Autor Tópico: Ajuda: Canon EF 28mm IS USM ou Sigma Art 1.4 30mm ?  (Lida 1277 vezes)

Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2018, 23:36:12
Senhores, preciso da ajuda de vocês, preferencialmente de quem use ou ja tenha feito uso de uma dessas lentes...
Pergunto muito para alguns foristas que devem estar de saco cheio - o Yoji, o Bretas, o Gustavo, etc - por isso a dúvida, aqui, no aberto
No meu modo bem tosco de ver, se equivalem mais do que se diferem e até em valores são próximas.
Ah, sim, usarei em Cropada, no Tripé, sempre tentando fazer alguma foto de alimento. Você já usou? Qual a mais indicada?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2018, 07:27:55
Você não precisa da 28mm então.
Eu tenho a 24mm IS mas para usar em FF e na mão.

Crop + tripe, eu iria na sigma, lentezinha fantástica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2018, 11:52:12
Você não precisa da 28mm então.
Eu tenho a 24mm IS mas para usar em FF e na mão.

Crop + tripe, eu iria na sigma, lentezinha fantástica.

Muito obrigado pela sugestão e vai de encontro ao que leio aqui no Forum sobre essa lente. "Brigadão".


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2018, 13:33:48
Amigo...eu tenho a Sigma 30 1.4 Art. Comprei ela pra substituir a 28 1.8 que não encontrava (barata) na época, então uso ela em FF, dá pra usar bem de bem.
Só posso falar dela em relação a 28 1.8. A 30mm é melhor, questão de nitidez toda aberta deixa a 28 1.8 no chinelo.

Eu gosto muito dessa lente, me traz resultados muito bons, nos eventos ela ta na camera em 80% do tempo. Se fosse no uso pra aps-c eu usaria bem menos, seriam só para ensaios.
Usei ela um bom tempo na 40D e tenho fotos muito boas, foco muito bom, raras as fotos com foco perdido por culpa da lente.

Ela te dá exatamente o mesmo campo de visão de uma 50mm em FF, então da pra fazer um monte de coisas com ela numa APS-C.
Se quiser te mando alguns RAWs com ela via MP, só que serão em FF, pois não tenho mais cropada. Ah e ela ta a venda tbm...hehe quero uma 35mm.

Agora um detalhe. Entre 28 2.8 IS USM e a 30 1.4 Art a principal diferença está no desenho delas, uma é EF a outra APS-C. se colocar as duas numa APS-C acredito que se igualem, a vantagem da 28mm é o estabilizador, mas a 30mm tem 2 pontos a mais de luz (e desfoque tbm).
Tirando a diferença que citei dos projetos elas praticamente se equivalem ao meu ver. Pq mesmo assim uso em FF e gosto muito a vinheta não é tão absurda e feia assim, chega a ser charmosa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia