Autor Tópico: Qual seria a lente ideal para fotografar semijoais para um site?  (Lida 2302 vezes)

Tatiane hebling

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Bom dia a todos"

Possuo uma câmera Canon Eos Rebel T3 com a lente Ef-s 18-55mm (padrão do kit)

Como vou precisar fazer vários fotos de semijoais para um e-commerce, esta lente resolveria meu problema?

Qual lente vocês indicariam?

Obrigada


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2018, 14:08:25
O correto seria ter uma lente macro mas, tão importante quanto lente, é a iluminação.
Talvez com a iluminação correta você consegue as fotos usando a lente do kit mesmo já que vai precisar trabalhar com diafragma bem fechado por conta de resolução e DoF longo.

Que tipo de foto você quer fazer? Posta uns exemplos aqui para entender qual o estilo está buscando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2018, 14:46:40
Como o Thales disse. Iluminação...

Já vi pessoas usarem até Smartphone para fotografar bijuterias e ficaram ótimas fotos, mas tem que ter iluminação adequada.

No mercado livre tem aqueles mini estúdios desmontáveis, funcionam muito bem.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2018, 14:48:24
Bom dia a todos"

Possuo uma câmera Canon Eos Rebel T3 com a lente Ef-s 18-55mm (padrão do kit)

Como vou precisar fazer vários fotos de semijoais para um e-commerce, esta lente resolveria meu problema?

Qual lente vocês indicariam?

Obrigada

60mm macro deve resolver.

A não ser que precise fotografar coisas muito pequenas, aí, além de precisar de uma 100mm macro, vai ter outros problemas como profundidade de campo, por exemplo.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2018, 15:30:24
não tem como escapar de um investimento em iluminação.

algo assim (apenas como exemplo).

https://www.youtube.com/watch?v=USV-viaEL_U


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2018, 19:39:52
Acredito que a dúvida seja em relação às objetiva. Luz é um capítulo vasto, não tem como responder em um post apenas e varia demais de acordo com o objeto. Eu evitaria o uso de uma tenda, mesmo quando eu era iniciante os resultados nunca me foram satisfatórios.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2018, 20:11:59
Vai precisar de um tripé de câmera para tentar usar a 18-55 bem fechada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tatiane hebling

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2018, 10:06:16
[img]Bom dia a todos!

Primeiramente, obrigado a todos pelas respostas.

Thales, estou pensando em fazer as fotos em um mini estúdio box (24x23x22CM), daqueles comprados no mercado livre.

No tocante à iluminação eu já estava tenho pesadelos sobre esta questão rsss, pois sei que eliminar totalmente a sombra vai ser difícil.  Assim, além da luz do box, também estou pesquisando alguns flash melhores, inclusive, aceito indicações ;).

O tripé eu já tenho, mas a lente macro (o que seria ideal) vai ficar mais para frente, pois, no momento, não consigo fazer este investimento.

Por fim, infelizmente, não conseguir anexar as fotos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2018, 14:46:39
Por fim, infelizmente, não conseguir anexar as fotos.

Veja aqui: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2674.0

Vc não consegue anexar uma foto. A única maneira é hospedando a foto em algum lugar (eu uso o Imgur pra imagens aleatórias e Flickr pra portfolio) e chamando a foto pelo fórum.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2018, 15:07:29
[img]Bom dia a todos!

Primeiramente, obrigado a todos pelas respostas.

Thales, estou pensando em fazer as fotos em um mini estúdio box (24x23x22CM), daqueles comprados no mercado livre.

No tocante à iluminação eu já estava tenho pesadelos sobre esta questão rsss, pois sei que eliminar totalmente a sombra vai ser difícil.  Assim, além da luz do box, também estou pesquisando alguns flash melhores, inclusive, aceito indicações ;).

O tripé eu já tenho, mas a lente macro (o que seria ideal) vai ficar mais para frente, pois, no momento, não consigo fazer este investimento.

Por fim, infelizmente, não conseguir anexar as fotos.

um flash apenas em cima da câmera resolve o problema, ele vai disparar dentro do estúdio box e vai espalhar a luz muito bem.

como vai ser sempre dentro do box a luz do flash nem precisa ser ttl um com configuração manual resolve, 200 reais no mercado livre acha-se tranquilo.
« Última modificação: 12 de Julho de 2018, 15:08:12 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.