Autor Tópico: Fujifilm X-Trans III vs. Bayer – Texture & Detail Comparison  (Lida 14676 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Como hoje surgiu numa discussão um assunto que me chama a atenção pelo desconhecimento geral em cima de algo que notóriamente não é verdade; A dificuldade do XTrans de reproduzir detalhes em folhagens, resolvi compartilhar um comparativo sobre este assunto que considero um dos melhores já escritos. Vamos lá:

Is the latest 24MP X-Trans III sensor ‘Good’?
….Nothing beats a proper comparison with a conventional ‘Bayer’ sensor, using a variety of challenging real-world subjects. So that’s that I’ve done, concentrating in this article on how well the X-Trans III records various types of details of a variety of sizes, relative to the sensor’s pixels.

Many of you will have read my Part One reviews on the Fujifilm X100F and the Fujifilm X-T2. Some will perhaps also have seen the lens performance and detail crops in my evaluation of the X100F’s 23mm f2 Fujinon lens. These will have given you a decent idea of final image quality at low ISOs. However, what it didn’t do was give you an idea of how a camera with a Bayer filter on top of its sensor would have fared in comparison.

A Little X-Trans Background
For those familiar with all this, skip ahead to methodology.

The original Fujifilm X-Trans and X-Trans II sensors were both 16MP. Some people complained about ‘the watercolour effect’, or were not happy about the resolution of green foliage or fine detail. While we know that some of these issues came down to the way Adobe software was rendering the RAW files, its important to note that the X-Trans array is fundamentally different to the Bayer array on the vast majority of sensors. The diagrams below make this clear (see how the reds and blues are in less of a checkerboard pattern, the two sizes of green blocks and larger overall proportion of green).





Fujifilm went to some trouble to produce the X-Trans design and the supposed primary benefits are reduced moiré, higher resolution (due to the lack of an Anti-Aliasing/Low Pass filter) and more ‘organic’ looking noise (due to the less uniform distribution of red and blue pixel filters). Whether these benefits are real or not is another matter, but for this article I am looking to poke and prod at the possible Achilles heel of the newest 24MP X-Trans III. I am looking at fine textures and fine green details, because these have been associated with criticisms of the X-Trans sensors of the past.

 


I will be honest and up front: I was in the camp that felt the X-Trans sensors of the past created at least as many problems as they solved. I could not care less how good Iridium developer is, or Photo Ninja, when I own numerous other cameras and I’m wedded to the day to day workflow provided by Lightroom. That’s of course a very personal perspective, but one I still feel is right for me. There are enough complications in life and work without having to run multiple workflows for different cameras as a matter of routine necessity (rather than occasional luxury).

So, has anything changed?

The fair test would be to see how the Fujifilm X-T2 files compare to those from a 24MP APS-C Bayer camera using comparable lenses. However, this seemed a little boring. After all, the Sony A7 II is comparably priced to the Fujifilm X-T2. While the Sony A7 II isn’t as responsive or fast (and the lenses are generally larger/heavier) it does of course have a larger sensor. It is also a Bayer sensor. This unfair test seemed a bit more relevant to me and perhaps will be of more interest to you. So, I pitted a Fujifilm X-T2 with Fujinon 56mm f1.2 APD against the Sony A7II with Zeiss Batis 85mm f1.8. Ouch.

Now to Discuss Methodology
The Lenses: The Zeiss 85mm f1.8 Batis is a phenomenal performer. It is exceedingly sharp, produces bags of contrast and really does get every drop out of the 24MP A7 II. However, the Fujifilm 56mm is every bit as sharp as the Zeiss optic in the centre of the frame, which is where all the below comparisons take place.

Apertures: I decided to shoot both lenses a few stops down from wide open, so that nobody would feel that one or other was being hobbled. Can we all agree that the Fujifilm 56mm f1.2 is rather good between f4 and f5.6 and that the Zeiss Batis 85mm f1.8 is also ‘on form’ between f4 and f8? I hope so! I have mostly shot the Fujifilm combo with a one stop wider aperture. This is because the smaller sensor and shorter lenses give roughly one stop more depth of field at the same aperture as Full Frame (FF). By using, say, f4 on the Fujifilm X-T2 and f5.6 on the Sony, we are using the sort of settings that a person may use when actually making real photos. Both lenses are absolutely singing here.

Stabilisation: The vast majority of shots were taken using a tripod. Those shot handheld were done without stabilisation on either camera and very high shutter speeds. I can assure you that all frames are as sharp as they get.

Shutter Speeds: In most cases, I tried to roughly match shutter speed on the two cameras. As the Sony was set to a smaller aperture and the Fujfilm uses a different ISO scale, settings might not seem comparable, however, trying to match shutter speeds seemed realistic to me, as this will often be the limiting factor for real world use. If the cameras are not at their base ISO (or either 100-200 on the Sony), it will be stated.

Other Imaging Details: You may also wish to consider the following:

The Sony has a quite different colour balance in most shots. It is more ‘yellow-green’ and saturated in this part of the spectrum.
The Zeiss Batis produces higher levels of overall contrast. In this regard, it could be seen as noticeably more ‘aggressive’ compared to the more ‘relaxed’ Fujifilm lens. While the Batis is likely to be used for mixed purposes, I suspect that most Fujifilm 56mm f1.2 (R or APD) owners point theirs at people. I have not adjusted for this in any of the files unless otherwise stated.
All of the below files are at their default settings, as imported to Lightroom. They were imported as RAWs and exported at the exact same resolution and quality setting as JPEGs. I have only added basic ‘sharpen for screen’ in the Lightroom export dialog box. I will show some sharpened examples later, but thought starting with the defaults was sensible. It isn’t perfect, but it’s a start.
I did not attempt to perfectly match exposures, as this is made all the more difficult by the different ISO calibration of the two cameras and different contrast levels of the lenses. Overall, the Fujifilm X-T2 tends to expose a bit further to the right.
Viewing: You will no doubt pixel peep and that is the idea. However, if you are viewing on a non-HD/Retina screen, you may find sitting back a bit more useful. 100 PPI will only give you a sense of what 60″/150cm prints might look like…

Photos Comparisons
Example 1: I chose this scene because it contains a mixture of organic (green) detail as well as man-made elements. There’s a variety of textures and detail here, not to mention colours.



Fujifilm f5.0 Whole Scene



Sony f7.1



Fuji crop



Sony crop

Example 1 Summary: I see a slight resolution advantage to the Fujifilm combo here, which is most obvious in the distant building in the top right of the crop, but also in the roof slates and bamboo fence on the left. This is mostly the A7 II’s Anti-Aliasing (or low pass) filter slightly softening the finest details. The fine green leaves take on a very slightly painterly effect on the Fujifilm file when inspected at 1:1, but when you reduce viewing to something more realistic (1:2/50%) this is not visible. You may also note slight moiré and false colour on the bamboo fence on the very left of the Sony file. This is absent with the Fujifilm.

Example 2: Fine green detail such a grass and leaves is most likely to give the Fujifilm X-Trans III sensor a headache if anything can. Let’s see what this medium distance example shows.



Fujifilm X-T2 – Whole frame



Fujifilm X-T2 Crop



Sony Crop

Example 2 Summary: The 24 MP Fujifilm X-Trans III sensor has recorded plenty of detail, it seems naturally rendered to my eye and the lack of an AA filter gives more bite to the Fuji file. Where the X-Trans III loses out is in the red/brown stems in the vegetation in the upper right of the frame. Both look a little different, but if we ignore colour balance and contrast differences (at default settings), the differences aren’t huge.

Example 3: What about broader green leaves, such as those in the centre of this frame?


http://thephotofundamentalist.com/wp-content/uploads/2017/03/Bush-Fuji-f4-crop-1465.jpg[/img]

Fujifilm f4 Crop

O artigo continua no link abaixo para quem queira ler ele completo, no entanto como pode ser visto, não há nenhuma situação onde um sensor bayer se sobressaia a um Xtrans nos verdes ou nos detalhes de vegetação como reza a lenda popular.

O que vocês acham?

Fonte: http://thephotofundamentalist.com/fujifilm/fujifilm-x-trans-iii-vs-bayer-texture-detail-comparison/
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 20:39:20 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2018, 21:33:37
O que sempre constatei é que o maior problema do x-trans está na má conversão dos arquivos raw, que podem literalmente esculhambar com os detalhes de qualquer imagem.

Se usar um conversor decente fica tão bom quanto um Bayer nos detalhes e as vezes supera. Mas se passar do ponto no sharpening aparecem uns artefatos bem estranhos, isso é mais visível no Iridient , usando o Iridient Reveal.

Tem que lembrar de outra coisa: X-Trans é simplesmente o tipo de matriz RGB que é "colado" em cima do sensor, que assim como o Bayer, que é outro tipo de matriz, estão por cima de um sensor que é monocromático em ambos os casos.

Já vi situações que Bayer sem filtro AA dá mais moiré que o X-Trans e vice-versa.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2018, 21:35:17
Perfeito, no entanto no exemplo acima o autor usou o mesmo conversor RAW, o Lightroom CC.

O que sempre constatei é que o maior problema do x-trans está na má conversão dos arquivos raw, que podem literalmente esculhambar com os detalhes de qualquer imagem.

Se usar um conversor decente fica tão bom quanto um Bayer nos detalhes e as vezes supera. Mas se passar do ponto no sharpening aparecem uns artefatos bem estranhos, isso é mais visível no Iridient , usando o Iridient Reveal.

Tem que lembrar de outra coisa: X-Trans é simplesmente o tipo de matriz RGB que é "colado" em cima do sensor, que assim como o Bayer, que é outro tipo de matriz, estão por cima de um sensor que é monocromático em ambos os casos.

Já vi situações que Bayer sem filtro AA dá mais moiré que o X-Trans e vice-versa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2018, 21:36:56
Perfeito, no entanto no exemplo acima o autor usou o mesmo conversor RAW, o Lightroom CC.

Sim eu sei. Mas o LR não é o melhor que existe para x-trans... Nivelar por baixo é meio idiotice.

Seria mais interessante usar o Iridient para ambos, já que ele tem um motor raw muito mais sofisticado que o LR
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 21:38:59 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2018, 22:09:26
ac  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2018, 01:08:22
Que tal nós mesmos testarmos ?

Cfcsosa, vc ainda tem a D7200 ?

Eu tenho a D7200 e consigo emprestado a Fuji X-T2 que eu vendi, para testes simples


Acho mais eficiente do que confiar na ideia desses caras de sites



Afinal qual o tipo de fotografia ?

Um parque serve ?

Qual a lente Fuji ?
Pode ser a 35 1.2 ?
Ou a 56 1.2 ?

Escolhe as lentes...se eu encontrar aqui...

Para mim, é fácil testar e entregar os RAW aqui


Aí o AFShalders pode usar o software de RAW que ele já sabe que é melhor...


Quel tal ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fiz diversos testes com as XT1/XE2 comparando com Canon 5D, com Olympus EM10, Panasonic GX7, Pentax K3-II e K5-II, com LR, DxO, Silkypix, Iridient, RawTherapee e nem lembro mais o que...

Por exemplo, uma K5 que é de 16 MP, assim como a XT1, se usadas a mesma objetiva, por exemplo uma puta objetiva que gosto para testes, a Mamiya 645 80mm Macro que tem nitidez e  contraste absurdos, sinceramente se processar os dois arquivos no Silkypix ou no Iridient, vai ser muito dificil alguém notar alguma diferença significativa, e ambas as imagens sairão tremendamente nítidas.

Mas se pegar uma XT1 com a XF 18-55 em 30mm f8 e a K5 com a 18-55 do kit nas mesmas condições, e processar, por exemplo o X3F no LR e o PEF no DxO, a Pentax ganha por dois motivos, um que o LR não é lá grande coisa com o demosaic do xtrans e outra que o DxO mata a pau com a pentax e o módulo ótico da lente...

Se usar o Iridient nos dois casos, as imagens ficam no mesmo nivel.

Isso ninguém me contou nem eu vi em lugar nenhum, eu mesmo testei...



« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 01:08:54 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2018, 08:05:49

Muito bom !

Quanto aos problemas da Adobe, eu me senti um louco quando larguei a plataforma  2012...

Como está hoje ? Você sabe se são padrão de mercado como um Word e um Excel ?


obrigado !

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Vou dar meu pitaco sobre como está a Adobe agora, não vou entrar no mérito do melhor sensor pq a aula já foi dada pelo Sosa e Shalders.

Aparentemente a Adobe melhorou muito o motor de processamento dela nas últimas versões (ficou bem mais rápido e otimizado), dizer que é padrão de mercado acho que é muito mas ela é um dos softwares mais comuns (talvez seja pelo marketing, talvez seja o pacote completo de programas, ou a facilidade de uso, ou tudo isso junto sei lá.)
Eu uso por ser fácil, e ter um workflow rápido.

Aparentemente o demosaic do RAW da Fuji foi bem resolvido na versão mais recente que é a que uso, pude comprovar recentemente com a X-E3 que ele traduz bem com fotos bem expostas, não cheguei a forçar pra ver até onde vai.

Estou muito satisfeito com os resultados, tanto que sinceramente não levaria a Nikon FF nas próximas viagens, mas até agora só fiz fotos pessoais, nada de trabalhos pro.
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 08:06:40 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2018, 08:06:26
Fiz diversos testes com as XT1/XE2 comparando com Canon 5D, com Olympus EM10, Panasonic GX7, Pentax K3-II e K5-II, com LR, DxO, Silkypix, Iridient, RawTherapee e nem lembro mais o que...

Por exemplo, uma K5 que é de 16 MP, assim como a XT1, se usadas a mesma objetiva, por exemplo uma puta objetiva que gosto para testes, a Mamiya 645 80mm Macro que tem nitidez e  contraste absurdos, sinceramente se processar os dois arquivos no Silkypix ou no Iridient, vai ser muito dificil alguém notar alguma diferença significativa, e ambas as imagens sairão tremendamente nítidas.

Mas se pegar uma XT1 com a XF 18-55 em 30mm f8 e a K5 com a 18-55 do kit nas mesmas condições, e processar, por exemplo o X3F no LR e o PEF no DxO, a Pentax ganha por dois motivos, um que o LR não é lá grande coisa com o demosaic do xtrans e outra que o DxO mata a pau com a pentax e o módulo ótico da lente...

Se usar o Iridient nos dois casos, as imagens ficam no mesmo nivel.

Isso ninguém me contou nem eu vi em lugar nenhum, eu mesmo testei...

Valeu por compartilhar sua experiência prática sobre o assunto!
Eu já notei alguns problemas com o demosaicing do X-Trans no Lr, inclusive na versão mais recente, mas não é algo constante. Algumas vezes aparece, mas a maioria das vezes não. Creio que dependa muito do padrão fotografado.
Então eu concordo com você: se vc gasta 4 mil reais ou mais numa câmera, não vale a pena usar um software subótimo pra tratar os RAWs, seja você um amador ou um profissional.
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 08:20:47 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2018, 08:32:21
Vou dar meu pitaco sobre como está a Adobe agora, não vou entrar no mérito do melhor sensor pq a aula já foi dada pelo Sosa e Shalders.

Aparentemente a Adobe melhorou muito o motor de processamento dela nas últimas versões (ficou bem mais rápido e otimizado), dizer que é padrão de mercado acho que é muito mas ela é um dos softwares mais comuns (talvez seja pelo marketing, talvez seja o pacote completo de programas, ou a facilidade de uso, ou tudo isso junto sei lá.)
Eu uso por ser fácil, e ter um workflow rápido.

Aparentemente o demosaic do RAW da Fuji foi bem resolvido na versão mais recente que é a que uso, pude comprovar recentemente com a X-E3 que ele traduz bem com fotos bem expostas, não cheguei a forçar pra ver até onde vai.

Estou muito satisfeito com os resultados, tanto que sinceramente não levaria a Nikon FF nas próximas viagens, mas até agora só fiz fotos pessoais, nada de trabalhos pro.
Perfeito, o Ligthroom hoje é uma ferramenta tão capaz de processar arquivos Bayer quanto XTrans, até porque o problema da Adobe não é em relação a ser XTrans ou Bayer, mas em relação a não ser 100% compatível com nenhum RAW do mercado.

Ou seja: Não importa sua câmera amigo, seu RAW não é representado em sua totalidade na suíte Adobe.

Outro dia fiz um teste: Baixei uns RAWs da A7 mark III e abri no Luminar 2018 que combina um excelente demosaic pra Fuji com uma gama de ótimos recursos de edição com a facilidade do Lightroom. Pois bem, para minha surpresa o RAW da Sony ficou totalmente subexposto e sem definição, enquanto o da Fuji é lido perfeitamente.

Escolhas...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2018, 08:35:23
Agora, o que acho bacana nesse artigo é que ele acaba de vez com essa lenda que o RAW da Fuji é mau lido pelo LR.

Também acaba com a balela que os verdes na Fuji ficam confusos.

Tem outras coisas que ficam bastante claras no artigo e eu já canso de dizer aqui neste fórum pois já testei muito, mas vamos nos ater ao tópico.
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 08:35:53 por cfcsosa »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2018, 08:35:53
...o problema da Adobe não é em relação a ser XTrans ou Bayer, mas em relação a não ser 100% compatível com nenhum RAW do mercado.

Ou seja: Não importa sua câmera amigo, seu RAW não é representado em sua totalidade na suíte Adobe.

exato, o bom dele é que lê praticamente tudo, o ruim que não lê 100% nada kkkk
Citar

... Luminar 2018 ...

mais um pra brincar... tantos softwares tão pouco tempo...  :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2018, 08:44:54
Eu já fiz inumeros testes entre as duas e entre a a7 mark iii, d750 e até d810, pois tenho amigos com estes equipamentos, se você quer um resumo eu posso dizer:

Não há diferença prática em absolutamente nada.

Você terá um sistema se sobressaindo em alguns pequenos detalhes e perdendo em outros.

Pra mim a única desvantagem seria contra câmeras como a7r2, d810 ou 5dsr por conta da ampliação.

Tenho um conjunto excelente de lentes pra Fuji, então tenho à disposição lentes nas mais variadas distâncias focais com possibilidades de DOF variados e equiparaveis a maioria dos SETs de usuários brasileiros.

Resumindo: Hoje só teria uma Full frame se houvesse necessidade de ampliação absurda, mas como imprimo habitualmente em 60x40 e já imprimi em até 1.8m do lado maior o que representa uma quadro muuuuito grande, não acredito que isso seja um problema próximo.

Que tal nós mesmos testarmos ?

Cfcsosa, vc ainda tem a D7200 ?

Eu tenho a D7200 e consigo emprestado a Fuji X-T2 que eu vendi, para testes simples


Acho mais eficiente do que confiar na ideia desses caras de sites



Afinal qual o tipo de fotografia ?

Um parque serve ?

Qual a lente Fuji ?
Pode ser a 35 1.2 ?
Ou a 56 1.2 ?

Escolhe as lentes...se eu encontrar aqui...

Para mim, é fácil testar e entregar os RAW aqui


Aí o AFShalders pode usar o software de RAW que ele já sabe que é melhor...


Quel tal ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 08:45:48 por cfcsosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2018, 08:47:21
Posso fazer um teste aqui, tenho 5D e XT2.

Aqui no meu condomínio tem bastante verde.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2018, 08:49:04
Posso fazer um teste aqui, tenho 5D e XT2.

Aqui no meu condomínio tem bastante verde.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
Fique a vontade.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2018, 09:42:55
Neste tópico do fórum do DpReview ( https://www.dpreview.com/forums/thread/4254176 ) há relatos e exemplos de fotos com estes artefatos quando se utiliza o Lr. E o tópico é de fevereiro, ou seja, já é a última versão do engine do Lr.

De qualquer forma, creio ser uma conjunção de vários fatores: uso do Lr, um limiar de áreas de alta frequência nas vegetações e a técnica de sharpening utilizada por que editou as fotos. Ou seja, acho que os problemas dessas fotos podem ser corrigidos utilizando-se de outros programas ou então mudando-se a forma como se aumenta a nitidez.

Abaixo seguem algumas imagens do referido tópico (clique no link abaixo para ver as imagens em tamanho original):


https://1.img-dpreview.com/files/p/E~forums/60759139/3ea136f90bc44f3fafe140ff6cc74713


https://3.img-dpreview.com/files/p/E~forums/60759139/c1d4c67b93ef435dadc6a48febac0376

PS: inicialmente eu estava achando que o problema ocorria mais nas áreas fora do plano de foco, mas isso não é o caso do "rosto" encontrado na primeira imagem, o qual está em foco.
« Última modificação: 11 de Julho de 2018, 09:46:47 por davi_ssilva »