Autor Tópico: Opinião após 6 meses trocar FF por M4/3  (Lida 11850 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 09 de Julho de 2018, 17:55:34
Acho que a Olympus dá certo (é lider de mercado ML), porque não liga para FF, mantendo suas lentes pequenas e tb não fica mudando de padrão toda hora.

Infelizmente os números de venda de câmeras são muito obscuros. Geralmente têm-se os dados do Japão que tem um perfil consumidor bem diferente do ocidente.
Mas eu acho que a Canon é a líder desse mercado (por incrível que pareça).

Edit:
Achei esse link. Todos os outros não tinham extratificados por tipo de câmera e marca.
https://www.dpreview.com/news/0966656912/2018-japan-bcn-camera-rankings-canon-dominates-dslrs-tops-sony-in-mirrorless
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #31 Online: 30 de Outubro de 2018, 18:11:53
Será que só eu que achei o foco da M1 lento e impreciso em ambientes com pouca iluminação  :doh: :doh: Adoro minha M1 mas, sinto  mais seguro fotografando com a 6D :assobi:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 31 de Outubro de 2018, 11:09:12
Será que só eu que achei o foco da M1 lento e impreciso em ambientes com pouca iluminação  :doh: :doh: Adoro minha M1 mas, sinto  mais seguro fotografando com a 6D :assobi:


Reclamei muito aqui do foco da E-M10 e da E-M5 em baixa luz e ninguém deu bola, era como se eu estivesse falando uma heresia.  Estive em Barcelona e resolvi dar uma volta a noite com a E-M10 e fui na tal fonte luminosa... O sistema é , ou pelo menos era, um horror quando a luz era mais para o laranja/vermelho, nunca vi uma câmera caçar tanto e errar o foco como ela. Até o celular que eu tinha na épica um iPhone 4s se saia melhor. O problema era idêntico na E-M5, na EPL2 e na EPM2. Usei com 2 lentes, a 14-42 da Oly e a 14-45 Pana. A Pana GX7 não errava uma única foto...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Outubro de 2018, 11:39:58

Reclamei muito aqui do foco da E-M10 e da E-M5 em baixa luz e ninguém deu bola, era como se eu estivesse falando uma heresia.  Estive em Barcelona e resolvi dar uma volta a noite com a E-M10 e fui na tal fonte luminosa... O sistema é , ou pelo menos era, um horror quando a luz era mais para o laranja/vermelho, nunca vi uma câmera caçar tanto e errar o foco como ela. Até o celular que eu tinha na épica um iPhone 4s se saia melhor. O problema era idêntico na E-M5, na EPL2 e na EPM2. Usei com 2 lentes, a 14-42 da Oly e a 14-45 Pana. A Pana GX7 não errava uma única foto...


Já tive a EM5 I e lembro-me q o foco nao era rápido com a lente de kit, uma das mesmas q vc usou. Por sinal, são lentes escuras (f/3.5-5.6) e as mais básicas do fabricante, no geral fracas em tudo, incluindo ai motor de foco. Como a luz que chega no sensor depende da abertura máxima para o foco, com baixa luz ambiente a dificuldade do AF em  lentes escuras com certeza é maior.  Utilizei a E-M5 com primes como a oly 25mm f/1.8 e  o foco era instantâneo em luz normal e nunca ficava pescando em baixa luz, mesmo não utilizando a luz auxiliar de foco. Usei na época também a 12-50mm, um pouco mais lenta, mas também  uma lente de kit e escura. Concluo que para uma avaliar mais precisamente o AF de uma camera,  o primeiro passo é utilizar lentes de qualidade, primes de preferencia. As lentes de entrada serão quase sempre, no máximo, aceitáveis e em em muitos casos nem isso. Hoje tenho auma E-M5 II e utilizo com uma  Oly 12-100mm PRO, que apesar de escura (f/4) foca muito bem em todo tipo de luz,  com certeza devido a um motor AF  e eletronica de ponta mais alguns implementos extras do sistema operacional da camera.  Ainda tenho a E-PM2 e já fiz várias noturnas com ela, acoplada com a Lumix 15mm f1.7 (q vendi recentemente) e com a 25mm f1.8 e nunca notei qualquer engasgo no AF.. A lente de kit da epm2 vendi assim q adquiri a camera,  por ser grande e de baixa qualidade.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2018, 11:46:51 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 31 de Outubro de 2018, 17:20:27
Puxa...eu vivo pensando na EM-1 Mk II... será que haverá dificuldade de foco em ginásios de esportes ?

Melhor pesquisar nos fóruns lá de fora e passar longe dos sites de reviews e blogs.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #35 Online: 31 de Outubro de 2018, 19:08:31
Não li o tópico...

https://www.mu-43.com/threads/e-m1-2-sports-shooting-focus-issues.93750/

As Panasonics mais avançadas focam a -4EV (talvez até -5, lembro de ter visto em algum lugar).
« Última modificação: 31 de Outubro de 2018, 19:11:33 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 01 de Novembro de 2018, 07:50:29
Não li o tópico...

https://www.mu-43.com/threads/e-m1-2-sports-shooting-focus-issues.93750/

As Panasonics mais avançadas focam a -4EV (talvez até -5, lembro de ter visto em algum lugar).

Não só as mais avançadas, a GX85 foca a -4EV também.

Estou pegando uma E-M10 III, aí vou poder falar sobre como andam as Olympus.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #37 Online: 01 de Novembro de 2018, 11:20:18

obrigado !

Esclareceu bastante  :ok:

Bacana! Nesse forum mu-43 tem muita informação.  :ok:


Não só as mais avançadas, a GX85 foca a -4EV também.

Estou pegando uma E-M10 III, aí vou poder falar sobre como andam as Olympus.

Verdade, eu que não tinha certeza. Pensei em dizer as mais novas, mas não sei se as miúdas (GX850 da vida) também o fazem. Que eu saiba a partir da GH4 elas começaram a focar a -4EV.

Também estou de olho nessa E-M10 III, depois conta o que achou dela.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2018, 11:25:39 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 01 de Novembro de 2018, 12:07:52
Puxa...eu vivo pensando na EM-1 Mk II... será que haverá dificuldade de foco em ginásios de esportes ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Em relaçao ao post do Saguena, ele referia-se a E-M1 mk I e também nao mencionou quais as 2 lentes que utilizou para avaliar o  AF da camera. Sem a minima dúvida o AF da mk II é muito superior a anterior e ainda permanece competitiva frente a concorrencia, pelo menos em termos de especificaçoes,  mesmo considerando que foi lançada há mais de 2 anos.  Mas com certeza a nova E-M1 X,  que deve ser anunciada no inicio de 2019,  deve ter diferenças importantes para se manter viva frente as rivais, vale a pena aguardar.


O tópico do mu-43 indicado pelo Rinaldo sobre os problemas de AF da E-M1 mk II é bem técnico,  mas o post mais recente tem mais de 1 ano. É provavel que alguns dos problemas tenham sido resolvidos nos firmwares atualizados posteriormente e, portanto,  parece prudente serem considerados com alguma reserva. A relaçao das atualizacoes podem ser conferidas no link abaixo, vale conferir se tem alguma relaçao.


Por fim, seria interessante sabermos das suas impressoes dos relatos de problemas do topico mu-43, no que foi esclarecido e qual a desvantagem provavel dessa camera para o seu tipo de uso..


http://dl01.olympus-imaging.com/ww/ud2/ENU/0001/1250/index22a.html
« Última modificação: 01 de Novembro de 2018, 12:15:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 01 de Novembro de 2018, 15:56:48

Já tive a EM5 I e lembro-me q o foco nao era rápido com a lente de kit, uma das mesmas q vc usou. Por sinal, são lentes escuras (f/3.5-5.6) e as mais básicas do fabricante, no geral fracas em tudo, incluindo ai motor de foco. Como a luz que chega no sensor depende da abertura máxima para o foco, com baixa luz ambiente a dificuldade do AF em  lentes escuras com certeza é maior.  Utilizei a E-M5 com primes como a oly 25mm f/1.8 e  o foco era instantâneo em luz normal e nunca ficava pescando em baixa luz, mesmo não utilizando a luz auxiliar de foco. Usei na época também a 12-50mm, um pouco mais lenta, mas também  uma lente de kit e escura. Concluo que para uma avaliar mais precisamente o AF de uma camera,  o primeiro passo é utilizar lentes de qualidade, primes de preferencia. As lentes de entrada serão quase sempre, no máximo, aceitáveis e em em muitos casos nem isso. Hoje tenho auma E-M5 II e utilizo com uma  Oly 12-100mm PRO, que apesar de escura (f/4) foca muito bem em todo tipo de luz,  com certeza devido a um motor AF  e eletronica de ponta mais alguns implementos extras do sistema operacional da camera.  Ainda tenho a E-PM2 e já fiz várias noturnas com ela, acoplada com a Lumix 15mm f1.7 (q vendi recentemente) e com a 25mm f1.8 e nunca notei qualquer engasgo no AF.. A lente de kit da epm2 vendi assim q adquiri a camera,  por ser grande e de baixa qualidade.


Sim, mas isso não explica por que na Panasonic GX7 as mesmas lentes focam rápido nas mesmas condições.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 04 de Novembro de 2018, 13:41:53
Tudo indica q pelas suas observaçoes de desempenho das lentes de kit,  o sistema AF da GX7 é superior, o que é de se esperar. A E- M10 mk I  e a GX7 sao praticamente contemporâneas (fim 2013 e inicio 2014), lançadas com poucos meses uma da outra, mas com um detalhe importante: a E-M10 era um modelo de entrada, custava na faixa de 600 dolares no lançamento e a Panasonic GX7 custava 1.100 dolares, assim, seria de se esperar que fosse melhor em praticamente todos os quesitos. Independente das nossas observaçoes de uso, que nao tem o rigor de testes metódicos,  parece claro que o sistema AF da E-M10 mk I e E-PM2 tem limitaçoes de foco em areas escuras e com objetos pequenos, provavelmente devido ao sistema AF de detecçao de contraste,  que  deve ser agravado pelo uso de lentes escuras e com motores nao otimizados. Mas também nao dá para generalizar a partir desses exemplos de 2 lentes de kit e 2 ou 3 modelos de cameras desatualizadas, que o sistema AF de Panasonic é melhor que o da Olympus, nao é?
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #41 Online: 04 de Novembro de 2018, 18:44:37
Também estou de olho nessa E-M10 III, depois conta o que achou dela.

Boa hora:
Tudo da Olympus com desconto na B&H

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1351009-REG/olympus_v207072su010_om_d_e_m10_mark_iii.html


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 04 de Novembro de 2018, 19:18:10
Tudo indica q pelas suas observaçoes de desempenho das lentes de kit,  o sistema AF da GX7 é superior, o que é de se esperar. A E- M10 mk I  e a GX7 sao praticamente contemporâneas (fim 2013 e inicio 2014), lançadas com poucos meses uma da outra, mas com um detalhe importante: a E-M10 era um modelo de entrada, custava na faixa de 600 dolares no lançamento e a Panasonic GX7 custava 1.100 dolares, assim, seria de se esperar que fosse melhor em praticamente todos os quesitos. Independente das nossas observaçoes de uso, que nao tem o rigor de testes metódicos,  parece claro que o sistema AF da E-M10 mk I e E-PM2 tem limitaçoes de foco em areas escuras e com objetos pequenos, provavelmente devido ao sistema AF de detecçao de contraste,  que  deve ser agravado pelo uso de lentes escuras e com motores nao otimizados. Mas também nao dá para generalizar a partir desses exemplos de 2 lentes de kit e 2 ou 3 modelos de cameras desatualizadas, que o sistema AF de Panasonic é melhor que o da Olympus, nao é?

Mas eu também comparei na época com a E-M1 e a E-M5, o da GX7 bateu os dois facilmente. É claro que a Olympus deve ver evoluído bastante nisso. Lembro que fiquei tão invocado com a E-M10 que achei que a câmera estivesse com defeito e voltei na loja haha ! Não gostei de nenhuma dessas E-M de 1a geração. Não usei as Mk2 e Mk3, com certeza devem estar muito melhores.

Só que o sistema de foco das Panasonics é realmente impressionante, desde o tempo da G2, que sem sombra de duvida é melhor que o dessas Olympus que falei. O da G7 que é uma câmera de entrada é um absurdo de rápido e preciso com a Pana 25mm.

A Olympus com certeza tem um sistema de estabilização superior nesses modelos Mk2 e Mk3.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #43 Online: 06 de Novembro de 2018, 19:42:03

Isso está sinistro... tem muita coisa   descontos gigantes na BH... de 300 a 700USD

Lentes Fuji GFX
Canons EF-M
Olympus...


E nem chegou a Black Friday...

Algo não vai bem...


Sent from my Hasselblad using Tapatalk
A única que eu ando acompanhando o preço é da D750 que, por sinal, está 1,399.00. Abaixou depois que a 6D II baixou para 1,600.00.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #44 Online: 07 de Novembro de 2018, 00:31:21
e eu na esperança de a canon sl2 dar uma baixadinha, rsrs.