Autor Tópico: Fotógrafo renomado é acusado de assédio e estupro  (Lida 11022 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #75 Online: 29 de Junho de 2018, 17:33:26
PQP cara vc não se cansa?

Nada impede um ex aluno de ter uma relação afetiva amorosa com um ex professor.

e mesmo assim olha a caca que isso pode dar...

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/reporter-do-new-york-times-e-alvo-de-escutas-do-governo-americano-apos-affair-com-fonte/

Esse eh um caso bem especifico: "Evitar conflitos de interesse é um princípio básico do jornalismo e o envolvimento íntimo com uma fonte é estritamente proibido."

A minha pergunta foi, o que ha de errado em um fotografo e modelo sairem em um encontro apos o trabalho?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #76 Online: 29 de Junho de 2018, 17:50:05
Desculpa galera. Mas por que a discussão chegou nisso?
O post era sobre um possível comportamento inadequado de um outro colega.
Na boa. A gente não tem nem dados suficientes pra supor nada. Menos ainda pra julgar o cara.
A discussão é sobre o comportamento em relação às modelos.
Eu tenho pra mim o seguinte: a ética é um valor pessoal / social. Portanto ela é variável.
Agora a lei não.
Se tocar uma modelo com malícia e com intenção sexual é assédio e estupro. Se o cara fez ou não. Bom aí são outros quinhentos.
Mas se alguém aí faz ou fez isso, fique esperto. Vai topar, cedo ou tarde, com alguém que vai se incomodar a ponto de denunciar. Aí ferrou-se! As outras denúncias vem a galope, pois as pessoas que ficaram só um pouco incomodadas e seguiram suas vidas, irão perceber que aquilo foi assédio.

Croix, fiquei curioso... Me conta essa história do "mulherada" aí... Acho que PODE SER sobre isso que falávamos algumas páginas atrás sobre mudança de comportamento em relação às mulheres...

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Faz muitos anos entao eu so lembro que chamei um grupo de mulher de "mulherada". Nao lembro mais se foi pq perguntaram por alguem e eu sugeri para conferir com a mulherada (grupo de mulheres que estavam juntas proximo dali), ou se foi quando sugeri para que os homens se juntassem com a mulherada, pq o ambiente estava dividido entre grupos de homens e grupos de mulheres. Mas o fato eh que se ofenderam com a palavra mulherada.

Eu ate cogitei que talvez o significado da palavra seja diferente para eles (Gauchos ou mineiros, ja nao lembro pq foi ha muito tempo), entao eu expliquei que em Sao Paulo mulherada significa grupo de mulheres sem nenhum sentido denigrente. Mas colocaram na cabeca que eu tinha algo contra as mulheres e estava sendo machista.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #77 Online: 29 de Junho de 2018, 18:11:33
mesmo depois do trabalho, se cuida
uma vez... ok

Se vc quer dizer que ser um womanizer em ambiente de trabalho eh perigoso. Nisso eu concordo. Isso pode abacar em ciumes, brigas e o fotografo ser visto como aproveitador.

Eu me refiro a casos eventuais e naturais em que simplesmente rola um clima entre duas pessoas, onde o fotografo nao vai ao trabalhao pensando/cogitando sair (ou dar em cima) com as modelos que fotografa.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #78 Online: 30 de Junho de 2018, 11:04:58
Desculpa galera. Mas por que a discussão chegou nisso?

Tô tentando entender também...


Eu tenho pra mim o seguinte: a ética é um valor pessoal / social. Portanto ela é variável.

Bem o que eu penso também...


Se tocar uma modelo com malícia e com intenção sexual é assédio e estupro. Se o cara fez ou não. Bom aí são outros quinhentos.

O cara fez. Assumiu publicamente e pediu desculpas. Não alivia nada "eticamente" falando, mas deve servir de atenuante na lei.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 30 de Junho de 2018, 14:04:19
Nos estavamos conversando  postura Com clientes.  Confusoes que podem acontecer. Se para vc saiu do topico, me desculpe.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #80 Online: 30 de Junho de 2018, 22:08:45
Sem querer reacender os ânimos, mas dos tópicos que acompanho e o colega "que não sabe escrever" participa, é raro não desandar e virar briga!

 :ponder: :ponder:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #81 Online: 30 de Junho de 2018, 22:43:23
Tudo indica que ele vai voltar a fotografar, um perfil que aparenta ser a esposa dele está lá ameaçando de processar todo mundo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #82 Online: 30 de Junho de 2018, 23:20:06
Tudo indica que ele vai voltar a fotografar...
Achei precipitado e imaturo falar que ia abandonar!

...um perfil que aparenta ser a esposa dele está lá ameaçando de processar todo mundo.
Aí, além de bandido, é ser muitooo cara de pau!
E a mulher bem à toazinha se tiver tomado essa postura mesmo...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #83 Online: 30 de Junho de 2018, 23:28:36
Achei precipitado e imaturo falar que ia abandonar!

Eram palavras dele mesmo...

Se voltar mesmo, vai ter muita coisa pra explicar. A começar pelos textos que deixou no site e no instagram logo após as primeiras denúncias. Textos que ele agora apagou, mas que com certeza tem muito print por aí. Texto que eu li pessoalmente, no site dele (mas não tirei print porque não achei que ele fosse recuar da confissão).

Esse assunto ainda vai longe...
« Última modificação: 30 de Junho de 2018, 23:35:34 por Humberto Yoji »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #84 Online: 30 de Junho de 2018, 23:36:04
Eram palavras dele mesmo...

Se voltar mesmo, vai ter muita coisa pra explicar. Esse assunto ainda vai longe...
Não fui claro rsrs
Achei precipitado e imaturo ele falar que ia abandonar!

Com certeza ainda vai dar o que falar, mas uma coisa é certa: (muito) rapidinho ninguém lembra disso mais (como o bom brasileiro faz com tudo que é abuso - seja político, social, econômico, etc - que sofre) e o cara estará na crista da onda de novo (se é que já esteve de verdade)!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #85 Online: 01 de Julho de 2018, 00:53:19
Tudo indica que ele vai voltar a fotografar, um perfil que aparenta ser a esposa dele está lá ameaçando de processar todo mundo.

Então, lembra do que eu falei lá em cima, que uma coisa era denúncia e outra era difamação? Pois é. Uma coisa é coletar denúncias sobre uma pessoa, outra é publicar uma foto desta pessoa com a hashtag "fotografoabusador".

Esse caso ainda vai longe...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #86 Online: 01 de Julho de 2018, 02:19:52
Mas sabe o que é pior de tudo? Depois do assedio, claro.
São os fotógrafos de ensaio sensual correndo para fazer lives no instagram, youtube, textão em blog sobre o caso mas com o nítido intuito de se promover em cima da tragedia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 01 de Julho de 2018, 02:35:23
Eu acho que tem que acenturar uma coisa muito importante.       Tristeza

Eu nao tenho pena do fotografo, pois os relatos sao bem pesados, envolvendo estupro.

Apesar de ser do ser humano sentir atracao, o fotografo esta ali prestando um servico fotografico, nao esta ali para forcar a barra, assediar e ser pago para fazer sexo.                                                         

Talvez outros profissionais que trabalham com nu  estejam tentando conseguir alguma credibilidade.   




« Última modificação: 01 de Julho de 2018, 02:51:59 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #88 Online: 01 de Julho de 2018, 02:47:19

Eu tenho pra mim o seguinte: a ética é um valor pessoal / social. Portanto ela é variável.
Agora a lei não.
Eh basicamente isso que eu estou dizendo, e motivo de eu discordar de alguns pontos apresentados aqui no topico. Sair com colega de trabalho ou cliente pode ser anti-etico para vc ou algum profissional. Eh uma escolha pessoal. Mas nao eh anti-etico no sentido de que fotografos jamais devam sair com clientes e modelos como se fosse errado.


Sem querer reacender os ânimos, mas dos tópicos que acompanho e o colega "que não sabe escrever" participa, é raro não desandar e virar briga!

 :ponder: :ponder:


Vc se refere a mim?
Eh rarissimo eu brigar com alguem aqui no forum. Eu posso contar nos dedos os casos em que eu tive briga com alguem.

Ja discordancia de fato eu com muita frequencia discordo demuita gente em varios topicos, ao qual eu nao enxergo como briga mas apenas como troca de opinioes e conversa como qualquer outra.

Mas sabe o que é pior de tudo? Depois do assedio, claro.
São os fotógrafos de ensaio sensual correndo para fazer lives no instagram, youtube, textão em blog sobre o caso mas com o nítido intuito de se promover em cima da tragedia.

Eu notei isso em um link que compartilharam nao sei se nesse ou no outro topico. Eh curioso que querem transmitir uma imagem de moralidade quando estao tentando se aproveitar de uma tragedia para se promoverem.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 01 de Julho de 2018, 03:03:51
Sempre tem alguns comentarios e intrigas em foruns de fotografia ... pena.