Autor Tópico: Fotografar em menos megapixels  (Lida 4113 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 16 de Julho de 2018, 08:56:53
Bom dia

Minha t3i só fotografa em RAW a 18 megapixels e não tem outra opção de raw, como em outras câmeras que escolhemos o raw e em quantos megapixels a câmera irá trabalhar.

Instalei o Magic Lantern e não achei essa opção.

Alguém sabe se da pra fotografar em raw e depois processar o raw para menos megapixels?

O motivo para isso é que meu notebook sofre muito para editar raw em 18 megapixels e não queria comprar um note novo apenas para aumentar a velocidade de edição. Já em menos megapixels a edição fica bem mais fluida.

Brigado e bom dia.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2018, 08:57:58
Acompanhando.  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2018, 09:05:47
Bom dia

Minha t3i só fotografa em RAW a 18 megapixels e não tem outra opção de raw, como em outras câmeras que escolhemos o raw e em quantos megapixels a câmera irá trabalhar.

Instalei o Magic Lantern e não achei essa opção.

Alguém sabe se da pra fotografar em raw e depois processar o raw para menos megapixels?

O motivo para isso é que meu notebook sofre muito para editar raw em 18 megapixels e não queria comprar um note novo apenas para aumentar a velocidade de edição. Já em menos megapixels a edição fica bem mais fluida.

Brigado e bom dia.

Não sei te responder essa pergunta.
Eu creio que não tenha como mudar isso; a câmera é configurada com o RAW em qualidade máxima. Isso acontece porque qualquer fabricante: Canon, Nikon, Sony, etc. geralmente fazem o RAW como o verdadeiro negativo para extrair o máximo que a câmera permite, inclusive recuperando detalhes que seriam impossíveis no JPG.

Uma coisa que fiz no meu note, era que o Lightroom estava muito lento. Mesmo limpando o cache do Lightroom não resolvia.

O que fiz? Backup dos dados e formatei 100% a máquina, reinstalando o Windows 7. Agora é outra vida, os Raws abrem muito rápido e tenho a T3i também. Creio que seja a melhor solução. PS: meu notebook estava há 3 anos com o Windows instalado.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2018, 09:12:50
Não sei te responder essa pergunta.
Eu creio que não tenha como mudar isso; a câmera é configurada com o RAW em qualidade máxima. Isso acontece porque qualquer fabricante: Canon, Nikon, Sony, etc. geralmente fazem o RAW como o verdadeiro negativo para extrair o máximo que a câmera permite, inclusive recuperando detalhes que seriam impossíveis no JPG.

Uma coisa que fiz no meu note, era que o Lightroom estava muito lento. Mesmo limpando o cache do Lightroom não resolvia.

O que fiz? Backup dos dados e formatei 100% a máquina, reinstalando o Windows 7. Agora é outra vida, os Raws abrem muito rápido e tenho a T3i também. Creio que seja a melhor solução. PS: meu notebook estava há 3 anos com o Windows instalado.

O seu deve ser melhor. O meu é um i3, formatei e ainda tem SSD.. lento pra caramba com os arquivos da t3i

Quando eu abro os RAW gerados pela 5d mark 2 em 10 megapixels a história muda. Ele melhora muito a velocidade


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2018, 09:13:17
Não sei te responder essa pergunta.
Eu creio que não tenha como mudar isso; a câmera é configurada com o RAW em qualidade máxima. Isso acontece porque qualquer fabricante: Canon, Nikon, Sony, etc. geralmente fazem o RAW como o verdadeiro negativo para extrair o máximo que a câmera permite, inclusive recuperando detalhes que seriam impossíveis no JPG.

Uma coisa que fiz no meu note, era que o Lightroom estava muito lento. Mesmo limpando o cache do Lightroom não resolvia.

O que fiz? Backup dos dados e formatei 100% a máquina, reinstalando o Windows 7. Agora é outra vida, os Raws abrem muito rápido e tenho a T3i também. Creio que seja a melhor solução. PS: meu notebook estava há 3 anos com o Windows instalado.

Realmente fazer uma limpa nos arquivos pode ajudar bastante.

Algumas câmeras mais novas (no caso da Nikon a D850) possuem RAW com tamanhos diferentes (Médio, Pequeno).

Sobre o LR nas versões atuais estão bem mais rápidos e otimizados.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2018, 09:14:03
Usando o Adobe DNG converter vc consegue diminuir os MP do arquivo. Nunca tentei mas lá tem a opção de compactação com perdas e redimensionar as arestas.
Eu já fiz uns testes nos RAWs da 6DII (25mb :eek: ) convertendo pra DNG sem perdas o arquivo vai pra 35mb, ai fazendo com perdas ele fica em torno de 10mb e fiquei espantado com a performance. Na prática não vi o DNG com perda ficar menos recuperável que o mesmo RAW na recuperação.
Eu tenho mantido o BKP em RAW mas as fotos que trato no LR em DNG, parece que ele fica mais leve pra editar. Isso deixa o fluxo mais rápido

Outra coisa que notei, na 6DII tem 3 tipos o M-RAW, S-RAW e RAW. Fotografo sempre em M-RAW, mas isso não altera muito o tamanho do arquivo, se eu configurar o S-RAW, (que deveria ser o menor) o arquivo fica só uns 3~5mb menor que o RAW total. Creio que isso seja apenas a configuração de pixels que vão pro JPG, as informações contidas no arquivo, o que realmente deixa ele grande, continua sendo a mesma.
« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 09:19:25 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2018, 09:26:07
Usando o Adobe DNG converter vc consegue diminuir os MP do arquivo. Nunca tentei mas lá tem a opção de compactação com perdas e redimensionar as arestas.
Eu já fiz uns testes nos RAWs da 6DII (25mb :eek: ) convertendo pra DNG sem perdas o arquivo vai pra 35mb, ai fazendo com perdas ele fica em torno de 10mb e fiquei espantado com a performance. Na prática não vi o DNG com perda ficar menos recuperável que o mesmo RAW na recuperação.
Eu tenho mantido o BKP em RAW mas as fotos que trato no LR em DNG, parece que ele fica mais leve pra editar. Isso deixa o fluxo mais rápido

Outra coisa que notei, na 6DII tem 3 tipos o M-RAW, S-RAW e RAW. Fotografo sempre em M-RAW, mas isso não altera muito o tamanho do arquivo, se eu configurar o S-RAW, (que deveria ser o menor) o arquivo fica só uns 3~5mb menor que o RAW total. Creio que isso seja apenas a configuração de pixels que vão pro JPG, as informações contidas no arquivo, o que realmente deixa ele grande, continua sendo a mesma.

Obrigado meu amigo. Vou procurar esse programa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2018, 09:40:59
Usando o Adobe DNG converter vc consegue diminuir os MP do arquivo. Nunca tentei mas lá tem a opção de compactação com perdas e redimensionar as arestas.
Eu já fiz uns testes nos RAWs da 6DII (25mb :eek: ) convertendo pra DNG sem perdas o arquivo vai pra 35mb, ai fazendo com perdas ele fica em torno de 10mb e fiquei espantado com a performance. Na prática não vi o DNG com perda ficar menos recuperável que o mesmo RAW na recuperação.
Eu tenho mantido o BKP em RAW mas as fotos que trato no LR em DNG, parece que ele fica mais leve pra editar. Isso deixa o fluxo mais rápido

Outra coisa que notei, na 6DII tem 3 tipos o M-RAW, S-RAW e RAW. Fotografo sempre em M-RAW, mas isso não altera muito o tamanho do arquivo, se eu configurar o S-RAW, (que deveria ser o menor) o arquivo fica só uns 3~5mb menor que o RAW total. Creio que isso seja apenas a configuração de pixels que vão pro JPG, as informações contidas no arquivo, o que realmente deixa ele grande, continua sendo a mesma.

A resolução muda no RAW, a câmera descarta os pixels e interpola.
O mRaw tem praticamente metade de pixels.
Lembrando que o tamanho do arquivo na canon é dinâmico, cenas mais detalhadas vão ter tamanho maior.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2018, 09:49:58
Por mais que vc adie, alguma hora vc vai ter que investir em espaço/processamento.
Não tem jeito.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2018, 09:58:36
Por mais que vc adie, alguma hora vc vai ter que investir em espaço/processamento.
Não tem jeito.

Isso é verdade.

Vou primeiro investir em outras coisas e logo logo vou adquirir um PC de mesa pra edição.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2018, 09:58:42
Outra coisa que notei, na 6DII tem 3 tipos o M-RAW, S-RAW e RAW. Fotografo sempre em M-RAW, mas isso não altera muito o tamanho do arquivo, se eu configurar o S-RAW, (que deveria ser o menor) o arquivo fica só uns 3~5mb menor que o RAW total. Creio que isso seja apenas a configuração de pixels que vão pro JPG, as informações contidas no arquivo, o que realmente deixa ele grande, continua sendo a mesma.

mas muda... já editei em RAW e M-RAW da 80D, dá bastante diferença de velocidade no lightroom.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2018, 10:02:43
Por mais que vc adie, alguma hora vc vai ter que investir em espaço/processamento.
Não tem jeito.

Concordo! Eu, durante muitos anos, fotografei em mRAW, desde a 5D II... Mas não tem jeito, os arquivos estão ficando cada vez maiores, e os programas cada vez mais pesados.

Além disso, todo RAW compactado tem perdas, mesmo que sejam pequenas. Hoje em dia fotografo tudo em RAW cheio e só vejo vantagens, tanto para cropar com mais vontade, como na questão de cores e latitude.


O meu é um i3, formatei e ainda tem SSD.. lento pra caramba com os arquivos da t3i

O SSD deveria ajudar na questão da velocidade, se deixar o LR instalado no SSD e também o catálogo. Usando os smart previews também ajuda demais, principalmente se o seu LR for atualizado. Quantos GB tem de RAM?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2018, 10:05:44
A resolução muda no RAW, a câmera descarta os pixels e interpola.
O mRaw tem praticamente metade de pixels.
Lembrando que o tamanho do arquivo na canon é dinâmico, cenas mais detalhadas vão ter tamanho maior.
Cenas mais claras os arquivos ficam maiores hehe...
Eu fiz os cálculos e o Mraw tem uns 17mp. Pra mim mais que suficiente pra impressão. Justamente por isso não fotografo em 26mp. A não ser que o trabalho va para um banner por exemplo.

Por mais que vc adie, alguma hora vc vai ter que investir em espaço/processamento.
Não tem jeito.
Sim, já fiz isso e melhorou um bom tanto, peguei uma máquina nova, com SSD e um hd novo, já aliviou um monte. Mas isso faz duas semanas só, ainda não extraí tudo da máquina, já notei que o LR ta mais liso nela. (Não dá pra comparar ou Phenon II de 8 anos com um novo em folha né)
Eu tenho convertido pra DNG somente ensaios onde não há muita chance de precisar de muita recuperação na pós, coisa bem comum em eventos. Esses só vou converter depois de entregar os trabalhos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2018, 10:10:30
Obrigado meu amigo. Vou procurar esse programa
Baixei no site da Adobe mesmo, é de gratis :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2018, 10:20:41
Cenas mais claras os arquivos ficam maiores hehe...

Geralmente, cenas com mais cores os arquivos ficam maiores. Além disso, o ISO tem muito impacto no tamanho do arquivo, quanto maior o ISO, maior o tamanho do arquivo.