Autor Tópico: Zenit 12 XP  (Lida 2253 vezes)

ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:20:42
Pessoal estou precisando do manual em português ou espanhol da câmera Zenit 12 XP, e se alguém souber e puder me adiantar como funciona o fotômetro da mesma eu agradeço.
abs
 
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2007, 23:54:44
Citar
Pessoal estou precisando do manual em português ou espanhol da câmera Zenit 12 XP, e se alguém souber e puder me adiantar como funciona o fotômetro da mesma eu agradeço.
abs
O fotômetro da 12xp funciona da seguinte forma: se o led de baixo acender está subexposta, se for o de cima, está superexposta.

Caso seja um modelo com 3 leds a exposição correta ocorrerá quando o led do meio acender. Se for um modelo com 2 leds, a exposição correta se dará quando os dois estiverem acesos ao mesmo tempo.

Agora um detalhe: geralmente o fotômetro das zenit não serve pra nada, é muuuuuuito ruim. Isso por um lado é ruim porque tira a sua confiança na hora de bater a foto, por outro é muito bom, porque você aprende a avaliar a luz no "olhômetro", uma habilidade muito interessante.

Pra ajudar no olhômetro, eu recomendo o Ultimate exposure computer que é um guia interessante de como avaliar a exposição com alta precisão usando apenas o olho.


Fernando Gonzaga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
    • http://fe.eti.br
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 00:03:19
Olha, eu tenho uma Zenit também e concordo que o fotometro não é lá aquelas coisas.

O manual você encontra aqui ó:
http://zenit.planetaclix.pt/zenit/zenit.html
 


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:43:08
Frost e Fernado

         Obrigado pelas dicas,como adquiri a câmera recentemente e só agora vou testar, depois coloco o resultado, já baixei o manual.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 22:43:46 por ICSousa »
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2007, 02:21:35
Se você tiver uma câmera digital com controles manuais (como uma powershot AXXX), leve ela junto e fotometre por ela. Não é como fotometrar com a própria câmera, mas você deve chegar a resultados próximos do ideal.

Com o tempo, depois de uns 20 rolos de filme e fazendo fotos em diversas condições de iluminação, você pode pegar o jeito e fotometrar só no feeling.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS