Autor Tópico: M43: Zuiko OM 55mm f/1.2 vs 100mm f/2.8 (Retrato)  (Lida 1465 vezes)

juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Online: 09 de Janeiro de 2019, 14:30:20
Boa tarde pessoal!

Estou querendo comprar uma lente manual para usar na minha Olympus EPL8 (Mirrorless Micro Four Thirds)
Já tenho uma Zuiko OM 50mm f/1.8 que usava antigamente na minha OM20, mas queria algo com um desfoque um pouco melhor, mais nítida e que isolasse melhor meu objeto.

Achei, até o presente momento, essas duas objetivas:
ZUIKO OM 55mm f/1.2
ZUIKO OM 100mm f/2.8

Se fosse para usar em FF eu acho que optaria pela 100mm, por causa que oferece menos distorção. Mas como vou usar em M43, com fator de crop 2x, ela ficaria 200mm e eu não sei se essa distância vai ser fácil de trabalhar (nunca usei), se vai ter muita trepidação, dificultando o enquadramento e o foco, e se vou ter que me distanciar muito do meu assunto.

Teriam alguma opinião a respeito? Obrigado a todos!
JulioMarin.com.br


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2019, 14:51:27
100mm em m43 vai ficar meio inviável para a maioria das situações. Vai de 55mm que você já conhece (50mm), ela é uma lente fantástica :ok:


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2019, 15:24:34
Concordo com o Lucas. E lembre que para isolar o objeto a distância do fundo influencia muito. A foto abaixo, por exemplo, foi feita com a Olympus 45 1.8. Como o fundo está longe, fica bem desfocado. Abs

Enviado de meu SM-G955U usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2019, 19:19:11
Sinceramente eu não usaria nenhuma das duas.

A 100mm é muito longa, não esquecer que o fator de crop é de 2X, como o colega disse inviabiliza o uso em muitas situações.

A 55/1.2 é ótima mas não acho que ninguém precise de uma abertura de 1.2 para retratos. É questão de saber trabalhar com a distância relativa entre o que se vai fotografar e o fundo. Uma 1.8 dá e sobre e custa muito menos.

Eu gosto da Panasonic 25mm 1.7, é barata e boa pra caramba.

No caso de uma 50mm, existem literalmente centenas de objetivas de foco manual de 50mm com abertura F1.4, excelentes, com bokeh fantástico (para quem liga para isso) a preço de banana.