Autor Tópico: Opinião após 6 meses trocar FF por M4/3  (Lida 11860 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2018, 20:14:59

Acho a Pen F a câmera digital mais linda da atualidade, minhas reservas são o (ainda) preço e alguns pontos de ergonomia...

sim, a camera "pura" tem a ergonomia ruim. por isso adquiri esse grip, que tem uma estética legal e facilita bem a pegada na camera.

https://www.amazon.com/J-B-Camera-Designs-Wood-Olympus/dp/B01D3LCGQI
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Julho de 2018, 20:54:36
sim, a camera "pura" tem a ergonomia ruim. por isso adquiri esse grip, que tem uma estética legal e facilita bem a pegada na camera.

https://www.amazon.com/J-B-Camera-Designs-Wood-Olympus/dp/B01D3LCGQI

Show esse grip. Curto esse lance de usar madeira em tecnologia.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Julho de 2018, 20:57:11
A questao é que os próprios presets são ponto de partida pra novos presets, a Fuji permite ate 7 customizações usando por base as simulações de filme que já são várias, as combinações são inúmeras.

Legal. Tem isso tb.

Uma dúvida que preciso testar. As customizações aparecem no perfil da câmera no Lightroom também? Ou só os perfis padrões?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2018, 08:54:34
Esse WB se soma com o WB geral ou é o geral?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2018, 08:58:32
O Ming Thein pegou uma Pen F para fazer um experimento de só usar JPG nela, acordou meu interesse nela (pois é talvez um dos fotógrafos mais detalhistas que conheço).

https://blog.mingthein.com/2018/06/18/heresy-and-sacrilege-mt-and-sooc-experiments/
https://blog.mingthein.com/2018/07/03/mts-scrapbook-sunday-afternoons/

Acho a Pen F a câmera digital mais linda da atualidade, minhas reservas são o (ainda) preço e alguns pontos de ergonomia...

eu não sou a pessoa mais ligada do mundo no fator estética. Mas quando se trata de câmeras, especialmente essas digitais com aparência retrô, eu realmente fico balançada. Eu ainda acho as Fuji X100x insuperáveis nesse quesito, mas logo depois, vem a Pen F. Eu acabei pegando uma por conta da beleza. Poderia pegar a EM5 II (a selagem pode fazer a diferença pra mim, que ADORO um mato), mas fui na Pen F mesmo. Pena, penaaa que não é a prata. Mas a preta foi uma oportunidade excelente que achei, a câmera no final das contas acabou saindo pouco abaixo de 3 mil reais, super nova e ainda com a garantia estendida da B&H (que acabou esse ano). Estou até usando no meu trabalho com fotografia de parto, tenho conseguido alguns resultados bem satisfatórios quando a luz está boa e a exposição correta.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 04 de Julho de 2018, 09:03:39
eu só tô com uma FF porque REALMENTE preciso de performance em ISO alto. Aí acabo usando na brincadeira com astrofotografia também. Mas a câmera do dia a dia, é a micro 4/3.
Eu amei demais esse sistema. Demais, demais.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2018, 09:11:51
sim, a camera "pura" tem a ergonomia ruim. por isso adquiri esse grip, que tem uma estética legal e facilita bem a pegada na camera.

https://www.amazon.com/J-B-Camera-Designs-Wood-Olympus/dp/B01D3LCGQI

Sim. grip é um dos pontos, mas o grip externo resolve, falei de um que peguei pra minha GX85 em outro tópico (pessoalmente não gosto dos da JB, mas a Meike tem um clone do original da Olympus por menos da metade do preço).

Os dois principais pontos são:
- Uso muitas lentes manuais, e para ativar focus peaking + focus assist é necessário usar dois botões customizados, nas Panasonic com um toque você ativa as duas funções (mas isso não é exclusivo da Pen F, e sim de todas as Olympus);
- Eu gosto de usar back button focus - usar um botão para ativar o AF ao invés dele ser acoplado ao disparador; especialmente para fotografar shows ele funciona muito melhor. E na Pen F não tem um botão no lugar mais adequado para isso, que seria à esquerda do dial traseiro (mais ou menos onde tem aquela alavanca para ajuste de curvas). Daria pra usar o Fn1, mas pode atrapalhar a pegada.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2018, 09:13:36
sim, a camera "pura" tem a ergonomia ruim. por isso adquiri esse grip, que tem uma estética legal e facilita bem a pegada na camera.

https://www.amazon.com/J-B-Camera-Designs-Wood-Olympus/dp/B01D3LCGQI

Que bonitinho!! Sabe que a minha veio com um gripzinho que eu nem sei por onde anda... Tenho me dado bem com ela do jeitinho que ela é, mas tenho mãos menores, então nem fiz questão de colocar o grip. Mas vou procurar pra colocar e ver se considero significativa a diferença.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #23 Online: 05 de Julho de 2018, 08:14:30
o ponto que pra mim mais pega e o custo mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2018, 10:34:51
o ponto que pra mim mais pega e o custo mesmo.

Exatamente, acho tão caro quanto montar um set para FF.
Metade do tamanho do sensor, queria lentes pela metade do preço  :hysterical:

Mas não deixo de acompanhar a novidades do M4/3 e da Fuji.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Julho de 2018, 22:23:45
É que as lentes são melhores nestes sistemas menores e as câmeras tem mais tecnologia embarcada.

Mas não é mais caro não, vai depender muito de quais lentes você usará no seu SET.


Comparar uma lente das mais simples da Canon com uma lente equivalente da Olympus ou Panasonic é bem complicado pois as m4/3 trazem um requinte e qualidade nos materiais que você só tem nas lentes L da Canon.


Exatamente, acho tão caro quanto montar um set para FF.
Metade do tamanho do sensor, queria lentes pela metade do preço  :hysterical:

Mas não deixo de acompanhar a novidades do M4/3 e da Fuji.
« Última modificação: 05 de Julho de 2018, 22:25:04 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 06 de Julho de 2018, 07:41:07
É que as lentes são melhores nestes sistemas menores e as câmeras tem mais tecnologia embarcada.

Mas não é mais caro não, vai depender muito de quais lentes você usará no seu SET.


Comparar uma lente das mais simples da Canon com uma lente equivalente da Olympus ou Panasonic é bem complicado pois as m4/3 trazem um requinte e qualidade nos materiais que você só tem nas lentes L da Canon.

Uma pena que não tenha a linha de pobre.
Quem sabe a Rokinon faz umas lentes agora que se empolgou com AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 07 de Julho de 2018, 18:58:25
Interessante. Mas eu acho tão estranho esses reviews que basicamente não falam NADA de negativo sobre o sistema/câmera.

Acredito que o sistema atenda às necessidades dele, mas não é possível que não tenha um único contra sequer, o máximo que ele comenta é sobre a performance em ISO alto (que ele mais elogia e fala "eu gosto" do que fala que é um ponto negativo) e também sobre os preços das lentes.

Mas não nego que é interessante e que sempre dá vontade de experimentar, só pra ver qualé  :D
No caso dele que fotografa muito estúdio com luz controlada e pequenas aberturas a diferença para sensores maiores fica pequeno além da questão do foco ser deixada de lado já que no AF-S essas câmeras são tão afiadas quanto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #28 Online: 08 de Julho de 2018, 22:46:10
depois de 3 anos usando M4/3 só digo uma coisa: nunca mais compro uma FF na vida.
sou amador, fotografo de tudo. As cameras olympus nunca me deixaram na mão.
tenho uma 5D MKII, mas raramente uso, pq a mim não da mais prazer sair pra fotografar com uma camera que passou a ser um trambolho pra mim. A qualidade da imagem é muito próxima. os 10% de situaçoes em que a FF me atenderia melhor nao compensam o peso que tenho que carregar.

Depois que adquiri a a oly EM10 e depois a PEN-F recuperei o prazer de fotografar.


Um pouco "off-topic":  Também fotografo de tudo, como amador.  No meu caso, adotei o sistema Fujifilm "X" por já ter tido experiência com o APS-C (Nikon "DX") e pelo design "old school" das câmeras, com seus comandos que reproduzem fielmente os comandos das antigas "rangefinders" (X-Pro / X-E series) ou das SLR dos anos 60/70 (X-T series). 

Como aprendi a fotografar com SLR's daquela época (Olympus OM-1 / OM-4 e Nikon F2, esta da empresa onde trabalhava na ocasião), senti-me "em casa" ao usar as Fuji pela primeira vez, em 2014.

Atualmente, uso duas (2) X-T20 e as lentes 14mm f/2,8; 35mm f/1.4; 18-55mm f/2.8-4 e 55-200mm f/3.5-4.8mm. A qualidade ótica, construção em metal e o tamanho compacto destas lentes foi o fator determinante para eu permanecer na marca.  Todo meu atual equipamento (mais um tablet ou um laptop, baterias de reserva, cartões de memória extras, carregadores e demais acessórios) cabe em uma bolsa pequena e discreta, a qual levo comigo nas minhas viagens e passeios fotográficos.  As X-T20 são ágeis e muito versáteis. Ficaram ainda melhores com o "firmware" 2.0. São câmeras muito completas para a sua faixa de preço (US$ 899,00 nos EUA, só o corpo). Como uso bastante a 55-200mm (cerca de 50% das fotos são feitas com ela) equipei minhas câmeras com um "grip" adicional, melhorando o conforto ao segura-las...

Usei "FF" (Nikon) entre 2009 e 2015. Comecei a sentir a necessidade de um sistema menor e mais leve, porém mantendo a qualidade da imagem, para poder usar em viagens, principalmente. O atual sistema atende com folga minhas atuais necessidades.

Nas minhas viagens ao exterior, tenho visto muitos fotógrafos utilizando M4/3 (tanto Olympus quanto Panasonic). Este sistema está bem consolidado atualmente, com uma vasta opção de (excelentes) lentes.  A qualidade construtiva e ótica das Zuiko (Oly) e Leica (Panasonic) foi decisiva para a consolidação do sistema.  Lamento apenas o fato de, no Brasil, a assistência técnica ser complicada (atualmente não está muito diferente com a Fuji... :no:).


Boa semana a todos :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2018, 23:05:30 por Fábio Kruschewsky Lemos »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2018, 13:48:47

Um pouco "off-topic":  Também fotografo de tudo, como amador.  No meu caso, adotei o sistema Fujifilm "X" por já ter tido experiência com o APS-C (Nikon "DX") e pelo design "old school" das câmeras, com seus comandos que reproduzem fielmente os comandos das antigas "rangefinders" (X-Pro / X-E series) ou das SLR dos anos 60/70 (X-T series). 

Como aprendi a fotografar com SLR's daquela época (Olympus OM-1 / OM-4 e Nikon F2, esta da empresa onde trabalhava na ocasião), senti-me "em casa" ao usar as Fuji pela primeira vez, em 2014.

Atualmente, uso duas (2) X-T20 e as lentes 14mm f/2,8; 35mm f/1.4; 18-55mm f/2.8-4 e 55-200mm f/3.5-4.8mm. A qualidade ótica, construção em metal e o tamanho compacto destas lentes foi o fator determinante para eu permanecer na marca.  Todo meu atual equipamento (mais um tablet ou um laptop, baterias de reserva, cartões de memória extras, carregadores e demais acessórios) cabe em uma bolsa pequena e discreta, a qual levo comigo nas minhas viagens e passeios fotográficos.  As X-T20 são ágeis e muito versáteis. Ficaram ainda melhores com o "firmware" 2.0. São câmeras muito completas para a sua faixa de preço (US$ 899,00 nos EUA, só o corpo). Como uso bastante a 55-200mm (cerca de 50% das fotos são feitas com ela) equipei minhas câmeras com um "grip" adicional, melhorando o conforto ao segura-las...

Usei "FF" (Nikon) entre 2009 e 2015. Comecei a sentir a necessidade de um sistema menor e mais leve, porém mantendo a qualidade da imagem, para poder usar em viagens, principalmente. O atual sistema atende com folga minhas atuais necessidades.

Nas minhas viagens ao exterior, tenho visto muitos fotógrafos utilizando M4/3 (tanto Olympus quanto Panasonic). Este sistema está bem consolidado atualmente, com uma vasta opção de (excelentes) lentes.  A qualidade construtiva e ótica das Zuiko (Oly) e Leica (Panasonic) foi decisiva para a consolidação do sistema.  Lamento apenas o fato de, no Brasil, a assistência técnica ser complicada (atualmente não está muito diferente com a Fuji... :no:).


Boa semana a todos :ok:

é por aí mesmo. ninguém nega a qualidade das DSLRs. Porém, para algumas pessoas, principalmente os amadores, ter uma FF deixou de ser uma prioridade com a evolução das ML.
elas fotografam maravilhosamente bem, são mais bonitas enquanto equipamento, são menores, mais leves e possuem soluções tecnológicas que as DSLRs ainda não utilizam.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot