Autor Tópico: O que causa o ruído além de ISO alto?  (Lida 2873 vezes)

eduedmais

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #60 Online: 16 de Junho de 2018, 01:24:02
Eu entendi os teus argumentos.. E concordo com eles.. Mas discordo um pouco da tua interpretação sobre eles, Carlos.
Mas na prática, o que tu faz é otimizar o uso do ISO no teu equipamento. Perfeito!
Acredito, assim como tu, que nem sempre o ISO mais baixo é o melhor. Depende muito da luz, da exposição desejada e da cena.
Eu trabalho quase sempre com ISO acima de 2000-2500.. Meu trabalho envolve sempre pouca luz e luz ruim.. Sem poder usar flash ou outra luz auxiliar, fico refém do ISO alto.
E já vivi a experiência de ter mais ruido em uma foto com ISO mais baixo.. Erro meu na exposição.  :doh: Acontece...

Eu também acredito que nem sempre iso baixo é a melhor opção. Quando você precisa de velocidade mais alta, para não borrar a imagem, e não pode ter uma abertura maior, a única forma é aumentar ISO. Suponha que use 800 de ISO, ao invés de 100. Você teve uma imagem ótima porque conseguiu uma velocidade maior, e sem ruído. Não significa que em ISO 800 você tem o mesmo ruído que ISO 100, ou mesmo que não tenha ruído. Em ISO 800 você tem definitivamente mais ruído que ISO 100. Porém, a depender da iluminação, da câmera e das cores na cena, talvez esse ruído extra não seja detectável, ou perceptível. Então o importante é ter ISO 100 como base, mas se um ISO maior poderia eventualmente te disponibilizar meios de fazer uma imagem melhor, então você deve procurar o ISO ideal, que é o maior ISO possível com o menor ruído possível. ;)
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC

Leonardo Tonin

• Membro Ativo
Resposta #61 Online: 16 de Junho de 2018, 17:03:35
Existem algumas limitacoes na producao de lentes.
Lentes zoom claras tendem a ser pesadas.
Lentes fixas 1.2 ou 0.95 tambem.
A unica coisa a evoluir ( a se pagar )  sao sensores.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 16 de Junho de 2018, 19:20:45
Então , eu vou contribuir com tópico não respondendo diretamente a pergunta, afinal engenharia de processamento de imagem não é a minha formação , mas vou fazer considerações de eletrônica e que tem a ver com o assunto, fazendo analogias com telecomunicações , a minha formação, que não é a mesma coisa, claro, mas eu sei que tem muitos conceitos em comum.

:clap:

Perfeito, só para completar com uma analogia.
Quando estamos viajando de carro e o sinal de nossa radio favorita vai ficando fraco, o que fazemos?
Aumentamos o volume, que amplifica tanto o sinal quanto o ruido, isso funciona até um certo limite em que conseguimos ignorar o ruido em relação a musica (sinal).

Sobre tecnologias para mitigar ruido, as ultimas que li foram colocar os conversores analogicos-digitais (ADC) dentro do sensor e a tecnologia Back-Illuminated CMOS da Sony.

Sobre isoless, na verdade até a canon tem uma faixa isoless!
O negocio é que o comportamento é o inverso dos sensores sony, começa no isos altos, 800 e 1600 em muitos modelos.
http://dslr-astrophotography.com/iso-values-canon-cameras/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

dlgoes

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #63 Online: 21 de Julho de 2018, 16:24:38
Eu vi essa reportagem esses dias de um "frankstein" que inventaram na Nikon d850 pra ter melhor performance em foto de astrografia, e lembrei na hora desse tópico aqui do fórum . Confesso que não reparei se alguém já postou sobre esse trambolho aqui no forum, mas enfim, uma empresa criou um sistema de refrigeração a ar pro sensor da Nikon d850, com intuito de diminuir os ruídos em fotos de longa exposição, que não deixa de estar de acordo com que eu comentei de ser um dos métodos de melhorar a relação sinal ruído, onde nesse caso optaram por um método da diminuição do ruído na etapa analógica da captação de luz do sensor.

Aliás vendo o trambolho do resultado, não é de se surpreender pq existe muito mais esforço em reduzir o ruído na etapa digital através do desenvolvimento de algoritmos matemáticos de processamento da imagem...rs

link da reportagem:

https://nikonrumors.com/2018/05/27/new-nikon-d850-cooled-camera-for-astrophotography.aspx/

e umas fotos do "Frankstein". E claro , se é realmente eficaz só testando pra ver, mas a intenção é  conceitualmente válida.