Autor Tópico: Shutter Mecânico vs Shutter Eletrônico  (Lida 2611 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Junho de 2018, 16:34:10
Salve pessoal.

Nas minhas pesquisas pelo assunto Mirrorless e DSLR veio uma dúvida que acredito ser muito pertinente.

Shutter!

Sabemos que DSLR usa Shutter Mecânico e Mirrorless... bem Mirrorless Shutter Mecânico e Eletrônico ou as vezes apenas o Eletrônico.

O que gostaria de reunir aqui neste tópico é quais os prós e contras do Shutter Mecânico vs Shutter Eletrônico.

E aí quem começa?
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 16:34:39 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2018, 18:25:24
Nas mirrorless você pode usar o shutter de três formas:

- Para usar o shutter completamente mecânico basta desabilitar o electronic front-curtain shutter.
- Para usar em modo misto (mecânico + eletrônico), é só usar com o electronic front-curtain shutter ligado.
- Para usar somente o shutter eletrônico, basta ligar o modo silent shutter.

Basicamente, com o uso do shutter eletrônico isolado o fotógrafo pode sofrer com banding quando fotografa sob iluminações mistas ou artificiais não incandescentes, e pode sofrer com rolling shutter quando se faz panning ou quando se fotografa coisas que se movem com certa velocidade. A vantagem é não produzir ruído nenhum, nenhuma vibração e não desgastar o obturador mecânico na sua câmera. Vale lembrar que em câmeras mais antigas, o electronic shutter pode reduzir o bit depth do RAW, e assim diminuir também o dinamic range.

O shutter misto elimina os problemas com rolling shuter, praticamente elimina os problemas com vibração e aumenta a vida útil do obturador. Ele também reduz o barulho do obturador. Somente a questão do banding ainda pode ocorrer, porém somente em raríssimas situações.

Já o shutter completamente mecânico tem todas as vantagens do shutter misto, e consegue eliminar quase que totalmente o banding, porém com o custo de poder introduzir uma pequena vibração, desgastar mais o obturador e ser mais barulhento.

Cada um tem o seu mérito. É só escolher quando utilizar um ou outro.

Eu particularmente uso o shutter misto por padrão, e às vezes o eletrônico puro quando não quero barulho. Nunca encontrei uma situação em que eu precisasse realmente utilizar o shutter completamente mecânico.

Salve pessoal.

Nas minhas pesquisas pelo assunto Mirrorless e DSLR veio uma dúvida que acredito ser muito pertinente.

Shutter!

Sabemos que DSLR usa Shutter Mecânico e Mirrorless... bem Mirrorless Shutter Mecânico e Eletrônico ou as vezes apenas o Eletrônico.

O que gostaria de reunir aqui neste tópico é quais os prós e contras do Shutter Mecânico vs Shutter Eletrônico.

E aí quem começa?

Enviado de meu SM-G930F

« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 18:43:35 por davi_ssilva »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2018, 09:26:40
Lembrei de outra vantagem de shutter completamente mecânico: a sincronia de flash. Quando se usa o shutter misto podem ocorrer falhas de sincronia ou até perdas de disparos em bursts.
E o shutter completamente eletrônico e incompatível com flash na maioria das câmeras.

Enviado de meu SM-G930F



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2018, 10:06:07
Lembro já ter participado de uma discussão bem extensa sobre o assunto.

 :doh: Eu mesmo criei o tópico, que saiu de outro tópico que já tinha informação interessante:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,124870.0.html
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 10:11:31 por felipemendes »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2018, 12:08:12
Bem legal esse tópico também.

Ah, achei uma notícia que beneficia todo mundo que usa sensores Sony.

A Sony acabou de desenvolver um sensor CMOS para APS-C com 31Mpx e global shutter.

Como o aspecto do sensor parece ser 4:3, ele não deve ser para cameras normais, mas significa que ele pode ser redesenhado para tal.

O único problema é que, com 31Mpx e sendo um sensor FSI (front side illuminated), a performance de ISO não deve ser muito boa.

Link aqui: https://www.sonyalpharumors.com/sr3-is-this-the-leaked-spec-sheet-of-the-new-sony-31-megapixel-aps-c-global-shutter-sensor-for-the-a6700/
Lembro já ter participado de uma discussão bem extensa sobre o assunto.

 :doh: Eu mesmo criei o tópico, que saiu de outro tópico que já tinha informação interessante:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,124870.0.html

Enviado de meu SM-G930F