Autor Tópico: Apresente um traballho seu e explique o conceito.  (Lida 4795 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 23 de Junho de 2018, 05:13:30
Apresente uma foto, uma serie ou um corpo de trabalho seu e explique o conceito por tras de tal trabalho. Em outras palavras, nos faca a entender ou ver atravez de sua perspectiva, ou atravez do contexto de tal trabalhos.  :snack:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2018, 13:49:18
legal, vou pensar um pouco e depois trago aqui!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2018, 16:33:55
legal, vou pensar um pouco e depois trago aqui!!!

Otimo. :)

Para ir aquecendo o topico...
3 fotos de uma serie que se chama "Prazer e sua compania". Mas comecando pela primeira eu indico a seguinte analise:

-A primeira que seria a relacao entre a mascara referente a peste negra e o "fruto proibido".
-A segunda seria seria a relacao entre o fruto proibido e a garrafa com cera derretida.
-A terceira seria a garrafa com cera derretida e a Mascara.



A simbologia do fruto proibido acho que todos aqui conhecem, pois devem ter conhecimentos biblicos basicos. A mascara referente a perste negra simboliza a morte no sentido historico, mas alem disso, para quem conhece os meus trabalhos still, mascaras em geral simboliza a imagem que nos expomos ao mundo como individuos.

A garrafa em minhas fotos still, em geral simboliza o nosso corpo fisico e a vela ou qualquer coisa que saia da garrafa simbolizando nossa alma, sentimentos e demais simbologias de sentimentos himanos nao fisico. A cera derretida pode ter duas interüretacoes em que o expectador pode preferir ver como queira. A primeira interpretacao da cera derretida seria da dor e lagrimas. A segunda interpretacao seria do prazer e orgasmo. Em ambos os casos, simboliza expressoes corporais referente so sentimento da alma (em nosso corpo, no caso a garrafa).

Diante dessa analise acho que fica mais claro entender o titulo da serie: "Prazer e sua compania".



Nessa segunda foto em que as frutas sao subistituidas por outra mascara, ao qual a interpretacao pode ser dada sobre sendo um casal e a relacao corporal entre eles (garrafa, vela e cera quente).



Nessa terceira foto, lembrando que mascaras nos meus trabalhos tambem remete ao que individuos expoem ao mundo (como se apresentam a sociedade). No caso, a foto apresenta a relacao entre a mascara (ou o individuo) e a atividade praticada, sendo que a fotografia tal como em qualquer expressao artistica ou individual, remete tambem uma atividade prazeroza, mas no caso nao mais no sentido tao sombrio quanto ao da mascara remetente a peste negra (morte), mas ao mero prazer (garrafa com cera derretida).

Mas eh interessante ter em mente que no mundo da arte em geral, o prazer em seu apce eh frequentemente associado ou remetido a alma exalindo de seu corpo (ao qual diretamente ou indiretamente eh associada ao orgasmo). Sendo que o orgasmo nao necessariamente seja sexual, sendo apenas uma sensacao de apce de prazer.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2018, 08:14:06
Croix, tente nao traduzir tanto seu trabalho.
 E tome cuidado para que nao usem antes de vice suas ideas, principalmente projetos. 
Bacana seu trabalho e iniciativa,

« Última modificação: 26 de Junho de 2018, 08:16:41 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2018, 15:17:48
Croix, tente nao traduzir tanto seu trabalho.
 E tome cuidado para que nao usem antes de vice suas ideas, principalmente projetos. 
Bacana seu trabalho e iniciativa,

Podem usar minhas ideias. Eu nao me importo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2018, 03:22:50
 OK :ok:
Falei da traducao porque acho importante ter uma leitura da imagem separado do texto.
O texto pode se sobrepor e fechar a interpretacao da  imagem.

Mas, Vc foi didatico, entendo sua postural. E seu trabalho esta impecavel.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 03:24:23 por Leonardo Tonin »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2018, 10:07:20
Acho que acaba acontecendo com a maioria ( senão todos ) os trabalhos conceituais, uma interpretação diferente de cada um que o vê, da pretendida pelo artista/criador, então explicar ou traduzir o contexto lado a lado acho bem importante, não um entrave. 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2018, 11:42:48
Desculpe mas.. Isto nao e arte conceitual.

Se tirar o texto, o trabalho acima continua funcionando. Se tirar o texto de arte conceitual, a obra morre.

Nao acho entrave, o que estou falando e justamente por ter consideracao ao trabalho apresentado.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 11:58:36 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2018, 12:01:08
A simbologia do fruto proibido acho que todos aqui conhecem, pois devem ter conhecimentos biblicos basicos.

Eu fiquei um tanto encucado com esta parte aqui. Apesar de o fruto proibido não ser definido, normalmente ele é associado com uma maçã que, por sua vez, normalmente é associada à cor vermelha. Como usa foto está P&B, eu, particularmente, não consegui chegar a este conceito pela foto somente. Na foto, as frutas me parecem brancas.

Mas, no geral gostei do conceito.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2018, 12:13:40
Continuando no tópico, eu fiz essa aqui:
Notícia! by Felipe Mendes, no Flickr

No tópico original, algumas pessoas adivinharam o conceito, mas ajuda saber que essas crianças são meus filhos: Davi, 8 anos, e Lara, 6 anos. Pela centralização do banco e pelas posições em que as crianças estão sentadas, dá pra perceber que a foto ficou um tanto desbalanceada, pois há espaço pra outra criança. Obviamente há duas crianças: a maior segura uma casa grande, a menor segura uma casa média, e tem uma casinha ainda sem ninguém segurando. Em janeiro, vai ter um bebê ali.

Eu deveria ter tirado esta foto com um fundo mais neutro, pra não confundir conceitos (casinhas x tijolos), mas as crianças queriam brincar do lado de fora, e foi um custo fazê-las ficarem sentadas 2 minutos pra fazer esta foto.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2018, 12:14:21
     Arte conceitual nao funciona sem a palavra, a assinatura, o texto. E algo que beira ao que seria insanidade, no entanto sem ser.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 12:15:26 por Leonardo Tonin »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2018, 14:16:10
Continuando no tópico, eu fiz essa aqui:
Notícia! by Felipe Mendes, no Flickr

No tópico original, algumas pessoas adivinharam o conceito, mas ajuda saber que essas crianças são meus filhos: Davi, 8 anos, e Lara, 6 anos. Pela centralização do banco e pelas posições em que as crianças estão sentadas, dá pra perceber que a foto ficou um tanto desbalanceada, pois há espaço pra outra criança. Obviamente há duas crianças: a maior segura uma casa grande, a menor segura uma casa média, e tem uma casinha ainda sem ninguém segurando. Em janeiro, vai ter um bebê ali.

Eu deveria ter tirado esta foto com um fundo mais neutro, pra não confundir conceitos (casinhas x tijolos), mas as crianças queriam brincar do lado de fora, e foi um custo fazê-las ficarem sentadas 2 minutos pra fazer esta foto.

Realmente se aqui vc não tivesse explicado, eu não teria entendido nada disso na foto, muito subjetivo pra minha mente, que está sintonizada em outras coisas.

Parabéns pelo próximo rebento!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2018, 14:31:30
Quanto ao fato de descrever a foto com a ajuda de texto, tanto faz, vai de cada um. Além disso, o próprio texto pode ser complicado de se fazer.

Desde desde a época que se colocava fécula de batata em chapas de vidro tem gente que faz e explica as fotos, e eu respeito as duas vertentes, porque é algo bem pessoal.


Pra quem explica, pode acontecer de quem ler entender e gostar ou não gostar da explicação, ou ainda de acharem que a explicação além de não ajudar, desvirtuou a foto.

Pra quem não explica pode ser que pessoas entendam exatamente aquilo que o fotografo pensou, ou então pode ser que ninguém nunca entenda nada nem parcialmente, nem totalmente nada, e o fato de não entender nada, tbm pode ser bom ou ruim.

Só pegando um exemplo clássico, que conversamos outro dia, em outro tópico (está perdido por ai), o que potencializou o trabalho do HCB no famoso livro "Images à La Sauvette" (em 1952), foi justamente o texto onde ele explica o "momento decisivo". Provavelmente, sem o texto talvez o livro demorasse muito muito tempo para ser melhor entendido.

Então pra mim as duas coisas, cada um na sua, ou cada foto cada um decide, não sou a favor e nem contra. Pode ser que em alguns casos eu realmente prefira explicar, bem como em outros não. Eu já produzi séries que não falei nada e ninguém entendeu porr@ nenhuma...
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 14:36:03 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2018, 14:54:07
Em exposicoes, geralmente texto esta em ambiente separado.

Eu gostei muito do texto. Fotos e como vi muito trabalho ser resumido a um significado, EU dei minha opiniao.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2018, 14:55:16
Realmente se aqui vc não tivesse explicado, eu não teria entendido nada disso na foto, muito subjetivo pra minha mente, que está sintonizada em outras coisas.

Parabéns pelo próximo rebento!!!

Obrigado!

Da mesma forma que você, vários amigos não entenderam de primeira, mesmo conhecendo minha família. E, mesmo sem me conhecer, algumas pessoas que mal conheço entenderam (ou chutaram certo). Pode ser aquela coisa do vestido azul/preto ou branco/dourado. Ou a gente vê de cara, ou não vê se não nos explicarem. Quando mostrei a foto pela primeira vez, só dei uma dica de que havia algo ali.