Beleza! Eu entendi. Só que como vc mesmo disse, e é o que eu acho, a luz da cena é o grande X da questão.
As variáveis, as questões técnicas/eletrônicas, oscilam tanto que não da pra se querer ter uma receita de bolo.
Então afirmar que o que causa mais ruído é isso ou aquilo, é especificar demais algo que em verdade é muito genérico, e tem mais a ver com a foto feita errada do que outras questões.
Sim, o ruído é causado por um conjunto de fatores. Porém, ao entender como o ISO da sua câmera funciona, você pode ativamente eliminar um desses fatores (o ISO) no seu raciocínio e pensar melhor nos outros (abertura, velocidade, temperatura...).
Por exemplo, um cara que usa uma 5DMk4 e uma a7III. Pegue este gráfico aqui:
http://photonstophotos.net/Charts/RN_e.htm#Canon%20EOS%205D%20Mark%20IV_14,Sony%20ILCE-7M3_14Pelo gráfico, vemos que há uma diferença significativa de ruído entre os ISOs 500, 640, 1200, 2500 e 5000. Nesses casos, vale a pena o fotógrafo ativamente mexer no ISO para que não tenha que lidar com ruído extra na hora de recuperar as sombras na pós produção. Da mesma forma, dá pra ver que a partir de ISO 5000 o sensor da 5DMk4 fica praticamente ISO invariante, ou seja, não vai mudar nada ele aumentar o ISO na máquina ou depois no Lightroom. Isso é importante porque , caso ele queria preservar algum highlight (como fontes de luz numa festa de casamento), compensa ele deixar o ISO em 5000 mesmo que isso signifique subexpor a foto, e depois subir a exposição no lighroom, pois aí ele não vai ter acréscimo nenhum no ruído, além de conseguir preservar melhor as altas luzes.
Pelo mesmo gráfico, vemos que a a7III se comporta de modo diferente. Ela é praticamente ISO invariante de 100 a 500, e depois de 640 até 51200. Isso significa que o cara pode tirar uma foto com ISO de 640 ou 8000 que o ruído a ser amplificado analogicamente pelo ISO será praticamente o mesmo. Entretanto, como o dinamic range diminui conforme se aumenta o ISO, compensa ele manter a câmera em ISO640 e recuperar a luminância depois na pós produção, pois dessa forma ele poderá preservar melhor os highlights. Da mesma forma como ele deve fazer com a 5DMk4 a partir de ISO 5000.
É menos coisa técnica passando pela cabeça, e aí sobra mais tempo pra pensar em outras coisas mais importantes, como a composição.