Autor Tópico: Porque os caras só pensam nas cameras???  (Lida 13218 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 04 de Julho de 2018, 16:44:12

Quando saí do filme, eu só aceitava FF mas, quando comprei uma D5100 para minha esposa e vi que dava tudo igual.. me senti uma besta...

Eu pirei ao ver o quanto nos cobravam por uma FF e o quão próximo uma APS-C era, por um sexto do preço
Comecei a questionar a internet a partir deste ponto...


mas e o review da D850 quando sai?  :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #46 Online: 04 de Julho de 2018, 16:58:29

Eu pirei ao ver o quanto nos cobravam por uma FF e o quão próximo uma APS-C era, por um sexto do preço
Comecei a questionar a internet a partir deste ponto...


E que tal testar uma M43 ou uma 1" contra APS-C... será que também vão ficar próximo por preços tão baixos quanto ou até inferiores?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 04 de Julho de 2018, 17:53:37
« Última modificação: 04 de Julho de 2018, 17:54:17 por Roberto Dellano »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #48 Online: 04 de Julho de 2018, 19:46:07
Sabendo ajustar essa deficiência, ISO 1600 atende plenamente.

Acho que estou indo para o caminho correto, então, já que minha FF só vai até ISO 1600 (Canon 5D) e minha compacta com sensor de 1" também fica na mesma faixa...

Ou seja: nem sei o que é fotografar com mais do que ISO 1600 (ou 3200 expandido). :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 04 de Julho de 2018, 20:49:50
Penso que o mais importante para uma boa fotografia é a mensagem e a estética que resulta de cada fotografia mesmo (tem colega aqui que vai adorar isso... :) ).

Mas como isso é mais difícil de perceber sem a pratica, sem a experiência, o raciocínio acaba se desviando para o equipamento, afinal seria ele a porta de entrada para a boa fotografia.

E a natural busca pela melhor fotografia, acaba priorizando a câmera, afinal a sucessão de modelos e avanços tecnológicos, teoricamente possibilitam cada vez mais uma melhor fotografia.

Estariam os avanços tecnológicos mais conectados com a qualidade de imagem do que com o verdadeiro conceito da boa fotografia???

E fazendo uma imersão dentro do contexto equipamento, não seria a lente muito mais importante do que a câmera??? Porque será que a galera prefere se preocupa tanto com possibilidades das câmeras???


Mais importante do que a lente ou a câmera; é a capacidade do fotógrafo. Câmera e lente são apenas o meio.

Pense no Sebastião Salgado. Ele usava câmeras que qualquer Canon ou Nikon ou Sony ou Leika ou qualquer câmera ou lente fazem muito mais do que aquilo que ele usava. Hoje as câmeras tem excelentes recursos. Mas elas sempre serão apenas e somente o meio. O meio é importante, sim, mas é apenas uma parte.

Hoje tem um monte de gente que fala sobre assuntos nada a ver. Tipo "a lente é soft em 1.8" ou "a lente é ruim blábláblá", mas muitos desses apenas culpam o cenário, o equipamento, a lente, a câmera, e acabam esquecendo do óbvio: o equipamento importa muito pouco, raro em casos específicos.

Já vi um fotógrafo americano fazer fotos sensacionais com uma Canon Xt e lente 18-55; um equipamento antigo de entrada e que não possui 30% da tecnologia de uma full frame, por exemplo.

Ao meu ver isso já acontece porque todo equipamento TODO EQUIPAMENTO, seja câmera, seja lente, registra momentos e equipamentos têm limitações; momentos não.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 05 de Julho de 2018, 06:30:37
Acho que estou indo para o caminho correto, então, já que minha FF só vai até ISO 1600 (Canon 5D) e minha compacta com sensor de 1" também fica na mesma faixa...

Ou seja: nem sei o que é fotografar com mais do que ISO 1600 (ou 3200 expandido). :D

a verdade é que se não tem luz suficiente nenhuma câmera faz milagre e aumentar ISO acima de 1600 sem ter pelo menos pontos de luz que vão iluminar a cena só vai degradar o resultado final.

comentei isso num post a um tempo atrás, tenho uma D750 e mesmo ela que dizem que é uma das melhores da Nikon pra ISO não faz milagre em ambientes que tenham pouca luz.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 05 de Julho de 2018, 10:18:06
Mais importante do que a lente ou a câmera; é a capacidade do fotógrafo. Câmera e lente são apenas o meio.

Pense no Sebastião Salgado. Ele usava câmeras que qualquer Canon ou Nikon ou Sony ou Leika ou qualquer câmera ou lente fazem muito mais do que aquilo que ele usava. Hoje as câmeras tem excelentes recursos. Mas elas sempre serão apenas e somente o meio. O meio é importante, sim, mas é apenas uma parte.

Hoje tem um monte de gente que fala sobre assuntos nada a ver. Tipo "a lente é soft em 1.8" ou "a lente é ruim blábláblá", mas muitos desses apenas culpam o cenário, o equipamento, a lente, a câmera, e acabam esquecendo do óbvio: o equipamento importa muito pouco, raro em casos específicos.

Já vi um fotógrafo americano fazer fotos sensacionais com uma Canon Xt e lente 18-55; um equipamento antigo de entrada e que não possui 30% da tecnologia de uma full frame, por exemplo.

Ao meu ver isso já acontece porque todo equipamento TODO EQUIPAMENTO, seja câmera, seja lente, registra momentos e equipamentos têm limitações; momentos não.

De acordo com minha experiencia 99.99% das pessoas (incluindo fotografos profissionais) que ficam falando de limitacao de camera, eh na verdade limitacao da pessoa mesmo e nao do equipamento.

Nao adianta querer fazer suco de laranja ou de frutas sem ter laranja ou frutas. E quem disse que suco tem que ser de frutas? Se tiver cenoura, faz suco de ceneura, se tiver tomate, faz suco de tomate.

Vc nunca tera equipamento para toda e qualquer circunstancia, e nem toda circustancia sera sempre previsivel. Entao como fotografo a pessoa tera sempre que estar preparada a se adaptar, ser flexivel, ter visao e ser criativo.

Se tiver repolho faz suco de repolho... "Mas suco de repolho? que loucura, tem que ter coragem". Balela. Coragem eh ficar se limitando. O que importa eh fazer o suco, nao tem muito o que ficar pensando. Quanto mais perder tempo pensando se faz nao ou, pior. O importante eh ter resultados.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 05 de Julho de 2018, 10:48:27

Nao adianta querer fazer suco de laranja ou de frutas sem ter laranja ou frutas. E quem disse que suco tem que ser de frutas? Se tiver cenoura, faz suco de ceneura, se tiver tomate, faz suco de tomate.

Se tiver repolho faz suco de repolho... "Mas suco de repolho? que loucura, tem que ter coragem". Balela. Coragem eh ficar se limitando. O que importa eh fazer o suco, nao tem muito o que ficar pensando. Quanto mais perder tempo pensando se faz nao ou, pior. O importante eh ter resultados.
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Caraí, então vc tava fazendo suco Márcio???
Conta aí, ficou bom???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 05 de Julho de 2018, 11:44:33
Aqui, fui o primeiro a defender que APS-C consegue ser usado profissionalmente... Com o passar dos anos, mais colegas do forum foram abandonando o FF... No início do digital, o FF era só mantido pela Canon... todas as outras empresas defendiam que FF não era melhor mas, o sucesso da Canon, fez com que todos se convertessem ao FF, e o público passou a entender que APS-C não prestava.

Época tensa...As leis da Física não permitiam que os pixels pequenos do APS-C captassem a luz de casamentos/eventos...  :assobi: ...

Foi nessa época que eu criei o termo "Física Internautica"





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ernesto, eu usava APS-C no estudio em que trabalhava, e quando comecei a trabalhar sozinho, continuei na APS-C.

Para meus casamentos e outros eventos, nunca tive problemas. Absolutamente nunca nenhum cliente me questionou sobre o equipamento.

Já quando é freelance, aí vira aquela frescura, fulano te menosprezando por causa de câmera...

Galera manda um: "E AÍ, MIKE, QUANDO VOCE VAI PASSAR PRA FUFREIME?"

Ou, algo assim: "VOU FICAR COM ESSA CROPADINHA AQUI PRA QUEBRAR UM GALHO, E NO FIM DO ANO EU ENTRO PRA FUFREIME!"

Como se o fufreime fosse uma confraria superior, rsrsrs.

Causo veridico: Fui fazer uma festa de formandos, uma cervejada em chácara. Local aberto, cheio de luzes cênicas, bonitas, um palco com boa iluminação, etc. Daria boas fotos.

Subi o iso da 80d pra 2000, f/3,2 nas fotos individuais, f/4 em dois ou três, velocidade baixinha, coisa de 1/30, pra pegar o fundo, flash TTL -1/3, de frente mesmo, não havia onde rebater luz. O flash saía fraquinho, fraquinho...

Olhei pra outra fotógrafa que tava abordando os formandos, 6d em ISO 1250, f/8 e 1/160. Era cada estouro de luz na cara, que parecia relâmpago...

A diferença entre minhas fotos e as dela, era gigante. Mas ela tinha fufreime, aí já viu né...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #54 Online: 05 de Julho de 2018, 12:04:52
Essa biroska ou é muito ruim ou muito boa, pq não se acha em lugar nenhum...

Tem um review muito bom e detalhado no canal do Armando Vernaglia Jr, dá uma olhada lá.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #55 Online: 05 de Julho de 2018, 12:08:13
Ernesto, eu usava APS-C no estudio em que trabalhava, e quando comecei a trabalhar sozinho, continuei na APS-C.

Para meus casamentos e outros eventos, nunca tive problemas. Absolutamente nunca nenhum cliente me questionou sobre o equipamento.

Já quando é freelance, aí vira aquela frescura, fulano te menosprezando por causa de câmera...

Galera manda um: "E AÍ, MIKE, QUANDO VOCE VAI PASSAR PRA FUFREIME?"

Ou, algo assim: "VOU FICAR COM ESSA CROPADINHA AQUI PRA QUEBRAR UM GALHO, E NO FIM DO ANO EU ENTRO PRA FUFREIME!"

Como se o fufreime fosse uma confraria superior, rsrsrs.

Causo veridico: Fui fazer uma festa de formandos, uma cervejada em chácara. Local aberto, cheio de luzes cênicas, bonitas, um palco com boa iluminação, etc. Daria boas fotos.

Subi o iso da 80d pra 2000, f/3,2 nas fotos individuais, f/4 em dois ou três, velocidade baixinha, coisa de 1/30, pra pegar o fundo, flash TTL -1/3, de frente mesmo, não havia onde rebater luz. O flash saía fraquinho, fraquinho...

Olhei pra outra fotógrafa que tava abordando os formandos, 6d em ISO 1250, f/8 e 1/160. Era cada estouro de luz na cara, que parecia relâmpago...

A diferença entre minhas fotos e as dela, era gigante. Mas ela tinha fufreime, aí já viu né...

As fabricantes de câmeras são muito responsáveis por isso.

Elas inventam termos como "câmera de entrada", "intermediárias", "semiprofissional" , "profissional" como se o fotógrafo estivesse 100% ligado com a câmera. Ex: se tenho uma Rebel, seria "semiprofissional", se tenho uma 80D seria intermediário e se tenho uma Fullframe seria profissional.

Profissional é quem faz dinheiro com fotografia. Não importa o equipamento. Essa é a verdade. Então, esse marketing furado das empresas também colabora para essa onde de baooseiras de equipamentos. Essa semana o Armando Vernaglia postou um vídeo falando disso, achei interessante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 05 de Julho de 2018, 13:29:48
E que tal testar uma M43 ou uma 1" contra APS-C... será que também vão ficar próximo por preços tão baixos quanto ou até inferiores?
O pior é que não. m4/3 acaba ficando tão caro quanto.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 05 de Julho de 2018, 13:59:00
Boa !

Já viu que no site OFICIAL da Canon americana, a 5D é classificada como profissional.

Já no site japonês... não  :assobi:


Nos fazem de trouxa, sabem que as pessoas não cruzam os sites

Para cada país, reclassificam diferente o mesmo produto  :aua:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

No Brasil a Nikon 1 foi lançada como semi pro não foi?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 05 de Julho de 2018, 14:16:24
Penso que não é nada disso, a culpa é das pessoas. Qd Canon fala em profissional, é no sentido de que o equipamento tem especificações e caracteristicas desejadas por um profissional.

Se o cara lê e entende diferente, e problema dele... A Canon agradece o investimento!!!
« Última modificação: 05 de Julho de 2018, 14:17:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 05 de Julho de 2018, 14:33:23
Penso que não é nada disso, a culpa é das pessoas. Qd Canon fala em profissional, é no sentido de que o equipamento tem especificações e caracteristicas desejadas por um profissional.

Se o cara lê e entende diferente, e problema dele... A Canon agradece o investimento!!!

O marketing leva a crer isso com certeza.

"Olha essa câmera tem funções profissionais (manuais) com obturador de dois estágios. Sinta-se um profissional da fotografia"
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.