Autor Tópico: Polarizador x Grande Angular  (Lida 16512 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 27 de Junho de 2018, 01:54:27
 ;)

Então, galera. Hoje eu resolvi tirar umas fotos de um céu azul usando um polarizador e, pra minha surpresa, ( ;)), não consegui fazer o céu ficar uniforme. Tenho dois filtros CPL: um Tamron 72mm e um Hoya 52mm. Nenhum dos dois foi capaz de uniformizar o céu com minhas Rokinon 12mm f/2, Fujifilm 18mm f/2, Nikon 18-200 e Nikon 18-55.

Rokinon 12mm+Tamron. As quinas ficaram levemente escurecidas, que creio ter sido por causa do anel step-up que tive que usar pra adaptar de 67 pra 72mm.


Daí, tentei a Fuji 18mm com Hoya. Ficou um pouco melhor. Imagino o que aconteceria se eu usasse uma lente mais longa...  :ponder:


Não satisfeito, testei uma lente Nikon 18-200. Ouvi dizer que, com polarizadores bons, lentes Nikon não costumam manchar o céu. Meu Tamron deve ser ruim porque, além de manchar o céu, as quinas ficaram escuras:


Decidido a achar uma solução, testei ainda uma Nikon 18-55 com o mesmo filtro Hoya acima:


Em resumo, com meus limitados recursos, não consegui uma combinação capaz de fazer uso de polarizador em um ângulo aberto, sem que o céu ficasse manchado. Não que isso seja um problema grande, mas me bateu a dúvida: alguém sabe de alguma combinação de filtro e lente vai me permitir fotografar em ângulo aberto com polarizador, sem que o céu fique manchado?

Obrigado!

P.S.: Ganha ponto quem postar um exemplo da combinação que funciona!  ;)


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2018, 06:58:29
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2018, 11:54:17
Esclarecimento: dá pra adivinhar pelas lentes usadas que eu usei um sensor APS-C, embora eu não tenha citado isto inicialmente.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 11:54:59 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2018, 12:01:42
O problema irá sempre ocorrer. O efeito máximo da polarização se dá quando o sol está a 90 graus. Se a lente viver angulo de visão maior do que isso lascou. Ou vai ter uma faixa clara no meio e bordas escuras ou o inverso.

O unico jeito q imagino para atenuar o problema é usando dois nd graduados em oposição, ou simular na pós. Mas isso só atenua, pois não haverá efeito de polarização.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, 12:04:01 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2018, 12:59:28
O problema irá sempre ocorrer. O efeito máximo da polarização se dá quando o sol está a 90 graus. Se a lente viver angulo de visão maior do que isso lascou. Ou vai ter uma faixa clara no meio e bordas escuras ou o inverso.

O unico jeito q imagino para atenuar o problema é usando dois nd graduados em oposição, ou simular na pós. Mas isso só atenua, pois não haverá efeito de polarização.

Isso era o que eu achava. Já até considerei fazer várias exposições, cada uma polarizando um pedaço do céu. Isso seria uma trabalheira, fora o fato que ainda assim ficaria desigual. Mas ouvi relatos que algumas combinações de filtros e lentes permitiria fazer isso, só não sei quais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2018, 13:00:33
Isso era o que eu achava. Já até considerei fazer várias exposições, cada uma polarizando um pedaço do céu. Isso seria uma trabalheira, fora o fato que ainda assim ficaria desigual. Mas ouvi relatos que algumas combinações de filtros e lentes permitiria fazer isso, só não sei quais.

Desencana com isso, polarizador com grande angular muito aberta é dor de cabeça sempre.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2018, 22:20:46
 :snack:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2018, 07:48:22
Felipe, pergunta de curioso, não uso filtro polarizador pra praticamente nada. Qual a necessidade de usar um filtro polarizador em uma foto como essa sua do exemplo?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2018, 11:38:00
Felipe, pergunta de curioso, não uso filtro polarizador pra praticamente nada. Qual a necessidade de usar um filtro polarizador em uma foto como essa sua do exemplo?

Fabiano, é difícil dar um único uso ao polarizador. Ele serve, por exemplo, pra eliminar reflexos de superfícies não metálicas. Isto significa que, de uma posição onde vc só enxergaria claridade sobre a água, vc enxergue o que há dentro d'água. O mesmo ocorre com folhagens: por eliminar o reflexo (normalmente da cor do sol) sobre as folhas, só vejamos o verde. Por isso, diz-se também que ele aumenta a saturação geral da foto. Não que seja exatamente isso, mas a eliminação do branco puro faz as outras cores sobressairem. Note que o ângulo no qual a luz incide sobre o assunto não é tão relevante, mas o ângulo da luz refletida que chega à câmera vai dar a efetividade ao filtro.

Ele serve também pra reforçar o azul do céu, como nas fotos acima. O problema é que, como o ângulo em uma grande angular varia muito, causa manchas no céu (até onde eu sei, mas estou vendo se alguém diz que estou errado), então ou se tem que mitigar isso na composição (fotografar só um pedaço do céu, por exemplo) ou usar uma lente um pouco mais longa. Com uma 35mm em APS-C, este problema é facilmente evitável.

Finalmente note que este é um efeito que eu particularmente considero indesejável. Mas, claro, outras pessoas podem não ver nada demais nisso.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2018, 13:24:24
Fabiano, é difícil dar um único uso ao polarizador. Ele serve, por exemplo, pra eliminar reflexos de superfícies não metálicas. Isto significa que, de uma posição onde vc só enxergaria claridade sobre a água, vc enxergue o que há dentro d'água. O mesmo ocorre com folhagens: por eliminar o reflexo (normalmente da cor do sol) sobre as folhas, só vejamos o verde. Por isso, diz-se também que ele aumenta a saturação geral da foto. Não que seja exatamente isso, mas a eliminação do branco puro faz as outras cores sobressairem. Note que o ângulo no qual a luz incide sobre o assunto não é tão relevante, mas o ângulo da luz refletida que chega à câmera vai dar a efetividade ao filtro.

Ele serve também pra reforçar o azul do céu, como nas fotos acima. O problema é que, como o ângulo em uma grande angular varia muito, causa manchas no céu (até onde eu sei, mas estou vendo se alguém diz que estou errado), então ou se tem que mitigar isso na composição (fotografar só um pedaço do céu, por exemplo) ou usar uma lente um pouco mais longa. Com uma 35mm em APS-C, este problema é facilmente evitável.

Finalmente note que este é um efeito que eu particularmente considero indesejável. Mas, claro, outras pessoas podem não ver nada demais nisso.

Saquei, até entendia a lógica do polarizador, mas pensei que ele geraria algum outro benefício para GA.

Eu cheguei a comprar um mas praticamente não usei, só usei para fazer uma foto de um lago de carpas uma vez, o que realmente não daria pra fazer sem.

Agora sobre o céu azul dei uma sapeada no google, fica legal e saturado o céu, bem legal também.

Ainda sobre o céu, em GA não daria pra fazer algum uso de filtro graduado, substituindo o polarizador) para não dar este tipo de "problema"?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2018, 13:27:01
Ainda sobre o céu, em GA não daria pra fazer algum uso de filtro graduado, substituindo o polarizador) para não dar este tipo de "problema"?

Melhora mas não resolve, porque o ND varia a exposição e o polarizador a saturação.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2018, 13:29:33
Melhora mas não resolve, porque o ND varia a exposição e o polarizador a saturação.

Shalders respondeu antes de eu terminar de escrever  :eek:

Vlw.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2018, 13:43:35
Melhora mas não resolve, porque o ND varia a exposição e o polarizador a saturação.
Exatamente isso. No meu exemplo das folhas acima, seria a mesma coisa no céu, com a diferença que no céu geralmente são partículas em suspensão, que também emitem reflexos difusos, esbranquiçando o céu. O polarizdor elimina estes reflexos.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2018, 13:48:52
Cadê o Ernesto ? Ele consegue!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2018, 13:52:06
Cadê o Ernesto ? Ele consegue!

Deixa quieto....