Autor Tópico: Opinião após 6 meses trocar FF por M4/3  (Lida 5406 vezes)

AFShalders

• Mecenas
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 01 de Novembro de 2018, 16:56:48

Já tive a EM5 I e lembro-me q o foco nao era rápido com a lente de kit, uma das mesmas q vc usou. Por sinal, são lentes escuras (f/3.5-5.6) e as mais básicas do fabricante, no geral fracas em tudo, incluindo ai motor de foco. Como a luz que chega no sensor depende da abertura máxima para o foco, com baixa luz ambiente a dificuldade do AF em  lentes escuras com certeza é maior.  Utilizei a E-M5 com primes como a oly 25mm f/1.8 e  o foco era instantâneo em luz normal e nunca ficava pescando em baixa luz, mesmo não utilizando a luz auxiliar de foco. Usei na época também a 12-50mm, um pouco mais lenta, mas também  uma lente de kit e escura. Concluo que para uma avaliar mais precisamente o AF de uma camera,  o primeiro passo é utilizar lentes de qualidade, primes de preferencia. As lentes de entrada serão quase sempre, no máximo, aceitáveis e em em muitos casos nem isso. Hoje tenho auma E-M5 II e utilizo com uma  Oly 12-100mm PRO, que apesar de escura (f/4) foca muito bem em todo tipo de luz,  com certeza devido a um motor AF  e eletronica de ponta mais alguns implementos extras do sistema operacional da camera.  Ainda tenho a E-PM2 e já fiz várias noturnas com ela, acoplada com a Lumix 15mm f1.7 (q vendi recentemente) e com a 25mm f1.8 e nunca notei qualquer engasgo no AF.. A lente de kit da epm2 vendi assim q adquiri a camera,  por ser grande e de baixa qualidade.

Sim, mas isso não explica por que na Panasonic GX7 as mesmas lentes focam rápido nas mesmas condições.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

angelone

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #46 Online: 04 de Novembro de 2018, 13:41:53
Tudo indica q pelas suas observaçoes de desempenho das lentes de kit,  o sistema AF da GX7 é superior, o que é de se esperar. A E- M10 mk I  e a GX7 sao praticamente contemporâneas (fim 2013 e inicio 2014), lançadas com poucos meses uma da outra, mas com um detalhe importante: a E-M10 era um modelo de entrada, custava na faixa de 600 dolares no lançamento e a Panasonic GX7 custava 1.100 dolares, assim, seria de se esperar que fosse melhor em praticamente todos os quesitos. Independente das nossas observaçoes de uso, que nao tem o rigor de testes metódicos,  parece claro que o sistema AF da E-M10 mk I e E-PM2 tem limitaçoes de foco em areas escuras e com objetos pequenos, provavelmente devido ao sistema AF de detecçao de contraste,  que  deve ser agravado pelo uso de lentes escuras e com motores nao otimizados. Mas também nao dá para generalizar a partir desses exemplos de 2 lentes de kit e 2 ou 3 modelos de cameras desatualizadas, que o sistema AF de Panasonic é melhor que o da Olympus, nao é?
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..

CristianoSoares

• Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
Resposta #47 Online: 04 de Novembro de 2018, 18:44:37
Também estou de olho nessa E-M10 III, depois conta o que achou dela.

Boa hora:
Tudo da Olympus com desconto na B&H

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1351009-REG/olympus_v207072su010_om_d_e_m10_mark_iii.html

AFShalders

• Mecenas
  • Referência
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 04 de Novembro de 2018, 19:18:10
Tudo indica q pelas suas observaçoes de desempenho das lentes de kit,  o sistema AF da GX7 é superior, o que é de se esperar. A E- M10 mk I  e a GX7 sao praticamente contemporâneas (fim 2013 e inicio 2014), lançadas com poucos meses uma da outra, mas com um detalhe importante: a E-M10 era um modelo de entrada, custava na faixa de 600 dolares no lançamento e a Panasonic GX7 custava 1.100 dolares, assim, seria de se esperar que fosse melhor em praticamente todos os quesitos. Independente das nossas observaçoes de uso, que nao tem o rigor de testes metódicos,  parece claro que o sistema AF da E-M10 mk I e E-PM2 tem limitaçoes de foco em areas escuras e com objetos pequenos, provavelmente devido ao sistema AF de detecçao de contraste,  que  deve ser agravado pelo uso de lentes escuras e com motores nao otimizados. Mas também nao dá para generalizar a partir desses exemplos de 2 lentes de kit e 2 ou 3 modelos de cameras desatualizadas, que o sistema AF de Panasonic é melhor que o da Olympus, nao é?

Mas eu também comparei na época com a E-M1 e a E-M5, o da GX7 bateu os dois facilmente. É claro que a Olympus deve ver evoluído bastante nisso. Lembro que fiquei tão invocado com a E-M10 que achei que a câmera estivesse com defeito e voltei na loja haha ! Não gostei de nenhuma dessas E-M de 1a geração. Não usei as Mk2 e Mk3, com certeza devem estar muito melhores.

Só que o sistema de foco das Panasonics é realmente impressionante, desde o tempo da G2, que sem sombra de duvida é melhor que o dessas Olympus que falei. O da G7 que é uma câmera de entrada é um absurdo de rápido e preciso com a Pana 25mm.

A Olympus com certeza tem um sistema de estabilização superior nesses modelos Mk2 e Mk3.

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #49 Online: 05 de Novembro de 2018, 01:19:30
Boa hora:
Tudo da Olympus com desconto na B&H

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1351009-REG/olympus_v207072su010_om_d_e_m10_mark_iii.html

Isso está sinistro... tem muita coisa   descontos gigantes na BH... de 300 a 700USD

Lentes Fuji GFX
Canons EF-M
Olympus...

E nem chegou a Black Friday...

Algo não vai bem...

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #50 Online: 06 de Novembro de 2018, 19:42:03

Isso está sinistro... tem muita coisa   descontos gigantes na BH... de 300 a 700USD

Lentes Fuji GFX
Canons EF-M
Olympus...

E nem chegou a Black Friday...

Algo não vai bem...

A única que eu ando acompanhando o preço é da D750 que, por sinal, está 1,399.00. Abaixou depois que a 6D II baixou para 1,600.00.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 24 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #51 Online: 06 de Novembro de 2018, 19:45:41
A única que eu ando acompanhando o preço é da D750 que, por sinal, está 1,399.00. Abaixou depois que a 6D II baixou para 1,600.00.

Se todos abaixarem os preços ao mesmo tempo, é que o mercado "quebrou"... e longas trevas no ano que vem

As vezes o mercado efeito manada fa tosos pararem ao mesmo tempo e a indústria que não está preparada capota...

E nem é Black Friday ainda  :shock:

Helena Bsb

• Trade Count: (37)
  • Referência
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #52 Online: 07 de Novembro de 2018, 00:31:21
e eu na esperança de a canon sl2 dar uma baixadinha, rsrs.

marciok

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #53 Online: 07 de Novembro de 2018, 10:08:47
Mas eu também comparei na época com a E-M1 e a E-M5, o da GX7 bateu os dois facilmente. É claro que a Olympus deve ver evoluído bastante nisso. Lembro que fiquei tão invocado com a E-M10 que achei que a câmera estivesse com defeito e voltei na loja haha ! Não gostei de nenhuma dessas E-M de 1a geração. Não usei as Mk2 e Mk3, com certeza devem estar muito melhores.

Só que o sistema de foco das Panasonics é realmente impressionante, desde o tempo da G2, que sem sombra de duvida é melhor que o dessas Olympus que falei. O da G7 que é uma câmera de entrada é um absurdo de rápido e preciso com a Pana 25mm.

A Olympus com certeza tem um sistema de estabilização superior nesses modelos Mk2 e Mk3.

Chegou minha E-M10 III, vou ver se faço tópicos de comparação dela com a E-M10 MK1 (que ainda está em casa) e com a GX85. Dureza é que tempo é o que mais falta com uma bebê de 1 mês em casa, hehehehe.

Já de cara me lembrei de como os dials da Olympus são melhores que os da Panasonic em resposta táctil (apesar que preferia a localização do back dial na MK1 - até hoje os dials da E-M10 MK1 são os melhores posicionados das câmeras que já tive). E o EVF é muito superior (OLED, com nitidez incrível) ao da GX85. E ela me pareceu extremamente responsiva, o touchpad AF responde com muita rapidez, e mudanças de modo / menu são bem rápidas. Mas na comparação direta vou ver se é impressão ou realidade.

Também vou ver se acho os problemas de AF em low light relatados pelo AFShalders - mas não lembrava de ter problemas fotografando shows com a E-M10 MKI, e foi onde mais usei ela (porém lembro de alguns casos com a E-M5 MK II, mas shows são casos BEM complicados de AF, tanto que costumo usar botão em separado pra AF, focar uma vez em posição conhecida e não refocar em cada disparo). Pode ter a ver com as lentes, assim como o modo de foco - eu quase sempre uso single point AF, não gosto de câmeras tentando adivinhar o que quero focar. Testei muito rapidamente a MK III com luz na cozinha de casa bem baixa, com a Panasonic 42,5 1.7, e o AF foi incrivelmente rápido, no mesmo nível da GX85 (que tem DFD com essa lente) ou até mais rápido que ela, tanto em single point AF como em grupo de 9 pontos. Face detection funcionou muito bem em todas condições, Eye detection nem sempre com pouca luz.

Mas ela segue com meus 3 pontos de problemas com a Olympus:
- Spot metering com ponto de medição fixa no centro do frame, sem opção de fazer ele acompanhar o ponto selecionado de foco (acho que só a Pen-F e a E-M1 MK II que possuem opção no menu para habilitar isso);
- Necessidade de dois botões para ativar focus peaking + focus assist (imagem ampliada) - usar ambas as opções são necessárias quando uso lentes manuais, mas o EVF está tão nítido que talvez somente o peaking resolva;
- Impossibilidade de tem o histograma E o indicador de nível ao mesmo tempo na tela - ou é um, ou outro, daquelas teimosias históricas da Olympus...

Quando tiver mais testes abro tópicos sobre a câmera. E como toda Om-D, é lindinha. :)
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci

AFShalders

• Mecenas
  • Referência
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 07 de Novembro de 2018, 11:39:10
Marcio, só para constar, eu só uso o ponto de foco central, no modo single. Normalmente não uso foco continuo.

A Olympus reformulou o sistema de menus esquizofrenico dela ou continua aquela coisa bizarra de aluno de graduação em design ?

Os dials finalmente tem uma resistencia de clicks decente ou continua parecendo uma roleta de tão fácil de mudar por acidente ? Isso era uma coisa que me incomodava demais na E-M10 e na E-M5.

marciok

• Colaborador(a)
Resposta #55 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:04:35
Marcio, só para constar, eu só uso o ponto de foco central, no modo single. Normalmente não uso foco continuo.

A Olympus reformulou o sistema de menus esquizofrenico dela ou continua aquela coisa bizarra de aluno de graduação em design ?

Os dials finalmente tem uma resistencia de clicks decente ou continua parecendo uma roleta de tão fácil de mudar por acidente ? Isso era uma coisa que me incomodava demais na E-M10 e na E-M5.

Menu foi levemente reformulado, mas segue esquizofrênico - no caso da E-M10 III tem bem menos opções, mas porquê várias foram retiradas...ficou mais simples, mas com menos recursos. É incrível como todo fabricante japonês é resistente a fazer um revamp sério em menus...

A resistência dos clicks está bem melhor. Gosto mais da posição dos dials da MK I, mas realmente eles giravam meio fácil. Na MK III, estão perfeitos na resistência, na minha opinião.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

adrianof14

• Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #56 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:07:17
Chegou minha E-M10 III, vou ver se faço tópicos de comparação dela com a E-M10 MK1 (que ainda está em casa) e com a GX85. Dureza é que tempo é o que mais falta com uma bebê de 1 mês em casa, hehehehe.

Já de cara me lembrei de como os dials da Olympus são melhores que os da Panasonic em resposta táctil (apesar que preferia a localização do back dial na MK1 - até hoje os dials da E-M10 MK1 são os melhores posicionados das câmeras que já tive). E o EVF é muito superior (OLED, com nitidez incrível) ao da GX85. E ela me pareceu extremamente responsiva, o touchpad AF responde com muita rapidez, e mudanças de modo / menu são bem rápidas. Mas na comparação direta vou ver se é impressão ou realidade.

Também vou ver se acho os problemas de AF em low light relatados pelo AFShalders - mas não lembrava de ter problemas fotografando shows com a E-M10 MKI, e foi onde mais usei ela (porém lembro de alguns casos com a E-M5 MK II, mas shows são casos BEM complicados de AF, tanto que costumo usar botão em separado pra AF, focar uma vez em posição conhecida e não refocar em cada disparo). Pode ter a ver com as lentes, assim como o modo de foco - eu quase sempre uso single point AF, não gosto de câmeras tentando adivinhar o que quero focar. Testei muito rapidamente a MK III com luz na cozinha de casa bem baixa, com a Panasonic 42,5 1.7, e o AF foi incrivelmente rápido, no mesmo nível da GX85 (que tem DFD com essa lente) ou até mais rápido que ela, tanto em single point AF como em grupo de 9 pontos. Face detection funcionou muito bem em todas condições, Eye detection nem sempre com pouca luz.

Mas ela segue com meus 3 pontos de problemas com a Olympus:
- Spot metering com ponto de medição fixa no centro do frame, sem opção de fazer ele acompanhar o ponto selecionado de foco (acho que só a Pen-F e a E-M1 MK II que possuem opção no menu para habilitar isso);
- Necessidade de dois botões para ativar focus peaking + focus assist (imagem ampliada) - usar ambas as opções são necessárias quando uso lentes manuais, mas o EVF está tão nítido que talvez somente o peaking resolva;
- Impossibilidade de tem o histograma E o indicador de nível ao mesmo tempo na tela - ou é um, ou outro, daquelas teimosias históricas da Olympus...

Quando tiver mais testes abro tópicos sobre a câmera. E como toda Om-D, é lindinha. :)

tive a e-m10, a e-m10 II, pana gx7... atualmente tenho a pana g7 (mais para vídeos), a e-m5 II e a pen-f.
afirmo, sem medo, que a e-m10 II foi a melhor m4/3 que tive, portabilidade, ergonomia (perfeita com um grip mínimo), dials sensacionais, customização... perdendo apenas em QI para a pen-f que tem um sensor mais moderno.

Quero pegar essa e-m10 III. só aguardando uma boa oportunidade.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot

marciok

• Colaborador(a)
Resposta #57 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:13:11
tive a e-m10, a e-m10 II, pana gx7... atualmente tenho a pana g7 (mais para vídeos), a e-m5 II e a pen-f.
afirmo, sem medo, que a e-m10 II foi a melhor m4/3 que tive, portabilidade, ergonomia (perfeita com um grip mínimo), dials sensacionais, customização... perdendo apenas em QI para a pen-f que tem um sensor mais moderno.

Quero pegar essa e-m10 III. só aguardando uma boa oportunidade.

O grip da III é ainda melhor, segundo consta (realmente achei bem bom, teste final vai ser quando pendurar minha Contax / Zeiss 135mm 2.8 nela, hehehe) - mas não há mais opção para grip externo como nas MK I e II, o que lamentei bastante.

Agora, vou detalhar mais adiante no review, mas se a pessoa não ligar para vídeo (que foi o motivo da minha compra), a MK II é melhor. O IQ é o mesmo, segundo reviews, e ela é bem mais customizável, várias funções (como ae e af bracketing) não estão mais disponíveis em modo manual. E só dois botões são customizáveis agora.

adrianof14

• Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #58 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:20:01
Agora, vou detalhar mais adiante no review, mas se a pessoa não ligar para vídeo (que foi o motivo da minha compra), a MK II é melhor. O IQ é o mesmo, segundo reviews, e ela é bem mais customizável, várias funções (como ae e af bracketing) não estão mais disponíveis em modo manual. E só dois botões são customizáveis agora.

informação importante, aguardo o review
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot

marciok

• Colaborador(a)
Resposta #59 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:37:50
informação importante, aguardo o review

Basicamente, tudo que precisa saber já tem nesse aqui: https://mirrorlesscomparison.com/olympus-vs-olympus/omd-em10-ii-vs-em10-iii/

Tem uns detalhes a mais que devo abordar, mas o mais importante pra maioria já consta nesse review mesmo.