Autor Tópico: Fotografia com radio flash com duas câmeras.  (Lida 3758 vezes)

E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Online: 10 de Julho de 2018, 15:12:45
Pessoal, estou para comprar um radio flash com suporte ao ttl, mas eu tenho algumas duvidas, algumas vezes e somente em momentos controlados eu uso um flash externo com um radio flash mais simples, que tem controle somente manual, agora que comecei mais a usar o flash fora da maquina em outras situações estou para comprar um radio flash com melhores funções (ttl), minha intenção era ter entre 3 ou 4 radios, já que eu fotografo com duas cameras e pesquisando eu achei os seguintes modelos,

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-867344105-radio-flash-yn622c-kit-canon-transm-yn622c-tx-receptor-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986157426-radio-flash-ttl-yongnuo-yn-622c-para-cmeras-canon-_JM

O que seria melhor para fotografar com um ou dois flashs externos e com duas cameras? Dois transmissores e dois receptores ou os 4 rádios?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2018, 15:25:40
Tenho o yn622 para nikon é um ótimo radio flash. Funciona bem e você pode configurar vários canais. No caso um canal para cada câmera e mudar rapidamente entre os canais caso precise.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2018, 15:27:18
A unica diferença aí é a sapata do flash.

Se você quiser usar flash em cima da camera em conjunto com os flashs fora da camera, não pode usar o YN TX.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2018, 15:29:38
Em tempo, essa solução YN só funciona com radios TTL.
Se usar um radio manual não vai conseguir controlar a potencia com o TX do 622.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2018, 16:05:36
Em tempo, essa solução YN só funciona com radios TTL.
Se usar um radio manual não vai conseguir controlar a potencia com o TX do 622.

Então até agora pensei em duas situações em que eu poderia usar os radios, ambas usando duas câmeras como sempre faço.
1- em um ambiente controlado, usando um flash externo somente e no manual
2- durante o evento, usando um ou dois flashs externos no modo ttl

Isso seria possível?
Não pesquisei muito sobre mas o que eu imaginei seria ter 2 transmissores e dois rádios.

Veja bem, vou exemplificar uma situação para facilitar (pois eu não sei praticamente nada sobre fotografia com strobist  :aua:)
Em um ambiente controlado usaria duas cameras, com dois transmissores e um flash externo com um receptor
teoricamente se os dois transmissores e o receptor estiver no mesmo canal eu conseguiria disparar o flash das duas maquinas correto?  :ponder:



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2018, 16:20:46
Então até agora pensei em duas situações em que eu poderia usar os radios, ambas usando duas câmeras como sempre faço.
1- em um ambiente controlado, usando um flash externo somente e no manual
2- durante o evento, usando um ou dois flashs externos no modo ttl

Isso seria possível?
Não pesquisei muito sobre mas o que eu imaginei seria ter 2 transmissores e dois rádios.

Veja bem, vou exemplificar uma situação para facilitar (pois eu não sei praticamente nada sobre fotografia com strobist  :aua:)
Em um ambiente controlado usaria duas cameras, com dois transmissores e um flash externo com um receptor
teoricamente se os dois transmissores e o receptor estiver no mesmo canal eu conseguiria disparar o flash das duas maquinas correto?  :ponder:

Só precisamos tomar cuidado com os nomes.

O 622 é transmissor e receptor ao mesmo tempo.

O 622 TX é só transmissor.

E não existe o modelo só receptor.

Pode usar o flash TTL no modo manual sem problemas, só não consegue usar os flashs da serie 560.

Se comprar 04 622, vai precisar usar a interface da camera para alterar as configurações.
Se compra 02 622 e 02 TX, vai mexer tudo pelo TX em cima da camera.

Sim, qualquer transmissor no mesmo canal vai disparar o flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2018, 16:23:30
Desculpe amigo. Não entendi se vc já tem os flashs? Ou comprará eles também?
Dependendo do flash YN já tem o receiver interno.
Daí facilitaria bastante o esquema. Sei que o YN-E3-RT tem GRUPOS de configs.

Em um ambiente controlado usaria duas cameras, com dois transmissores e um flash externo com um receptor
Não sei se funcionaria.. Acho que teria que ir ligando e desligando os sistemas pra eles conseguirem conectar. Pois o receptor funcionaria somente em 1 canal.
 :ponder:


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2018, 11:57:14
Só precisamos tomar cuidado com os nomes.

O 622 é transmissor e receptor ao mesmo tempo.

O 622 TX é só transmissor.

E não existe o modelo só receptor.

Pode usar o flash TTL no modo manual sem problemas, só não consegue usar os flashs da serie 560.

Se comprar 04 622, vai precisar usar a interface da camera para alterar as configurações.
Se compra 02 622 e 02 TX, vai mexer tudo pelo TX em cima da camera.

Sim, qualquer transmissor no mesmo canal vai disparar o flash.

Otimo, que massa, obrigado
Atualmente eu estou com uma 6d mark 1 e uma 5D mark 3, e os flashs 600 ex rt e o 580 ex 2...
todos são compativeis para usar o modo ttl e o manual pelo menu da maquina?


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2018, 11:58:41
Desculpe amigo. Não entendi se vc já tem os flashs? Ou comprará eles também?
Dependendo do flash YN já tem o receiver interno.
Daí facilitaria bastante o esquema. Sei que o YN-E3-RT tem GRUPOS de configs.
Não sei se funcionaria.. Acho que teria que ir ligando e desligando os sistemas pra eles conseguirem conectar. Pois o receptor funcionaria somente em 1 canal.
 :ponder:

Então, eu já possuo os flashs, tenho 2 um Canon 600 ex rt e um Canon 580 ex 2,


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2018, 13:54:35
Complicou rsrsrsr

A YN tem 3 sistemas de radio que não se comunicam entre si:
O dos modelos manuais (serie 560 + RF603), modelos TTL (termimam com xx5 ou xx8 + Rf 622) e o flashs e radios da linha RT.

Da para disparar a linha manual com a TTL fazendo esse armengue aqui:


Mas o transmissor RT não tem sapata de flash para empilhar um radio 622, até onde me lembro.

Por isso mudei para godox, um sistema de radio para tudo: manual, TTL e tochas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2018, 13:56:20
 Canon 600 ex rt tem radio embutido, acredito ser possível desligar o radio dele e colocar um 622 na sapata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2018, 14:23:10
A Yongnuo tem um adaptador para "transformar" flashes normais em RT - https://www.bhphotovideo.com/c/product/1150095-REG/yongnuo_yne3_rx_e_ttl_wireless_flash_receiver.html

Ele é um receptor pro sinal RT da Canon, então colocando o seu 580 em cima dele, o 600 RT vai conseguir se comunicar e controlar remotamente.

Isso funciona se usar o 600 RT em cima da câmera como master pro 580 + YNe3. Se quiser, também tem o transmissor YN, compatível com o sistema RT - https://www.bhphotovideo.com/c/product/1090139-REG/yongnuo_yn_e3_rt_yongnuo_wireless_speedlite_transmitter.html

O RT é uma das invenções mais brilhantes da Canon em termos de flash. Muito prático e intuitivo, interface muito funcional, eu gosto muito. Se você já tem um 600RT, talvez valha a pena fazer uso desse sistema.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2018, 15:00:20
A Yongnuo tem um adaptador para "transformar" flashes normais em RT - https://www.bhphotovideo.com/c/product/1150095-REG/yongnuo_yne3_rx_e_ttl_wireless_flash_receiver.html

Ele é um receptor pro sinal RT da Canon, então colocando o seu 580 em cima dele, o 600 RT vai conseguir se comunicar e controlar remotamente.

Isso funciona se usar o 600 RT em cima da câmera como master pro 580 + YNe3. Se quiser, também tem o transmissor YN, compatível com o sistema RT - https://www.bhphotovideo.com/c/product/1090139-REG/yongnuo_yn_e3_rt_yongnuo_wireless_speedlite_transmitter.html

O RT é uma das invenções mais brilhantes da Canon em termos de flash. Muito prático e intuitivo, interface muito funcional, eu gosto muito. Se você já tem um 600RT, talvez valha a pena fazer uso desse sistema.

Só para fechar, seria esquecer os radios 622.
E comprar dois YN-E3-RT para ficar em cima das cameras, pelo que entendi o flash RT seria um dos que ficariam fora da camera.

02  YN-E3-RT (para as cameras)
01 YN-E3-RX (pro 580)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2018, 15:02:51
Só para fechar, seria esquecer os radios 622.
E comprar dois YN-E3-RT para ficar em cima das cameras, pelo que entendi o flash RT seria um dos que ficariam fora da camera.

02  YN-E3-RT (para as cameras)
01 YN-E3-RX (pro 580)

É, seria isso mesmo... Ficaria um tanto mais caro, mas o sistema RT é muito superior ao do YN 622, principalmente na questão da interface.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2018, 12:26:18
Eu uso o 622C. Gosto muito e não vejo necessidade de trocar por enquanto.

Uma funcionalidade muito boa do 622 é alterar a carga nas duas câmeras, isso eu não sei se o RT faz.

Vou explicar: Eu uso duas máquinas o tempo todo, uma com GA (cam 1) e outra com tele (cam 2). Isso sempre, em casamentos e debutantes.

Aí, se por exemplo, eu pego a cam. 1 e altero a configuração para 1/16, fotografo, blz.
Ao pegar a cam. 2, ela já alterou para 1/16.

Posso fazer a alteração que for no flash, quando pego a outra camera, a alteração fica.

Eu tive o TX e nao gostei por isso. Na cam. 1, eu mudava para 1/32 (exemplo).
Aí, ao pegar a cam. 2, ele disparava com a regulagem que estava antes, e cagava a foto.

Testei, sempre em duas maquinas, dois TX, um TX e um transceiver, e dois transceivers.

A unica maneira que fazia essa "troca inteligente" de uma maquina para a outra, era com dois transceivers.

Por isso eu ainda não mudei para o RT. Precisaria comprar esse adaptador que o Humberto mostrou, para passar o meu 600EX para /rt, e dois ST-E3 RT.

Quando os 622 começarem a falhar, eu penso nisso, rsrsrs :D :D :D