Autor Tópico: Sombrinha ou Softbox para foto em grupo?  (Lida 2123 vezes)

Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 30 de Junho de 2018, 18:13:07
Olá pessoal, tenho um projeto de tirar algumas fotos de pequenos grupos de pessoas (entre 5 e 10) em ambiente interno e gostaria de saber qual difusor seria melhor para mim.

Pretendo montar 2 fontes de luz a 45º, uma em cada lado.

Estou na dúvida se ponho 2 sombrinhas rebatedoras brancas (95cm) ou se uso 2 octabox (120cm).

Já li que para fotos em grupo as sombrinhas são bem indicadas, mas tendo em vista que o octabox é maior que a própria sombrinha, ele não traria um resultado tão bom ou melhor?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2018, 18:50:26
Você quer muita luz no ambiente ou uma fonte de luz mais concentrada no assunto?
Sombrinha espalha luz pra todo lado,  o octa vai deixar mais controlado.

No mais, não sou fã de duas fontes em 45° opostos. Da pra iluminar um grupo com apenas uma sem problemas e o resultado fica melhor na minha opinião. Pra não ficar estourado em quem fica mais próximo da luz, basta você estudar a distância correta pra luz e mirar ela na pessoa mais distante, fazendo assim que a pessoa mais proxima não receba uma area muito grande da luz e a ultima pessoa receba toda a area de luz. Acho mais fácil fazer isso com uma softbox pois você pode usar as paredes dela pra limitar a luz nas pessoas mais próximas. Assim você poderia usar a outra luz pra fazer uma contra luz, seguindo a mesma lógica que expliquei.
« Última modificação: 30 de Junho de 2018, 18:51:38 por Di Torres »


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2018, 13:47:42
Custo x beneficio = sombrinhas, duram e são baratas....
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2018, 17:18:37

Já li que para fotos em grupo as sombrinhas são bem indicadas, mas tendo em vista que o octabox é maior que a própria sombrinha, ele não traria um resultado tão bom ou melhor?

Sim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2018, 19:49:44
Eu iria de sombrinha difusora, mas tbm poderia ser sombrinha rebatedoras. Existem rebatedora branca, prata, douradas, meio prata/dourada...

Se a sala é fechada, pé direito baixo normal de até 3 m de altura, ou com paredes bem próximas, pode sofrer a influência da cor das paredes, é ai, teria uma equação que vc preci resolver para não influenciar na pele das pessoas. Até o softbox poderia serser útil.
« Última modificação: 01 de Julho de 2018, 19:51:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2018, 19:55:35
O problema do softbox e do octobox é que eles são muito grandes. Depende do tipo de evento, atrapalha demais. A sombrinha é bem mais compacta e discreta. Além de ser mais fácil e rápido de montar e transportar. Se for ambiente interno, não tem problema (em externo sempre corre o risco dela cair ao primeiro vento).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2018, 11:53:52
A questão da Sombrinha rebatedora para o octa é que vc vai ter uma luz mais suave e controlada com o octa, oq não quer dizer que necessáriamente seja melhor, e sim que essa seria a característica com o modificador... com a sombrinha vc aumenta o tamanho da sua fonte de luz, oq contribui para que ela fique mais suave tb :)

Acho que vc tem que analizar a situação (briefing, ambiente, logistica...) pra decidir oq vai ser melhor pra foto que vc busca... para externas eu tenho usado muito sombrinhas de 155cm e 180cm com difusor :wub:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).