Autor Tópico: Câmera cropada + lente 50mm 1.4g  (Lida 4266 vezes)

ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Online: 08 de Julho de 2018, 17:38:52
Compensa trocar a lente 35mm 1.8g pela 50mm 1.4g para quem tem câmera cropada?


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2018, 18:18:08
Compensa trocar a lente 35mm 1.8g pela 50mm 1.4g para quem tem câmera cropada?


Boa Noite!


Recomendo a leitura atenta deste tópico, aqui mesmo no fórum:

 https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,91478.0.html

Existem outras, na Internet:  https://digital-photography-school.com/crop-factor-explained/

Após a leitura, poderá considerar ou não a troca, de acordo com as suas necessidades.

Somente você poderá decidir se vale a pena ou não :ponder:

Boa semana :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2018, 18:36:50 por Fábio Kruschewsky Lemos »


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2018, 18:57:39

Amigo, obrigado pela resposta.
Mas não tenho dúvida em relação  ao fator de corte, mas sim se a qualidade seria muito melhor a ponto de compensar vender a 35mm 1.8 e comprar a 50mmm 1.4g.


Boa Noite!


Recomendo a leitura atenta deste tópico, aqui mesmo no fórum:

 https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,91478.0.html

Existem outras, na Internet:  https://digital-photography-school.com/crop-factor-explained/

Após a leitura, poderá considerar ou não a troca, de acordo com as suas necessidades.

Somente você poderá decidir se vale a pena ou não :ponder:

Boa semana :ok:


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2018, 19:54:58
Amigo, obrigado pela resposta.
Mas não tenho dúvida em relação  ao fator de corte, mas sim se a qualidade seria muito melhor a ponto de compensar vender a 35mm 1.8 e comprar a 50mmm 1.4g.

Falar em qualidade sem considerar o fator de corte?  Uma imagem não se resume a "qualidade" apenas. Distâncias focais diferentes influenciam na composição da imagem, que considero mais importante que qualidade da lente. Se a composição for um "desastre", não fará a menor diferença a qualidade ótica da lente utilizada.

Mas, como perguntou da "qualidade" das  lentes acima citadas, ai vão alguns testes:

35mm 1.8 DX:  http://www.opticallimits.com/nikon--nikkor-aps-c-lens-tests/628-nikkor3518dx

50mm 1.4G:  http://www.opticallimits.com/nikon_ff/441-nikkor_afs_50_14_ff

Não esqueça que o ângulo de visão da 50mm em uma câmera "DX" (APS-C) será equivalente ao de uma 75mm...

Boa leitura :ok:
« Última modificação: 08 de Julho de 2018, 19:59:05 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2018, 20:55:39
Olha só quanto a qualidade de imagem, o que é qualidade pra vc???

Acho difícil perceber em uma foto a diferença de qualidade entre as duas, o que realmente importa é saber fotografar, com qq uma delas vc pode produzir fotos maravilhosas, excelentes.

Vai te fazer diferença a distancia focal, e a abertura, só isso.

Fique com as duas!!!
« Última modificação: 08 de Julho de 2018, 20:57:49 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2018, 21:25:32
Independente de ser FX ou DX, eu não acho que vale a pena a 1.4 G. Sou mais a 1.8 G. O AF e a qualidade de imagem são um pouco melhores e custa bem menos. Esse 2/3 de luz a mais na 1.4 não se justifica. Se a Qualidade de imagem fosse melhor, principalmente a partir do 1.8 talvez valhese a pena.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2018, 09:23:25
Isso a 35mm 1.8g é a qualidade das fotos sempre são incríveis, nunca me deixou na mão nenhuma vez!
O certo é fazer uma composição antes de ir ao local, tentar criar com a lente que você tem!


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2018, 12:21:14
Obrigado pela resposta.
Iria gastar 900 reais na troca.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2018, 16:06:18
Obrigado pela resposta.
Iria gastar 900 reais na troca.
Eu peguei uma 85mm 1.8 ainda não fiz nada com ela, mas acredito que não precise de uma 50mm, 35mm 1.8 eu usei durante uma ano e nunca me abandonou. Fiz ótimos trabalhos e consegui até fazer um batizado inteiro com a 35mm, e por incrível que pareça as fotos não ficaram toscas!


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2018, 18:28:52
Eu uso a 50mm f/1.4G em uma D7000 e gosto muito das imagens que faço com ela. É ótima para retratos - não possui a melhor nitidez, o que é bom para retratos de pessoas em minha opinião, e facilita quando quero uma área de fundo com desfoque mais acentuado. Se vale à pena quando comparada à 50mm f/1.8G, cartesianamente pensando não, pois a diferença de abertura pode ser compensada pela maior nitidez da 1.8, como ja mencionado pelos outros colegas aqui. Mas, te dá a possibilidade de fazer fotos em f/1.4 que a outra não permite. Então vai depender do seu objetivo e orçamento. Acabei comprando a 1.4 porque apareceu uma ótima oportunidade de comprar uma usada em bom estado aqui no fórum.

Quanto a trocar a 35 pela 50, vai depender mesmo do seu objetivo. Em crop, a 35mm tem uso mais geral, enquanto a 50mm seria para uso mais orientado a retratos. Quando quero fazer sessão de retratos com a patroa e a minha filha, uso ela ou a 85mm para os retratos individuais. Para as fotos coletivas, já demandaria um espaço que nem sempre existe disponível.
« Última modificação: 09 de Julho de 2018, 18:30:16 por Carlos HP »


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2018, 21:37:30
essa questão da qualidade da imagem, no que depende exclusivamente, das variáveis
dependentes da lente sempre me deixa alguma dúvida. É certo que a "qualidade" vai variar em
função de alguns parâmetros tais como abertura e distância focal. No entanto, a dúvida que tenho é se diferentes lentes em aberturas
e distância focal idênticas produzem imagem com nitidez diferente. Exemplificando, uma foto feita com uma lente do KIT 18-55 mm
com f.5.6 , com DF= 50mm  vai ser pior que uma foto de uma 50 mm (1.8) mas com f.5,6 ? Ou seja a qualidade do vidro e montagem das lentes
prime fazem na prática perceber está diferença no resultado final?
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2018, 22:44:14
essa questão da qualidade da imagem, no que depende exclusivamente, das variáveis
dependentes da lente sempre me deixa alguma dúvida. É certo que a "qualidade" vai variar em
função de alguns parâmetros tais como abertura e distância focal. No entanto, a dúvida que tenho é se diferentes lentes em aberturas
e distância focal idênticas produzem imagem com nitidez diferente. Exemplificando, uma foto feita com uma lente do KIT 18-55 mm
com f.5.6 , com DF= 50mm  vai ser pior que uma foto de uma 50 mm (1.8) mas com f.5,6 ? Ou seja a qualidade do vidro e montagem das lentes
prime fazem na prática perceber está diferença no resultado final?
Cada lente Marcelo tem personalidade própria. São tantas diferenças e arranjos em cada projeto, variáveis que dão personalidade para cada uma.

Quando o cara projeta uma objetiva ele define a quantidade de elementos óticos, a quantidade de laminas do diafragma, a curvatura dos elementos, o tratamento/acabamento que cada vidro vai receber, processo de fabricação do vidro com materiais mais nobres, com um processo de fabricação mais fino que garanta um resultado melhor do vidro, a fabricação da estrutura mecânica do corpo com especificações diferentes, além obviamente da tecnologia embutida, e de outras diversas outras coisas.

Dai se for comparar na vírgula, cada projeto resulta em uma resolução, em uma resposta para distorção, em contraste e cores diferentes, em problemas óticos tbm diferentes, etc... Existem lentes que realmente são impressionantes, no geral, as vantagens ou desvantagens de cada uma, estão inseridas na relação publico alvo vs. mercado e preço do produto.

Veja os gráficos MTF para ter uma noção simplificada e imediata das diferenças.

https://www.nikonusa.com/en/learn-and-explore/a/products-and-innovation/what-is-a-lens-mtf-chart-how-do-i-read-it.html
« Última modificação: 09 de Julho de 2018, 22:44:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2018, 09:36:19
Isso a 35mm 1.8g é a qualidade das fotos sempre são incríveis, nunca me deixou na mão nenhuma vez!
O certo é fazer uma composição antes de ir ao local, tentar criar com a lente que você tem!

x2

35mm 1.8g DX é a lente que eu venderia por último das minhas Nikkors.

funciona tão bem que até em Full Frame ela rende fotos incríveis com uma leve vinheta muito bem aceitável.

Pegar a 50mm 1.4G até é interessante mas não me desfaria da 35mm 1.8G DX por causa disso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2018, 09:39:59
x2

35mm 1.8g DX é a lente que eu venderia por último das minhas Nikkors.

funciona tão bem que até em Full Frame ela rende fotos incríveis com uma leve vinheta muito bem aceitável.

Pegar a 50mm 1.4G até é interessante mas não me desfaria da 35mm 1.8G DX por causa disso.
Eu só substituiria o 1.8 por 1.4 somente, 35 uma das melhores lentes que já vi no mercado! Sempre vejo fotógrafos usando e falando bem dela.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2018, 18:19:40
Cada lente Marcelo tem personalidade própria. São tantas diferenças e arranjos em cada projeto, variáveis que dão personalidade para cada uma.

Quando o cara projeta uma objetiva ele define a quantidade de elementos óticos, a quantidade de laminas do diafragma, a curvatura dos elementos, o tratamento/acabamento que cada vidro vai receber, processo de fabricação do vidro com materiais mais nobres, com um processo de fabricação mais fino que garanta um resultado melhor do vidro, a fabricação da estrutura mecânica do corpo com especificações diferentes, além obviamente da tecnologia embutida, e de outras diversas outras coisas.

Dai se for comparar na vírgula, cada projeto resulta em uma resolução, em uma resposta para distorção, em contraste e cores diferentes, em problemas óticos tbm diferentes, etc... Existem lentes que realmente são impressionantes, no geral, as vantagens ou desvantagens de cada uma, estão inseridas na relação publico alvo vs. mercado e preço do produto.

Veja os gráficos MTF para ter uma noção simplificada e imediata das diferenças.

https://www.nikonusa.com/en/learn-and-explore/a/products-and-innovation/what-is-a-lens-mtf-chart-how-do-i-read-it.html

Obrigado pela resposta foi muito esclarecedora e o artigo também, embora em relação a este último ainda tenha que trabalha um pouco minha cabeça com a física do processo. :ok:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm