Autor Tópico: Vale a pena comprar uma 5D Clássica?  (Lida 3785 vezes)

Bruno Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2018, 14:01:05
Acho que vou ir guardando uma grana e esperar até mais o final do ano pra trocar então, e tentar pegar uma 5D Mark II ou até mesmo uma 6D.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2018, 12:53:12
Vi uma 6D agora há pouco no Facebook por 3200,00...
Segundo o cara tem 7200 cliques!

Acho que vi esse anúncio no FB ontem, lá aparece direto, só q a maioria com uns 80k.. 90k
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2018, 11:50:49
Minha primeira câmera foi uma Rebel também (no meu caso, uma T4i, mais moderna que a sua T1i) e depois acabei migrando para uma 5D. Vou dar meu pitaco:

Como desvantagens, temos que lembrar que a 5D é uma câmera bem antiga, então tudo o que se refere a conectividade é ultrapassado. A porta UBS é 1.0 (demora uma eternidade para transferir arquivos), usa apenas cartão CF (são caros e precisa de um leitor caso queira transferir por ele e não pela câmera), não tira proveito de todas as funções remotas de um flash moderno (ajustes que poderiam ser feitos pelo menu da câmera precisam ser feitos no próprio flash), não tem wi-fi, gps, etc... Na usabilidade, o sistema de foco é de "apenas" 9 pontos e apenas o central é cruzado (creio que seja idêntico ao da sua T1i, mas já é inferior ao de qualquer Rebel moderna). Não filma. Não tem "live-view" muito menos focos peak ou firulas parecidas.

Como vantagens: a qualidade de imagem impressiona mesmo nos dias atuais. Ponto final! Os arquivos são pequenos, dada a resolução relativamente contida, com "apenas" 12MP, mas que são mais do que suficientes para impressões "normais". É uma câmera fácil de usar, justamente por não ter muitas firulas. Construção robusta, com botões de acesso e atalhos suficientes, especialmente o joystick e o visor na parte superior da câmera que ajudam bastante. Bateria com boa autonomia. Apesar de ser limitada ao ISO 1600 (com 3200 no modo expandido), a qualidade nestes ISOs é muito boa, com um ruído perceptivelmente melhor (mais suave) do que nas Rebels.

Alguns pontos dependem do uso ou do referencial: muita gente prefere uma câmera maior, com mais "pegada", então esse tamanho e peso dela podem ou não ser vantagem. Eu prefiro o tamanho das Rebels, mas quem tem a mão maior, pode preferir a 5D.

Com relação a questão de compra, de ser usada e tudo o mais... é algo muito particular mesmo. Se fosse meu ganha-pão, definitivamente não dependeria de uma câmera tão antiga/usada. Pessoal fala muito de contagem de clicks versus obturador, mas todos os componentes envelhecem, inclusive circuitos elétricos, botões (todos mecânicos), etc. Já como hobby, acho sensacional. Já pensei mil vezes em vender a minha e colocar uma grana em cima para migrar para uma 6D, mais moderna, mas não consigo abrir mão da coroa. Ela entrega um resultado incrível, custa muito pouco (fico com pouco capital "empatado" em equipamento, consequentemente menor risco de perder muito num roubo ou acidente qualquer) e é tão gostosa de usar na sua simplicidade que acabo aceitando os pontos negativos dela.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C