Autor Tópico: Fotógrafo renomado é acusado de assédio e estupro  (Lida 11023 vezes)

Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Online: 26 de Junho de 2018, 11:25:12
Mais alguém viu essa?

https://claudia.abril.com.br/noticias/fotografo-renomado-e-acusado-de-assedio-e-estupro/

https://www.julianocoelho.com/

Instagram com prints de conversas e relatos
https://www.instagram.com/julianocoelhodenuncia/

Me lembrou uma discussão antiga no forúm sobre nú artistico e toque em modelos.

complicado...
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2018, 11:31:08
Estava lendo essa notícia ontem hein. Complicadíssimo. Se for tudo verdade ele já era. Acabou com a vida e profissão. Nunca mais vai ter sossego na vida

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2018, 11:37:25
Essa foi de lascar! O cara era uma referência, respeitado por muita gente pelo trabalho que fazia, procurado por várias pessoas pra ser fotografado... Tem mulher e filha, abusou de clientes e alunas, tem dezenas de relatos. E pensar que eu quase fiz o workshop dele! Não dá pra tolerar um tipo desses. Pessoas que se aproveitam de suas posições, de situações.

Daí o cara vai lá, faz um pedido de desculpas, abandona a profissão e beleza... Tem é que ser julgado e preso!

O foda é saber que esse é só um dos casos...


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2018, 11:41:24
Pelo tratamento que segundo as vítimas ele dava à elas, mesmo sem tocar, já não era um tipo de  tratamento que ao meu ver um profissional deve ter com clientes. Ainda mais sendo pai de família.
Uma pena, pra ele como pessoa e para todas as vítimas, ou seja, acabou com a vida dele e de muitas pessoas e famílias.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2018, 11:42:41


O foda é saber que esse é só um dos casos...

Acho que agora que alguém tomou a iniciativa vão aparecendo mais pessoas



Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2018, 11:49:24
Pelo tratamento que segundo as vítimas ele dava à elas, mesmo sem tocar, já não era um tipo de  tratamento que ao meu ver um profissional deve ter com clientes. Ainda mais sendo pai de família.
Uma pena, pra ele como pessoa e para todas as vítimas, ou seja, acabou com a vida dele e de muitas pessoas e famílias.

Já ouvi umas pessoas comentando que o tratamento dele não era dos mais adequados mesmo, mas até aí é difícil caracterizar abuso. Mas quando ele toca nas clientes, abraça as mulheres nuas, tira a calcinha, tudo sem consentimento, daí a coisa muda de figura. E são muitos relatos de abuso e pelo menos um relato de estupro.

Perder o emprego é punição pra quem desrespeita contrato. Quem é suspeito de abuso, assédio e estupro tem que encarar a lei. Eu lamento muito pela família dele, lamento muito mais ainda pelas vítimas dele, mas não tenho um pingo de compaixão por ele.


Acho que agora que alguém tomou a iniciativa vão aparecendo mais pessoas

Exato, no caso do Juliano, depois do primeiro relato, outros foram aparecerendo. Mas sempre tem outros fotógrafos, volta e meia a gente ouve umas notícias desse tipo...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2018, 13:42:30
Estava lendo essa notícia ontem hein. Complicadíssimo. Se for tudo verdade ele já era. Acabou com a vida e profissão. Nunca mais vai ter sossego na vida

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

O que pega é que ele não acaba só com a carreira dele, deixa zoada toda a profissão de fotógrafo, bem como mancha a imagem do brasileiro igual aquele grupo fez na Rússia.

Lamentável.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2018, 13:55:44
O que pega é que ele não acaba só com a carreira dele, deixa zoada toda a profissão de fotógrafo, bem como mancha a imagem do brasileiro igual aquele grupo fez na Rússia.

Lamentável.
Exatamente, os reflexos na profissão são imediatos. E as pessoas em sua maioria não vão querer filtrar nada. Ensaios desse tipo por exemplo, muita gente que tem vontade já não vai fazer mais.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2018, 14:04:27
Acho que inicialmente afeta para a área, de ensaios sensuais, não vejo muito como isso afetar diretamente as outras áreas. Mas claro que pode acontecer.

Por isso acho importante também não deixar o assunto morrer sem que os acusados sejam julgados. Sem impunidade. Se os próprios fotógrafos, como uma categoria, mostrarem indignação com esse fato, ajuda a dar credibilidade a quem anda na linha. Mas se os fotógrafos ficarem omissos, vão estar sendo coniventes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2018, 15:28:26

Me lembrou uma discussão antiga no forúm sobre nú artistico e toque em modelos.

complicado...

O problema claramente nao eh o nu artisticoe nem o toque. Segundo a noticia sao varias denuncias com esse comportamento padrao:

Juliano se aproveitava do ofício e relativa fama para despir e tocar mulheres – modelos ou aspirantes a fotógrafasmesmo contra vontade delas. E vendia como sendo natural o fato de ficar visivelmente excitado enquanto as fotografava. Quando repreendido, passava a se comportar de forma hostil ou desentendida e chegava a não entregar os trabalhos, segundo relatos.

Eu nao vejo nada de complicado mas apenas mal caratismo e falta de profissionalismo, se realmente sao varios relatos confirmando o mesmo comportamento padrao.

Complicado eh ele ter uma barba quase igual a minha. Da licenca que eu vou ali fazer a barba.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2018, 15:30:44
O problema claramente nao eh o nu artisticoe nem o toque. Segundo a noticia sao varias denuncias com esse comportamento padrao:

Juliano se aproveitava do ofício e relativa fama para despir e tocar mulheres – modelos ou aspirantes a fotógrafasmesmo contra vontade delas. E vendia como sendo natural o fato de ficar visivelmente excitado enquanto as fotografava. Quando repreendido, passava a se comportar de forma hostil ou desentendida e chegava a não entregar os trabalhos, segundo relatos.

O problema com certeza não é o nú artístico mas com toda razão não há motivos para ter toque. Fotografia não precisa de toque, quem quer tocar faz artes plásticas com ênfase em escultura.
« Última modificação: 26 de Junho de 2018, 15:32:05 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2018, 16:32:03
O problema claramente nao eh o nu artisticoe nem o toque....

Você toca as moças que fotografa (nua ou quase)?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2018, 16:35:35
Você toca as moças que fotografa (nua ou quase)?

Também to curioso pra saber isso.  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2018, 17:19:24
Fico feliz de não encontrar eco aqui para pensamentos toscos do tipo que passam pano para caras assim.

Eu imagino o trauma pra uma moça quando um sujeito desses se aproveita... :(


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2018, 17:26:12
Fico feliz de não encontrar eco aqui para pensamentos toscos do tipo que passam pano para caras assim.


não crie expectativas ainda, vai aparecer...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.