Autor Tópico: O que causa o ruído além de ISO alto?  (Lida 10391 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2018, 14:57:49
O ISO faz o mesmo que fará seu EDITOR.

Sosa, esse raciocínio funciona pra sensores "ISOless". Por exemplo, pra sensores Canon mais antigos, aumentar a exposição na pós é muito mais destrutivo do que aumentar o ISO na captura...

No meu modo de ver, o que causa o ruído é o aumento do sinal. Seja subindo o ISO, seja aumentando o tempo de exposição, seja aumentando a exposição na pós. Cada um afeta do seu jeito, mas todos contribuem para aumentar o ruído...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #31 Online: 14 de Junho de 2018, 15:13:05
O ISO faz o mesmo que fará seu EDITOR.
O RAW tem as informações, quando você aumenta o ISO você está dizendo a câmera para aumentar o brilho da imagem, então é a mesma coisa.
Duvideodó...  :hysterical:

Se o editor dá uma cagada geral nas cores, altera a percepção geral de imagem do arquivo... O mesmo pode ocorrer com a luminância.
É muito diferente fazer isso no processamento da imagem, entre a captação e a gravação, e fazer isso depois com amplificação de informação gravada.
Mesmo que use as informações do RAW, faz isso numa cópia dele, então essas informações já são interpretadas e podem sofrer interferência do próprio editor..
Esses tempos teve um post aí de um novo algoritmo que haviam criado pra suprimir o ruido de forma mais efetiva... Mais ou menos isso que tô falando..
Você pode até usar esse teste, Carlos, mas tem que usar a MESMÍSSIMA manipulação depois...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #32 Online: 14 de Junho de 2018, 15:14:15
No meu modo de ver, o que causa o ruído é o aumento do sinal. Seja subindo o ISO, seja aumentando o tempo de exposição, seja aumentando a exposição na pós. Cada um afeta do seu jeito, mas todos contribuem para aumentar o ruído...
É nisso que eu acredito também.. Pelo menos até agora..


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Junho de 2018, 15:25:54
E vamos cair naquela mesma discussão de que não é a lente que faz a distorção da imagem...  :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 14 de Junho de 2018, 15:36:09
Não porque você quer testar a efetividade do ISO.

Então o justo seria fazer o mesmo para os demais parâmetros. Se for subir no Lightoroom ao testar ISOs mais altos, deveríamos repetir o mesmo ao testar menores aberturas ou tempos maiores de exposição.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 14 de Junho de 2018, 17:12:54


Sosa, esse raciocínio funciona pra sensores "ISOless". Por exemplo, pra sensores Canon mais antigos, aumentar a exposição na pós é muito mais destrutivo do que aumentar o ISO na captura...

Exato. Em alguns modelos de Nikon / Sony / Fuji, o sensor apresenta um comportamento próximo do ISO invariance. Nos sensores Canon isso não acontece.

No meu modo de ver, o que causa o ruído é o aumento do sinal. Seja subindo o ISO, seja aumentando o tempo de exposição, seja aumentando a exposição na pós. Cada um afeta do seu jeito, mas todos contribuem para aumentar o ruído...

Acho que a questão é a relação sinal / ruído. E o ruído deve ser entendido como os artefatos gerados por N fatores, dentre eles a própria ausência do sinal e a própria forma como o sensor interpreta os dados.

No meu entendimento, o ISO é um ajuste digital do ganho do sinal, ou seja, ele proporciona um meio de amplificação artificial do ganho sinal (artificial porque não vêm do tempo de exposição, nem da abertura), para se atingir um determinado nível de luminância na exposição.

Mas para amplificar algo, é necessário substrato. Se não há luz o suficiente ou se ela é de má qualidade (fatores que são influenciados pela velocidade e pela abertura), o sinal a ser amplificado é ruim ("sujo") e, portanto, o resultado dessa amplificação é ruim.

Da mesma forma, se há substrato adequado, a amplificação pelo ISO é saudável e rende bons resultados, sem aumentar o ruído.

Por isso, eu concordo com o Carlos.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 14 de Junho de 2018, 17:16:20
Nesse vídeo o cara mostra o que o Carlos falou: para determinados sensores, aumentar a luminância pelo ISO ou pelo slider de exposição na pós-produção dá na mesma e evidencia o mesmo nível de ruído. Entretanto, como aumentar o ISO diminui o DR, o melhor a fazer é subexpor e recuperar a luminância na pós, justamente pra preservar as altas luzes.


https://www.youtube.com/watch?v=UZMHvSDxX9s&feature=youtu.be
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, 17:29:25 por davi_ssilva »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 14 de Junho de 2018, 17:21:12
E vamos cair naquela mesma discussão de que não é a lente que faz a distorção da imagem...  :shock:

Pois é...


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 14 de Junho de 2018, 18:19:30
Nao ser um lancamento.  :D


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #39 Online: 15 de Junho de 2018, 01:34:59
Então , eu vou contribuir com tópico não respondendo diretamente a pergunta, afinal engenharia de processamento de imagem não é a minha formação , mas vou fazer considerações de eletrônica e que tem a ver com o assunto, fazendo analogias com telecomunicações , a minha formação, que não é a mesma coisa, claro, mas eu sei que tem muitos conceitos em comum.

Enfim o que gera ruído?

- Qualquer componente eletrônico semicondutor (diodo, transistor, circuito integrado e até chegar no sensor de câmera) gera um ruído térmico em um nível constante em função de alguns parâmetros, como a temperatura.

- Devido o fato de próprio semicondutor gerar um ruído "por conta própria", qualquer dispositivo eletrônico, analógico ou digital, que envolva captura/conversão de sinal ou forma de onda, vai somar ao sinal esse ruído térmico, gerado por "ele mesmo pro conta própria"

- Em uma etapa posterior a de cima de amplificação de sinal, como vocês com certeza já notaram em outras circunstâncias além de foto digital, como amplificador de som , recepção de sinal de tv, enfim, além do sinal desejado, o ruído também é amplificado. Assim como vocês ja devem ter notado em aparelho de som e TV, se o sinal tem uma intensidade forte, o ruído não é tão perceptível. E se o sinal é fraco , o ruído é mais perceptível (sinal de tv fraco, som baixo...) . Enfim , ruido sempre existe em um sistema eletronico . Essa diferença de intensidade do sinal desejado e o ruído é a famigerada relação sinal/ruído. ...

- Relação sinal ruído: A diferença de intensidade entre o nível do sinal desejado e o nível do ruído. Quanto maior a relação, ou maior a distancia entre o sinal desejado e o ruído, menor é perceptível a presença do ruído.  O que fazer para melhorar a relação sinal ruido? "Simples", ou aumentar o sinal, ou diminuir o ruído , ou os dois... Exemplos básicos de aumentar sinal no mundo de telecom: transmitir sinal com mais potência, uso de antena com maior ganho . Exemplos de aumentar o sinal no mundo da fotografia: os que todo mundo sabe aqui, todas táticas para entrar mais luz no sensor, seja com sensor maior , maior tempo de exposiçao e/ou maior abertura de diafragma. E como diminuir o ruído? em Telecom com desenvolvimento de semicondutores "low noise" ou com resfriamento do semicondutor (antigamente em comunicaçao via satélite fazia resfriamento dos receptores tipo a "quase" 0 grau kelvin!!). E na fotografia? Bem, admito que não é muito a minha praia :( , mas não tenho menor duvida que cada nova geração de sensores gerem menos ruído "natural" que as gerações anteriores.

Já falei tudo de ruído ?Huumm não.. Pois comentei só as possibilidades "mecânicas e analógicas". No mundo digital, qualquer conversão de sinal analógico para sinal digital, gera o ruído digital, devido ao erro de quantização, pois o mundo analógico é tipo "infinito" em variações de intensidade de sinal, e no mundo digital , as variaçoes de intensidade de sinal tem que ser enumeradas em uma quantidade finita de possibilidades, que nunca vai acertar de maneira absoluta o que acontece no mundo analógico. Por outro lado, devido o mundo digital não ser infinito nas variações de intensidade de intensidade de sinal (isso tem a ver com resolução do sinal em bits, 12 bits , 14 bits - aúdio 8/16/32bits), isso  permite uso de algoritmos matemáticos extremamente eficazes para correção de sinal, eliminação de ruído impossíveis no mundo analógico. Mais uma vez, engenharia de processamento de imagem não é minha praia (mas meus exemplos já denunciam minhas raízes em telecom, rs), mas certamente uma câmera digital funciona conceitualmente muito próximo disso.

- E finalizando, aumentar o ISO da câmera, sim, você não está aumentando a geração de ruído (sim, alguém já comentou isso anteriormente e concordo que é paradoxal, mas é verdade). Aumentar o ISO é nada mais que aumentar o "ganho do amplificador de imagem" da câmera. Ou seja, Tudo que o sensor capta , e de plus adicional o ruído térmico natural gerado, vai ter uma magnitude de saída maior que em relação aos ISOs mais baixos. Eu adimito, que apesar da analogia que fizeram com filme com essa história de ISO em camera fotográfica digital, enfim,  sob um certo ponto de vista eu acho um equivoco chamar de aumento de iso. Bastam ter em em mente que em câmera digital de vídeo, não usa o termo aumento de ISO, e sim de aumento do ganho de sinal de dB (decibeis) ,que do ponto de vista eletrônico funcional é um termo mais correto ,pelo menos na minha opinião.
« Última modificação: 15 de Junho de 2018, 01:45:10 por dlgoes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Junho de 2018, 09:01:17

Exato. Em alguns modelos de Nikon / Sony / Fuji, o sensor apresenta um comportamento próximo do ISO invariance. Nos sensores Canon isso não acontece.


O que seria esse ISO invariance? esse termo nunca tinha visto, fiquei curioso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #41 Online: 15 de Junho de 2018, 09:29:11
Depois de todas as considerações e informações a conclusão que eu chequei é que o ISO gera ruido sim..
Ele pode não criar ruido, mas ao amplificar (multiplicar) o ruído existente, ele está transformando um ruido "X" (caso pudéssemos mensurar isso matematicamente) em ruido 2x, 4x, etc...
Ou seja... o ruido presente na exposição original não é mantido.
E que venham as pedradas :assobi:.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #42 Online: 15 de Junho de 2018, 09:46:34
Bem por aí... o ISO pode não ser o causador do ruído, mas mesmo que a origem dependa de outros fatores, essa tal amplificação dele o torna mais aparente na imagem final.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 15 de Junho de 2018, 09:50:55
Bem por aí... o ISO pode não ser o causador do ruído, mas mesmo que a origem dependa de outros fatores, essa tal amplificação dele o torna mais aparente na imagem final.
Depois de todas as considerações e informações a conclusão que eu chequei é que o ISO gera ruido sim..
Ele pode não criar ruido, mas ao amplificar (multiplicar) o ruído existente, ele está transformando um ruido "X" (caso pudéssemos mensurar isso matematicamente) em ruido 2x, 4x, etc...
Ou seja... o ruido presente na exposição original não é mantido.
E que venham as pedradas :assobi:.
Não torna, na verdade o que cria ruído são abertura e velocidade.

Quando faço astrofotografia e após entender isso percebi que era melhor aumentar o ISO na câmera do que depois ter de aumentar o slider de exposição da cena.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #44 Online: 15 de Junho de 2018, 09:57:17
O que seria esse ISO invariance? esse termo nunca tinha visto, fiquei curioso.
https://www.google.com.br/amp/s/photographylife.com/iso-invariance-explained/amp

Enviado de meu SM-G930F