Autor Tópico: Polarizador x Grande Angular  (Lida 4365 vezes)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #105 Online: 10 de Julho de 2018, 12:39:30
Manchar, manchou. Mas, como eu sempre disse, se pra você não é problema, então não é problema.

Uma coisa seria um tópico sobre "grande angular+polarizador mancha?", outra seria "como disfarçar manchas causadas pelo polarizador+GA?". Claro que há mil maneiras de disfarçar. Dá pra fazer múltipla exposição, por exemplo. Dá pra cortar partes da imagem. Dá pra mudar de enquadramento ou mudar o objeto de posição em relação ao sol. Pode-se até usar o "efeito polarizador" em alguns softwares de edição. Porém também há vezes em que nada disso é possível, como fotografar uma casa que tenha a saída virada pro sul, em uma rua estreita. Nestes casos, é melhor não usar o polarizador.

Não tem mancha nenhuma nas fotos com.o vidro polarizado corretamente. (São dois exemplos: um errado e um certo) Como tudo em fotografia, tem saber fazer e não culpar o equipamento.

Agora carros não se fotografa com grande angular (pq distorce) então... problema resolvido

Quanto ao RAW... No começo, não se pediu RAW e estas insinuações deselegantes, estão cansando então, agora, entregarei em RAW, assim, as insinuações deselegantes serão devolvidas na mesma moeda e em RAW.

Desafio aceito.

A começar: Já provei que tenho experiência com polarizadores e sabemos que qq equipamento fotográfico faz porcaria na mão de quem não sabe usar. Além disso, não uso lentes e filtros vagabundos.

Repito, desafio aceito.

Tenho os RAW da Pentax 645, aonde coloco ?

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 12:50:58 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #106 Online: 10 de Julho de 2018, 12:56:01

Agora carros não se fotografa com grande angular (pq distorce) então... problema resolvido

Eu acho bem interessante fotos feitas com 24mm de carros, se bem feita a distorção faz um efeito surreal nas curvas.
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #107 Online: 10 de Julho de 2018, 13:45:02
Eu acho bem interessante fotos feitas com 24mm de carros, se bem feita a distorção faz um efeito surreal nas curvas.

O cara tem que ser experiente no assunto e criativo para distorcer e ficar legal.

Eu, não saberia fazer.

As de publicidade oficial costumam ser sem distorção. Nessas eu já tenho experiência em fazer. Não exigem criatividade. :D

« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 13:48:13 por Ernesto »

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #108 Online: 10 de Julho de 2018, 13:49:18
O cara tem que ser experiente no assunto para distorcer e ficar legal.

Eu, não saberia fazer.

As de publicidade oficial costumam ser sem distorção. Nessas eu já tenho experiência em fazer.

Sim, já vi alguns documentários sobre o assunto acho que no turbo tv ou algo assim, o cara tem que manjar das silhuetas das curvas pra ficar legal. Se não fizer direito a própria marca não aprova a foto.

Já no Brasil Hue se faz fotos com GA e deixa o interior de um Uno com tamanho de uma Grand Cherokee.
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #109 Online: 10 de Julho de 2018, 14:22:57
Já no Brasil Hue se faz fotos com GA e deixa o interior de um Uno com tamanho de uma Grand Cherokee.

Este é um excelente exemplo. O painel do carro, sendo curvilíneo e reflexivo, é dificílimo de ser fotografado com polarizador. Sempre que eu tentei, ficou uma faixa mais clara ou mais escura que o resto. Tem como disfarçar? TEM! Coloca uns bichinhos, um escudo do Fluminense, um suporte de celular, e fica tudo beleza!
Felipe

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #110 Online: 10 de Julho de 2018, 14:43:16

Temos um outro desafio?  :D :fight:
Felipe

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #111 Online: 10 de Julho de 2018, 15:09:43
Este é um excelente exemplo. O painel do carro, sendo curvilíneo e reflexivo, é dificílimo de ser fotografado com polarizador. Sempre que eu tentei, ficou uma faixa mais clara ou mais escura que o resto. Tem como disfarçar? TEM! Coloca uns bichinhos, um escudo do Fluminense, um suporte de celular, e fica tudo beleza!

Amigo, se tiver alguma atividade onde o polarizador não atenda, sabe o que a gente faz ?

A gente tira ele.

E, nas situações que ele melhora e o software não corrije (reflexos por ex). Sabe o que a gente faz ?

A gente coloca ele.

Simples assim.

Qual a dificuldade ?

-----------

E agora você fala de foto de painel reflexivo de carro ?  A cada vez que eu MATO A PAU, você traz uma nova idéia e eu MATO A PAU de novo...  pq não fala tudo de uma vez ???aonde você leu isso ? Outra lei da Física ?  :doh:

« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 15:28:04 por Ernesto »

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #112 Online: 10 de Julho de 2018, 16:28:22
E agora você fala de foto de painel reflexivo de carro ?  A cada vez que eu MATO A PAU, você traz uma nova idéia e eu MATO A PAU de novo...  pq não fala tudo de uma vez ???aonde você leu isso ? Outra lei da Física ?  :doh:

Meu caro, ficou irritado com o quê exatamente? Aqui é um fórum onde a participação é voluntária, e a troca de ideias é bem vinda. Se quiser participar, bem. Se não, não precisa.

Se for pra falar de software, eu pergunto (de novo) o que aconteceu aqui (a citação é só pra mostrar o post original com sua foto, apenas a ênfase é minha)?

Aqui nessas duas, pra mim, o resultado é o mesmo. Claro que você pode argumentar que pra você está ok, mas aquele reflexo começando no meio do capô e do vidro, pra mim, não está. Não serei eu a divergir da sua opinião, e espero que você não divirja da minha, quando provamos estar vendo a mesma coisa de formas diferentes.

Felipe

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #113 Online: 10 de Julho de 2018, 17:13:46
Meu caro, ficou irritado com o quê exatamente? Aqui é um fórum onde a participação é voluntária, e a troca de ideias é bem vinda. Se quiser participar, bem. Se não, não precisa.
...

Isso começou porque foi informado que pelas leis da Fisica, seria impossível que uma grande angular usasse polarizadores de forma eficiente.

Sim, a participação é voluntária e todos os argumentos apresentados caíram por terra, foto após foto.

Propôr ainda novos testes, após tantos já apresentados, já não muda mais o fato que o site que citou "leis da Física", se equivocou.

Ficou claro que um profissional treinado em Grande Angulares profissionais, com filtros profissionais, resolve o problema

Continuo a disposição de apresentar o RAW a quem possa interessar

Como você escreveu, prarafraseando-lhe, Se quiser aceitar que profissionais e filtros profissionais são diferentes e fotografia técnica exige técnicas profissionais, bem... senão, não precisa. No nível deselegante que a conversa se mantém, eu não tenho interesse em ensinar gratuitamente.

Repito, RAW a disposição... o jeito agora é assumir a superioridade do pai aqui  :ok:

« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 17:30:17 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #114 Online: 10 de Julho de 2018, 18:01:30
DR loko...foto feia mas, polarizada !  :assobi:

RAW à disposição.