Autor Tópico: Foto estourada, mesmo com fotometro em 0, porque?  (Lida 7622 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2018, 13:05:17
Mas Chefeson, a fotometria matricial não funciona bem assim.

A área da imagem é dividida em vários pedaços, que dependendo da câmera tem até formatos diferentes.
Os valores são medidos para cada área e aplicado um peso a eles. Os segmentos das bordas podem ter peso diferente dos da região central.

Depois esses valores são comparados um uma tabela interna enorme que representa as medidas de um montão de fotos tiradas nas condições mais comuns no dia a dia, tipo parte de cima mais clara que a de baixo, centro mais escuro que bordas, e por ai vai. Nessa tabela, tem um fator de compensação que o fabricante achou mais adequado para aplicar na foto para um resultado satisfatório.

Algumas câmeras levam em conta as cores medias de cada segmento, para identificar, por exemplo, céu, neve, etc.

O sistema funciona bem em uma ampla gama de situações mas não é infalível. Para isso, principalmente em estúdio, vale fazer várias fotos e achar a compensação adequada, ou usar um fotometro externo com medidor de flash.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, 13:06:49 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2018, 13:15:10
Mas Chefeson, a fotometria matricial não funciona bem assim.

A área da imagem é dividida em vários pedaços, que dependendo da câmera tem até formatos diferentes.
Os valores são medidos para cada área e aplicado um peso a eles. Os segmentos das bordas podem ter peso diferente dos da região central.

Depois esses valores são comparados um uma tabela interna enorme que representa as medidas de um montão de fotos tiradas nas condições mais comuns no dia a dia, tipo parte de cima mais clara que a de baixo, centro mais escuro que bordas, e por ai vai. Nessa tabela, tem um fator de compensação que o fabricante achou mais adequado para aplicar na foto para um resultado satisfatório.

Algumas câmeras levam em conta as cores medias de cada segmento, para identificar, por exemplo, céu, neve, etc.

O sistema funciona bem em uma ampla gama de situações mas não é infalível. Para isso, principalmente em estúdio, vale fazer várias fotos e achar a compensação adequada, ou usar um fotometro externo com medidor de flash.

x2

no caso da Nikon usa-se por cor analisando uma pancada de pontos... olha como o marketing da D750 nomeou... "3D Color Matrix Metering III with a 91,000-pixel RGB sensor"

o Shalders disse bem, não é uma média é uma análise de matriz...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, 13:17:43 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2018, 08:51:47
Mas Chefeson, a fotometria matricial não funciona bem assim.

A área da imagem é dividida em vários pedaços, que dependendo da câmera tem até formatos diferentes.
Os valores são medidos para cada área e aplicado um peso a eles. Os segmentos das bordas podem ter peso diferente dos da região central.

Depois esses valores são comparados um uma tabela interna enorme que representa as medidas de um montão de fotos tiradas nas condições mais comuns no dia a dia, tipo parte de cima mais clara que a de baixo, centro mais escuro que bordas, e por ai vai. Nessa tabela, tem um fator de compensação que o fabricante achou mais adequado para aplicar na foto para um resultado satisfatório.

Algumas câmeras levam em conta as cores medias de cada segmento, para identificar, por exemplo, céu, neve, etc.

O sistema funciona bem em uma ampla gama de situações mas não é infalível. Para isso, principalmente em estúdio, vale fazer várias fotos e achar a compensação adequada, ou usar um fotometro externo com medidor de flash.

Eu sei que a fotometria matricial é uma matriz (rs). Estou apenas dizendo que faço a fotometria em matricial e não fotografo em estúdios, apenas eventos infantis e ensaio externo. Evento infantil não tem como; é deixar flash em cima da câmera . Em ensaio externo, eu fotometro o céu o subexpondo um pouco.

O que acontece é que nos testes que fiz, deixando em pontual, o TTL sempre erra o cálculo, jogando mais luz na modelo do que deveria. É preciso separar os assuntos: 1) Tipo de fotometria 2) Como gerar a luz de preenchimento na medida mais correta possível para a modelo.

No caso de fotometria pontual, como ele vai fotometrar a matriz apenas do centro do sensor e ignorar o restante, eu não consigo a fotometria ideal para o céu de fundo (digamos que o céu esteja azul, ok).

Na fotometria matricial, este resultado é mais efetivo para mim. Como digo, flash e iluminação são assuntos complexos e requerem testes. Estou dizendo o que funciona para mim em ensaios externos. No caso de estúdio, dai é outra história. No estúdio, posso brincar muito mais em possibilidades de iluminação, posso usar LED ao invés de flash, dá pra usar muito mais a imaginação. No ensaio externo, as possibilidades são grandes, mas um pouco limitadas em relação ao estúdio.

Em relação a fotometria, se eu uso matricial e tenho obtido bons resultados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2018, 08:55:01

No caso de fotometria pontual, como ele vai fotometrar a matriz apenas do centro do sensor e ignorar o restante, eu não consigo a fotometria ideal para o céu de fundo (digamos que o céu esteja azul, ok).


Consegue, basta apontar pro ceu e travar a exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2018, 08:56:22
Não é que o TTL erra, ele simplesmente faz o cálculo com base no ponto e se este ponto tem pixels brilhantes vai calcular corretamente mas com base nestes pixels brilhantes...

por exemplo, uma pessoa com brilho de suor no fim da festa... ou uma pessoa que passou pó de arroz violentamente... vai refletir mais luz... o oposto também acontece... quanto mais informação para o TTL melhor.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2018, 08:56:50
Consegue, basta apontar pro ceu e travar a exposição.

2x...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2018, 10:58:22
2x...
Quando faço externa faço a fotometria no céu em +1 e preencho com o flash ou rebatedor, ou os dois.
Funcionou bem pra mim até agora.

No caso de fotometria pontual, como ele vai fotometrar a matriz apenas do centro do sensor e ignorar o restante..
Isso. Mesmo que o ponto de foco esteja fora do centro, a medição acontece no centro. Aí que o pessoal se atrapalha às vezes. Até onde eu sei, isso não é feito por uma matriz, mas por amostragem de alguns pontos (1, 3, 5). Dá pra selecionar isso em funções avançadas, em algumas câmeras.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2018, 11:09:59
Quando faço externa faço a fotometria no céu em +1 e preencho com o flash ou rebatedor, ou os dois.
Funcionou bem pra mim até agora.
Isso. Mesmo que o ponto de foco esteja fora do centro, a medição acontece no centro. Aí que o pessoal se atrapalha às vezes. Até onde eu sei, isso não é feito por uma matriz, mas por amostragem de alguns pontos (1, 3, 5). Dá pra selecionar isso em funções avançadas, em algumas câmeras.

se não me engano a fotometria pontual segue o ponto que está em foco, a ponderada central é que fica no centro.

salvo engano... posso estar errado.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, 11:10:10 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2018, 11:23:11
se não me engano a fotometria pontual segue o ponto que está em foco, a ponderada central é que fica no centro.

salvo engano... posso estar errado.

Na Canon só a 1Dx faz isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2018, 11:29:32
Na Canon só a 1Dx faz isso.

então disse isso com base no manual da Nikon D750... mas fico na dúvida agora... apesar de que fotometrando pontual não erra não...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2018, 12:04:28
se não me engano a fotometria pontual segue o ponto que está em foco, a ponderada central é que fica no centro.

salvo engano... posso estar errado.
Também pensava assim. Daí vinha umas fotometrias absurdas nos modos semi automáticsos... Fui estudar e vi que o ponto central é usado pra esse tipo de medição.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2018, 13:36:37
Também pensava assim. Daí vinha umas fotometrias absurdas nos modos semi automáticsos... Fui estudar e vi que o ponto central é usado pra esse tipo de medição.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

estranho... preciso fazer uns testes aqui...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2018, 14:29:21
estranho... preciso fazer uns testes aqui...

Talvez a Nikon tenha em varias cameras, essas nerfadas bestas é coisa da Canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Agosto de 2018, 14:41:03
Talvez a Nikon tenha em varias cameras, essas nerfadas bestas é coisa da Canon.

Segundo o Manual da D750:

   
Matriz: medição matricial da cor 3D III (objetivas tipo G, E e D); medição matricial da cor III (outras objetivas com CPU).
Central ponderada: ponderação de aproximadamente 75% atribuída ao círculo de 8 mm no centro do enquadramento. O diâmetro do círculo pode ser alterado para 6, 10 ou 13 mm ou a ponderação pode ser baseada na média do enquadramento completo.
Localizada: mede o círculo com o diâmetro de cerca de 3,5 mm (cerca de 2,5% do enquadramento) centrado no ponto de focagem selecionado.
Ponderada às luzes: disponível com objetivas do tipo G, E e D.

Então a Localizada (pontual) faz a fotometria pelo ponto selecionado...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 24 de Agosto de 2018, 14:42:39
Não sei a Canon, mas a Nikon calcula a potência do flash (falando em TTL) também se baseando na distância ao assunto (ou a distância na qual a lente está focando). Daí, focando no infinito, o flash é disparado com intensidade máxima, independente da abertura.

Claro que, com flash em modo manual, tudo que eu disse cai por terra. Mas aí tem que saber calcular a potência do flash, ou experimentar várias vezes até acertar.