Autor Tópico: Rokinon 12mm f/2 para Fuji X  (Lida 4760 vezes)

Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Online: 25 de Junho de 2018, 22:54:20
Olá pessoal,

Nosso amigo felipemendes me trouxe uma Rokinon 12mm f/2 e acabei não postando nenhum comentário sobre a lente.
Eu vi que há um tempão atrás o próprio Felipe criou um tópico com algumas fotos bem legais tirada com essa lente.

Minha câmera é essa aqui e achei que o conjunto ficou muito bom. Bonita objetiva, gostei da qualidade.


Fuji X-E3 + Rokinon 12mm f2 by Eduardo Lima, no Flickr

Gostei dos cliques no anel de abertura, coisa que as minhas lentes Fuji não têm.

Não tive oportunidade de fazer boas fotos do céu, e dizem que ela é ótima pra isso.
E como andei bastante ocupado ultimamente, não consegui usar muito a lente ainda.
Não é fácil usar uma lente manual e tão aberta como essa, já percebi que vou precisar de bastante treino.
Notei que eu acabo estourando as fotos sem perceber, coisa que não noto no LCD ou EVF na hora.  :ponder:

E além disso, não tenho conseguido tirar boas fotos na rua, no Rio de Janeiro, por outros motivos.
Confesso que não me sinto à vontade e não gosto da ideia de me concentrar na câmera e perder a noção de quem está por perto...  :(


Largo da Carioca by Eduardo Lima, no Flickr

Abraços! Obrigado, Felipe!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2018, 01:33:29

O conjunto ficou realmente bonito de se ver , o local tambem é muito legal , mas tambem é a maior concentração de trombadinhas , batedores de carteiras e trambiqueiros do rio de janeiro . Já foi um lugar muito legal o largo da carioca no centro , ponto central de saidas e conexões de bondes .

Andei pensando em abrir um topico das lentes rokinon , com opiniões diversas a cerca dessas lentes , pouco conhecidas , muito baratas , com qualidade ( NÃO são uma zeiss , mas ajudam e fazem bem seu trabalho ) e de foco manual . Tenho duas , uma 12 f 2.8 fisheye full frame e uma 24 f 1.4 tambem full frame .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2018, 09:03:25
O conjunto ficou realmente bonito de se ver , o local tambem é muito legal , mas tambem é a maior concentração de trombadinhas , batedores de carteiras e trambiqueiros do rio de janeiro . Já foi um lugar muito legal o largo da carioca no centro , ponto central de saidas e conexões de bondes .

Andei pensando em abrir um topico das lentes rokinon , com opiniões diversas a cerca dessas lentes , pouco conhecidas , muito baratas , com qualidade ( NÃO são uma zeiss , mas ajudam e fazem bem seu trabalho ) e de foco manual . Tenho duas , uma 12 f 2.8 fisheye full frame e uma 24 f 1.4 tambem full frame .
Abra, tenho duas lentes que adoro, a 12mm f2 e a 21mm 1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2018, 09:10:16
A Rokinon 12 é uma excelente lente. O único problema que vi nela é que a escala de distâncias não me parece muito correta, mas se for usar peaking para focalizar não tem problema, além disso a profundidade de campo dela é imensa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2018, 09:10:43
Hoje eu tenho a 12mm, uma 8mm f/2.8 fisheye e tinha uma 85mm f/1.4. A que gostei menos foi a 85mm. Todas as outras são muito legais. Se eu não tivesse a Fuji 35mm, compraria a Rokinon 35 f/1.2.

Acho que a sua deve ter sido a terceira lente dessas que eu levo pro Brasil. Um clássico instantâneo.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

« Última modificação: 26 de Junho de 2018, 09:22:19 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2018, 09:26:51
Depois de muito ler, estou pensando seriamente em partir pra X-E3 pra começar a mexer e conhecer o sistema da Fuji.

Apesar de que ela não entra em nenhum dos dois contextos iniciais que tinha em mente. O primeiro substituir o sistema Nikon nos trabalhos pagos, acho que primeiro preciso conhecer o sistema para depois ir para uma câmera mais pro (entenda-se cara). O segundo contexto é que queria uma câmera compacta para usar nos momentos de descontração e pessoais.

Enfim, apesar da E3 não entrar nesses dois contextos, ela é lindona tanto no corpo quanto no soft bem projetado com funções muito interessantes.  :wub:  :wub:  :wub:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2018, 09:31:52
Ela é bem pequena, especialmente com a 27mm 2.8 ou a 18mm f2.

Uma XE3 e uma 18mm f2 voce consegue fazer documental por exemplo.


Aliás, embora eu tenha a 10-24 e talvez em breve tenha a 16mm 1.4 eu comprarei a 18mm f2 pra usar em conjunto com a xe3 e a 27mm.

Um belo conjunto pankake.


Depois de muito ler, estou pensando seriamente em partir pra X-E3 pra começar a mexer e conhecer o sistema da Fuji.

Apesar de que ela não entra em nenhum dos dois contextos iniciais que tinha em mente. O primeiro substituir o sistema Nikon nos trabalhos pagos, acho que primeiro preciso conhecer o sistema para depois ir para uma câmera mais pro (entenda-se cara). O segundo contexto é que queria uma câmera compacta para usar nos momentos de descontração e pessoais.

Enfim, apesar da E3 não entrar nesses dois contextos, ela é lindona tanto no corpo quanto no soft bem projetado com funções muito interessantes.  :wub:  :wub:  :wub:
« Última modificação: 26 de Junho de 2018, 09:33:16 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2018, 09:34:28
Uma foto aqui do taxi...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2018, 09:39:20
Um street de dentro do taxi
« Última modificação: 26 de Junho de 2018, 09:39:59 por cfcsosa »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2018, 09:40:31
Bem menor que qualquer DSLR.
Ficou bem legal o conjunto com a 27mm.  :wub:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2018, 10:05:35
Hoje eu tenho a 12mm, uma 8mm f/2.8 fisheye e tinha uma 85mm f/1.4. A que gostei menos foi a 85mm. Todas as outras são muito legais. Se eu não tivesse a Fuji 35mm, compraria a Rokinon 35 f/1.2.

E a Mitakon 35mm f/0.95? Já pensou nessa?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2018, 10:08:53
E a Mitakon 35mm f/0.95? Já pensou nessa?
Já. Mas a Fuji 35mm é realmente muito boa. Não cogito me desfazer dela, e também não penso em ter mais uma 35mm. Esta DF está muito bem servida pra mirrorless.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2018, 14:51:01
Já. Mas a Fuji 35mm é realmente muito boa. Não cogito me desfazer dela, e também não penso em ter mais uma 35mm. Esta DF está muito bem servida pra mirrorless.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Mas entre a Rokinon e a Mitakon 35mm você tem alguma opinião formada?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2018, 15:27:33
Mas entre a Rokinon e a Mitakon 35mm você tem alguma opinião formada?
Não... Nunca usei nada da Mitakon. Me parece equivalente, mas não posso afirmar.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2018, 23:26:17
Essa Mitakon é muito legal, porém é cara e o t-stop dela é de lente 1.4 não 0.95, mas o f-stop é 0.95.