Autor Tópico: D50 versus Rebel XT/350  (Lida 19602 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 20 de Abril de 2005, 09:33:02
Vejam e comentem. Vale a pena a D50 ou a Rebel XT/350?

http://www.dpreview.com/news/0504/05042004nikond50.asp

Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2005, 10:23:22
Ela parece uma versão reduzida da D70, se nem a D70 conseguiu acompanhar a 350D acho pouco provável que a D50 tbm consiga, fora que ela foi desenhada nitidamente para atacar o mercado de prossumers e não de DSLRs, veja que é uma câmera que inclusive usa sD como a *ist Ds, porém com bem menos requinte de construção que a Pentax e até mesmo que a D70 que já não é das câmeras melhor construídas.
A Nikon ainda continua sem acertar um bom rumo nas digitais, ainda espero pela D200 que deve vir um canhão (assim espero).
 
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 10:24:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2005, 11:02:23
Ola Leo, ainda sobre esse assunto,
Tem uma vantagem que o pessoal vive dizendo que os acessorios (lentes) nikon são muito mais baratos que CANON, até onde isso é verdade...

Como posso comparar e igualdade de condições os preços desses equipamentos?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2005, 14:27:50
Leo, esse comentário "se nem a D70 conseguiu acompanhar a 350D", depende, se for por critérios formais de reviews, talvez (mas você é um que inteligentemente não vai atrás apenas de reviews). Reviews dizem p. ex. que a S3 é uma câmera fraca e que a D100 é inferior a D70 (o que n é verdade). O que eu tenho visto é que a D70 está muito mais para uma câmera profissional que a 350D, a Rebel não chegava nem perto dos atrativos da D70, a 350D leva vantagem no que? Uma resolução melhor e acho que pára por aí.

Se a construção da D70 é ruim, o que falar da 350D que deixa até marca de dedos qd tocada (cheap plastic), o sincronismo de 1/500 no flash, acho que não tem mt que falar, a 350D agora concorre com a D70 pq essa concorria sozinha.

Já a D50, vai ser mt provavelmente uma câmera barata p arrematar aquele público indeciso entre as DSLR e prossumers, com a vantagem para a Nikon que se tornarão consumidores potenciais para as lentes e acessórios tbm.
 
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2005, 14:50:46
Olha sobre os preços das lentes normalmente Nikon é mais cara (pelo menos preço em US$).

Gustavo em termos de qualidade de imagem a D70 não conseguia acompanhar nem a 300D, o view é de má qualidade (má mesmo) além de outros detalhes, a D70 tem como vantgem apenas a velocidade e a compensação de exposição do flash em relação a 300D (sendo esse último um fator realmente importante, mas que se compensa com o view muito superior da 300d), nos demais itens ela é bem fraca.
Quando comparamos com a 350D as vantagens de qualidde de imagem ficam ainda mais evidentes e em termos de velocidade ambas são identicas e os defeitinhos que a 300D tinha em relação a D70 já não são mais encontrados na 350D.
Hoje analisando friamente a 350D é uma câmera bem superior à D70.
Em termos de construção ambas são muito próximas (plástico com estrutura de plástico), mas o view e o sistema de AF da Canon ainda ganham.
Fora problemas das Nikon como ISO iniciando em 200 (o que dificulta fazer certas fotos sem ND), alto nível de ruído com o mesmo nível de preservação de texturas (e em alguns casos com níveis ainda mais baixos), tudo isso coloca as Canon (inclusive a 300D) no páreo com a D70 e se a D50 for ser inferior ao que a D70 apresenta (o que é bastante provável pelas especificações) ela certamente não conseguirá sequer concorrer com a já desgastada 300D, quanto mais com a ótima 350D, é importante lembrar que diferente da 20D (que é a 10D maquiada) a 350D é uma câmera com muitas soluções de problemas encontrados na 300D.


Agora tudo isso é uma questão muito relativa, pois a Nikon vai lançar uma substituta da D70 e todo mundo está aguardando uma Grande DSLR com a D200, até o momento a Nikon ainda não conseguiu se encontrar no mundo digital, mas eu particularmente acredito que é questão de tempo, senão não estaria investindo em tudo Nikon ;)
A D2X é uma prova disso, parece que veio para começar a botar ordem na casa, espero que a D200 acompanhe o rítmo. :)
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 14:52:48 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2005, 14:56:21
Isso tudo é mt pessoal. Te confesso que olhei agora a matéria do Dpreview, e fiquei bem em dúvida entre a D50 e a 350D (eu sempre disse q qd partisse para uma DSLR a maior dúvida seria entre Nikon/Canon).

A D50 aparentemente faz tudo que a D70, inclusive com alguns melhoramentos, diferenças que eu notei?! Um dial a menos e o display lcd não tem backlit. De resto aparenta ter a mesma imagem, já que usa mesmo sensor e conjunto de processamento. É um pouco menor (gostei pq não parece tão menor qt ficou a Canon prejudicando a pegada) e o lcd agora são 2''. Fora o fato de usar SD que como já tenho cartão e leitor p mim seria negócio.

Se ela está saindo por U$899 (kit) certo que 1,5 mês depois do lançamento já baixa para uns U$780, se alguém trouxer do exterior taí uma bela possibilidade de ter uma DSLR, R$2000 é um bom preço.
Nikon/Panasonic Gear


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2005, 17:48:38
ainda sim vou de 350d


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2005, 18:29:07
Leonardo,

Quando vc fala em qualidade de imagem, está se referindo apenas ao viewfinder?

 Pelo que sei, tanto a D70 quanto a 350D fazem ótimas imagens. Inclusive eu li em algum lugar que a granulação em ISO's mais elevados é mais fina na D70 (o ruído é menos aparente).

Quanto a falta de ISO 100, a D70 não compensa com o obturador mais rápido (1/8000 na D70 contra 1/4000 na 350D)?

Abraço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2005, 18:43:27
Marcelo em todas as mensurações que vi até hoje os níveis de detalhes da 300D são maiores e os níveis de ruído menores do que da D70, estou tratando de qualidade de imagem real mesmo, o conjunto de sensores da Canon é bem superior.
Na 350D isso é bem mais evidente.

O ISO da D70 é absurdamente alto em todas as mensurações, ela é DSLR de maior nível de ruído e mesmo assim ela não consegue superar as Canon em retenção de detalhes e definição de linhas. Ou seja, o conjunto é ruim, tanto que a Minolta optou por reduzir o ruído em sua 7D (que usa o mesmo sistema de sensor) e sacrificou níveis absurdos de retenção de detalhes para isso. :/

Quanto ao viewfinder a diferença fica ainda maior, o viewfinder da D70 é o pior viewfinder que já vi em termos de magnificação e etc.

Infelizmente ISO não pode ser compensado por velocidade nos casos que citei, pois são exatamente os casos onde são necessárias baixas velocidades.
1/30 vc tem dificuldades para um bom panning, já em 1/15 facilita entendeu?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2005, 19:33:28
Leonardo,

É interessante o que você falou, pois é exatamento o oposto do que é dito no site dpreview (http://www.dpreview.com/reviews/nikond70/page14.asp):
"Visually a very similar performance, although looking at the split out RGB crops you can see that the pattern of noise is quite different at higher ISO's. At ISO 1600 the 300D's noise pattern is quite large and blotchy, the D70 with much finer more granular noise."

Quanto ao viewfinder, a 350D tem magnificação 0.8x (pior que a antiga 300D, de 0.88x). A D70 tem magnificação 0.75x. Na prática, é tanta diferença assim?

Ao ler seu post, imaginei que você estava comparando a 350D com um prosumer da Nikon. Depois fui ver que, na verdade, a comparação era com a D70! Fico impressionado como o seu nivel de detalhamento. Confesso que, para o meu olhar, a qualidade da imagem de ambas é muito semelhante. Você não estaria sendo muito radical em sua análise?

Abraços.
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2005, 21:02:54
Eu não sou profissional, mas todos que conheço, alguns de ponta, a opinião deles (assim como no dpreview) é de que comparar a D70 com a Rebel antiga é forçar, realmente o view da D70 é um problema (em compensação a Rebel tbm tem vários problemas) e na soma a D70 se sobressai, a 350D veio conseguir competir de fato com a D70 (coisa que a Rebel nunca fez) e sobre os views, em ambas, são fracos. Prova disso é que a D70s não trouxe muitas mudanças (sinal que estão conseguindo competir mesmo com o conjunto antigo). Eu ficaria mt em dúvida na hora de adquirir qualquer uma delas, mas qd olho para a Rebel XT, aquilo parece um brinquedo, uma Panasonic FZ20 ou Minolta A200 tem construção melhor, acabamento e ergonomia então, a S7000 dá uma surra na XT.

Uma outra coisa, Leo. Como comentamos a respeito de detalhes como resolução absoluta em que a Rebel XT leva vantagem, isso é como analisar a questão do modo que o Dpreview analisa a S3 (de um modo burro, diga-se). É como dizer q determinado carro tem velocidade final superior a outro e que por isso é melhor. Na prática, se um concorrente consegue mais estabilidade vc andaria mais rápido que o outro que é rápido e instável. É o q acontece com a D70, ela é mais câmera, ainda que perca em alguns detalhes técnicos a robustez dela não deixa muitas dúvidas de qual é mais câmera, existem câmeras cujo ruído é impraticável ou que a resolução é ruim, não é o caso aqui, ambas são muito boas, a diferença delas fica nos detalhes. Hoje pelo menos sou mais a D70 e talvez até a 50.
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 21:27:04 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2005, 21:21:02
Olha costuma-se dizer que o mínimo que se tolera de magnificação em um viewfinder é 0.8X, sobre sua pergunta, 5% de magnificação é bastante coisa sim, principalmente quando se usa o foco manual.

Quanto ao que o Phil fala eu não considero mais nada.
Ele mal sabe ler os testes que ele mesmo realiza.

Aqui temos um gráfico de ruído feito pelo próprio Phil:




Veja que a D70 ganha apenas da E-300 em nível de ruído total e perde para as demais em até 50% de ruído, o ISO 400 da 350D equivale a praticamente o ISO 200 (que é o mínimo) da D70, se pegarmos o comparativo contra a 300D a diferença de performance em ruído fica ainda maior, sendo que a retenção de texturas assim como a definição de linhas é um pouco maior na extinçào nas Canon, ainda por cima as Nikon apresentam um maior nível de Moiré.

confir vc mesmo os resultados dos testes que vc vai entender o que eu estou falando.

Gustavo, não é absurdo comparar a 300D com a D70 não.
Se vc tirar as perfumarias (de ambas) a D70 tem menor qualidade de imagem, sistema de AF menos eficiente e Viewfinder ruim, enquanto a 300D só é mais lenta e não possui compensação de exposição do flash, acredito que são bem equilibradas e quem busca mais qualidade de imagem ainda deve escolher a 300D, enquanto que busca maior agilidade a D70, porém quando colocamos a disputa na mão da 350D ai o negócio fica sem comparação.

O que acontece é que muitos profissionais entraram na onda do MKT da velocidade, onde câmera rápida virou sinônimo de qualidade (inclusive foi esse fator que comprometeu seriamente o teste da S3), porém a maioria se esquece que exitem fotógrafos que preferem qualidade de imagem um pouco mais refinada do que um pouco mais de velocidade, eu por exemplo troco uma D70 por uma 300D na escolha fácil, porque se eu ativei modo contínuo em uma câmera umas 2 vezes foi muito e nudna tive problema de buffer em uma câmera, agora viewfinder eu uso direto (gosto de foco manual) e mais, um ganho de qualidade de imagem da ordem de 3% (principalmente retendo texturas, que é o que a Canon 300D apresenta) vale muito mais para mim do que 3FPS a mais, o único fator que eu realmente acho interessante na D70 é a compensação de exposição do flash, mesmo sincronísmo alto não faz diferença pq as Canon operam em modo FP e podem fotografar com flash em até 1/4000s o FP não é potente mas para preencher uma cena com luz para 1/500s é mais do que o suficiente ;).
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 21:29:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2005, 21:32:03
Eu vejo que em 400 e 800 ambas se equivalem, havendo alguma diferença no resto. Quanto ao moiré sabemos que é em função do filtro menos agressivo na D70 (já que a D100 não tem esse problema), talvez a D50 e 70s já tenham corrigido isso, senão o software que acompanha parece q resolve isso bem. A questão q eu comentei é que esses níveis de ruído são tão baixos, que mesmo produzindo o dobro da Canon em ISO 200, é algo que pouco faria diferença na fotografia, em compensação tem outros detalhes se formos ser tão técnicos, começa que a XT sequer tem fotometria spot (que eu acho essencial), por outro lado a Nikon que tem a opção spot, oferece tbm a melhor fotometria multicomposta com a 3D matrix (sendo que  as novas vem com o 3D matrix II, presume-se melhor), só q se formos cair nesse nível de detalhes vamos é ter uma "masturbação técnica".

Sei de usuários p ex que jamais adquiririam uma Rebel em função dela ter só um único dial, para estúdio e fotografia rápida isso é uma m****.

Eu particularmente acho que a Nikon possui um custo benefício melhor, vi algumas fotos dela com ruído 1600 e eram absolutamente usáveis.

Dizer que ela é só n perde da E-300 no ruído já é sacanagem rsrs, olha o salto que a E-300 dá em ISO 1600, enquanto a D70 fica bem próxima às Canon.
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 21:49:04 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2005, 21:51:25
Gustavo o maior problema das Nikon (e da Minolta 7D tbm) é o sensor sony que é uma droga, se vc colocar um lowpass mais agressivo acontece como na 7D e na D100, a imagem perde resolução em níveis que beiram o inaceitável.

Já quanto ao ruído eu acho a perda do ISO 200 para o 400 da Rabel bem grande e se vc considerar que o nível de ruído da D70 se inicia no nível de ruído do ISO 400 da Rebel é uma coisa bem considerável, a 300D pode operar com 2 pontos de folga com níveis de ruído iguais ou menores do que a D70, acho isso uma enorme vantagem.
Posso optar por um nível mínimo de ruído, veja como são as coisas, o nível de ruído da 300D'em ISO 100 é menos da metade do nível de ruído da D70 em ISO 200 (mínimo dela) e mesmo assim sua resolução e retençào de texturas é maior (ou seja não é tão agressiva no tratamento), agora imagine a vantagem, se eu optar por fotografar em ISO 400 com a 300D eu ainda terei no mínimo a mesma qualidade de imagem do que com a D70 em ISO 200 (pois terei um nível de ruído igual com uma retenção de texturas até um pouco maior).
Não sei quanto a vc, mas eu prefiro muito mais essa característica que é perfeitamente útil e aplicável do que um mundarel de fotos sequenciais que eu sequer ativo em minhas câmeras. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2005, 22:00:26
Eu n deixo de dar razão para você nessa questão do ruído, mas me chama atenção o número de profissionais que optam por trabalhar com a D70 (enquanto a Rebel é mais voltada para usuário avançado). A questão do detalhe da D100 beirar o inaceitável, sei lá o que dizer, tenho dois amigos que trabalham com essa câmera e produzem bons trabalhos, e mesmo um possuindo uma D1X ou D2X (n lembro agora), mt vezes ele opta pela D100. Fora o âmbito muito pessoal desse tipo de escolha, o que eu noto na prática é que a Rebel antiga não era totalmente digna de comparação com a D70 (exceção a questão ruído), já a nova concorre de fato com a D70, e talvez seja melhor mesmo. Como eu disse no outro tópico, quando o Marcelo perguntava, eu não sei qual optaria, e certamente hj eu optaria por uma dessas duas ou mesmo pela E-300. É mt complicado, por isso eu brinco chamando de masturbação técnica, talvez no uso diário as diferenças sejam tão rídiculas q não sejam nem percebidas, diferente do uso profissional que aí o cara sabe bem o q busca facilitando qualquer escolha.
« Última modificação: 20 de Abril de 2005, 22:03:34 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear