Autor Tópico: Polarizador x Grande Angular  (Lida 16519 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #45 Online: 02 de Julho de 2018, 16:53:13
Seria o parasol a diferença então?

Acho que não usam parasol junto com o filtro, senão atrapalha ajustar o efeito.

Um dos testes que fiz ontem foi com o parassol. Algumas observações:
1. Usei uma lente com rosca 67mm e um filtro 72mm, logo usei um anel step-up. Com ele, tive que usar um parassol 72mm.
2. Mesmo com o diâmetro maior, o parassol sombreou um pouco as bordas da foto.
3. Se eu virasse a aba maior do parassol pro sol, iria sombrear muito. Eu teria que virar a câmera toda.
4. Achei os resultados praticamente idênticos com ou sem o parassol. Mais tarde coloco aqui.
5. É bem chato usar parassol e filtro polarizador ao mesmo tempo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 02 de Julho de 2018, 18:42:26
Achei umas fotos interessantes:




e a junção:


http://photosynthesis-in-nature.com/optics_polarization-sky.html
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 05 de Julho de 2018, 18:00:32
Essas fotos são pura má fé... 90% ceu, 10% Terra. Polarizador não é feito para astrofotografia. Em fotos no planeta Terra, o céu ocupa, em geral, 1/3, onde o defeito some.

Ué, e as fotos do primero post? São má fé?  :ponder: Também não são 90% céu; quando muito, são metade. Apesar de terem sido tiradas no Texas (EUA), eu já havia observado o efeito no Rio de Janeiro. Na época apaguei as fotos, justamente porque ahcei que havia estragado além da possibilidade de conserto.

Em tempo, usei polarizadores Hoya e Tamron.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 06 de Julho de 2018, 00:23:15
EPAAAAAAA


Veja, segundo o gráfico...TODAS as fotos feitas no Rio de Janeiro, não produziriam o efeito porque, estarão a leste ou oeste...  :assobi:

Ahá !!!




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Pela sua lógica, então tem hora e local pra usar filtro polarizador?  :ponder:

Conversamos um pouco sobre processamento da imagem na câmera (estou tentando achar explicações pro meu caso dar sempre errado). Você disse que não editava, e que as imagens que você postou são as que a câmera entregou, sem edição. Diz uma coisa. O que aconteceu nessa foto aqui?



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #49 Online: 06 de Julho de 2018, 00:26:49
Fiz mais uns testes. Note que o céu manchou. Note que, no concreto, as duas linhas mais centrais são na verdade paralelas, e que as duas imediatamente mais afastadas são, na verdade, a mesma linha. Esta foto cobriu mais de 180 graus.


Testei também no carro da patroa. Cobrindo todo o parabrisa, mas deixando reflexo nas janelas. Ah, veja que o capô manchou, pois parte tem reflexo, e parte não.


Um meio-termo, que tal? Meio artificial, porque o reflexo está longe de ser homogêneo.


Só nas janelas, então? Melhorou um pouco, mas o reflexo continua terminando no meio do capô...  :ponder:


Mas vamos em frente. Uma hora eu aprendo a fazer estas fotos sem manchar, e sem fazer dupla exposição...
« Última modificação: 06 de Julho de 2018, 00:28:28 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 06 de Julho de 2018, 10:58:11
Qual a lente e a marca do filtro ?

E tento reproduzir aqui




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fuji X-E2, Rokinon 12mm e filtro Tamron 72mm (tive que usar um anel step-up).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 06 de Julho de 2018, 11:17:23
Ah, sim, pode perguntar. O que você quer saber dela ?





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ela ficou com algo que parece uma dupla exposição ou longa exposição. Ainda parece ter uma HDR falso. Consegue identificar por quê?
« Última modificação: 06 de Julho de 2018, 11:18:22 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 07 de Julho de 2018, 21:03:24
Porque os crops exoticos?
6x8 e 2x1

E em baixa resolução.

O pessoal do youtube vai dizer que vc cropou as fotos para esconder o efeito do polarizador. :assobi:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 10 de Julho de 2018, 07:41:14
Depois de toda a discussão, eu entendi que tem coisa que eu faço automaticamente e me parece ser fácil mas, para pessoas menos acostumadas, é complexo... vai da experiência de cada um.


 :ponder: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 10 de Julho de 2018, 10:43:50
Bom, Grande Angular não é para ser usada assim mas, já que é um teste.. fiz com meu carro mesmo  :D :

Não manchou...seria a cor ?? Ou o fotógrafo ?  :assobi:

Filtros sempre nos extremos "abertos" e "fechados"

Manchar, manchou. Mas, como eu sempre disse, se pra você não é problema, então não é problema.

Uma coisa seria um tópico sobre "grande angular+polarizador mancha?", outra seria "como disfarçar manchas causadas pelo polarizador+GA?". Claro que há mil maneiras de disfarçar. Dá pra fazer múltipla exposição, por exemplo. Dá pra cortar partes da imagem. Dá pra mudar de enquadramento ou mudar o objeto de posição em relação ao sol. Pode-se até usar o "efeito polarizador" em alguns softwares de edição. Porém também há vezes em que nada disso é possível, como fotografar uma casa que tenha a saída virada pro sul, em uma rua estreita. Nestes casos, é melhor não usar o polarizador.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 10 de Julho de 2018, 12:56:01

Agora carros não se fotografa com grande angular (pq distorce) então... problema resolvido

Eu acho bem interessante fotos feitas com 24mm de carros, se bem feita a distorção faz um efeito surreal nas curvas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 10 de Julho de 2018, 13:49:18
O cara tem que ser experiente no assunto para distorcer e ficar legal.

Eu, não saberia fazer.

As de publicidade oficial costumam ser sem distorção. Nessas eu já tenho experiência em fazer.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Sim, já vi alguns documentários sobre o assunto acho que no turbo tv ou algo assim, o cara tem que manjar das silhuetas das curvas pra ficar legal. Se não fizer direito a própria marca não aprova a foto.

Já no Brasil Hue se faz fotos com GA e deixa o interior de um Uno com tamanho de uma Grand Cherokee.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #57 Online: 10 de Julho de 2018, 14:22:57
Já no Brasil Hue se faz fotos com GA e deixa o interior de um Uno com tamanho de uma Grand Cherokee.

Este é um excelente exemplo. O painel do carro, sendo curvilíneo e reflexivo, é dificílimo de ser fotografado com polarizador. Sempre que eu tentei, ficou uma faixa mais clara ou mais escura que o resto. Tem como disfarçar? TEM! Coloca uns bichinhos, um escudo do Fluminense, um suporte de celular, e fica tudo beleza!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #58 Online: 10 de Julho de 2018, 14:43:16
Agora carros não se fotografa com grande angular (pq distorce) então... problema resolvido

Temos um outro desafio?  :D :fight:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #59 Online: 10 de Julho de 2018, 16:28:22
E agora você fala de foto de painel reflexivo de carro ?  A cada vez que eu MATO A PAU, você traz uma nova idéia e eu MATO A PAU de novo...  pq não fala tudo de uma vez ???aonde você leu isso ? Outra lei da Física ?  :doh:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Meu caro, ficou irritado com o quê exatamente? Aqui é um fórum onde a participação é voluntária, e a troca de ideias é bem vinda. Se quiser participar, bem. Se não, não precisa.

Se for pra falar de software, eu pergunto (de novo) o que aconteceu aqui (a citação é só pra mostrar o post original com sua foto, apenas a ênfase é minha)?


Aqui nessas duas, pra mim, o resultado é o mesmo. Claro que você pode argumentar que pra você está ok, mas aquele reflexo começando no meio do capô e do vidro, pra mim, não está. Não serei eu a divergir da sua opinião, e espero que você não divirja da minha, quando provamos estar vendo a mesma coisa de formas diferentes.