Autor Tópico: Opinião após 6 meses trocar FF por M4/3  (Lida 11841 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 07 de Novembro de 2018, 10:08:47
Mas eu também comparei na época com a E-M1 e a E-M5, o da GX7 bateu os dois facilmente. É claro que a Olympus deve ver evoluído bastante nisso. Lembro que fiquei tão invocado com a E-M10 que achei que a câmera estivesse com defeito e voltei na loja haha ! Não gostei de nenhuma dessas E-M de 1a geração. Não usei as Mk2 e Mk3, com certeza devem estar muito melhores.

Só que o sistema de foco das Panasonics é realmente impressionante, desde o tempo da G2, que sem sombra de duvida é melhor que o dessas Olympus que falei. O da G7 que é uma câmera de entrada é um absurdo de rápido e preciso com a Pana 25mm.

A Olympus com certeza tem um sistema de estabilização superior nesses modelos Mk2 e Mk3.

Chegou minha E-M10 III, vou ver se faço tópicos de comparação dela com a E-M10 MK1 (que ainda está em casa) e com a GX85. Dureza é que tempo é o que mais falta com uma bebê de 1 mês em casa, hehehehe.

Já de cara me lembrei de como os dials da Olympus são melhores que os da Panasonic em resposta táctil (apesar que preferia a localização do back dial na MK1 - até hoje os dials da E-M10 MK1 são os melhores posicionados das câmeras que já tive). E o EVF é muito superior (OLED, com nitidez incrível) ao da GX85. E ela me pareceu extremamente responsiva, o touchpad AF responde com muita rapidez, e mudanças de modo / menu são bem rápidas. Mas na comparação direta vou ver se é impressão ou realidade.

Também vou ver se acho os problemas de AF em low light relatados pelo AFShalders - mas não lembrava de ter problemas fotografando shows com a E-M10 MKI, e foi onde mais usei ela (porém lembro de alguns casos com a E-M5 MK II, mas shows são casos BEM complicados de AF, tanto que costumo usar botão em separado pra AF, focar uma vez em posição conhecida e não refocar em cada disparo). Pode ter a ver com as lentes, assim como o modo de foco - eu quase sempre uso single point AF, não gosto de câmeras tentando adivinhar o que quero focar. Testei muito rapidamente a MK III com luz na cozinha de casa bem baixa, com a Panasonic 42,5 1.7, e o AF foi incrivelmente rápido, no mesmo nível da GX85 (que tem DFD com essa lente) ou até mais rápido que ela, tanto em single point AF como em grupo de 9 pontos. Face detection funcionou muito bem em todas condições, Eye detection nem sempre com pouca luz.

Mas ela segue com meus 3 pontos de problemas com a Olympus:
- Spot metering com ponto de medição fixa no centro do frame, sem opção de fazer ele acompanhar o ponto selecionado de foco (acho que só a Pen-F e a E-M1 MK II que possuem opção no menu para habilitar isso);
- Necessidade de dois botões para ativar focus peaking + focus assist (imagem ampliada) - usar ambas as opções são necessárias quando uso lentes manuais, mas o EVF está tão nítido que talvez somente o peaking resolva;
- Impossibilidade de tem o histograma E o indicador de nível ao mesmo tempo na tela - ou é um, ou outro, daquelas teimosias históricas da Olympus...

Quando tiver mais testes abro tópicos sobre a câmera. E como toda Om-D, é lindinha. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 07 de Novembro de 2018, 11:39:10
Marcio, só para constar, eu só uso o ponto de foco central, no modo single. Normalmente não uso foco continuo.

A Olympus reformulou o sistema de menus esquizofrenico dela ou continua aquela coisa bizarra de aluno de graduação em design ?

Os dials finalmente tem uma resistencia de clicks decente ou continua parecendo uma roleta de tão fácil de mudar por acidente ? Isso era uma coisa que me incomodava demais na E-M10 e na E-M5.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:04:35
Marcio, só para constar, eu só uso o ponto de foco central, no modo single. Normalmente não uso foco continuo.

A Olympus reformulou o sistema de menus esquizofrenico dela ou continua aquela coisa bizarra de aluno de graduação em design ?

Os dials finalmente tem uma resistencia de clicks decente ou continua parecendo uma roleta de tão fácil de mudar por acidente ? Isso era uma coisa que me incomodava demais na E-M10 e na E-M5.

Menu foi levemente reformulado, mas segue esquizofrênico - no caso da E-M10 III tem bem menos opções, mas porquê várias foram retiradas...ficou mais simples, mas com menos recursos. É incrível como todo fabricante japonês é resistente a fazer um revamp sério em menus...

A resistência dos clicks está bem melhor. Gosto mais da posição dos dials da MK I, mas realmente eles giravam meio fácil. Na MK III, estão perfeitos na resistência, na minha opinião.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #48 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:07:17
Chegou minha E-M10 III, vou ver se faço tópicos de comparação dela com a E-M10 MK1 (que ainda está em casa) e com a GX85. Dureza é que tempo é o que mais falta com uma bebê de 1 mês em casa, hehehehe.

Já de cara me lembrei de como os dials da Olympus são melhores que os da Panasonic em resposta táctil (apesar que preferia a localização do back dial na MK1 - até hoje os dials da E-M10 MK1 são os melhores posicionados das câmeras que já tive). E o EVF é muito superior (OLED, com nitidez incrível) ao da GX85. E ela me pareceu extremamente responsiva, o touchpad AF responde com muita rapidez, e mudanças de modo / menu são bem rápidas. Mas na comparação direta vou ver se é impressão ou realidade.

Também vou ver se acho os problemas de AF em low light relatados pelo AFShalders - mas não lembrava de ter problemas fotografando shows com a E-M10 MKI, e foi onde mais usei ela (porém lembro de alguns casos com a E-M5 MK II, mas shows são casos BEM complicados de AF, tanto que costumo usar botão em separado pra AF, focar uma vez em posição conhecida e não refocar em cada disparo). Pode ter a ver com as lentes, assim como o modo de foco - eu quase sempre uso single point AF, não gosto de câmeras tentando adivinhar o que quero focar. Testei muito rapidamente a MK III com luz na cozinha de casa bem baixa, com a Panasonic 42,5 1.7, e o AF foi incrivelmente rápido, no mesmo nível da GX85 (que tem DFD com essa lente) ou até mais rápido que ela, tanto em single point AF como em grupo de 9 pontos. Face detection funcionou muito bem em todas condições, Eye detection nem sempre com pouca luz.

Mas ela segue com meus 3 pontos de problemas com a Olympus:
- Spot metering com ponto de medição fixa no centro do frame, sem opção de fazer ele acompanhar o ponto selecionado de foco (acho que só a Pen-F e a E-M1 MK II que possuem opção no menu para habilitar isso);
- Necessidade de dois botões para ativar focus peaking + focus assist (imagem ampliada) - usar ambas as opções são necessárias quando uso lentes manuais, mas o EVF está tão nítido que talvez somente o peaking resolva;
- Impossibilidade de tem o histograma E o indicador de nível ao mesmo tempo na tela - ou é um, ou outro, daquelas teimosias históricas da Olympus...

Quando tiver mais testes abro tópicos sobre a câmera. E como toda Om-D, é lindinha. :)

tive a e-m10, a e-m10 II, pana gx7... atualmente tenho a pana g7 (mais para vídeos), a e-m5 II e a pen-f.
afirmo, sem medo, que a e-m10 II foi a melhor m4/3 que tive, portabilidade, ergonomia (perfeita com um grip mínimo), dials sensacionais, customização... perdendo apenas em QI para a pen-f que tem um sensor mais moderno.

Quero pegar essa e-m10 III. só aguardando uma boa oportunidade.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:13:11
tive a e-m10, a e-m10 II, pana gx7... atualmente tenho a pana g7 (mais para vídeos), a e-m5 II e a pen-f.
afirmo, sem medo, que a e-m10 II foi a melhor m4/3 que tive, portabilidade, ergonomia (perfeita com um grip mínimo), dials sensacionais, customização... perdendo apenas em QI para a pen-f que tem um sensor mais moderno.

Quero pegar essa e-m10 III. só aguardando uma boa oportunidade.

O grip da III é ainda melhor, segundo consta (realmente achei bem bom, teste final vai ser quando pendurar minha Contax / Zeiss 135mm 2.8 nela, hehehe) - mas não há mais opção para grip externo como nas MK I e II, o que lamentei bastante.

Agora, vou detalhar mais adiante no review, mas se a pessoa não ligar para vídeo (que foi o motivo da minha compra), a MK II é melhor. O IQ é o mesmo, segundo reviews, e ela é bem mais customizável, várias funções (como ae e af bracketing) não estão mais disponíveis em modo manual. E só dois botões são customizáveis agora.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #50 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:20:01
Agora, vou detalhar mais adiante no review, mas se a pessoa não ligar para vídeo (que foi o motivo da minha compra), a MK II é melhor. O IQ é o mesmo, segundo reviews, e ela é bem mais customizável, várias funções (como ae e af bracketing) não estão mais disponíveis em modo manual. E só dois botões são customizáveis agora.

informação importante, aguardo o review
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 07 de Novembro de 2018, 15:37:50
informação importante, aguardo o review

Basicamente, tudo que precisa saber já tem nesse aqui: https://mirrorlesscomparison.com/olympus-vs-olympus/omd-em10-ii-vs-em10-iii/

Tem uns detalhes a mais que devo abordar, mas o mais importante pra maioria já consta nesse review mesmo.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 07 de Novembro de 2018, 16:31:25
Menu foi levemente reformulado, mas segue esquizofrênico - no caso da E-M10 III tem bem menos opções, mas porquê várias foram retiradas...ficou mais simples, mas com menos recursos. É incrível como todo fabricante japonês é resistente a fazer um revamp sério em menus...

A resistência dos clicks está bem melhor. Gosto mais da posição dos dials da MK I, mas realmente eles giravam meio fácil. Na MK III, estão perfeitos na resistência, na minha opinião.


Já é um avanço. Realmente concordo, a resistência da Olympus em fazer um menu clean é irritante. Só faltava colocarem aquelas carinhas e bichinhos que japones adora.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 06 de Janeiro de 2019, 18:46:15
Sigo sem tempo de fazer review (criança com 3 meses em casa...), mas vou ver se arrumo, pois mesmo usando pouco a E-M10 III, estou adorando ela. Tem algo meio especial com essa bichinha.

Especialmente em vídeo. Não ter o crop habitual da maioria das m4/3 (em torno de 2,2) faz uma senhora diferença. As cores são ótimas, eu diria quase nível Fuji. E tem dois detalhes não mencionados que mostram que, mesmo com firmware meio "capado", tem código nela pensado realmente pra vídeo:

- Você pode ajustar o shutter speed pra 1/48 (que é ideal para gravar em 24fps), o que só me recordo de existir nas GH5 e G9 da Panasonic (a E-M1 MK II deve ter também);
- O autofoco funciona bem diferente em foto e em vídeo. Em foto, é rápido e instantâneo. Em vídeo, ele é bem mais lento, como se fosse um focus pull manual, e incrivelmente quase não faz hunting (ficar indo e voltando pra achar o ponto certo). Na verdade, o AF em vídeo, a princípio, me impressionou um bocado - bem preciso em C-AF com tracking e muito bom em C-AF puro. Vou testar, mas me parece vastamente superior ao AF de vídeo da GX85.

Em foto não faz feio também - as cores estão ótimas. A foto abaixo só teve o white balance ajustado, pois era uma luz amarela (não compartilhar esse link fora do fórum, por favor).

https://drive.google.com/file/d/1-cHbKlIRBjJQEjDxX3ScR_ebhoZLd5F3/view?usp=sharing
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2019, 18:47:05 por marciok »
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #54 Online: 06 de Janeiro de 2019, 18:49:46
Sigo sem tempo de fazer review (criança com 3 meses em casa...), mas vou ver se arrumo, pois mesmo usando pouco a E-M10 III, estou adorando ela. Tem algo meio especial com essa bichinha.

Especialmente em vídeo. Não ter o crop habitual da maioria das m4/3 (em torno de 2,2) faz uma senhora diferença. As cores são ótimas, eu diria quase nível Fuji. E tem dois detalhes não mencionados que mostram que, mesmo com firmware meio "capado", tem código nela pensado realmente pra vídeo:

- Você pode ajustar o shutter speed pra 1/48 (que é ideal para gravar em 24fps), o que só me recordo de existir nas GH5 e G9 da Panasonic (a E-M1 MK II deve ter também);
- O autofoco funciona bem diferente em foto e em vídeo. Em foto, é rápido e instantâneo. Em vídeo, ele é bem mais lento, como se fosse um focus pull manual, e incrivelmente quase não faz hunting (ficar indo e voltando pra achar o ponto certo). Na verdade, o AF em vídeo, a princípio, me impressionou um bocado - bem preciso em C-AF com tracking e muito bom em C-AF puro. Vou testar, mas me parece vastamente superior ao AF de vídeo da GX85.

Em foto não faz feio também - as cores estão ótimas. A foto abaixo só teve o white balance ajustado, pois era uma luz amarela (não compartilhar esse link fora do fórum, por favor).

https://drive.google.com/file/d/1-cHbKlIRBjJQEjDxX3ScR_ebhoZLd5F3/view?usp=sharing

Delícia de neném!!!!  :wub: :wub: :wub:
Curiosidade: o que te fez adquirir uma Olympus? Ainda mais depois do azar com a EM5 II, rs. Sei que vc mexe muito com vídeo e as Pana mandam bem melhor nisso. Mas em fotos mandam igualmente bem, até onde me consta.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 06 de Janeiro de 2019, 21:29:45
Delícia de neném!!!!  :wub: :wub: :wub:
Curiosidade: o que te fez adquirir uma Olympus? Ainda mais depois do azar com a EM5 II, rs. Sei que vc mexe muito com vídeo e as Pana mandam bem melhor nisso. Mas em fotos mandam igualmente bem, até onde me consta.

Foi, incrivelmente, justamente o vídeo. É a única m4/3 nessa faixa de preço que grava em 4k sem um crop adicional - a GX85 tem um crop total de 2,2x (0,2 a mais que o crop m4/3), a GX9 e a LX100 II tem um crop de 2,3x. Quando você está usando uma lente wide, faz MUITA diferença. Fora que a estabilização da Olympus (mesmo a da E-m10 III, que não é o ibis de última geração da E-M1 MK II) é um pouco melhor que o da GX85 (exceto, talvez, quando você usa uma lente Dual IS na GX85).

E as cores me pareceram melhores que da GX85.

Quanto aos problemas com a Olympus...chato, sim, mas ao menos tem ALGUMA garantia. Se a minha GX85 estragar, zero garantia. E o problema foi a assistência - a Olympus em si, foi um dos melhores atendimentos que já tive, prazos longos, mas me derem uma câmera nova e me pagaram valor full na outra, sem questionar, o que é bem raro.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #56 Online: 06 de Janeiro de 2019, 21:48:35
Bacana Marcio, bom saber que agora a Olympus está oferecendo boa opção de vídeo aos seus usuários.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 06 de Janeiro de 2019, 21:49:14
Eu discordo em parte.

Tem um kit da GX85 que é tremendamente competitivo que vem com a 12-32 e a 35-150 que são ótimas lentes e suportam dual IS, que é tão bom quanto o da Olympus.

O Codec 4K da Panasonic é muito melhor que o da Olympus, eu comparei os dois. O AF da GX85 é quase infalível.

Quanto à garantia, é só fazer um seguro com a Square Trade que eles pagam o conserto em autorizada ou na oficina de sua preferência (no Brasil). Se não tiver conserto eles te reembolsam o valor pago pela câmera integralmente.

Comprei na o Kit na B&H na Black Friday por $500 mais o Square trading de três anos, que cobre tudo. 
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2019, 21:50:17 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 06 de Janeiro de 2019, 22:14:22
depois de 3 anos usando M4/3 só digo uma coisa: nunca mais compro uma FF na vida.
sou amador, fotografo de tudo. As cameras olympus nunca me deixaram na mão.
tenho uma 5D MKII, mas raramente uso, pq a mim não da mais prazer sair pra fotografar com uma camera que passou a ser um trambolho pra mim. A qualidade da imagem é muito próxima. os 10% de situaçoes em que a FF me atenderia melhor nao compensam o peso que tenho que carregar.

Depois que adquiri a a oly EM10 e depois a PEN-F recuperei o prazer de fotografar.

Este relato é ótimo, ele fala tudo.

E encaixa perfeitamente no meu caso, que é o oposto. Sou profissional e fotografo de forma bem específica. Tamanho e peso não são problema pra mim, pelo contrário, prefiro algo maior e mais pesado, já tive EM1 e atualmente tenho uma XT2 que uso para fotos de família e viagem.

O importante é que os fabricantes entendam que ainda existe público para DSLR e que este público seja respeitado, mesmo que um dia seja minoritário. Afinal, minorias devem ser respeitadas, ou não?



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 07 de Janeiro de 2019, 00:21:09
Você poderia dar uma ajuda comparando a EM 1 com a X-T2 ?

Eu já tive a X-T2 e estou pensando na EM1 mk II...


Obrigado !!

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fiz fotos ótimas com ela. Câmera com ótimos recursos e objetivas realmente compactas.
Acredito que o sistema como um todo tenha uma dimensão mais equilibrada entre corpo e objetivas, quase nunca vc vai ficar com uma objetiva monstruosa em um mini corpo.
Não lembro muito dela, mas não senti lá muita diferença de qualidade entre ela e a XT2, talvez um pouco menos de ruído, mas não é minha praia fotos com pouca luz.

É um sistema muito bom pra fazer viagens, pois a mochila fica realmente leve e compacta, as objetivas parecem de brinquedo de tão pequenas.

Tem a questão do formato 4/3, pra produtos eu até acho bem melhor que o 3:2, mas como só usava este sistema para as viagens, tem muita gente, assim como eu, que prefere o 3:2.