Autor Tópico: (PRECISO DE DICAS) FOTOGRAFAR PESSOAS EM SOMBRA DE ÁRVORE  (Lida 1949 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Julho de 2018, 11:33:27
Olá Pessoal, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês  :worship:
Alguém já fotografou algum evento debaixo de árvores ou vegetação, onde a luz e sombra fica salpicada nas pessoas, conforme exemplo abaixo?

exemplo 1 by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr

No meu caso a noiva programou as 10h30 uma cerimônia embaixo de uma árvore, e não há possibilidade de mudar horário e ângulo, vai rolar conforme exemplo acima.

No caso de ela não conseguir instalar um véu sobre a cerimônia para filtrar um pouco a luz, quais as dicas que os colegas me dão? Flash, Led
Abraços


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2018, 11:36:26
Uma flash fora da câmera é uma solução elegante... Eu tentaria deixar a exposição o máximo "à direita" possível, no limite de estourar as altas luzes, e daí adicionaria o flash só como preenchimento mesmo.

Nunca fiz uma cerimônia debaixo de árvores, mas já tive que fazer muita foto nessas condições, o flash remoto sempre ajuda demais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.766
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2018, 11:54:00
https://www.youtube.com/user/TaylorJacksonPhoto/videos

Ele tem vários videos nessa situação e uma das dicas que ele dá é se posicionar do lado onde está a luz no rosto e não as sombras.

O "salpicado" é tenso, se vacilar estoura fácil.
Eu iria de modo manual expondo para os highlights.

Se não for possível ficar do lado iluminado do rosto das pessoas, usaria flash em cima câmera mesmo para abrir as sombras, como aqui:
https://neilvn.com/tangents/how-to-overpower-bright-sunlight-with-on-camera-flash/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2018, 12:58:47
Se o horário já estava programado, num tem jeito... use flash, tem várias maneiras de posicionar o flash.

Recomendo explicar para o cliente o problema e a solução que vc vai dar, porque normalmente ainda que com o flash vai ficar manchado, e ai eles precisam saber disso.
Se fosse meu cliente, eu mostraria, explicaria os problemas, falaria de como as fotos vão ficar, e se o cliente ficar embaçando eu saio fora e deixo o trampo de lado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2018, 13:24:52
Obrigado pelas dicas até o momento!

Citar
Uma flash fora da câmera é uma solução elegante... Eu tentaria deixar a exposição o máximo "à direita" possível, no limite de estourar as altas luzes, e daí adicionaria o flash só como preenchimento mesmo.

Nunca fiz uma cerimônia debaixo de árvores, mas já tive que fazer muita foto nessas condições, o flash remoto sempre ajuda demais.

Obrigado, vou tentar praticar antes do evento

Citar
https://www.youtube.com/user/TaylorJacksonPhoto/videos

Ele tem vários videos nessa situação e uma das dicas que ele dá é se posicionar do lado onde está a luz no rosto e não as sombras.

O "salpicado" é tenso, se vacilar estoura fácil.
Eu iria de modo manual expondo para os highlights.

Se não for possível ficar do lado iluminado do rosto das pessoas, usaria flash em cima câmera mesmo para abrir as sombras, como aqui:
https://neilvn.com/tangents/how-to-overpower-bright-sunlight-with-on-camera-flash/

Obrigado, inscrito no canal, gostei muito e obrigado pelas dicas


Citar
Se o horário já estava programado, num tem jeito... use flash, tem várias maneiras de posicionar o flash.

Recomendo explicar para o cliente o problema e a solução que vc vai dar, porque normalmente ainda que com o flash vai ficar manchado, e ai eles precisam saber disso.
Se fosse meu cliente, eu mostraria, explicaria os problemas, falaria de como as fotos vão ficar, e se o cliente ficar embaçando eu saio fora e deixo o trampo de lado.

Mandei esta foto exemplo pra ela e sugeri um véu sobre o local da cerimônia, vamos ver no que vai dar


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2018, 09:26:30
Uma flash fora da câmera é uma solução elegante... Eu tentaria deixar a exposição o máximo "à direita" possível, no limite de estourar as altas luzes, e daí adicionaria o flash só como preenchimento mesmo.

Nunca fiz uma cerimônia debaixo de árvores, mas já tive que fazer muita foto nessas condições, o flash remoto sempre ajuda demais.

O grande problema deste método é que o flash vai estar direcionado para o assunto, e o salpicado de luzes permanecerá nos outros locais.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2018, 10:32:53
Mandei esta foto exemplo pra ela e sugeri um véu sobre o local da cerimônia, vamos ver no que vai dar
É uma ótima solução, mas neste horário o sol ainda é inclinado, e precisa ficar atento ao pessoal que vai fazer o véu de cobertura, pra não ficar na posição errada!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2018, 13:52:43
Torça para que esteja nublado no dia  :ok:




nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2018, 14:00:13
Uma flash fora da câmera é uma solução elegante... Eu tentaria deixar a exposição o máximo "à direita" possível, no limite de estourar as altas luzes, e daí adicionaria o flash só como preenchimento mesmo.
Nunca fiz uma cerimônia debaixo de árvores, mas já tive que fazer muita foto nessas condições, o flash remoto sempre ajuda demais.
Isso aí... Quando estive nessa situação fiz com o flash em cima da câmera mesmo, pois estava sozinho.
Eu fiz um casamento (meu primeiro e único  :doh: :shock:) debaixo de uma linda figueira...
Deixei a medição em matricial e +2/3 e flash em -1/3 se não me engano.. Funcionou bem.
Ainda tava meio nublado e o sol ficava indo e vindo... Mas deu tudo certo.

O grande problema deste método é que o flash vai estar direcionado para o assunto, e o salpicado de luzes permanecerá nos outros locais.
Vai ficar.. Mas nessa condição de luz é o que se espera. A não ser que você disponha de várias fontes de luz...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2018, 15:41:06
Uma flash fora da câmera é uma solução elegante... Eu tentaria deixar a exposição o máximo "à direita" possível, no limite de estourar as altas luzes, e daí adicionaria o flash só como preenchimento mesmo.

Nunca fiz uma cerimônia debaixo de árvores, mas já tive que fazer muita foto nessas condições, o flash remoto sempre ajuda demais.

x2

até o flash em cima da câmera já ajuda... acredito que deixar o ISO baixo para ter mais potência no flash também vai ajudar bastante... acho que neste caso o balanceamento da luz natural com a luz do flash é a essência pra uma boa foto.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2018, 15:43:48
Agora neste tipo de foto o que seria o ideal? no sentido de que dinheiro não fosse o problema? colocar uma tenta com tecido pra criar uma fonte de luz mais uniforme possível? pelo menos para as fotos no púlpito?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.766
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2018, 16:16:06
Agora neste tipo de foto o que seria o ideal? no sentido de que dinheiro não fosse o problema? colocar uma tenta com tecido pra criar uma fonte de luz mais uniforme possível? pelo menos para as fotos no púlpito?

Com certeza.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2018, 16:21:10
Com certeza.

kkkk pena que a variável dinheiro é determinante...  :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2018, 16:26:42
Escolheram um lugar muito ruim pra colocar os noivos na hora da cerimônia.

Pelo que entendi esse era o lugar escolhido e você tinha que fotografar.

Acho que a melhor opção seria flash fora da câmera com softbox ou tentar mudar o lugar que os noivos iriam ficar antes da cerimônia começar.

Já fiz um casamento nessas condições e usei softbox em plena cerimônia.

« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 16:28:17 por lindoerle »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2018, 17:03:43
Escolheram um lugar muito ruim pra colocar os noivos na hora da cerimônia.

Pelo que entendi esse era o lugar escolhido e você tinha que fotografar.

Acho que a melhor opção seria flash fora da câmera com softbox ou tentar mudar o lugar que os noivos iriam ficar antes da cerimônia começar.

Já fiz um casamento nessas condições e usei softbox em plena cerimônia.

Talvez fazer um lance meio cinematográfico com luz contínua ia ficar melhor do que Flash...  :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.