 fotos entregues. Sem encher linguiça, entregando apenas fotos de momentos únicos. Então, se a festa te entrega 400 fotos boas e únicas, não tem porque não entregar 400 fotos ao cliente. Da mesma forma, se a festa te entrega 100 fotos boas e únicas, não tem porque encher linguiça pra entregar 150 fotos ao cliente.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2018, 16:16:22
Agora uma coisa que nunca faço é mostrar para o cliente quantas fotos eu tirei, ou deixar o cliente ver as fotos na câmera, nem em eventos e nem em ensaios, isso da "M".

Só por curiosidade Dellano, o que pode dar "M"?

Aqui geralmente mostro uma ou outra, geralmente para aquelas Senhoras de uma certa idade que nasceram na época que a revelação demorava umas 3 semanas para ficar pronta, e que acham que o que a gente faz é mágica kkkk.

Nunca tive problemas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2018, 17:17:44
Só por curiosidade Dellano, o que pode dar "M"?

Cara, não é com todos os clientes, alias é com alguns, mas quando a coisa tem que desandar o destino se encarrega de encaixar o cliente mala nas horas mais inesperadas.

Acho que foi aqui no fórum que alguém relatou por esses dias que no final do casamento mostrou para os noivos quantas fotos tinha na câmera e os noivos queriam por que queria todas aquelas fotos e não queriam saber se ainda tinha uma seleção, queria todas e fim de papo.

E outro ponto é você mostrar as fotos para o cliente na câmera, nesta hora você ainda não fez a seleção, não sabe o que está bom e o que não está, e acredite, o cliente (alguns como eu disse) vai "gravar" aquela foto que está "cagada", e você vai apagar na seleção, e ele vai te cobrar essa foto, e como eu disse, o destino vai colocar o cliente mala no lugar certo (ou errado) nessa hora.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2018, 18:14:33
Cara, não é com todos os clientes, alias é com alguns, mas quando a coisa tem que desandar o destino se encarrega de encaixar o cliente mala nas horas mais inesperadas.

Acho que foi aqui no fórum que alguém relatou por esses dias que no final do casamento mostrou para os noivos quantas fotos tinha na câmera e os noivos queriam por que queria todas aquelas fotos e não queriam saber se ainda tinha uma seleção, queria todas e fim de papo.

E outro ponto é você mostrar as fotos para o cliente na câmera, nesta hora você ainda não fez a seleção, não sabe o que está bom e o que não está, e acredite, o cliente (alguns como eu disse) vai "gravar" aquela foto que está "cagada", e você vai apagar na seleção, e ele vai te cobrar essa foto, e como eu disse, o destino vai colocar o cliente mala no lugar certo (ou errado) nessa hora.

Exatamente, nunca digo a quantidade no final por causa disso.
E nas reuniões deixo bem claro que entrego todas as fotos que ficarem boas e explico o que seriam as fotos ruins: flash não disparou, fora de foco, gente fazendo careta, repetidas e por ai vai.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2018, 18:15:06
Cara, não é com todos os clientes, alias é com alguns, mas quando a coisa tem que desandar o destino se encarrega de encaixar o cliente mala nas horas mais inesperadas.

Acho que foi aqui no fórum que alguém relatou por esses dias que no final do casamento mostrou para os noivos quantas fotos tinha na câmera e os noivos queriam por que queria todas aquelas fotos e não queriam saber se ainda tinha uma seleção, queria todas e fim de papo.

E outro ponto é você mostrar as fotos para o cliente na câmera, nesta hora você ainda não fez a seleção, não sabe o que está bom e o que não está, e acredite, o cliente (alguns como eu disse) vai "gravar" aquela foto que está "cagada", e você vai apagar na seleção, e ele vai te cobrar essa foto, e como eu disse, o destino vai colocar o cliente mala no lugar certo (ou errado) nessa hora.

Saquei... Kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2018, 18:35:45
Saquei... Kkkkk
Se for um evento normal desses buffets que duram 4 ou 5 horas, com 100 convidados, acho que algo por volta de 150 ou 200 fotos é bom. Se for festa grande, um pouco mais.

Porem, tenho percebido que o cliente comum, tem a sensação de estar sendo melhor atendido com uma quantidade imensa de fotos; pessoalmente eu não penso assim.

Vai do cliente.
Conhecimento importa mais que equipamento.