Autor Tópico: Polarizador x Grande Angular  (Lida 16522 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 29 de Junho de 2018, 16:49:44
Fotos da vista do alto do Circolo Italiano (é assim que se escreve)

Ponto mais alto da "cidade" de São Paulo.

Sem Polarizador (filtro retirado da lente) essa lente tem vinheta mesmo sem Polarizador)






Com Polarizador Nikon 77mm polarizer II (ajudtado no máximo)


ATENÇÃO !!!!!!
Lente Nikkor 10-24mm em 10mm (que por ser lente DX em DX, tem vinheta, mesmo com o polarizador retirado da lente !!!  :ok:


Eu não ensino engenharia a engenheiro, pois, não sou engenheiro

Eu não ensino medicina a médico, pois não sou médico

Ninguém se torna engenheiro civil de pontes, pela internet. Mesmo que eu lhe forneça o melhor equipamento do mundo.

Ninguém se torna cirurgião cardiovascular pela internet. Mesmo que eu lhe dê o melhor equipamento do mundo.


Acho que fui claro.


C.Q.D.  :snack:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


É o angulo do sol em relação a cena que causa a polarização em uma parte da imagem e na outra não.
Vai ter uma combinação de orientação da lente, angulo com o sol, hora do dia e angulo de visão que o efeito sempre irá aparecer.

Não apareceu aí por pura sorte.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 29 de Junho de 2018, 17:06:08
Uia... as regras do teste mudaram !


:hysterical:  :hysterical:  :hysterical:
:hysterical:  :hysterical:  :hysterical:
:hysterical:  :hysterical:  :hysterical: 





Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Não mudaram, Ernesto.
A polarização depende do angulo da fonte, isso é uma propriedade fisica que ninguém no universo pode mudar.

Sabe porque não deu o efeito ? Simples, o sol estava atrás de você ou muito próximo disso, pelo menos uns 150-170 graus a sua esquerda. Se estivesse a 60-100 graus teria dado um efeito imenso.

Se fazer de bobo não ajuda em nada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 29 de Junho de 2018, 18:33:47
Foi porra nenhuma nada Ernesto.

O tempo todo falamos que o efeito maximo se dá quando o sol está a 90 graus. Você fez com o sol a quase 180.
A 180 graus o efeito não acontece. Experimente você mesmo antes de ficar dando piti. Fala sério, você parece uma criança mimada quando é contrariado. Ou então você não tem capacidade para entender o que está acontecendo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2018, 18:40:19 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 29 de Junho de 2018, 18:57:05

E agora com vocês...

Se o sol até aqui estava a 180...  :ponder:

Agora de primeira mão, fotos feitas no mesmo horário, e temos, então, o Sol a 90 graus !!!! (Verifiquem no Google Maps) É o Edifício COPAN !!!!!! De Oscar Niemeyer !!

(eu seria muito ingênuo se tivesse feito as fotos de um lado só, não é ?)  :snack:  :clap:  :wub:




Me desculpem os problemas da lente, é a minha pior lente... mas foi escolhida pelo autor do tópico.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Tava aqui pensando...

Um polarizador não deixa o azul dessa cor celeste aí feiosa...

Tá parecendo mais edição isso ai hein ?  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 29 de Junho de 2018, 19:09:28
Não estava a 180 mas estava rasante no horizonte o que tambem anula o efeito...
Confesso que com certeza você não entende absolutamente nada do problema que estamos discutindo aqui.

Aliás, Ernesto, me perdoe porque você deve estar certo mesmo e os outros milhões que constatam o problema devem realmente estar errados. Deveriam até te dar o premio Nobel por causa disso.
« Última modificação: 29 de Junho de 2018, 19:09:57 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 29 de Junho de 2018, 19:12:59
O primeiro foi anti ético e o segundo me ofende a honra...


A derrota é triste...  :hysterical:  :doh:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Pra piorar eu tive essa lente e uma pior que ela (Sigma 10-20) e não eram tão soft assim...  :ponder:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #36 Online: 29 de Junho de 2018, 19:17:15
Tava aqui pensando...

Um polarizador não deixa o azul dessa cor celeste aí feiosa...

Tá parecendo mais edição isso ai hein ?  :ponder:

Matou a charada :assobi:

Não sei pq vcs sempre perdem tempo discutindo com ele 8-)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 29 de Junho de 2018, 19:21:31
É divertido!
Matou a charada :assobi:

Não sei pq vcs sempre perdem tempo discutindo com ele 8-)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 29 de Junho de 2018, 19:33:27
Ta so sem nitidez mesmo, nao e culpa do forum.
Agora a culpa é minha pq o forum me obriga a baixar drasticamente a resolução das imagens...

Qual a próxima desculpa ?




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 29 de Junho de 2018, 19:36:58
Consegue dispinibilizar a foto no flickr ou em algum servico como google drive então?
Agora a culpa é minha pq o forum me obriga a baixar drasticamente a resolução das imagens...

Qual a próxima desculpa ?




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 29 de Junho de 2018, 20:14:23
Estou pedindo pra colocar no flickr pra podermos aprender mais com seus ensinamentos.

Ver melhor o polarizador.
Eu coloquei no Imgur porque o autor colocou lá.

E esse questionamento unilateral não é legal...  :no: pq não questionam as fotos do autor do tópico ???

Outra já surgiram umas 5 regras novas (só do AFShalders), depois das fotos.

Só isso já prova que é possível fazê-las.  :ok:

Agora veio que não pode ser de horizonte, tem que ser com Sol sei lá onde, e numa certa hora do dia que não dizem

Ficar mudando as regras, cansa...

Eu saí no sol a pico, como pediram...aguardei o dia... como pediram

Agora vem todo esse nhem nhem nhem

Se organizem, decidam o que querem  e aonde querem as fotos ANTES.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #41 Online: 30 de Junho de 2018, 02:06:58
Posso descer nessa toca de coelho e ver onde vai dar?  :ok:

Primeira coisa, obrigado, Ernesto, pela paciência e colaboração até este momento. Estive fora boa parte da noite porque levei um estabaco de bicicleta e tive que passar no médico. Antes que perguntem, tá tudo bem.

Dando o benefício da dúvida ao Ernesto (desculpe mas, pra aprender, vou fazer muitas perguntas):

- Você acha que pode haver ocorrido pós-processamento automático na câmera (as Fuji fazem isso, mas pra corrigir distorção da lente e vinheta)? A diferença seria visível no raw. Não que eu esteja pedindo pra ver o raw, estou somente perguntando. Se quiser compartilhar os raws e acabar com a dúvida de vez, tá valendo.
- Há mancha se você testar um filtro Nikon em uma câmera Canon, ou vice-versa? Observe que o polarizador Canon x câmera Canon x lente Canon manchou o céu ali à direita. Não muito, mas é perceptível. Com certeza se vc girasse o polarizador mais um pouquinho ficaria bem mais visível. O resultado da Nikon me pareceu impressionantemente consistente.
- Caso negativo (não há mancha) na questão anterior, e se fosse uma Fuji usando, digamos, uma Rokinon 12mm? Posso tentar conseguir outras câmeras emprestadas, mas não queria ter que pedir.
- Acha que seu resultado é repetível? Se eu usar o mesmo equipamento que você, vou encontrar o mesmo resultado? Posso conseguir estes filtros com relativa facilidade. Mais uma vez, não gosto de pedir emprestado, mas posso.

Estamos aqui pra aprender, vamos aprender.  :clap: Muito obrigado novamente.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Junho de 2018, 11:45:18
Pentax 645z 51Mpix

O enquadramento está ruim porque eu estava com medo de ser assaltado kkkk e fiz correndo

Sem Polarizador:



olha o sujeito na esquina...  :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 30 de Junho de 2018, 13:23:35
Espero que você esteja melhor. :ok:

O que eu fiz aqui não foi teste de filtro, não. É a forma de usar o equipamento e não é marca/modelo. Nem se preocupe com marca/modelo.

O que eu fiz aqui foi mostrar que o pessoal de site, físicos e engenheiros, estudam o problema na teoria e agem como "donos-da-verdade", esquecendo que, na prática, existem mais variáveis do que na teoria.

A primeira foto foi fácil. Não haviam regras. Era só polarizar, bater o antes e o depois e por no Fórum.

Aí escreveram que foi sorte...

Não foi...

Depois, disseram que não podia deixar o Sol atrás...

Então, pediram 90 graus...

Eu fiz...

Aí perceberam outra coisa...Viram que a foto aponta o horizonte e disseram que eu tinha que apontar mais para cima... Ora, isso estragaria a foto... Acontece que a lente Nikon tem um Hood que bloqueia muito bem o Sol a 90 graus vindo de cima. E o Hood é feito para isso, não é enfeite. E, se for necessário, teste posições...gire o Hood, teste e prenda com durex (porque vai cair). Gire seu corpo só 5 graus (não mais que isso) para deixar o sol atrás. Se incline para frente, desça a lente 3 graus (não mais  que isso). Observe e bloqueie o defeito. SP é poluído, o Sol é fraco. Teste..  há muito o que escrever e criar...seja criativo  :ok:

Ora, são variáveis que teóricos não estudam na prancheta.

É só isso.

Polarizadores não são problemas em Grande Angulares, como foi dito... São apenas uma ferramenta profissional que a "geração-aperta-botão" não entende e não sabe usar.





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Obrigado pela resposta.

Mas então, por semelhança, se eu tivesse feito suas fotos com meu equipamento, eu teria tido (aproximadamente) o mesmo resultado, correto? Seria correto afirmar que, também por semelhança, se você tivesse feito minhas fotos com seu equipamento, você obteria um resultado parecido com o meu?  :ponder: :ponder: :ponder:

Se for isso, então continua sendo verdade que polarizadores vão mancar a imagem usados em lentes GA, e, portanto continua sendo uma limitação (CQD), mas isso pode ser minimizado pela posição em relação ao sol, ou ao enquadramento, como você fez. Mas se o enquadramento exigir? Se uma casa que eu for fotografar tiver a saída virada pro sul, e eu quiser fotografá-la de frente? Note que, no exemplo, o fotógrafo teve que editar o céu, provocando um artefato desagradável à esquerda.

Ou experimente fotografar um carro de cor única recém-polido e veja ele subitamente ficar manchado.

Claro que é possível manipular a imagem pra fazero céu ficar uniformemente polarizado em condições fora das ótimas, mas não é o caso aqui, correto?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 01 de Julho de 2018, 12:30:24
Seria o parasol a diferença então?

Acho que não usam parasol junto com o filtro, senão atrapalha ajustar o efeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs