Autor Tópico: Fujifilm X-Trans III vs. Bayer – Texture & Detail Comparison  (Lida 14478 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 11 de Julho de 2018, 13:28:06
Em 40x30 já dá para ver praticamente qualquer problema mais sério, se a impressão for boa.
Se a pessoa vai prestar atenção ou não nele é outra coisa. É como os cabos de aço que suspendiam o carro voador em uma cena do Blade Runner original. Estava lá mas ninguém via porque haviam outras coisas mais interessantes na cena.

Existem câmeras excelentes que se você for fazer pixel peeping, você simplesmente joga a câmera fora. Ótimas para ver na tela em resolução HD e uma bosta em 4K mesmo tendo 20 MP... Exemplos mais do que conhecidos são os celulares...

Tem que ser prático nessas horas e ver o que pesa mais para você.
 

Bem por aí...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Julho de 2018, 13:32:42
A Adobe não está nem aí. São os reis da cocada.
Eu sou obrigado a usar a suite inteira. A parada é cheia de bugs conhecidos há anos e vc liga lá eles se fazem de surpresos.

E é cara pacas.

Comprei o Affinitty, Designer e Photo, baratinho e muito bom. Tudo deveria ser assim. Pena que ninguém usa.

Mas em vista do que era a um ano atrás o LR melhorou muito... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #47 Online: 11 de Julho de 2018, 13:47:29
Posso fazer um teste aqui, tenho 5D e XT2.

Aqui no meu condomínio tem bastante verde.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
Cláudio, você abandonou a EM1? Sempre achei que depois que vendeu a X-T1 não ia continuar na Fuji.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 11 de Julho de 2018, 13:53:14
Adobe não entrega 100% mas entrega 95%... quem se importa com os 5% é pq faz aplicações extremamente específicas na pós, ou tem o olho extremamente aguçado.
Concordo. Prefiro a facilidade do LR mesmo não sendo 100% do que ter um outro software, esperar curva de aprendizado e um fluxo mais demorado para ter uma conversão melhor. (eu sei que tem preguiça do meu lado).
Quando usei Fuji X-T1 eu já gostava dos resultados do LR (ainda era versão 6 CC). Tenho certeza que agora deve estar melhor ainda.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 11 de Julho de 2018, 14:17:26
Concordo. Prefiro a facilidade do LR mesmo não sendo 100% do que ter um outro software, esperar curva de aprendizado e um fluxo mais demorado para ter uma conversão melhor. (eu sei que tem preguiça do meu lado).
Quando usei Fuji X-T1 eu já gostava dos resultados do LR (ainda era versão 6 CC). Tenho certeza que agora deve estar melhor ainda.

Não sabia que vc já teve a X-T1... tem review dela no seu canal?

A sacada da Adobe acho que é justamente essa, facilidade de uso. Eu estou bem contente com a X-E3 e a pegada dela por ser "diferente" acaba fazendo a gente pensar mais antes de fazer a foto. Mas o que mais gostei foi a qualidade do JPG e a facilidade de criar os "presets" na câmera.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 11 de Julho de 2018, 14:18:07
Lembram da febre total que as Fuji causaram no início ? Um montão de pessoas aqui do fórum sairam vendendo tudo e comprando uma fortuna em equipamentos Fuji. Uns meses depois quase todo mundo vendeu alegando "que não haviam se adaptado" haha...

Eu leria de outra maneira: Na época todo mundo correu para o LR e descobriram que o resultado era horrivel, e ninguém se tocou que era por causa do conversor. Nem perderam tempo correndo atras de uma solução e o resultado foi que teve uma enxurrada de cameras e lentes a ótimos preços.

Meter o malho é fácil. Ter paciencia para entender o problema e procurar uma solução é para poucos, infelizmente. Hoje em dia as pessoas são muito imediatistas.

Não estou saindo da Fuji, apenas racionalizando a quantidade desnecessária de equipamentos que tenho, não preciso de 3 corpos de Fuji haha... Nem de 7 lentes. Isso é um exagero no meu caso, com certeza !



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 11 de Julho de 2018, 14:32:10
Lembram da febre total que as Fuji causaram no início ? Um montão de pessoas aqui do fórum sairam vendendo tudo e comprando uma fortuna em equipamentos Fuji. Uns meses depois quase todo mundo vendeu alegando "que não haviam se adaptado" haha...

Eu leria de outra maneira: Na época todo mundo correu para o LR e descobriram que o resultado era horrivel, e ninguém se tocou que era por causa do conversor. Nem perderam tempo correndo atras de uma solução e o resultado foi que teve uma enxurrada de cameras e lentes a ótimos preços.

Meter o malho é fácil. Ter paciencia para entender o problema e procurar uma solução é para poucos, infelizmente. Hoje em dia as pessoas são muito imediatistas.

Não estou saindo da Fuji, apenas racionalizando a quantidade desnecessária de equipamentos que tenho, não preciso de 3 corpos de Fuji haha... Nem de 7 lentes. Isso é um exagero no meu caso, com certeza !

Então, eu não peguei essa vibe mas já li nos tópicos aqui do fórum sobre ela.

Se o pessoal já acha o X-trans III "estranho" hoje imagino na sua versão I...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 11 de Julho de 2018, 15:04:30
Então, eu não peguei essa vibe mas já li nos tópicos aqui do fórum sobre ela.

Se o pessoal já acha o X-trans III "estranho" hoje imagino na sua versão I...

O problema do demosaic e do sharpen é exatamente o mesmo em todas as versões do x-trans. A diferença entre eles é se tem foco por fase, contraste, ruido, resolução e desempenho em alto iso.




fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 11 de Julho de 2018, 15:08:04
O problema do demosaic e do sharpen é exatamente o mesmo em todas as versões do x-trans. A diferença entre eles é se tem foco por fase, contraste, ruido, resolução e desempenho em alto iso.

Mas agora os demosaic estão mais apurados né?

Quis dizer que na época que a tecnologia era nova teve mais críticas do que atualmente tem.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 11 de Julho de 2018, 15:09:12
Mas agora os demosaic estão mais apurados né?

Quis dizer que na época que a tecnologia era nova teve mais críticas do que atualmente tem.


Pode ser.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 11 de Julho de 2018, 19:41:47
Cláudio, você abandonou a EM1? Sempre achei que depois que vendeu a X-T1 não ia continuar na Fuji.
Tenho saudades da Em1, fantastica. Vendi a XT1 pra comprar a XT2. Até me arrependi, pois só uso em viagens. Pra trabalho mantive meu set Canon.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #56 Online: 11 de Julho de 2018, 20:04:20
O que vi de real motivo para vender as fuji foi quem comprou pensando que a câmera iria melhorar a fotografia da pessoa.
Mesma desilusão que muita gente sente quando compra FF.
As fotos continuaram tão ruim ou tão boas quanto antes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 13 de Julho de 2018, 08:46:59
Não sabia que vc já teve a X-T1... tem review dela no seu canal?

A sacada da Adobe acho que é justamente essa, facilidade de uso. Eu estou bem contente com a X-E3 e a pegada dela por ser "diferente" acaba fazendo a gente pensar mais antes de fazer a foto. Mas o que mais gostei foi a qualidade do JPG e a facilidade de criar os "presets" na câmera.
Já fui dono de uma X-100S em 2014 e depois no final de 2016 eu peguei a Fuji e ia migrar com força para esse sistema pois tinha surgido uma oportunidade de escambo de alguns equipamentos Nikon por Fuji. Como hobby a marca iria me atender mais aí comecei a fazer uns jobs e não tem comparação para mim a eficiência e ergonomia que eu tinha com a D700.
E a minha decepção não foi por conta do LR. No meu review lá no canal tem as razões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 13 de Julho de 2018, 15:48:56
Eu vendi minha Fuji X-T2 e pretendia migrar pesado para ela... o Thales também vendeu as Fuji...o Fernando Tb...

No meu caso, eu achei que ia melhorar, confesso... e não melhorou mesmo... Ao contrário piorou minhas fotos...

O fotógrafo tem que ter tempo e ser muito bom para tirar água de pedra e eu sou fraco demais...

Curto moleza... e equipamentos bem computadorizados que contornem todas as situações difíceis e ajustem meus erros  :ok: Não tenho muito tempo para pensar, enquanto fotografo... preciso que a câmera pense por mim, também... Não tenho segunda chance...

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Mas a X-T2 não te agradou em que sentido? Velocidade de AF? Falta de algum modo manual? falta de algum modo automático? o que exatamente?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 13 de Julho de 2018, 17:59:02

O sistema de lentes Fuji é ótimo e a eletrônica deve melhorar muito nos próximos anos. As lentes 35mm 1.4 e 56mm 1.2, são muito nítidas e maravilhosas e, segundo um amigo fotógrafo, muito superiores a linha Sony Zeiss em questão de AC. Mas a Fuji 35mm 1.4 tb tem AC (não medi o AC de outras)

A Sony se tornou a rainha da Eletrônica ML, como a Canon no DSLR e a Fuji a rainha das lentes ML, como a Nikon no DSLR. (lembrando que desconheço M4/3)

Ocorre que recebi a XT-2 como a proposta da Fuji para esportes (meu trabalho) e fiz a avaliação com esta "ótica".

Problemas:

1. O primeira surpresa foi ver que o dial de velocidade não tem nem 1/3 e nem 1/2 mas o de ISO tem 1/3 !!!!! :doh: WTF !? É muito mais comum mudar a velocidade (em mudanças de luz, como banco dos reservas versus campo) do que o ISO... pq não colocaram 1/3 ou 1/2 na velocidade e sim no ISO ? ISO praticame se não se muda (depois de setado no ambiente, jamais de muda)

2. Mesmo após ajustar os parâmetros do foco no menu, ela não conseguiu manter em foco, muitas das fotos de um atleta correndo na minha direção (na direção do fotógrafo), sob luz mediana (a 11-14fps) É aceitável errar um pouco mas ela erra muito. Ela lembra uma D800. A X-T2 perde fácil para K-5 II, K-3 II e D7200 que são câmeras antigas que tinham a faixa de preço dela ou abaixo da dela.

3. A forma como ela cai para o preto é muito rápida e forte. Ela ressalta olheiras e rugas...é uma câmera para o Sebastião Salgado... para P&B + tristeza. É voltada a fotografia artística dramática (a 50GFX é igual... horrível para o profissional e feita para o artista dramático). Ela deixa todo mundo com mais rugas e olheiras... Horrível para celebridades idosas e até mulheres jovens (e eu tb fotografo ginástica artística feminina). Podre para casamentos...

4. À noite, o Shadows bugava (surgiam "estrelas" no céu... ficava bonito mas elas tb apareciam sobre os prédios  :hysterical:  ...). Quando não bugava, as fotos com Shadows no máximo, sempre são mais escuras que as de uma Nikon com ADL

5.O Watercolor effect é fatal...Fatal. Para quem não conhece é o efeito de pincel de aquarela que o celular e as compactas (sensor 1/2.3") tem nas ampliações. E é uma câmera de 8mil reais... inaceitável... Pelo que entendi, a solução é fazer tudo RAW e tratar no Idirent.

6. À noite, apontando à locais iluminados com luz forte, a fotometria Spot, em 6 fotos, me deu 6 exposições diferentes. Nao é precisa, não é confiável.


Se eu lembrar de mais alguma coisa eu falo...



Em suma, piorou sim, a minha fotografia...
É excelente quando voltada ao artista conceitual que busca fotos dramáticas e não ao profissional comum.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Faltou usar mais e conversar comigo:

Problema dos terços: configurar no dial frontal e traseiro a abertura, velocidade e iso (igual as dslrs)

Watercolor effect: Noise reduction em -2, a fuji coloca o 0 com grau de noise reduction (precisa ler o manual);

Shadows: só ajustar shadows a gosto até -4.

Quanto a foco eu tenho ambas, D7200 e XT2 e a XT2 da uma surra, especialmente em AFC.
« Última modificação: 13 de Julho de 2018, 17:59:41 por cfcsosa »