Autor Tópico: Luz principal ou de preenchimento?  (Lida 3846 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2018, 18:25:48
Pra que meu deus, pra que??? Tanto faz...
🤣🤣

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 06 de Julho de 2018, 03:20:11
Apenas saber se existe um termo correto, acho importante para saber se estamos falando a mesma coisa.
Talvez seja resquício da vida acadêmica.

Na pratica eh, a real importancia em saber qual eh a luz principal esta na hora de fazer fotometria e calcular as luzes. Em geral vc fotometra a luz principal e balanceia as demais luzes baseado na luz principal.

As vezes, olhando para uma foto o espectador nao sera capaz de distinguir qual eh a uma e qual eh outra, pq no resultado tanto faz, nao faz diferenca nenhuma tal diferenciacao, ou mesmo nao existe. Tem muitas fotos ai com mais de 8 fontes de luzes e tentar identificar qual eh qual eh impossivel.

Nesse sentido acho que basta pensar a origem dos termos.

A luz principal eh a luz mais forte, a que faz vc ver a foto (pode ser luz de qualquer direcao e de qualquer proporcao). Ou mera mente a luz base em que as demais luzes terao como orientacao (dependendo da quntidade de luz vc pode ter mais de uma fonte como luz princial).

A luz de preenchimento eh a luz que preenche as sombras ou areas mais escuras para compenar ou equilibrar com a luz principal.

Lembrando que na hora de ver a foto tal diferenciacao eh inutil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 06 de Julho de 2018, 07:11:10
Nesse sentido acho que basta pensar a origem dos termos.

A luz principal eh a luz mais forte, a que faz vc ver a foto (pode ser luz de qualquer direcao e de qualquer proporcao). Ou mera mente a luz base em que as demais luzes terao como orientacao (dependendo da quntidade de luz vc pode ter mais de uma fonte como luz princial).

A luz de preenchimento eh a luz que preenche as sombras ou areas mais escuras para compenar ou equilibrar com a luz principal.


Otimo.
Então podemos dizer que o sol, no exemplo, é a luz principal, mesmo que esteja na direção oposta da camera.
E o flash é o preenchimento, pois tem a potência determinada em função do sol.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 06 de Julho de 2018, 07:14:30
olha os pés no peito...  :o

Tenso, tirar uma duvida sobre conceitos da fotografia é um incômodo num forum de.... fotografia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Julho de 2018, 07:16:54
Tenso, tirar uma duvida sobre conceitos da fotografia é um incômodo num forum de.... fotografia.

 :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 06 de Julho de 2018, 10:18:25
Independente da importância em saber isso, isso aqui é lugar pra discussão, né? Então segue o baile...

A luz principal eh a luz mais forte, a que faz vc ver a foto (pode ser luz de qualquer direcao e de qualquer proporcao). Ou mera mente a luz base em que as demais luzes terao como orientacao (dependendo da quntidade de luz vc pode ter mais de uma fonte como luz princial).

A luz de preenchimento eh a luz que preenche as sombras ou areas mais escuras para compenar ou equilibrar com a luz principal.
Me soa meio contraditório isso Croix... Eu tô aqui escrevendo sem conhecimento de causa, ok? Nunca estudei essa terminologia...
Mas se a luz principal é a que "faz vc ver a foto" = a que ilumina o objeto principal da imagem. Isso independe de intensidade, no meu ponto de vista... Isso é objetivo da luz.
Se você vai tirar uma foto de um modelo em contraluz, como diz o Vange no exemplo, vai focar onde? No modelo. Então a luz que mostra ELE é a principal...
Eu entendo que o objetivo é preponderante à intensidade.  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 06 de Julho de 2018, 10:28:09
Independente da importância em saber isso, isso aqui é lugar pra discussão, né? Então segue o baile...
Me soa meio contraditório isso Croix... Eu tô aqui escrevendo sem conhecimento de causa, ok? Nunca estudei essa terminologia...
Mas se a luz principal é a que "faz vc ver a foto" = a que ilumina o objeto principal da imagem. Isso independe de intensidade, no meu ponto de vista... Isso é objetivo da luz.
Se você vai tirar uma foto de um modelo em contraluz, como diz o Vange no exemplo, vai focar onde? No modelo. Então a luz que mostra ELE é a principal...
Eu entendo que o objetivo é preponderante à intensidade.  :ponder:

Não entendi, qual seria a contradição?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 06 de Julho de 2018, 10:33:00
Não entendi, qual seria a contradição?
Pra mim isso é contraditório:
A luz principal eh a luz mais forte, a que faz vc ver a foto.
Pois nem sempre a luz mais forte é a que faz você ver a foto.  :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Julho de 2018, 10:39:56
Pra mim isso é contraditório:Pois nem sempre a luz mais forte é a que faz você ver a foto.  :ok:

Touché


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 06 de Julho de 2018, 10:40:20
Pra mim isso é contraditório:Pois nem sempre a luz mais forte é a que faz você ver a foto.  :ok:

A foto ou o assunto?

No caso da contra luz, o sol seria a luz dominante mas a de preenchimento é que faz a gente ver o assunto.
Seria isso?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Julho de 2018, 10:41:04
Luz principal é que nem líder de banda.

As vezes tem, as vezes não tem, as vezes tem vários, as vezes o guitarrista pensa que é e não é.. as vezes é o baixista e não sabe.
« Última modificação: 06 de Julho de 2018, 10:42:11 por Claudio Rombauer »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Julho de 2018, 10:43:56
Luz principal é que nem líder de banda.

As vezes tem, as vezes não tem, as vezes tem vários, as vezes o guitarrista pensa que é e não é.. as vezes é o baixista e não sabe.

Analogia perfeita!
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2018, 11:04:04
Não sou contra o conceito de luz principal, mas não acho que devamos basear a iluminação nele.

O livro que me ensinou muito sobre luz foi 50 anos de luz câmera e ação. É encontrado em PDF por aí. É incrível como um livro sem nenhuma figura, sem fotos, só texto e histórias, possa nos ensinar tanto sobre luz e mostra como é simples iluminar qualquer coisa.

O autor se refere à luz de ataque e as luzes de compensação, e mostra como a luz de ataque pode não ser a luz principal bem como podemos atacar por todas as direções.

Eu costumo fazer o esquema de luz na cabeça, geralmente em casa, no sofá, depois rabisco em um papel e quando chego no estúdio economizo muito tempo na montagem e só faço ajustes finos. É um processo simples e eficaz.

Independente dos conceitos que o fotógrafo use, é importante categorizar e organizar as coisas na cabeça, mantendo elas atualizadas, pois precisaremos a qualquer momento.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2018, 11:15:32
Vou procurar esse livro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 06 de Julho de 2018, 13:14:28
Otimo.
Então podemos dizer que o sol, no exemplo, é a luz principal, mesmo que esteja na direção oposta da camera.
E o flash é o preenchimento, pois tem a potência determinada em função do sol.
Independente da importância em saber isso, isso aqui é lugar pra discussão, né? Então segue o baile...
Me soa meio contraditório isso Croix... Eu tô aqui escrevendo sem conhecimento de causa, ok? Nunca estudei essa terminologia...
Mas se a luz principal é a que "faz vc ver a foto" = a que ilumina o objeto principal da imagem. Isso independe de intensidade, no meu ponto de vista... Isso é objetivo da luz.
Se você vai tirar uma foto de um modelo em contraluz, como diz o Vange no exemplo, vai focar onde? No modelo. Então a luz que mostra ELE é a principal...
Eu entendo que o objetivo é preponderante à intensidade.  :ponder:

A "luz que faz vc ver a foto" nao eh necessariamente a luz que ilumina o objeto principal. Mas sim a primeira fonte de luz que vc usar em uma foto. Normalmente a luz natural ou luz ambiente eh a principal mesmo nao iluminando o objeto principal.

Vc esta certo quando diz que a luz principal nao eh sempre a mais forte. Eu usei o termo de forma frouxa. Luz principal eh em principio, a luz que vc usar como referencia ou primeira luz, e as demais luzes sao as que vc ajusta adequando e comparando com a principal.


Isso eh facil de exemplificar quando se usa 2 ou 3 fontes de luzes. Mas a luz principal pode mudar no meo dos ajustes. Quando se usa muitas fontes de luzes, pode acontecer de vc calcular a primeira fonte, e enquanto ajusta as demais luzes, vc inverter qual eh a principal, usando outra fonte de luz que antes era secundaria como principal, e a que antes era principal ajustando como secundaria.

Por exemplo, Vc tem a luz do sol e para ter a luz no segundo plano bem fotometrada vc calcula ela. Essa entao eh a luz principal.
1. Agora vc quer usar um primeiro flash para preencher as sombras no corpo da pessoa retratada. Entao vc ajusta a medida da luz do flash, de acodo com o resultado comparado com a luz principal (para nao sair nem muito claro e nem muito escuro comparado com a luz principal).
3. Entao vc pega um segundo flash, como luz de rosto, para dar uma pequena destacada e preencher algumas sombras que faltaram (calculando usando a luz do corpo e luz principal como referencia)
- Nesse ponto, vc percebe que a luz que vc comeca a usar como referencia ja nao eh a primeira luz ambiente (luz do sol), mas sim a luz do corpo, entao vc ajusta a iluminacao ambiente (luz do sol) e demas luzes usando a luz do corpo como luz principal.
- E assim vc continua adicionando flash para cabelo, flash para silhouette do corpo ou de algum acessorio, etc, tudo usando agora a luz do corpo como luz principal e nao mais a luz ambiente.

Isso eh so um exemplo, dependendo do fotografo pode fazer tudo sem jamais trocal qual sera a luz principal. Ou pode usar a luz do rosto como principal e nao a do corpo. Vai depender do metodo de fotometria e ajuste de cada fotografo. Nao existe uma forma correta. E por isso eh besteira ficar tentando identificar qual a luz principal de uma foto.


Mas se quiserem uma segunda opiniao para confirmar se estou certo ou se estou cometendo alguma gafe, perguntem ao Mike pq se lembro bem, ele ministra workshop sobre flash.