Autor Tópico: Lentes em sensores diferentes  (Lida 5080 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 10 de Julho de 2018, 09:59:53
Bom dia.

Estou pesquisando lentes com ótima nitidez para um kit crop e analisando os testes feitos pelo site dxomark, eis que os resultados são muito diferentes em sensores crop para full frame. Mas vou explicar melhor:

Lente com ótima nitidez 24mm 2.8 STM


Já a 40mm 2.8 STM não apresenta um excelente resultado em crop


Em ff a 40mm brilha. Muito nítida.


A 50mm STM é fantástica. Tanto em crop como ff


Já a 85mm 1.8 USM tem um desempenho inferior a 50mm STM em crop. (vale ressaltar que me refiro a nitidez e não ao desfoque da 85mm em relação a 50mm)


Já em ff é fantástica





Não sei se fui claro. Aparentemente existem certas lentes que em ff se comportam muito bem e em crop não tão bem.

Quanto a essa análise e minha interpretação do site. Está certo? Para mim parece ilógico.

Vale ressaltar que estou analisando a nitidez das lentes e não o desfoque ou o estilo que ela proporciona na foto.
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 10:04:57 por lindoerle »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2018, 10:01:14
Já vi algo sobre essa discussão aqui no fórum, é algo que também me deixa curioso, vou acompanhar.
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2018, 10:26:49
Pelo o que entendo, as falhas das lentes ficam mais visíveis em APS-C devido a densidade de pixels que o fator de corte trás.
Um sensor de 24mp APC-C vai colocar muita densidade de pixel na área central da lente, o que vai evidenciar as falhas dessas lentes, pois as falhas vão ocupar mais pixels.
Lentes projetadas para terem muita resolução e serem usadas em sensores de 50mp FF costumam apresentar bom desempenho em APS-C também.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2018, 10:34:23
Pelo o que entendo, as falhas das lentes ficam mais visíveis em APS-C devido a densidade de pixels que o fator de corte trás.
Um sensor de 24mp APC-C vai colocar muita densidade de pixel na área central da lente, o que vai evidenciar as falhas dessas lentes, pois as falhas vão ocupar mais pixels.
Lentes projetadas para terem muita resolução e serem usadas em sensores de 50mp FF costumam apresentar bom desempenho em APS-C também.

Exatamente, especialmente se estiver usando a 5D clássica e seus 12MP como exemplo de FF.

Outro problema de lente FF em Crop é aberração cromática que aumenta muito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2018, 10:34:25
Pelo o que entendo, as falhas das lentes ficam mais visíveis em APS-C devido a densidade de pixels que o fator de corte trás.
Um sensor de 24mp APC-C vai colocar muita densidade de pixel na área central da lente, o que vai evidenciar as falhas dessas lentes, pois as falhas vão ocupar mais pixels.
Lentes projetadas para terem muita resolução e serem usadas em sensores de 50mp FF costumam apresentar bom desempenho em APS-C também.

Agora muda tudo, pois eu procuro um kit muito nítido com preço acessível.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2018, 10:38:10

Lentes projetadas para terem muita resolução e serem usadas em sensores de 50mp FF costumam apresentar bom desempenho em APS-C também.

Pergunta de curioso, é possível afirmar que a lente que já é boa para sensores FF de grande quantidade de MP continua sendo boa nos sensores Crop? ou nem todas e cada caso é um caso?

Pergunto isso pois tem uma tendência tanto da Canon quanto da Nikon de relançarem modelos consagrados com o marketing de que as lentes agora estão aptas a serem nítidas até as bordas da imagem, que tem desempenho melhor em sensores de grande quantidade de MP.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2018, 10:39:48
Agora muda tudo, pois eu procuro um kit muito nítido com preço acessível.

Acho que você está valorizando demais a nitidez.....

Mesmo tendo um leve desempenho inferior, o problema é que você não vai achar lentes dedicadas para APS-C Canon que sejam melhores.
Tem a 24mm STM, a 60MM macro e acabou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2018, 10:45:05
Acho que você está valorizando demais a nitidez.....

Mesmo tendo um leve desempenho inferior, o problema é que você não vai achar lentes dedicadas para APS-C Canon que sejam melhores.
Tem a 24mm STM, a 60MM macro e acabou.

Foi o que notei rsrsrs

As melhores que encontrei foram 24mm 2.8 STM, 35mm f2 is USM, 50mm 1.8 STM e 60mm 2.8 USM Macro.

Acabou rsrsrs Quando passa pra tele tem a 55-250mm STM. Comprei uma, mas esperava mais dela. Não é ruim, as cores são incríveis, mas não é lá essas coisas não.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2018, 10:52:54
Posso ser chato? :assobi:
Na prática, foto impressa, ali no álbum...não muda nada, a não ser o ISO que o FF é menos aparente quando alto.
Só vai perceber essa mínima diferença se olhar as fotos 100% (coisa que parei de fazer a muito tempo e foi a melhor coisa que aprendi) ou imprimir uma foto com 1 metro em 300DPI. :eek:

Claro que tem lentes melhores e tals, mas a mesma lente se pegar uma FF e uma crop da mesma geração ela vai se comportar, ao meus olhos, imperceptível a diferença. :snack:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2018, 10:58:08
Posso ser chato? :assobi:
Na prática, foto impressa, ali no álbum...não muda nada, a não ser o ISO que o FF é menos aparente quando alto.
Só vai perceber essa mínima diferença se olhar as fotos 100% (coisa que parei de fazer a muito tempo e foi a melhor coisa que aprendi) ou imprimir uma foto com 1 metro em 300DPI. :eek:

Claro que tem lentes melhores e tals, mas a mesma lente se pegar uma FF e uma crop da mesma geração ela vai se comportar, ao meus olhos, imperceptível a diferença. :snack:

É isso mesmo. Tipo nada de Sigma art, por exemplo. Mas eu curto a resolução da 50mm STM. Ela em 2.8 já é muito boa e em F4 é fantástica.
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 10:58:53 por lindoerle »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2018, 13:48:24
Indo para este novo rumo da discussão, também engrosso o coro no sentido de que não vejo tanta necessidade de nitidez, salvo em casos específicos como fotos de produtos (still) ou algo assim. Para quem tem na fotografia apenas um hobby, ou mesmo para profissionais das áreas de eventos e ensaios etc... meu pensamento sobre nitidez é de que ela precisa ser apenas "suficiente". Digo, tirando o uso de algumas lentes de entrada em abertura máxima, de resto, todas vão entregar qualidade suficiente, especialmente ao avaliar o resultado impresso. Claro que isso não impede ninguém de querer o melhor equipamento e o melhor resultado possível, mas em boa parte dos casos, é puro preciosismo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2018, 13:52:38
...mas em boa parte dos casos, é puro preciosismo.

exatamente... e aí entra aquele murmurinho na cabeça... ficou ótimo... "mas eu sei que não foi feito com uma Gold Ring ou com uma Série L"

esse murmurinho falando sempre compre mais compre mais...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2018, 14:19:49
Meu caso é o seguinte.

Troquei a Tamron com VC que eu tinha pela sem VC. As duas eram usadas. Mas essa sem vc não tem a nitidez da outra. Não sei porque, se foi trocado algo, mas ela não me agrada nem em f4 dos 17mm e piorou nos 50mm.

Então não vou ficar com ela e passei a pesquisar sobre uma compra segura.
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 14:20:24 por lindoerle »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2018, 14:46:25
Entao suas lentes tinham algum problema, pois dizem ser uma lente muito boa.



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2018, 14:54:07
Entao suas lentes tinham algum problema, pois dizem ser uma lente muito boa.

Essa lente está com algum problema. Não tem fungos nem nada.