Autor Tópico: Incompatibilidade Wacon / LR CC!  (Lida 2715 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Junho de 2018, 14:40:59
Olá pessoal, quero ver se mais alguém teve algum problema parecido.
Certa vez adiquiri uma mesa Wacom CTL470, instalei no meu PC com Win7 64bits, ela funcionava normal no LR 5, porém quando instalei o LR6 ela começou a travar, os controles deslizantes no programa não funcionavam sem que eu precisasse arrastar em "vai e vem" pra eles começarem a se mover. Ai certo dia resolvi atualizar pro LR CC e voltou ao normal e continua assim até hoje.

Agora mês passado minha namorada comprou um note da Dell e ela já tinha uma Wacom CTL480, que funcionava bem no note antigo com o LR 5. Agora nesse novo com o Win 10 64 bits ela funciona, porém quando instalei o LR CC (ultima versão do site da adobe) ela voltou a apresentar o mesmo problema, é um saco pra se usar pincel de recuperação, pois só funciona se eu arrastar um monte. Os controles deslizantes a mesma coisa preciso ficar de um lado pro outro até ele se mexer e poder ajustar onde quero (precisão zero). No ajuste de volume do windows isso tbm aconteceu, baixei o novo drive da mesa no site e funcionou, porém no LR continua igual. Em outros aplicativos adobe funciona normal, Photoshop e Illustrator ela responde conforme eu desenho, já no LR tenho que arrastar uns 2cm pra ela começar a registrar o movimento.
Alguém já passou por algo parecido? Estou usando no meu PC o LR CC 15 com a CTL470 (funcionando perfeitamente) e no Note o LR CC18 com a CTL480.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2018, 14:47:55
Eu tenho uma mesa dessas de um modelo bem antigo, chegou uma hora que ela parou de funcionar corretamente no windows 10... E nunca mais lançaram firmware ou driver novo pro modelo. Comprei um modelo mais recente (CTL-471) e agora tudo funciona normalmente como antes. Às vezes é questão de atualizar o driver (ou firmware, sei lá, rsrs).

Minha mesa nova funciona perfeitamente tanto no LR como no PS. Uso Windows 10 64 bits.

Depois de um tempo eu descobri que algumas pessoas têm feito drivers novos para essas mesas mais antigas por conta própria, pra funcionar no W10. Daí, se for o caso, teria que entrar em fóruns gringos atrás de algo do tipo...
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 14:49:06 por Humberto Yoji »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2018, 15:05:13
Wacom tem incompatibilidade com a Adobe. Incrível né? "Pouca gente" usa ambos... imagina a lambança.

Eu tinha uma Intuos 3 grandona, pelo menos uma vez por dia os botões auxiliares paravam de funcionar. Eu tinha que desligar e ligar novamente.

Me disseram que era problema de driver, atualizei e nada.

Me falaram que era problema na tablet, Comprei uma Intuos 4 grandona.

Mesmo problema.

Me falaram que era problema do meu iMac.

Comprei outro iMac, mesmo problema.

VOltei a usar a Intuos 3 (acho melhor) e comprei um Hub USB com liga/desliga, assim, quando para de funcionar, desligo e ligo sem estragar o conector.

É muita incompetência.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2018, 15:06:26
Agora, este problema seu eu nunca vi.

Tem que entrar no suporte e ficar enchendo os caras.

Não sei se resolve.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2018, 16:53:09
Suporte da Wacon é uma porcaria...

já tive uma mas como só usava para fotografia comprei um mouse mais pro e vendi a mesa...

Incrível uma marca pioneira, praticamente única no mercado lançar produtos caríssimos com falhas.
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 16:53:41 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2018, 18:46:27
Todos esses problemas estão relacionados a driver e Windows.

Tenho uma CTL490 que funcionava perfeitamente no Windows 10,  e de repente virou uma merd@ com todos esses problemas citados quando a Microsoft liberou a versão Fall Creators. A Wacom culpa unicamente a MS e recomenda uma série de procedimentos pra corrigir, e até minimiza (mas não resolve). Pra completar, eles lançaram drivers "corrigindo", mas fizeram mais caca ainda. Tipo, nas últimas versões, qdo vc clica com a caneta e arrasta pra rolar a tela, o cursor não se move junto mais, entre outras coisas.
A solução foi voltar pra última versão funcional e NUNCA mais atualizar!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2018, 21:18:07
Todos esses problemas estão relacionados a driver e Windows.

Tenho uma CTL490 que funcionava perfeitamente no Windows 10,  e de repente virou uma merd@ com todos esses problemas citados quando a Microsoft liberou a versão Fall Creators. A Wacom culpa unicamente a MS e recomenda uma série de procedimentos pra corrigir, e até minimiza (mas não resolve). Pra completar, eles lançaram drivers "corrigindo", mas fizeram mais caca ainda. Tipo, nas últimas versões, qdo vc clica com a caneta e arrasta pra rolar a tela, o cursor não se move junto mais, entre outras coisas.
A solução foi voltar pra última versão funcional e NUNCA mais atualizar!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

OSx também é terrível, como descrevi acima.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2018, 21:28:29
Não estava perto do PC qdo respondi antes, mas a última versão sem problemas com o Windows 10 aqui e a 6.3.28-3, caso alguém queira saber!
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 21:28:43 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2018, 22:52:53
Consegui resolver depois de muito fuçar aqui...
Baixei a versão 6.3.30-2 e ainda permaneceu o problema até eu achar desabilitar no aplicativo d mesa a opção de compatibilidade com o Windows Ink, (algum dispositivo de canetas do windows paa dispositivos touch) ai tudo passou a funcionar normalmente.

Mas essa opção não havia no drive 6.3.23-2 que tinha antes. Só veio aparecer nessa nova, é uma maneira de contornar o problema eu acho.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2018, 23:23:01
desabilitar no aplicativo d mesa a opção de compatibilidade com o Windows Ink
Na correria esqueci de citar isso... É o principal para funcionar!
Se não fizer isso, não funciona direito, independente da versão do driver.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm