Autor Tópico: Acervo fotográfico de Hitler  (Lida 12237 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2018, 13:59:36
Agora sobre O Regime. Não podemos esquecer que se tratava de um regime totalitarista. Ou seja. Ou o cara aceitava, ou sucumbia / sumia.

Concordo plenamente, não tem como culpar o povo alemão pelas atrocidades do Reich, nem mesmo por não saber do que acontecia nos bastidores. Só lamento nos dias de hoje, com toda a informação disponível, ainda existem grupos de neonazistas e supremacistas por aí...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2018, 15:29:05
Impressionante como tudo que rodeava Hitler era em em grande escala, enorme escala até; quantidade de pessoas, monumentos, construções, bandeiras, luxo, ostentação...

Não fossem as porcarias que o cara fez, dava até para admirar a capacidade dele de angariar seguidores.

Tudo isso foi muito bem pensado. Hitler nao conseguiu ser bem sucedido como artista mas usou de maneira maestria seus conhecimentos artisticos. Se vc prestar atencao vera que tem muita semelhanca com a Imagem do imperio Romano (banderinhas, gestos, etc), eh como ele visualizava a Alemanha e era a imagem que queria transmitir a populacao.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2018, 15:37:12
Tem um filme que fala justamente sobre isso: Hitler magicamente viaja pro futuro, aterrisando nos nossos dias. E vira sucesso nas redes sociais. O começo do filme é hilário, e o final leva a pensar. Aparentemente várias cenas foram filmadas com pessoas normais, não atores. Recomendo fortemente. O filme se chama Look who's back, e acho que está no Netflix.

Achei no Netflix. Muito bom. Recomendo. Obrigado pela dica.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2018, 17:33:54
O cara era um doente fanático e ufanista, e o holocausto foi uma das passagens mais lamentáveis da história da humanidade. Mas não tem como não dizer que ele foi extremamente competente no que se propôs a fazer. E aí que mora o perigo, mesmo hoje em dia um cara desses tem a admiração de algumas pessoas...

Acho que vivemos um momento no planeta meio extremo, e a pulverização da informação, certa e errada, real e falsa, boa e má concorrem em igual força, ideal para que ocorra algo parecido. Isso fica claro na polarização de tudo, na falta de coerência e unicidade de ideias, os extremismos, a desinformação ( da boa informação ), a má educação, consequentemente o medo e o desespero, coisas que levam as pessoas a tomar atitudes duvidosas.

Yoda era sábio: - Medo leva a raiva, raiva leva ao ódio e ódio leva ao lado negro da força!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2018, 18:26:00
Acho que vivemos um momento no planeta meio extremo, e a pulverização da informação, certa e errada, real e falsa, boa e má concorrem em igual força, ideal para que ocorra algo parecido. Isso fica claro na polarização de tudo, na falta de coerência e unicidade de ideias, os extremismos, a desinformação ( da boa informação ), a má educação, consequentemente o medo e o desespero, coisas que levam as pessoas a tomar atitudes duvidosas.

Yoda era sábio: - Medo leva a raiva, raiva leva ao ódio e ódio leva ao lado negro da força!

Na época, era a falta de informação. Hoje acho que é o excesso.

A maioria lê a manchete e acha que já sabe o suficiente pra discutir o assunto e, pior ainda, pra passar adiante. Tenho um tio que passa no grupo do whatsapp (sempre tem um tio) notícias com link, sendo que boa parte das vezes, a própria manchete diz que a notícia é falsa. Mas, claro, mais fácil ler algo no whatsapp que procurar a informação verdadeira. E, claro, a notícia falsa tem por intenção sempre beneficiar ou prejudicar alguém.

Detalhe que normalmente é mais fácil detectar a notícia falsa, quando a gente já tem alguma prática. Mas, sem prática, a galera continua acreditando e divulgando notícia falsa...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2018, 03:38:23
Na verdade eh apenas a historia se repetindo. 1929 teve a grande crise economica e 2008 teve a maior crise desde 1929. Apos isso vem achatamentos de salarios, aumento de custo de vida, maior dificuldade de mobilidadesocial. Consequentemente populismo, entrao trade war e finalmente guerra.

A grande diferenca entre hoje e aquela epoca eh tecnologia que faz com que onivel de desemprego pos crise nao atingisse o mesmo da de pos crise de 1929. E guerra pq hoje em dia nacoes de lideranca economica e politica sao mais precavidos para evitar guerras tambem por questoes technologica suponho eu.

Mas nada ate agora nenhuma surpresa. Isso nao tem la muito haver com ter informacao ou nao. Informacao ou desinformacao eh o de menos. A questao eh no que as pessoas "querem acreditar" e as midias e groupos de informativos veem para atender tais demandas.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2018, 14:57:17
Vi partes daquele filme
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2018, 16:37:42
Vi partes daquele filme

Se é o "Look who's back" (Er ist wieder da no original alemão), recomendo ver, sim. É impressionante ver como ideias defendidas por Hitler ainda encontram terreno fértil nos dias de hoje.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2018, 03:27:09
Se é o "Look who's back" (Er ist wieder da no original alemão), recomendo ver, sim. É impressionante ver como ideias defendidas por Hitler ainda encontram terreno fértil nos dias de hoje.

Esses terrenos ferteis sao mantidos pelos mesmos modelos corporativos e relacao politica/economica que nao eh diferente da epoca do Hitler.

Veja que os maiores defensores de hitler na epoca tinham uma certa paranoia que via Hitler como alguem que os salvariam e protegeriam. E tinham delegacao de poder, e aqueles que mais se sentem restringidos em uma sociedade, quando delegado poder, eles se apegam a isso de forma exarcebada.

Essa eh a questao sobre o topico "Liberdade de expressão x Direito autoral", em que o seguranca queria tirar a camera da pessoa. O que eh abordado no video que apresentei eh justamente esse estado de panico e paranoia, hoje exaltado por corporacoes, e delegacao de poder os "mais fracos". Eh exatamente a mesma tatica e espirito do Nazismo, so que para outro fim.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 04 de Julho de 2018, 08:46:57
Essa entrevista com Aba Lewit, um cara que sobreviveu a um campo de concentracao (o campo chamado Mauthausen para quem quiser pesquisar), resume bem dizendo que o grande progresso de aquela epoca ate hoje eh apenas tecnico e nao humano. E ele diz estar tao certo disso por causa que os mesmos medos existem ate hoje, e cosnequentemente os mesmos slogans.



O interessante eh que com o fim da guerra fria, o utopiologico Fukuyama, acreditava que com a vitoria e dominio da "Liberal democracia (liberalismo)", entariamos em uma era de triunfo anti-utopico, com o tedio ergemonico pq "utopias nao seriam mais perigosas, mas passariam a ser irrelevantes".
Enquanto Karl Popper, dizia que entrariasmo em uma era de crise anti-utopica. E parece que Popper tinha rezao.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 04 de Julho de 2018, 10:27:26
Por favor galera, vamos manter a tópico na linha da fotografia.



bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Julho de 2018, 08:36:30
O que é "entrariasmo" ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2018, 09:49:28
O que é "entrariasmo" ?

Esta codificado. Apenas pessoas com alto grau de inteligencia eh capaz de identificar a palavra.  :D

Quanto ao topico. Que camera vcs acham que o fotografo deve ter usado?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 05 de Julho de 2018, 16:09:13
Esta codificado. Apenas pessoas com alto grau de inteligencia eh capaz de identificar a palavra.  :D

Quanto ao topico. Que camera vcs acham que o fotografo deve ter usado?

Acho que o Führer dificilmente aceitaria algo diferente de tecnologia alemã. Naquela época, acho que os puristas (tanto quanto hoje) não usavam "formato pequeno", então possivelmente uma MF. Uma Rollei talvez?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2018, 16:52:51
Acho que o Führer dificilmente aceitaria algo diferente de tecnologia alemã. Naquela época, acho que os puristas (tanto quanto hoje) não usavam "formato pequeno", então possivelmente uma MF. Uma Rollei talvez?

Se nao ha 35mm entre essas fotos entao o formato eh entre 6x7 e 6x9. As 6x9. Como boa parte das fabricantes de cameras na epoca eram Alemas, eh dificil de chutar e acertar uma. Mas eu chutaria que Voigtländer seja uma delas.