Autor Tópico: O Mirrorless precisa do FullFrame ?  (Lida 1401 vezes)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Online: 13 de Junho de 2018, 13:51:04
Há 10 anos, o ML diminuiu o peso+tamanho das câmeras da época e, foi surgindo, um padrão menor que o outro:

5.6x (Pentax Q)
4.7x (Pentax Q)
2.7x (Nikon 1)
2.0x (M 4/3)

Inicialmente, 1.5 (Sony, Fuji, Canon) parecia até inadequado para vencer no ML, por ser "grande" demais.

10 anos depois, os tamanhos menores não atingiram % de mercado e a tendência parece ser VOLTAR ao FF (que era o alvo inicial a ser destruído)  :eek:  :eek:  :eek:
Pior, Hasselblad e Fuji tem MLs maiores que FF, como o "gigante" (no ponto de vista ML) MF 127.  :eek:  :eek:  :eek:

Afinal,

O ML precisa do FF ?
A ideia inicial se perdeu ?
O cliente ganha o que em uma ML FF ?

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2018, 13:52:46
Acho que muita gente tem medo de quebrar o espelho, são 7 anos de azar afinal, então o espelho é visto como uma peça indesejável.

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2018, 14:08:36
Acho que muita gente tem medo de quebrar o espelho, são 7 anos de azar afinal, então o espelho é visto como uma peça indesejável.

:hysterical:

Ultimamente, você tem se saído um ótimo comediante..   :hysterical:

Se isso aqui fosse o Twitter, eu te dava follow para não perder nenhuma !  :D

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2018, 14:30:02
Há 10 anos, o ML diminuiu o peso+tamanho das câmeras da época e, foi surgindo, um padrão menor que o outro:

5.6x (Pentax Q)
4.7x (Pentax Q)
2.7x (Nikon 1)
2.0x (M 4/3)

Inicialmente, 1.5 (Sony, Fuji, Canon) parecia até inadequado para vencer no ML, por ser "grande" demais.

10 anos depois, os tamanhos menores não atingiram % de mercado e a tendência parece ser VOLTAR ao FF (que era o alvo inicial a ser destruído)  :eek:  :eek:  :eek:
Pior, Hasselblad e Fuji tem MLs maiores que FF, como o "gigante" (no ponto de vista ML) MF 127.  :eek:  :eek:  :eek:

Afinal,

O ML precisa do FF ?
A ideia inicial se perdeu ?
O cliente ganha o que em uma ML FF ?

Concordo e discordo.

ML apsc podem ser pequenas.

No FF é que o bicho pega.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2018, 15:59:15
 :snack:

esse fórum tá animado hoje!!!

agora considerando que ML é sem espelho (claro!  :aua:) mas o que mais de mecânica não existe no Mirrorless?

não sei se seria interessante tratar deste assunto aqui ou se poderia criar um tópico dedicado, mas o que eu vejo que as câmeras profissionais ML só não tem o espelho, o shutter é mecânico assim como as DSLR ou com opção a ser eletrônico.

E agora o pra ser um Mirrorless verdadeiro é só não ter espelho?  :ponder:

O conceito de ML de antigamente era acabar com o que exatamente das DSLR apenas o espelho?
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 16:00:20 por fabianob »
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2018, 18:24:01
:snack:

esse fórum tá animado hoje!!!

agora considerando que ML é sem espelho (claro!  :aua:) mas o que mais de mecânica não existe no Mirrorless?

não sei se seria interessante tratar deste assunto aqui ou se poderia criar um tópico dedicado, mas o que eu vejo que as câmeras profissionais ML só não tem o espelho, o shutter é mecânico assim como as DSLR ou com opção a ser eletrônico.

E agora o pra ser um Mirrorless verdadeiro é só não ter espelho?  :ponder:

O conceito de ML de antigamente era acabar com o que exatamente das DSLR apenas o espelho?

hmmm tem razão, a ideia original era não ter nada mecânico...

A ideia de usar o Electronic Shutter parece ter morrido nas ML profissionais

O sonho do sensor pequeno (de igual performance do grande), já parece ter sido enterrado com o hype dos ML CROPADÃO  :D e dos ML FF (e ML MF...Jesuis... eu disse isso ? Pois é... existe isso ML MF...)

Com isso, o sonho do ganho de peso foi para algumas gramas...

E o sonho do tamanho para alguns centímetros...

O sonho do custo ?  :hysterical:  :doh:   :hysterical:  ML cropada ficou mais cara que DSLR cropada e agora já está mais cara que DSLR FULLFRAME...

Se for ver por aí...
Do sonho ML original, não sobrou muita coisa...  :ponder:

« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 18:31:51 por Ernesto »

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2018, 18:30:48
Será???  :ponder:
Fotografando com a memória

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2018, 18:36:47
hmmm tem razão, a ideia original era não ter nada mecânico...

A ideia de usar o Electronic Shutter parece ter morrido nas ML profissionais

O sonho do sensor pequeno (de igual performance do grande), já parece ter sido enterrado com o hype dos ML CROPADÃO  :D e dos ML FF (e ML MF...Jesuis... eu disse isso ? Pois é... existe isso ML MF...)

Com isso, o sonho do ganho de peso foi para algumas gramas...

E o sonho do tamanho para alguns centímetros...

O sonho do custo ?  :hysterical:  :doh:   :hysterical:  ML cropada ficou mais cara que DSLR cropada e agora já está mais cara que DSLR FULLFRAME...

Se for ver por aí...
Do sonho ML original, não sobrou muita coisa...  :ponder:

Mirrorless profissional então é igual o filme do Alien com DNA humano (DSLR) kkkkkk

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2018, 19:44:42
Mirrorless profissional então é igual o filme do Alien com DNA humano (DSLR) kkkkkk

:hysterical:  :ok:  :ok:  :worship:

Di Torres

• Membro Ativo
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2018, 22:13:49
O que alguns ainda não perceberam, ou fingem não perceber, é que o mercado de ML deixou de querer ser algo pequeno/compacto e começou a querer ser algo melhor.

E esse algo melhor vem com o EVF, que proporciona coisas como eye AF (um avanço de workflow tremendo pra qualquer pessoa que trabalhe com retratos),
silent shutter de verdade (um avanço tremendo pra qualquer pessoa que trabalhe em situações que requerem silêncio, como entrevistas, partos, transmissões ao vivo, etc),
Remove completamente o problema de back/front focus de qualquer lente de qualquer fabricante (um avanço tremendo pra qualquer área).

Fora outros vários avanços como zebras no viewfinder pra galera do vídeo, electronic shutter com fps astronômicos e que não dependem de uma parte mecânica que falha com o uso, e por ai vai.

O pessoal pega muito no pé pra cada coisinha de ruim que vêem em ML, mas não percebem que se ML fosse o standard das ultimas décadas, entregando apenas essas features citadas (há muitas outras possibilidades no EVF), seria praticamente incossebível lançarem uma DSLR em 2018 e alguém considerar a compra.

Então sim, ML precisa de FF, pois esse é o standard hoje em dia e ML deixou de querer ser apenas pequena para querer ser melhor, e vai conseguir, mais cedo ou mais tarde. Tem que ser muito romântico pra não achar que uma hora ou outra o espelho vai ser aposentado.

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2018, 22:23:08
Mas então. O ML quer ser algo melhor. E isso é bom, só que pelo visto vai ficar maior do que uma DSLR e talvez inclua um pentaprisma em algum lugar pois logo vai caber.

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2018, 22:48:23
Mas então. O ML quer ser algo melhor. E isso é bom, só que pelo visto vai ficar maior do que uma DSLR e talvez inclua um pentaprisma em algum lugar pois logo vai caber.

Eita...
 :D

Lembrei de quando perguntávamos:
- Quem vai vir primeiro ?

As fotograficas digitais vão filmar ?
ou
As filmadoras vão fotografar ?

E qual morrerá ?
Todos apostavam que as filmadoras matariam as fotograficas (porque filmadoras pareciam mais poderosas porque a filmagem já é X "fotos"" por segundo e parecia tão óbvio... e aí do internauta que discordasse do "óbvio da eletrônica")  :hysterical:

Bem... nenhuma morreu...  :doh:

Pior...as fotograficas é que abocanharam parte das filmadoras

A molecada de site deveria estudar isso antes de tentar advinhar o futuro  :ok:

« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 22:50:26 por Ernesto »

Di Torres

• Membro Ativo
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2018, 23:07:59

Tem coisa melhor pra incluir.

Por exemplo, se a Canon for esperta ela pode manter o espaço do espelho na sua FF ML, o que possibilitaria colocar o mount EF na sua FF ML.
E uma coisa interessante pra eles colocarem no lugar do espelho seria um filtro ND eletrônico como já vemos em câmeras de cinema por ai.

E o melhor de tudo... Isso é de fato uma possibilidade. A Canon já tem duas patentes relacionadas a isso. Uma de um filtro ND em um corpo ML e também uma patente de um adaptador de lentes EF para ML com um filtro ND integrado.

Imagina nunca mais ter que rosquear um filtro ND nas suas lentes?

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2018, 23:12:33
Tem coisa melhor pra incluir.

Por exemplo, se a Canon for esperta ela pode manter o espaço do espelho na sua FF ML, o que possibilitaria colocar o mount EF na sua FF ML.
E uma coisa interessante pra eles colocarem no lugar do espelho seria um filtro ND eletrônico como já vemos em câmeras de cinema por ai.

E o melhor de tudo... Isso é de fato uma possibilidade. A Canon já tem duas patentes relacionadas a isso. Uma de um filtro ND em um corpo ML e também uma patente de um adaptador de lentes EF para ML com um filtro ND integrado.

Imagina nunca mais ter que rosquear um filtro ND nas suas lentes?

É bem possível (para manter o acervo de lentes EOS)

a Sigma fez isso na ML (para manter compatibilidade com a linha Reflex dela)

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2018, 23:21:42
O que alguns ainda não perceberam, ou fingem não perceber, é que o mercado de ML deixou de querer ser algo pequeno/compacto e começou a querer ser algo melhor.

E esse algo melhor vem com o EVF, que proporciona coisas como eye AF (um avanço de workflow tremendo pra qualquer pessoa que trabalhe com retratos),
silent shutter de verdade (um avanço tremendo pra qualquer pessoa que trabalhe em situações que requerem silêncio, como entrevistas, partos, transmissões ao vivo, etc),
Remove completamente o problema de back/front focus de qualquer lente de qualquer fabricante (um avanço tremendo pra qualquer área).

Fora outros vários avanços como zebras no viewfinder pra galera do vídeo, electronic shutter com fps astronômicos e que não dependem de uma parte mecânica que falha com o uso, e por ai vai.

O pessoal pega muito no pé pra cada coisinha de ruim que vêem em ML, mas não percebem que se ML fosse o standard das ultimas décadas, entregando apenas essas features citadas (há muitas outras possibilidades no EVF), seria praticamente incossebível lançarem uma DSLR em 2018 e alguém considerar a compra.

Então sim, ML precisa de FF, pois esse é o standard hoje em dia e ML deixou de querer ser apenas pequena para querer ser melhor, e vai conseguir, mais cedo ou mais tarde. Tem que ser muito romântico pra não achar que uma hora ou outra o espelho vai ser aposentado.

As DSLR Canon 70D/80D tem Touch e fazem praticamente tudo isso (e não há nada que as impeça de fazer o que falta)

E o EFV era vendido à parte no conceito ML (ou vinha de fábrica apenas nos modelos mais caros)

E ele, como acessório, pode ser colocado em qualqier projeto de câmera DSLR

Os conceitos do ML eram: Tamanho, peso, custo, e não ter partes mecânicas móveis

o EFV veio depois

« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 23:27:52 por Ernesto »