Autor Tópico: Foco em conhecim. p/ habilidade e controle, em relacao a proficiencia e sucesso.  (Lida 1022 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Na fotografia assim como em muitas outras areas de criacao, muitas pessoas focam em ferramentas e tecnicidades, como busca de forma objetiva e precisa de obter proficiencia, precisao de resultados e consequentemente sucesso. Mas tal foco pode ser justamente o causa certas limitacoes. Pq a magica realmente acontece quando ja nao estamos mais prestando atencao em como fazemos algo.

"Heidegger cunhou a ideia de revelacao/divulgacao, que se refere a captar algo que nao estamos acostumados a pensar no nosso dia a dia. E essa eh a forma em que as coisas apenas se revelam quando todas as condicoes de habilidade/proficiencia e todas as relacoes entre elas sao possiveis. Entao a experiencia que obtemos eh de total abertura de possibilidades. E tal experiencia e possibilidades nao eh algo que sempre esteve ali, esperando para ser capturado, mas sim eh como que so eh possivel quando ha espaco para tal abertura."


Essa passage escrito por Aldous Huxley coloca de forma bem clara essa questao:

"Quanto mais nos dedicamos fazer algo concientemente, menos tendemos a suceder. A proficiencia e o resultado da proficiencia vem apenas para aqueles que aprenderam a paradoxal arte de fazer e nao fazer, or combinacao de relaxamento com atividade, de largar a mao como pessoa de forma que o iminente e transcedente desconhecido possa ter espaco. Nos nao podemos fazer com que nos entendemos; o maximo que possamos fazer eh alimentar/aditivar um estado de mente, ao qual o entendimento venha ate a nos".