Autor Tópico: Opinião após 6 meses trocar FF por M4/3  (Lida 11845 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 02 de Julho de 2018, 17:13:19

Não concordo com alguns pontos que ele colocou mas ficou convicto com a mudança. Estou colocando aqui para compartilhar com a galera.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2018, 21:49:03
Interessante. Mas eu acho tão estranho esses reviews que basicamente não falam NADA de negativo sobre o sistema/câmera.

Acredito que o sistema atenda às necessidades dele, mas não é possível que não tenha um único contra sequer, o máximo que ele comenta é sobre a performance em ISO alto (que ele mais elogia e fala "eu gosto" do que fala que é um ponto negativo) e também sobre os preços das lentes.

Mas não nego que é interessante e que sempre dá vontade de experimentar, só pra ver qualé  :D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2018, 22:16:43
depois de 3 anos usando M4/3 só digo uma coisa: nunca mais compro uma FF na vida.
sou amador, fotografo de tudo. As cameras olympus nunca me deixaram na mão.
tenho uma 5D MKII, mas raramente uso, pq a mim não da mais prazer sair pra fotografar com uma camera que passou a ser um trambolho pra mim. A qualidade da imagem é muito próxima. os 10% de situaçoes em que a FF me atenderia melhor nao compensam o peso que tenho que carregar.

Depois que adquiri a a oly EM10 e depois a PEN-F recuperei o prazer de fotografar.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2018, 10:13:08
depois de 3 anos usando M4/3 só digo uma coisa: nunca mais compro uma FF na vida.
sou amador, fotografo de tudo. As cameras olympus nunca me deixaram na mão.
tenho uma 5D MKII, mas raramente uso, pq a mim não da mais prazer sair pra fotografar com uma camera que passou a ser um trambolho pra mim. A qualidade da imagem é muito próxima. os 10% de situaçoes em que a FF me atenderia melhor nao compensam o peso que tenho que carregar.

Depois que adquiri a a oly EM10 e depois a PEN-F recuperei o prazer de fotografar.

Bem interessante seu relato.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2018, 10:16:10
depois de 3 anos usando M4/3 só digo uma coisa: nunca mais compro uma FF na vida.
sou amador, fotografo de tudo. As cameras olympus nunca me deixaram na mão.
tenho uma 5D MKII, mas raramente uso, pq a mim não da mais prazer sair pra fotografar com uma camera que passou a ser um trambolho pra mim. A qualidade da imagem é muito próxima. os 10% de situaçoes em que a FF me atenderia melhor nao compensam o peso que tenho que carregar.

Depois que adquiri a a oly EM10 e depois a PEN-F recuperei o prazer de fotografar.

bacana teu relato  :ok: :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2018, 15:45:03
O Ming Thein pegou uma Pen F para fazer um experimento de só usar JPG nela, acordou meu interesse nela (pois é talvez um dos fotógrafos mais detalhistas que conheço).

https://blog.mingthein.com/2018/06/18/heresy-and-sacrilege-mt-and-sooc-experiments/
https://blog.mingthein.com/2018/07/03/mts-scrapbook-sunday-afternoons/

Acho a Pen F a câmera digital mais linda da atualidade, minhas reservas são o (ainda) preço e alguns pontos de ergonomia...
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2018, 15:47:59
Acho a Pen F a câmera digital mais linda da atualidade, minhas reservas são o (ainda) preço e alguns pontos de ergonomia...

é uma câmera bem bonita mesmo  :wub:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2018, 15:48:20
Eu encontrei meu ponto de equilíbrio na Fuji.  Um bom set de lentes (assim como as m4/3), boa qualidade, assim como a m4/3.

Na época só não fui pra m4/3 pela disponibilidade de lentes, não sei se isso mudou.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2018, 15:53:12
Saindo um pouco do assunto do post mas acho que ele anda junto, curiosamente ando bem intrigado nessa toada de fazer fotos com o JPG, ou na verdade fazer uma foto totalmente acabada em jpg direto da câmera.

O que me leva a pensar que tanto a Olympus quanto a Fuji estão com softwares muito mais completos dentro da câmera possibilitando que se faça a foto muito mais customizada e a deixe pronta direto do software da câmera.

Algo que não se vê na Nikon nem na Canon por exemplo, (sou usuário Nikon mas o ajuste de foto dela não chega nem perto do que a Fuji tem).

Fico me perguntando se isso não é um dos motivos de sair do FF e ir para APS-C/ M4/3. Não apenas pelo tamanho do sensor mas pelo conjunto geral que as grandes marcas de FF não possuem.  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2018, 15:55:50
A Fuji tem esse ajuste todo diferente? Pensava que a graça era usar os "presets" dos filmes clássicos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2018, 15:58:51
A Fuji tem esse ajuste todo diferente? Pensava que a graça era usar os "presets" dos filmes clássicos.

A coisa toda é passível de customização...  :wub:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2018, 16:10:55
A coisa toda é passível de customização...  :wub:

Tem o que extra?
Na canon é nitidez, contraste, saturação e color tone senão me engano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2018, 16:22:01
Também sou amador/hobista e utilizo M43 desde Setembro de 2016.

Antes sempre viajávamos com duas DSLR, a Nikon D5100 e a Leica Digilux 3. A última vez que fizemos isso foi em Foz do Iguaçu, e lhes garanto que percorrer os quase 8km de caminhada dentro do parque das cataratas (lado argentino), com um trambolho daqueles pendurado no pescoço e a mochila nas costas, foi uma das experiências mais exaustivas que já tive.

São equipamentos grandes, pesados, que chamam a atenção e ocupam muito espaço na mochila. Ou seja, tudo o que você não quer em uma viagem.

O problema acabou quando comprei uma Panasonic GX7. Com ela consigo saracotear o dia inteiro, não atraio olhares cobiçosos para mim e ainda não fico com dores no pescoço ao final do dia.

E termos de desempenho nunca fiz fotos tão boas.

Não quero nunca mais saber de DSLR, seja ela APS-C ou FF.

Grande e forte abraço a todos.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2018, 16:26:50
Tem o que extra?
Na canon é nitidez, contraste, saturação e color tone senão me engano.
De acordo com o manual:
Film Simulation
Grain Effect
Dynamic Range
White Balance
Highlight Tone
Shadow Tone
Color
Sharpness
Noise Reduction
Long Exposure Nr
Color Space
Edit/Save Custom Setting


Acho que o que faz a diferença são os pequenos ajustes de luz e sombra que seriam feitos na pós no LR por exemplo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2018, 17:38:52
A questao é que os próprios presets são ponto de partida pra novos presets, a Fuji permite ate 7 customizações usando por base as simulações de filme que já são várias, as combinações são inúmeras.
De acordo com o manual:
Film Simulation
Grain Effect
Dynamic Range
White Balance
Highlight Tone
Shadow Tone
Color
Sharpness
Noise Reduction
Long Exposure Nr
Color Space
Edit/Save Custom Setting


Acho que o que faz a diferença são os pequenos ajustes de luz e sombra que seriam feitos na pós no LR por exemplo.