Autor Tópico: revelador P&B caseiro (caffenol) tem validade?  (Lida 2167 vezes)

vitek

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Junho de 2018, 11:46:36
Olá caros amigos.
sou bem novato no mundo da fotografia, nas ultimas 3 semanas pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive sobre o processo de revelação caseiro e achei muitissímo interessante o caffenol.
calculando os custos de revelação em casa me deparei com a seguinte duvida: o revelador feito de café instantâneo, carbonato de sódio e vitamina C em pó tem algum prazo de validade??
pergunto isso por percebi que a vitamina C em pó e o carbonato de sódio são vendidos em grandes quantidades. Pra fazer  2 litros de revelador preciso de aproximadamente 50g de carbonato de sódio e 40g de vitamina C em pó, sendo que para cada filme 35mm 36 poses, provavelmente gastarei uns 280ml, certo?
Sai bem mais barato eu fazer vários litros de revelador e estocar... posso fazer isso?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2018, 13:35:18
não é melhor guardar os pós separados?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vitek

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2018, 14:16:24
Provavelmente sim, mas eles tb tem prazo de validade, no caso da vitamina C, é pouco tempo. Não sei se esse prazo de validade é mensurado a partir dos efeitos da vitamina C para consumo, ou da própria propriedade do material.
Esqueci de comentar que eu queria fazer alguns litros também, para não perder muito tempo fazendo toda vez que eu for revelar um ou dois filmes.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2018, 18:59:26
Olá

Acredito que se você colocar o carbonato em pó numa garrafa bem fechada ele vai durar pra sempre  :ponder: Pode por junto um sache anti umidade que é melhor ainda. A mesma coisa pra vitamina C. Estando fechada bem seca dura muito. Quando for usar veja se há cristais grandes amarelados, se tiver retire-os.

Se você pretende criar um método de revelação preciso, use vitamina C pura, se não, use Cebion mesmo. Daí você toma um de vez em quando tambem :D


"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."