Autor Tópico: Rokinon 12mm f/2 para Fuji X  (Lida 4750 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2018, 02:06:16
Essa Mitakon é muito legal, porém é cara e o t-stop dela é de lente 1.4 não 0.95, mas o f-stop é 0.95.

 :aua: :aua:

Ineficiente assim? Menos um motivo pra eu me aventurar fora da Fuji 35mm f/1.4.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2018, 10:54:16
Sugestões para as dificuldades descritas pelo criador do tópico:
- Use focus peaking, mas foque na maior abertura, f/2, e depois reduza para a desejada. Quando você diminuir a abertura para algo em torno de f/8 ou f/11, depois de focado, vai ficar praticamente cravado onde você queria antes. Digo praticamente, pq ao reduzir a abertura o plano de foco muda um pouco, mas o hiperfocal dessa lente é tão grande que não fará diferença. Esse método é um pouco mais prático do que ficar tentando encontrar o melhor foco em uma abertura muito pequena, que no caso do focus peaking deixa praticamente tudo "em foco".
- Coloque o histograma no EVF, ele ajuda muito na hora de visualizar se algo está estourado. Com o tempo você vai até esquecer a barra de fotometria e só usar o histograma, ele apresenta muito mais informações do que você pode imaginar.


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2018, 20:36:04
Sugestões para as dificuldades descritas pelo criador do tópico:
- Use focus peaking, mas foque na maior abertura, f/2, e depois reduza para a desejada. Quando você diminuir a abertura para algo em torno de f/8 ou f/11, depois de focado, vai ficar praticamente cravado onde você queria antes. Digo praticamente, pq ao reduzir a abertura o plano de foco muda um pouco, mas o hiperfocal dessa lente é tão grande que não fará diferença. Esse método é um pouco mais prático do que ficar tentando encontrar o melhor foco em uma abertura muito pequena, que no caso do focus peaking deixa praticamente tudo "em foco".
- Coloque o histograma no EVF, ele ajuda muito na hora de visualizar se algo está estourado. Com o tempo você vai até esquecer a barra de fotometria e só usar o histograma, ele apresenta muito mais informações do que você pode imaginar.

Anotado!
 :clap: :ok:


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2018, 15:48:50
Eu curto muito a 12m...

Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2018, 18:28:22
Eu curto muito a 12m...

Bela foto! Parabéns!  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2018, 18:49:53
Eu curto muito a 12m...


Essa ficou ótima


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2018, 23:02:28

Notei que eu acabo estourando as fotos sem perceber, coisa que não noto no LCD ou EVF na hora.  :ponder:



Você usa o histograma RGB em tempo real?  Além do histograma propriamente dito, são mostradas todas as áreas  com a luz estourada na imagem mostrada tanto no EVF quanto no LCD.  O que achou dele?

http://fujifilm-dsc.com/en/manual/x-e3_v12/images/osd_sm_histgram-rgb.png

http://fujifilm-dsc.com/en/manual/x-e3_v12/about_this_camera/display/index.html#choosing   (vá até o final da página...)

A X-T20 (minha atual câmera) recebeu este histograma na versão 2.0 do "firmware". A X-E3, se não me engano, já veio com ele desde o lançamento (assim como a X-H1). Tem que habilitar algum "function button" para poder utilizá-lo.

A exceção da X100F, todas as câmeras X-Trans de 24MP receberam este histograma, que surgiu pela primeira vez na GFX-50S.


Gostei da foto, tirada a partir do Convento de Santo Antônio  :ok:


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #22 Online: 05 de Julho de 2018, 00:16:45

Você usa o histograma RGB em tempo real?  Além do histograma propriamente dito, são mostradas todas as áreas  com a luz estourada na imagem mostrada tanto no EVF quanto no LCD.  O que achou dele?

http://fujifilm-dsc.com/en/manual/x-e3_v12/images/osd_sm_histgram-rgb.png

http://fujifilm-dsc.com/en/manual/x-e3_v12/about_this_camera/display/index.html#choosing   (vá até o final da página...)

A X-T20 (minha atual câmera) recebeu este histograma na versão 2.0 do "firmware". A X-E3, se não me engano, já veio com ele desde o lançamento (assim como a X-H1). Tem que habilitar algum "function button" para poder utilizá-lo.

A exceção da X100F, todas as câmeras X-Trans de 24MP receberam este histograma, que surgiu pela primeira vez na GFX-50S.


Gostei da foto, tirada a partir do Convento de Santo Antônio  :ok:

Recentemente passei a usar o histograma, mas não o RGB, na tentativa de perceber melhor o resultado.
Pode parecer controverso, mas não gosto de informação demais na tela (LCD ou EVF). Mas vou seguir a sua sugestão, principalmente com as lentes manuais ou situações mais difíceis.

Obrigado!  :ok:



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Julho de 2018, 06:39:47
Recentemente passei a usar o histograma, mas não o RGB, na tentativa de perceber melhor o resultado.
Pode parecer controverso, mas não gosto de informação demais na tela (LCD ou EVF). Mas vou seguir a sua sugestão, principalmente com as lentes manuais ou situações mais difíceis.

Obrigado!  :ok:

Interessante esse seu modo de pensar, que vai no que eu penso também. Muita informação na tela acaba escondendo a imagem real.

Algo parecido como imagino ser pilotar um avião só por instrumentação.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #24 Online: 08 de Julho de 2018, 14:59:58

Pode parecer controverso, mas não gosto de informação demais na tela (LCD ou EVF).


Ao contrário do histograma de luminância, que fica sobreposto. "full time" à imagem quando está habilitado, o histograma RGB só pode ser acionado por meio de um "function button" previamente programado no "menu".  Nas minhas X-T20 eu desabilitei o histograma de luminância e selecionei o botão (Fn) que fica ao lado do botão do "obturador / liga-desliga" para acionar o histograma RGB quando precisar dele.

Para remover o histograma RGB da tela basta pressionar qualquer outro botão da câmera.

A configuração do histograma RGB em tempo real é a mesma, tanto para o LCD quanto para o EVF.

No modo "review" (foto já feita), o histograma RGB é habilitado automaticamente (aparece mais uma "tela" para visualização, como acontece com algumas DSLR).


Também não curto excesso de informação na tela, principalmente quando está sobreposta à imagem. Ainda bem que os EVF/LCD das Fuji são bastante configuráveis!  Uma coisa que gosto bastante nas Fuji é que posso configurar o EVF/LCD de forma que tenham a mesma apresentação gráfica e as mesmas informações, independente da câmera ser uma X-T20 / X-E3 ou GFX-50S :D


Boa semana a todos :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2018, 15:19:54 por Fábio Kruschewsky Lemos »