Autor Tópico: D50 versus Rebel XT/350  (Lida 19616 vezes)

Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2005, 20:54:20
Bom, a Nikon prometeu um AF melhor na D70s e um firmware para atualizar a D70, vamos ver no que dá...

Concordo com o Fly Angler, não achei o foco lento nas vezes que usei e, o ruído... a prova está ai. Mas não digo que tenha menos que as Rebel's.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2005, 22:35:08
Sobre a D50, as únicas diferenças q percebi foi que "surrupiaram" um dial dela (uma pena), aumentaram o lcd p 2'', o eyecup é um modelo bem melhor, ela teve todos upgrades da D70s, exceção que não tem controle do flash remoto, o ajuste de ISO é em passos de 1EV (por mim okey) e retiraram o grid do visor, essa última n tá bem clara, seria o grid as linhas horizontais/verticais, sacanagem se tiraram isso pq é algo básico, minha FZ15 tem isso e é útil, de qualquer modo tá ótima essa câmera, e mesmo com menor tamanho ela ficou aparentemente mt melhor que a 350D na pegada, ficou perfeita para o usuário de entrada, uma boa lente e era isso. Mais o NEF RAW dela é uncompressed enquanto o da D70 é compressed e a Nikon jura q a bateria dura 2000 fotos, to loco entaum!!
« Última modificação: 21 de Abril de 2005, 22:38:03 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #32 Online: 21 de Abril de 2005, 22:39:38
Até a minha G5 é melhor na "pegada" que 350D.

 :lol:  :lol:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #33 Online: 21 de Abril de 2005, 22:48:14
Danilo, uma dúvida, eu tive o cuidado de colocar "aparentemente" qd comentei da pegada, até pq não peguei a 350D, o que falei foi baseado no que tenho ouvido e vi. Sinceramente a 350D me desagrada mais pelo design com aqueles detalhes de acabamento em prata e o plastico barato que usaram nela, ela é tão ruim de pegada assim mesmo?

A D50 diminuiu de tamanho, mas não parece ser ruim na pegada, pelo contrário, tá parecendo a câmera perfeita p usuários de entrada das DSLR.
« Última modificação: 21 de Abril de 2005, 22:48:57 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #34 Online: 21 de Abril de 2005, 22:50:55
Na verdade eu estava brincando. Mas eu peguei a 350D na mão nessa quarta-feira e não gostei nem um pouco.

Se você comparar com a D70 então...........   :huh:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #35 Online: 21 de Abril de 2005, 22:56:40
Eh, o que vejo com todos defeitos que dizem da D70 (como o ruído) é que quem pega ela na mão não quer largar mais, todos que compraram enchem de elogios. Eh aquela comparação que fiz do carro nesse ou no outro típico, em especificações técnicas e gráficos talvez ela perca, mas o conjunto é mt bom. Ainda mais que o cara pode usar as Nikkor nela e qd tiver um conjunto de duas ou três lentes de respeito, trocar o corpo.
Nikon/Panasonic Gear


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 21 de Abril de 2005, 23:03:30
Citar
e retiraram o grid do visor, essa última n tá bem clara, seria o grid as linhas horizontais/verticais, sacanagem se tiraram isso pq é algo básico, minha FZ15 tem isso e é útil
é, são aquelas linhas mesmo. Eu tbm acho bem útil, mas por incrível que pareça isso não vem em algumas DSLR's consideradas muito boas.

Não é um fator fundamental, mas que ajuda, ajuda...


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2005, 00:54:38
Eh, sem dúvida dá para passar sem elas, mas é um artifício útil p nivelar horizonte, céu, e tbm p regra dos terços, até minha Fuji 3800 tinha isso, enfim, é o jeito deles darem uma diferenciada, tô achando a D50 uma D70 bem mais em conta. Acho que dá p viver sem as linhas.
Nikon/Panasonic Gear


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #38 Online: 22 de Abril de 2005, 01:10:48
Citar
Eh, o que vejo com todos defeitos que dizem da D70 (como o ruído) é que quem pega ela na mão não quer largar mais, todos que compraram enchem de elogios. Eh aquela comparação que fiz do carro nesse ou no outro típico, em especificações técnicas e gráficos talvez ela perca, mas o conjunto é mt bom. Ainda mais que o cara pode usar as Nikkor nela e qd tiver um conjunto de duas ou três lentes de respeito, trocar o corpo.
É bem isso mesmo. Encostou, não quer largar.  :rolleyes:

Eu acho a 350D uma câm muito melhor que sua irmãzinha mais velha, mas a pegada é algo que desaponta. Imagina ela com uma 300 2.8.

Só com grip e olhe lá.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2005, 04:40:30
Realmente... a pegada da 350D é foda!
Muito ruim... parece que ela foi feita para que a gente comprasse o grip!!!
mas sobre a qualidade de imagem... puxa... estou impressionado!
Veja esta foto feita em iso 1600



Até agora eu não vi o granulado!!! E olhe que a imagem foi regravada na qualidade 8 do photoshop.. pois não dá para colocar no site imagem maior que 1 mega.
Ah, olha que legal tb a profundidade de campo conseguida... muito boa.
Abraços a todos,

Renato
« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 04:42:38 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #40 Online: 22 de Abril de 2005, 08:51:27
Ôpa!

Term ruído sim, e bastante. Para ISO 1600 muito pouco, é verdade, mas não se pode diser absolutamente ser uma foto limpa. Basta olhar a parte da mão com menos foco ou o fundo que o ruído está lá. Esta foto não dá cópia maior que 18X24 (6mp mesmo).

Ivan


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2005, 09:27:56
Conforme solicitado, vai aí os crops daquela foto... não fiz tratamento nenhum de remoção de ruído, apenas transformei o ruído pra monocromático (isso eu faço em todas as fotos). Salvei com a mesma qualidade da foto (80 no ImageReady).





« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 09:36:05 por Fly Angler »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2005, 10:10:47
Fly:

O que você chama de transferir o ruído para monocromático? Essa parte eu não entendi.

Quanto à foto, ela deixa de apresentar, segundo o "Método Ivan para Avaliação da Ampliação Máxima", ruído na exibição em 66%, o que significa que pode ser copiado em 130% do tamanho atual sem mostrar ruído na cópia, isto é, suporta uma cópia dom 33cm na maior dimensão por 22cm na outra.

Contudo, o exemplo é desfavorável, pois é uma foto feita com predomínio das médias e baixas luzes, isto é, pobre em tons, e que, por isso, mostra mais ruído que uma foto com maior exposição. Pelo que você mostrou, acredito que numa foto superexposta sem estourar e convertida do RAW para tiff com cuidado seria possível chegar a tamanhos bem maiores.

Será que, para que eu compreenda e avalie as possibilidades, você poderia dar uma palinha do worflow desta foto? Ela já foi capturada nesses tons? O que é passar o ruído para monocromático?

Ivan
« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 10:11:40 por Ivan de Almeida »


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 22 de Abril de 2005, 10:40:25
Ivan,

meu workflow nessa foto foi o seguinte:

- fotografei em RAW e AdobeRGB, em ISO 1000 e sharpening em Low
- abri a foto no Nikon Capture 4.2.1, modifiquei um pouqinho o balanço de cores (WB) e fui em Noise Reduction > Color Moire > Low. Esse é o passo pra passar o ruído pra monocromático... se não fizer isso fica aquele ruído feio, cheio de pontos vermelhos, verdes, etc. Passando pra monocromático ele fica tudo mais ou menos na mesma tonalidade. Esse passo não altera em nada as cores ou detalhes da foto.
- salvei como TIFF 8 bits.
- no Photoshop eu abri uma cópia só pra alterar o tamanho (em interpolação bilinear*), colocar a borda e um unsharp mask.. não lembro exatamente os valores mas deve ter sido algo em torno de:
30 a 60
0,5 a 0,7
0

*quando é pra diminuir o tamanho do arquivo eu prefiro a opção bilinear pra maioria das fotos (fotos sem muitas linhas diagonais claras).

abs
« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 10:46:50 por Fly Angler »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 22 de Abril de 2005, 12:03:37
Citar
Na verdade eu estava brincando. Mas eu peguei a 350D na mão nessa quarta-feira e não gostei nem um pouco.

Se você comparar com a D70 então...........   :huh:
Como eu disse em todos os meus posts, o que ainda quebra a Nikon é a eletrônica que é muito ruim se comparada com as concorrentes, Fazer câmera a Nikon sempre soube, assim como a Minolta, eu peguei uma 7D na mão e quase fiquei maluco, que câmera é aquela, ergonomia perfeita, corpo robusto, transmite muita confiabilidade, menus ótimos, o sistema de dial é excelente, como Câmera no conjunto é simplesmente ÓTIMA, a melhor de todas até US$ 2000,00, mas na boa... A eletrônica Sony é muito interior à Fuji, Kodak e Canon, ou Nikon e Minolta abandonam Sony ou a Sony melhora para dar competitividade para estas duas marcas, que sem dúvida tem toda condição do mundo de fazer bons equipamentos.
A Nikon tem deixado um pouco a desejar no viewfinder, podiam melhorar isso tbm, mas o que mais me deixa estressado com a Nikon e mais recentemente com a Minolta é ficar preso em uma eletrônica que gera imagens de qualidade geral inferior às concorrentes. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.