Autor Tópico: Sombrinha em evento...?  (Lida 3847 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 03 de Julho de 2018, 10:44:43
Acontece que vou a muitos eventos a noite, sem teto e com péssima iluminação. Já testei rebatedor em cima do flash e não gosto muito do resultado. Luz fria, dura e sem tridimensionalidade (minha opinião).

Então pensei que a única opção para uma luz suave, seria usar duas sombrinhas na mesa para as fotos e o rebatedor no restante do evento.

O que acham da loucura?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2018, 10:56:35
Solução muito usada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2018, 10:59:50
Então pensei que a única opção para uma luz suave, seria usar duas sombrinhas na mesa para as fotos e o rebatedor no restante do evento.

Pra tirar fotos posadas na mesa do bolo? Ou pra tirar fotos dos convidados nas mesas?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2018, 11:05:48
Interessante mas vai travar as possibilidades a não ser que ande com um ajudante segurando a sombrinha o tempo todo.

Talvez seria melhor aumentar o ISO e usar a luz ambiente só usando o flash em TTL bem fraquinho.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2018, 11:16:54
Interessante mas vai travar as possibilidades a não ser que ande com um ajudante segurando a sombrinha o tempo todo.

Talvez seria melhor aumentar o ISO e usar a luz ambiente só usando o flash em TTL bem fraquinho.

Já fiz muito isso, mas não da certo com todo mundo. Principalmente fotografia comercial. Muita gente quer um padrão estético que essa técnica não vai funcionar muito bem.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2018, 11:18:25
Pra tirar fotos posadas na mesa do bolo? Ou pra tirar fotos dos convidados nas mesas?

Fotos no lugar preparado para as fotos. Imagina um aniversário sem teto. Posso colocar aquele rebatedor no flash, usar flash direto a 45º ou ...


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2018, 11:19:03
Solução muito usada.

Achava que ninguém faria uma loucura dessas rsrsrs Imagino duas sombrinhas de um lado e do outro.. não é estranho?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2018, 11:21:11
Acho válido ali na mesa da decoração, pras fotos de convidados, até mesmo sem sombrinha já muda completamente o resultado.
Não foi uma nem duas vezes que fui e aniversários como convidado e o fotografo usava esse artifício ali na decoração, pro resto vai com o flash na camera mesmo.

Eu, sempre que possível (quando a festa é suficiente pra pagar o auxiliar  :assobi: ), levo um "menor" aprendiz pra segurar a luz, mesmo usando direto já fica bem melhor.
Flash pra cima realmente ele chapa a foto, parece que fica tudo num plano só, exceto quando o fundo ou a parede atrás está muito distante ai a foto fica legal. Não gosto muito tbm, mas as vezes é o que nos resta. Costumo deixar o zoom do flash em 70~80mm ai a luz sai mais concentrada e não se espalha muito no fundo, mas ai se estivermos muito perto da pessoa amplifica a sombra nos olhos...é aprender a conviver com isso. Tenho usado cada vez mais flash fora da camera, só não em infantis pq é complicado eu andar correndo atras da criançada imagina um assistente de atrás de mim.

Semana passada fiz um 12 anos de fundamento, só fico imaginando os 15 anos da menina  :eek:, usei flash fora e ficou ducaraleo teve até boatezinha...dessa parte eu não sabia, se não levasse o assistente eu ficaria puto com o resultado, o flash rebatido mata toda a luz ambiente (coloridas) e o teto tinha uns 4~5m, iria espalhar pra todo o lado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2018, 11:21:30
Depende do evento, eu acho...
Se tiver espaço suficiente acho que vale.
Mas se não tiver...  :shock:

Eu já falei disso em outro tópico, mas nunca usei.
Tem uns mini softbox que acoplam no speedlight.. Acho que suaviza um pouco a luz. Mas ainda não resolve a redução de tridimensionalidade.

Agora talvez usando isso com flash em tripé a 45°.. Bom, aí já muda bastante.  :ok:
E não tem aquele volume todo da sombrinha.  ;)
« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 11:22:16 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2018, 11:32:51
Achava que ninguém faria uma loucura dessas rsrsrs Imagino duas sombrinhas de um lado e do outro.. não é estranho?

Casamentos e formaturas é bem comum.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2018, 11:57:46

Tem uns mini softbox que acoplam no speedlight.. Acho que suaviza um pouco a luz. Mas ainda não resolve a redução de tridimensionalidade.


Se for aqueles softboxes de 25x25cm é a mesma coisa que o flash direto, não faz quase nenhuma diferença em termos de suavidade. Exceto tirar um ponto de luz do flash. Até fiz uns testes por aqui e resolvi que é melhor usar sem.
Mas usando em cima da câmera fica chapado igual o flash direto. E fora dela deixo sem mesmo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2018, 12:03:27
Se for aqueles softboxes de 25x25cm é a mesma coisa que o flash direto, não faz quase nenhuma diferença em termos de suavidade. Exceto tirar um ponto de luz do flash. Até fiz uns testes por aqui e resolvi que é melhor usar sem.
Mas usando em cima da câmera fica chapado igual o flash direto. E fora dela deixo sem mesmo.
Valeu pela informação Pablo..
É.. Eu uso só um rebatedorzinho em cima do flash com ele em 45° mesmo. Pra mim até agora tá joinha..  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2018, 12:33:26
Casamentos e formaturas é bem comum.....

Sério? Caraca, nenhuma das pessoas q eu conheço fazem isso, uahuah.
No máximo é um Led ou flash remoto em tripé, ou na mão de assistente...

Mas interessante saber que tem gente no ramo que usa....
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2018, 12:37:58
Sério? Caraca, nenhuma das pessoas q eu conheço fazem isso, uahuah.
No máximo é um Led ou flash remoto em tripé, ou na mão de assistente...

Mas interessante saber que tem gente no ramo que usa....

Um sombrinha não é nada para quem já está com o tripé aberto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2018, 14:26:06
Fotos no lugar preparado para as fotos.

Daí sim. Como o vangelis disse, é muito comum de se usar em casamentos e formaturas. Acho bem válido, mas recomendo ter alguém responsável por montar o set pra você, já fazer toda a fotometria, e depois desmontar tudo, porque é algo que demora bem mais do que parece.

O que eu costumo fazer em internas é usar dois flashes rebatidos, uma na câmera e o outro fora. Em externas, uso dois flashes fora da câmera diretos (sem sombrinha), um preenchendo as sombras do outro, a luz fica bem suave. Mas isso porque nunca levo alguém pra montar as sombrinhas pra mim, se tivesse alguém pra isso, sem dúvida optaria pelas sombrinhas...