Autor Tópico: Rumores: Primeiras especificações das novas "mirrorless" da Nikon  (Lida 44241 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 14 de Agosto de 2018, 14:31:16
D500 é aps-c né?

Eu aposto em FF na pegada A7 III.

D500 é aps-c... tinha um rumor não confirmado que seria uma FF e uma Crop...

mas foi antes do vídeo do "mount z"...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #196 Online: 14 de Agosto de 2018, 15:05:42
Essas aí devem ser as FF a serem reveladas dia 23. Mas várias pessoas acreditam (eu inclusive) que vão haver duas ML APS-C no final do ano.

Se o desenvolvimento de lentes DSLR APS-C Nikon já tava meio abandonado antes, imagina agora...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #197 Online: 14 de Agosto de 2018, 16:46:27
De fato, o DX morreu de vez (pelos próximos 4 anos, no mínimo)




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Deixou para a Fuji  :assobi:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #199 Online: 17 de Agosto de 2018, 18:27:47
Saiu mais um teaser, agora da lente super-clara que deve ser lançada junto:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #200 Online: 17 de Agosto de 2018, 19:47:09
Nossa cara que máximo uma nikkor 58mm 1.2 noct com foco automático.

Essa vai ser lendária.

 :clap: :clap:

 :assobi: 8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #201 Online: 17 de Agosto de 2018, 22:32:13
Mas essa é uma NOCT... as outras são apenas lentes 1.2...  :doh:  :hysterical:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

N-O-C-T aqui é Full Frame p***!!!!
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #202 Online: 18 de Agosto de 2018, 01:16:36
Eu acho estranho que a Nikon se gabe de uma lente 1.2,  na segunda década do sec 21...

Sinceramente, de 1.2 com foco automático, a Canon tem duas, a M4/3 tem duas e a Fuji tem dois modelos de uma...Tudo "há tempos" e atualmente, aguardamos a Fuji 1.0...


Os rumores falam, na verdade, em uma 58mm f/0.95, conforme link abaixo:

https://nikonrumors.com/2018/08/13/breaking-nikon-z6-and-z7-full-frame-mirrorless-cameras-and-three-lenses-coming-on-august-23rd-z-noct-nikkor-58mm-f-0-95-lens-to-be-announced-later.aspx/

Transcrevo abaixo o trecho do link indicado:

"...there will be a Nikon Z-Noct-Nikkor 58mm f/0.95 lens! This will be the fourth Z-mount lens and it will be announced after August 23rd..."

A lente que aparece no último teaser e da qual a Nikon "se gaba" é a Nikon 58mm f/1.2 Noct-NIKKOR, lançada em 1977 (inicialmente como AI Lens) e que teve a sua produção encerrada em 1997 (já como AI-S).  Para quem quiser saber mais, veja os links abaixo:

http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/speciallenses/55mmnotcnikkor.htm

https://kenrockwell.com/nikon/58.htm

http://www.noct-nikkor.com







O teaser faz referência ao legado da companhia, legado esse que será perpetuado com a nova geração ("Z Mount").  Pelo menos, é a mensagem que estão passando de uns tempos para cá :ponder:

Aliás, a Nikon já produziu lentes mais "rápidas" em um passado já "remoto":


The fastest among the Nikkor, 50mm f1.0 (for the S series and a hot collectible item)

Em tempo; a Nikon tinha registrado há algum tempo (2017) as patentes para lentes "Noct": uma 52mm f/0.95 e uma "36mm", essa sim com f/1.2 de abertura, conforme link abaixo:

https://nikonrumors.com/2017/09/07/new-nikon-patents-nikkor-52mm-f0-9-and-36mm-f1-2-full-frame-mirrorless-lenses.aspx/

Boa leitura :ok:
« Última modificação: 18 de Agosto de 2018, 01:35:30 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #203 Online: 18 de Agosto de 2018, 01:57:26
Essas aí devem ser as FF a serem reveladas dia 23. Mas várias pessoas acreditam (eu inclusive) que vão haver duas ML APS-C no final do ano.

Se o desenvolvimento de lentes DSLR APS-C Nikon já tava meio abandonado antes, imagina agora...

De acordo com os rumores abaixo, não haverá ML APS-C :no:

https://nikonrumors.com/2018/08/17/nikon-z-mirrorless-roadmap-2018-2019.aspx/

Transcrevendo:

"...I know it is still too early to talk about the future Nikon Z mirrorless roadmap since the camera is not even officially announced yet, but here is a preliminary report coming from a reliable source:

2018:

2 cameras and 4 lenses: Nikon Z6 +  Z7 with the 24-70mm f/4, 50mm f/1.8 and one more wide angle lens (24mm f/1.8 or 28mm f/1.8 or 35mm f/1.8). The Z-Noct-Nikkor will be announced later - maybe at Photokina.

2019:

. Nikon Z Speedlight
. Nikon Z booster/grip (not sure if Nikon will announce a "regular" battery grip next week)
. Four or five new Nikkor-Z lenses - one or two will be zooms

So far there are no plans for a third Nikon Z mirrorless camera (full frame or APS-C)
..."

Vale a pena ler alguns dos comentários (413 comentários até o momento desta postagem :snack:). Um deles apresenta argumentos interessantes acerca da possibilidade da Nikon abandonar o formato "DX"

Boa Leitura :ok:


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #204 Online: 18 de Agosto de 2018, 02:12:53
"...First Nikon Z mirrorless camera report from somebody who actually used the camera..."

Here is an actual hands-on report from somebody who actually handled the Nikon Z mirrorless cameras last week in a closed-door event in Asia:

. The Nikon Z6/Z7 have many similarities to the Sony's 7 series
. The new Z-mount is almost as large as medium format mount for some 6x6 SLR cameras
. Handling and ergonomics are perfect
. The Nikon Z6 and Nikon Z7 have exactly the same body and use the same battery
. The EVF is fixed
. There are no scene modes
. There is a green AUTO mode as well as PSAM and 3 user settings
. Both 24-70 f/4 and 50 f/1.8 lenses have a very fast AF, on the test images there were some signs of vignetting when shooting wide open

And now a word about the last Nikon mirrorless camera teaser - some readers were disappointed, but we actually got confirmations for two major rumors I have already reported: the new Noct lens and the Z-Nikkor 24-70mm f/4 kit lens. Keep in mind that when the teaser videos were produced, Nikon did not know that some of the details will leak online. The return of the Noct is a BIG deal (at least for me).

Here are some screenshots from the last teaser video showing the upcoming Nikon Z-Nikkor 24-70mm f/4 mirrorless full frame kit lens (originally reported here):





Graphics: broxibear, EnPassant, Issy Nomura

Read more: https://nikonrumors.com/2018/08/16/first-nikon-z-mirrorless-camera-report-from-somebody-who-actually-used-the-camera.aspx/#ixzz5OVGCeoAg

Boa Leitura e um ótimo final de semana a todos :ok:
« Última modificação: 18 de Agosto de 2018, 02:15:36 por Fábio Kruschewsky Lemos »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #205 Online: 18 de Agosto de 2018, 08:18:05
Tudo  bem Nikon vai lançar lente f/0,95 maa agora vamos falar de T stop como será que será?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #206 Online: 18 de Agosto de 2018, 14:47:48

De qq forma, o xodó para o ano que vem é a Fuji 33mm 1.0... é venda garantida


Também penso assim; terá boa aceitação no mercado apesar de imaginar que será uma lente bem cara :(

Esta lente, se usada em conjunto com a futura X-T3 ou mesmo com a X-H1 (IBIS), poderá tornar o formato APS-C interessante nas situações com pouca luz :).

Comporia um "trio" interessante com uma XF 16mm f/1.4 e com uma XF 90mm f/2.  É um caso a pensar :ponder:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #207 Online: 18 de Agosto de 2018, 17:12:02
T-Stop 1.0 é impossível mas, não sei o quanto perto disso nossos físicos estão chegando...

Ué, mas uma lente f/1 pra formato maior, com um "speedbooster" da vida não poderia ultrapassar T/1? Me parece que é só acumular mais luz em uma área menor, ou estou errado? Se essa Nikon for realmente f/0.95, acho bem possível que, com um speedbooster, fique mais clara que T/1 em APS-C.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #208 Online: 19 de Agosto de 2018, 02:36:49
T 1 exato não dá pq tem a transparência do vidro da lente...

Mas é possível chegar bem perto..

Eu não sei se o speedboster aumenta o T-Stop... será que alguém do forum tem um ?


Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Eu tenho um genérico, de M42 pra Fuji. A mecânica é sempre a mesma: o speedbooster diminui o tamanho do círculo projetado. Então, se o vidro do SB fosse 100% transparente, o aumento de luminosidade seria inversamente proporcional à área. Como o vidro não é 100% transparente, há um fator a mais pra diminuir o T-stop. Mas imagine se houvesse uma lente f/1 pra um sensor que fosse o dobro das dimensões do APS-C (logo, área=4x APS-C). Com um speedbooster de transparência 90% (bem baixa), o T-stop seria de cerca de t/0.78 (fabuloso f/0.7). Claro que tal lente seria gigantesca.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #209 Online: 19 de Agosto de 2018, 12:14:45
O resumo de tudo isso é:

Ao longo dos anos:
Vimos que a gerra do DR e dos Mpix não afetou tanto assim a nossa fotografia

E agora nos convencem que a retirada de peças melhora a qualidade das fotos... (segundo site oficial da Nikon)


Enfim, se dessenhamos o aumento dos Mpix e até do DR...vamos acreditar mais nessa ?



Fica aqui a pergunta para reflexão...  :snack:





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Que peça retirada, o espelho?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs