Autor Tópico: Porque os caras só pensam nas cameras???  (Lida 13210 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Junho de 2018, 14:06:57
Penso que o mais importante para uma boa fotografia é a mensagem e a estética que resulta de cada fotografia mesmo (tem colega aqui que vai adorar isso... :) ).

Mas como isso é mais difícil de perceber sem a pratica, sem a experiência, o raciocínio acaba se desviando para o equipamento, afinal seria ele a porta de entrada para a boa fotografia.

E a natural busca pela melhor fotografia, acaba priorizando a câmera, afinal a sucessão de modelos e avanços tecnológicos, teoricamente possibilitam cada vez mais uma melhor fotografia.

Estariam os avanços tecnológicos mais conectados com a qualidade de imagem do que com o verdadeiro conceito da boa fotografia???

E fazendo uma imersão dentro do contexto equipamento, não seria a lente muito mais importante do que a câmera??? Porque será que a galera prefere se preocupa tanto com possibilidades das câmeras???
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2018, 14:08:04
Ultimamente eu tenho curtido mais as imperfeições que as perfeições.
Penso que o mais importante para uma boa fotografia é a mensagem e a estética que resulta de cada fotografia mesmo (tem colega aqui que vai adorar isso... :) ).

Mas como isso é mais difícil de perceber sem a pratica, sem a experiência, o raciocínio acaba se desviando para o equipamento, afinal seria ele a porta de entrada para a boa fotografia.

E a natural busca pela melhor fotografia, acaba priorizando a câmera, afinal a sucessão de modelos e avanços tecnológicos, teoricamente possibilitam cada vez mais uma melhor fotografia.

Estariam os avanços tecnológicos mais conectados com a qualidade de imagem do que com o verdadeiro conceito da boa fotografia???

E fazendo uma imersão dentro do contexto equipamento, não seria a lente muito mais importante do que a câmera??? Porque será que a galera prefere se preocupa tanto com possibilidades das câmeras???


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2018, 14:13:43
Eu acho que faz parte. Além de fotógrafo, sou músico (atualmente amador). E sempre fui fissurado nos modelos de violões, sempre querendo o mais fodão, com as melhores madeiras, sempre buscando os melhores encordoamentos... Pra mim faz parte do hobby, acredito que pra vários outros tipos de hobby seja a mesma coisa...

Atualmente eu estou bem tranquilo com meu equipamento, mas eu adoro poder sempre comprar e vender, testar todo tipo de câmera e de lente. Mas classifico isso como um hobby paralelo ao da fotografia.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2018, 14:19:51
Acredito que a foto boa seja a foto feita com boa técnica. A foto boa e bonita, aquela feita com técnica + técnicas de composição (estudo de regras, conceitos, linguagem, artes em geral, etc). O equipamento, ajuda na agilidade dos ajustes, pontos de foto, precisão de foco, velocidade de disparos, etc, e as lentes da qualidade da imagem. O problema é que os fotógrafos em geral não conseguem identificar em seu tipo de fotografia, qual dos inúmeros equipamentos se enquadram melhor as suas necessidades.  Até mesmo na escolha das lentes...muitos compram e vendem lentes na base das opiniões de outros e nem pensam nas suas necessidades para comprar, só compram por que alguém falou que lente x é melhor do que y.
Ao rodar pelo fórum o que mais vemos é 50mm 1.8 é melhor que 85mm 1.8? Canon ou Nikon? Fica ou zoom? Fx ou Dx?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2018, 14:36:51
Penso da mesma forma que todos aqui, faz parte supervalorizar o equipamento. Faz parte do não saber a maioria das coisas que envolvem a atividade.

Uma analogia que pode ser feita - e já foi - é a do carro, pois qualquer um vai te levar ao destino escolhido, só que vc sempre vai querer o melhor possível, com mais opcionais, beleza e etc.

Acho tbm que com o tempo, conforme a pessoa vai aprendendo e descobrindo do que gosta e como fazer, ela vai valorizar muito mais técnicas, experimentos, e tratamentos/pós produção - essa última ainda hoje, ou menosprezada ou exagerada - do que o modelo ou marca da câmera.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2018, 15:52:35
Eu acho que faz parte. Além de fotógrafo, sou músico (atualmente amador). E sempre fui fissurado nos modelos de violões, sempre querendo o mais fodão, com as melhores madeiras, sempre buscando os melhores encordoamentos... Pra mim faz parte do hobby, acredito que pra vários outros tipos de hobby seja a mesma coisa...

Atualmente eu estou bem tranquilo com meu equipamento, mas eu adoro poder sempre comprar e vender, testar todo tipo de câmera e de lente. Mas classifico isso como um hobby paralelo ao da fotografia.

Eu nao me chamo de musico pq sou muito ruim e auto didata. Mas se vc me pedir para me dizer o nome de uma marca de violao ou de cordas de violao. Eu nao vou saber dizer nenuma. O meu violao eu comprei indo na loja, pedindo para ver os violoes dentro do mer orcamento e comprei a que eu achava que soava mehor e tinha uma cor bonita. Mais de 5 anos se passaram e eu nunca nem me preocupei em saber qual eh a marca do meu violao.

Quando comecei com fotografia, camera foi a mesma coisa. Eu entrei na loja pedindo para ver cameras dentro do meu orcamento. Vi alguns modelos, fui para casa para pesquisar qual camera se adequava melhor ao que eu queria e por acaso era a camera mais antiga e mais barata entre as que eu vi. Quase 4 anos se passaram e eu so fui comprar uma segunda camera para fotografar casamento. Mais tarde troquei a camera por uma medio formato, e fui "downgrade" ate chegar nas cameras Pinholes. Quanto "menos camera" para mim, melhor eu considerava para minhas fotos.

Eu considero limitacao otimo para a criatividade. O filme Monty Python: Em busca do Clice Sagrado foi feito com tanta limitacao financeira, que tiveram que ser muito criativos para conseguir fazer o filme (como por exemplo usar cocos e atores fingindo que estao calvogando pq nao tinham dinheiro para alugarem cavalos para o filme). O resultado foi um filme que influencia a comedia ate o dia de hoje, considerado por muitos o melhor filme de comedia ja feito em todos os tempos ate hoje em dia.

Com fotografia a mesma coisa. Quando se tem muitas opcoes vc passa mais tempo pensando e analisando qual equipamento usar e menos na fotografia em si. Uma lente fixa te forca a se movimentar para explorar angulos, enquadramento, etc. Uma camera com ISO ate 1600 te forca a pensar em buscar maneira criativas em como fotografar a noite.

O mundo ja tem muita distracao (ate mesmo pq distracao eh um mercado lucrativo). Entao, na hora de tocar ou compor musica ou na hora de fotogafar, quanto menos distracao ao momento e mesagem, melhor. Eh so pegar o equipamento que tem disponivel e moldar a sua criatividade a tal equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2018, 17:08:50
Eu nao me chamo de musico pq sou muito ruim e auto didata.

Nenhuma das duas coisas te impedem de ser chamado de músico. Mas eu digo que era músico porque em uma época da minha vida era minha única fonte de renda...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2018, 18:02:45
Penso que o mais importante para uma boa fotografia é a mensagem e a estética que resulta de cada fotografia mesmo (tem colega aqui que vai adorar isso... :) ).
 

Perfeito , penso da mesma forma , a mensagem e a estetica são a meu ver , a essência daquela fotografia .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2018, 18:12:31

E a natural busca pela melhor fotografia, acaba priorizando a câmera, afinal a sucessão de modelos e avanços tecnológicos, teoricamente possibilitam cada vez mais uma melhor fotografia...
...

São esses excessivos ... " ... avanços  tecnologicos ... " ... que a meu ver criaram uma legião de pseudos fotografos que inundaram o mercado , vociferando conhecimentos de ponto e virgula de rodapés de manuais e equipamentos , mas que na realidademau sabem ligar suas cameras de alta tecnologia .   
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2018, 18:19:13
... não seria a lente muito mais importante do que a câmera .....???
....

Sempre foi e sempre será , uma boa lente é tudo que um bom fotografo necessita ....
Voce pode fotografar com um corpo feito com uma caixa de sapatos , mas NÃO terá bons resultados com o melhor corpo do mundo e uma lente pé  de chinelos
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2018, 18:26:16
... Porque será que a galera prefere se preocupa tanto com possibilidades das câmeras ... ?
...

Acredito que seja pelo simples fato de que , ainda NÃO descobriram que as fabricas vendem tecnologia por gramas e não por quilos .... seja qual for o fabricante , ele anuncia que aquele seu novo produto te dará 0,00001% à mais de qualidade no teu serviço , mas voce mesmo ainda não conhece 10% dos recursos do seu equipamento .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2018, 18:38:08

Cada um DEVE e PRECISA saber de si , suas qualidades , defeitos e limitações dentro da sua profissão e com isso tentar aprimorar seus resultados .

NÃO sou contra trocar de equipamento a cada ano , pois cada um sabe de si . Mas sou contra aquele sujeito torcer o nariz para o meu equipamento só porque ele é antigo e o dele super atual .

Quem tem que analisar e julgar o nosso trabalho são os clientes , pois eles são a nossa fonte de renda . Eu tenho quase 70 anos , e tenho clientes já na terceira geração.  Atendi aos avós , aos pais e estou nos netos . Em contra partida , do meu lado tambem estou na terceira geração  , pois passei muitos para a minha esposa , que repassou outros para a nossa filha . Alguma coisa devemos ter de bom para toda essa fidelidade , e nem porisso os nossos equipamentos são o top do top , muito pelo contrario , alguns são bem antigos , principalmente as lentes .

Achar que a tecnologia resolverá as nossas deficiências é o primeiro passo para ser um profissional medíocre , seja a profissão que for . 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2018, 18:51:33
Eu considero limitacao otimo para a criatividade...


PERFEITO ....  a limitação realmente estimula e muito a criatividade e porque não , por tabela , a qualidade . Grandes nomes de hoje , devem suas vitorias ao fato de terem sido criatvos nas suas limitações , fossem elas pessoais , financeiras , estruturais etc e tal .... O sucesso do motor refrigerado a ar deveu - se a criatidade de Ferdinand Posche , que queria um veiculo para se deslocar no deserto . Arthur Harley e William Davidson desdobraram - se em criatividade na criação de suas motos . Enfim , quanto mais se restringe o ser humano , mais ele se esforça em se superar , mais criativo ele se torna .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2018, 15:07:51
Nenhuma das duas coisas te impedem de ser chamado de músico. Mas eu digo que era músico porque em uma época da minha vida era minha única fonte de renda...

Eu nem cheguei a isso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2018, 16:00:56
Isso acontece em praticamente qualquer área. É uma conversa acessível, a maioria esmagadora dos praticantes é amador, inexperiente, sem muito talento, o equipamento se torna uma linguagem universal que independe do estilo.

Já dei muitos workshops de contrabaixo e o assunto equipamento reina nas discussões. Afinal é a discussão mais rápida, por ser quase sempre mais superficial que discutir técnicas avançadas, harmonia, improvisação, composição, etc.