Enquete

Qual a sua avaliação para esta foto

Péssima
0 (0%)
Ruim
9 (69.2%)
Razoavel
3 (23.1%)
Boa
1 (7.7%)
Excelente
0 (0%)

Votos Totais: 13

enquete encerrada: 19 de Julho de 2018, 11:54:26

Autor Tópico: Trintei  (Lida 1429 vezes)

thiagogarbugio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Julho de 2018, 19:46:57
Pessoal, fotografei um aniversário fim de semana, fiz com um 18-55mm do kit e o flash da câmera, gostei do resultado sabe, mas parece que eu poderia ter feito algo melhor sabe.  Achei a foto boa, mas eu queria mesmo era um foto excelente rs


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 568
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2018, 23:58:53
Thiago, bem vindo ao fórum , notei que é sua primeira mensagem no fórum (espero que a primeira de várias), mas enfim vamos a alguns detalhes que poderiam melhorar nessa foto :

- O plano do foco não está exatamente no rosto da modelo. Está um pouquinho mais frente, no plano da mão dela e da bexiga. Aliás, se a sua câmera não tem detecção de rosto , por exemplo, sempre tem que ficar esperto no que a câmera escolheu pra focalizar . Importante aprender como faz na sua camera pra vc escolher o ponto a ser focalizado.
 
- A iluminação tanto da foto e do rosto da modelo não ficaram uniforme, muito provavelmente devido a potência e direcionamento da luz do flash não terem sido as mais corretas. Flash admito que até eu to aprendendo, mas busque sair do modo todo automático e treinar e dominar os modos, controle de potência, direcionamento da luz,  mesmo o flash embutido da sua camera (não precisa sair correndo pra comprar um externo, hehe)

- E só um ultimo detalhe, não é nada em relação a operação da câmera e com certeza vc já deve reparado, hehe, mas as bexigas ficaram com 30 apontado pra direção dos olhos da modelo. Na direção da camera, e consequentemente da foto ficou invés de 30 , OE...rs

Ah , e não vou só falar dos defeitos, hehe, quem sabe sabe assim vc se estimula a postar mais fotos, hehe. Outros parâmetros como white balance, ficou ok (a foto não ta esverdeada, azulada, etc) , a exposição também ficou adequada (não tem luz estourada nem região escura demais), o enquadramento pra mim , apesar de um potencial pra melhorar, está ok é simples, centralizado, mas não tem elementos distraindo a atenção, o preenchimento da modelo no enquadramento ta ok.

Mas isso , bem vindo ao forum . e espero que poste mais fotos.

Abraços


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2018, 12:29:47
Gostei da pose da modelo e da foto. Alguns detalhes, na minha opinião:

1) O 30 ficou invertido;

2) Talvez a velocidade usada foi baixa e isso deixou um pouco de tremido na imagem;

3) O foco parece não estar na modelo, mas sim um pouco a frente;

4) A mesa atrás não ficou alinhada com a foto, está um pouco torta e isso chama atenção (pelo menos a minha), eu cuidaria desses detalhes.

De resto, a prática suprirá. Eu gostei!  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2018, 12:32:17
Além de tudo que o dlgoes citou (que eu concordo em grande parte), eu diria que esta deve ter sido uma foto posada. Ou seja, a moça deve ter tido tempo pra tirar a foto. Neste caso, acho que a expressão dela ficou estranha. Claro que é pra parecer susto, mas pode ser um susto bom (afinal, é uma festa). A expressão passa um pouco de susto ruim (ai, que m...!).

Quanto à iluminação, não vejo problema em deixar propositadamente escura. Mas neste caso, eu teria deixado um pouco mais escura em tudo que não fosse a moça.